terça-feira, junho 23, 2015

Pela primeira vez na história, maioria do Brasil é contra a reeleição

(Foto: AFP)(Foto: AFP)
Pela primeira vez na história do Brasil, uma pesquisa Datafolha mostrou que a maioria dos eleitores é contra a reeleição de um presidente. No levantamento divulgado pelo jornal “Folha de S. Paulo” nesta terça-feira, 67% da população não quer que um presidente concorra ao posto novamente.

Na primeira pesquisa sobre o tema, realizada em 2005, 65% eram favoráveis ao presidente disputar um novo mandato. Na ocasião, Lula, então presidente, concorreria mais uma vez ao cargo.

Já em 2007, com Lula já reeleito, o apoio à prática caiu sete pontos percentuais, mas ainda se manteve como opinião da maioria. Desta vez, com Dilma em seu segundo mandato, apenas 30% são a favor da reeleição. O resultado da pesquisa para governadores e prefeitos deram praticamente o mesmo resultado.

A Câmara dos Deputados já aprovou o fim da reeleição com 452 votos a favor e apenas 19 contra. Entretanto, para entrar em vigor, a regra necessita de uma nova votação na casa e de uma aprovação posterior pelo Senado.

O Datafolha entrevistou 2.840 pessoas entre os dias 17 e 18 de junho. A margem de erro da pesquisa desta terça-feira é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger