segunda-feira, outubro 31, 2011

Repórter da Globo é agredida ao vivo



Do G1, em São Paulo

A repórter Monalisa Perrone, da TV Globo, foi agredida nesta segunda-feira (31), quando falava ao vivo durante o "Jornal Hoje", por um homem que já atrapalhou transmissões ao vivo da TV Globo e de outras emissoras.
A agressão ocorreu no início do telejornal (veja no vídeo ao lado). Monalisa Perrone estava em frente ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi chamada pela apresentadora Sandra Annenberg para dar mais informações sobre o tratamento quimioterápico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quando começou a falar, dois homens apareceram correndo atrás dela. Um deles a derrubou.
A transmissão do hospital foi interrompida. Do estúdio, a apresentadora Sandra Annenberg lamentou o fato. Uma reportagem sobre o quadro de Lula foi exibida e, quatro minutos depois, Monalisa voltou a falar ao vivo, direto do hospital. "Levei um susto enorme. Estou tremendo. Em 20 anos de profissão isso nunca me aconteceu. Um desrespeito enorme. Mas, enfim, televisão ao vivo é isso", disse.
Em seguida, ela passou o microfone para o repórter José Roberto Burnier, que completou a reportagem. "Estou passando para meu colega, que está mais calmo."
A Central Globo de Comunicação (CGCom) informou: "Trata-se de pessoas cujo propósito é aparecer. Não é a primeira vez. Como houve agressão, a TV Globo estuda que medidas legais tomar".
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou uma nota, em que se diz "estarrecida com o ato de vandalismo".
Leia a íntegra da nota da ABI:
"A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) de São Paulo, estarrecida com o ato de vandalismo contra a jornalista Monalisa Perrone durante sua participação ao vivo no Jornal Hoje, vem prestar solidariedade à jornalista e à direção de jornalismo da Globo, num momento tão delicado onde vândalos agridem a liberdade de imprensa e o trabalho do jornalista.

Jamais, em tempo algum, ato de agressão física é aceito por qualquer motivo que seja. Debates e diferenças de ideias devem ser mostradas em discussões civilizadas e com o mínimo de dignidade.
O ato de agredir publicamente um jornalista no desempenho de sua profissão e no desempenho da informação livre ao povo é o mais baixo de todos os atos, que deve ser punido como tortura contra a pessoa, que foi o que realmente aconteceu, além de ameaça direta e pública contra o povo livre.
A ABI já viveu momentos de defesa da liberdade de imprensa contra as torturas e ameaças de violência contra a liberdade de ideias nos momentos mais triste do Brasil.
Exatamente por isto não podemos deixar de passar este momento de agressão à mídia e à imprensa sem prestarmos solidariedade à Rede Globo e repulsa a todos aqueles que agridem moral e fisicamente a liberdade.
Rodolfo Konder e James Akel"

Após visita, Dilma diz que Lula falou baixo e poupou a voz

.

Daniel BuarqueDo G1, em São Paulo *

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda (31), após visita de cerca de uma hora a Luiz Inácio Lula da Silva no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que, na conversa com ela, o ex-presidente "poupou a voz". Segundo Dilma, ele está "falando baixo" e não fez comentários sobre a previsão dos médicos de que perderá cabelos e barba durante o processo de quimioterapia.
Lula se internou nesta segunda para iniciar o tratamento de quimioterapia contra um câncer na laringe, diagnosticado no último sábado. Na visita, Dilma estava acompanhada dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
Em entrevista após a visita, a presidente afirmou que o antecessor "está maravilhoso, excepcional de humor, com aquela alegria dele". Rindo, Dilma afirmou que Lula está "muito disposto" e que participará no Carnaval do desfile da escola Gaviões da Fiel, em São Paulo, que homenageará o ex-presidente. A escola apresentará o enredo "Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação”.
A presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega durante visita a Lula em hospital de SP (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)A presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega durante visita a Lula em hospital de SP (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)
Dilma, que já enfrentou um câncer e passou por sessões de quimioterapia no mesmo hospital, disse que deu "poucas dicas" sobre o tratamento. Segundo ela, Lula estava "bem mais interessado" em discutir o encontro do G20, que reunirá os principais líderes mundiais na França e do qual a presidente participará.
Dilma afirmou que, durante o encontro, Lula demonstrou "a extrema energia que sai da bondade do presidente e da extrema alegria de viver que ele tem". “O povo brasileiro que torce por ele e quer que ele melhore, pode ter certeza de que ele é um guerreiro e que vai sair de mais esse desafio inteiro, feliz e que vai ainda dar muita contribuição para o nosso país”, disse a presidente.
Minha Casa, Minha Vida 
Dilma afirmou que Lula ficou “muito preocupado” e reclamou por causa do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que financia moradias populares para famílias de baixa renda.
Reportagem do Fantástico deste domingo (30) revelou que entidades cadastradas pelo governo estão cobrando “taxas” para incluir pessoas no programa. As fraudes acontecem por meio de uma modalidade específica, em que organizações não-governamentais e cooperativas são habilitadas como parceiras. Foram mostradas irregularidades em contratos de Luziânia (GO) e duas cidades da Grande São Paulo.
“A primeira coisa que ele me disse é que o programa tem 1 milhão de contratos e o pessoal pega dois contratos e fala: 'ah, é a catástrofe'. Ele assistiu isso na televisão e disse que é um absurdo o pessoal tratar como uma catástrofe, três contratos que estão sendo mal utilizados ”, disse a presidente.
Câncer de laringe (Foto: Editoria de arte/G1)
* Colaborou o G1, em Brasília

domingo, outubro 30, 2011

Lula está ‘animado e supertranquilo’, diz médico após visita


.

O médico Roberto Kalil afirmou neste domingo (30) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está “tranquilo” edescansa em seu apartamento em São Bernardo (SP), antes de antes de iniciar, nesta segunda (31), o tratamento com quimioterapia para combater o câncer na laringe diagnosticado no sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
“Ele está animado e supertranquilo, transparente. Sabe o que aconteceu, sabe o que foi diagnosticado. Foi bem discutido o tratamento. Ele está com dona Marisa e com os filhos todos. Em nenhum momento percebi que ele está temeroso de nada. Ele é um ser humano e ele está tranquilo”, disse o médico depois de uma visita de cerca de meia hora ao ex-presidente.
roberto kalil (Foto: Roney lago / G1)Roberto Kalil falou com jornalistas a pediu do
ex-presidente Lula (Foto: André Nery/G1)
Segundo Kalil, Lula deve começar o tratamento contra o tumor às 9h desta segunda. O médico reconhece que o histórico familiar do ex-presidente, com casos de câncer de parentes, pode ter influenciado no surgimento da doença.
Lula passa o domingo em casa com a mulher, dona Marisa Letícia, e com os filhos. Mais cedo, a ex-primeira-dama foi até a sacada do apartamento da família e acenou para os jornalistas que se concentram em frente ao prédio.
Kalil disse ainda que conversou com a imprensa a pedido do ex-presidente. De acordo com Kalil, o desejo de Lula é que as pessoas tenham informação sobre sua situação de saúde. "A única determinação que recebi do presidente, como médico dele, é que descesse aqui e falasse com vocês", disse.
Também por orientação de Lula, segundo o médico, o hospital passará informações detalhadas sobre a evolução do tratamento. "Amanhã, após a quimioterapia, o hospital Sírio-Libanês vai lançar um novo boletim médico, justamente para evitar especulação, que existe mesmo em um caso desse. Ele [Lula] determinou que o boletim médico seja extremamente completo e transparente", completou o médico do ex-presidente.
Lula com uma criança na sacada do apartamento onde mora, em São Bernardo (Foto: Marcos Alves / Agência O Globo)Lula com uma criança na sacada do apartamento onde mora, em São Bernardo (Foto: Marcos Alves / Agência O Globo)
De acordo com a assessoria do ex-presidente, a recomendação é que, neste domingo, ele descanse e não receba visitas. À tarde, ele vai assistir pela televisão ao jogo entre o Corinthians, do qual é torcedor, e o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. Segundo Paulo Okamoto, auxiliar de Lula, ele deverá cancelar a agenda de compromissos internacionais.
Lula passou o sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele saiu por volta das 20h16, depois de ter sido submetido a um procedimento de retirada de um pedaço do tumor, para exame.
Nesta segunda (31), os médicos vão definir se Lula fará apenas quimioterapia ou se será submetido também à radioterapia. O tratamento do ex-presidente, segundo os médicos, deve durar pelo menos três meses. O câncer está localizado sobre a glote.
O que levou Lula ao hospital foi uma rouquidão anormal, que surgiu há cerca de 40 dias. Ele passou por uma ressonância magnética e uma tomografia de pescoço, exames que acabaram por levar ao diagnóstico da doença. Kalil, um dos médicos responsáveis pelo tratamento do ex-presidente, foi quem orientou Lula a fazer exames para descobrir o motivo da rouquidão.
Câncer de laringe (Foto: Editoria de arte/G1)Câncer de laringe (Foto: Editoria de arte/G1)

sexta-feira, outubro 28, 2011

NÃO SUBESTIME O VICE-GOVERNADOR ROBINSON FARIA

VEM BOMBARDEIO PELA FRENTE, QUEM FOR PODRE QUE SE QUEBRE
Não  podemos dizer que o vice-governador Robinson Faria está encurralado politicamente. Não aposto nisso.Ora se não vejamos. O apoio de Robinson a Rosalba foi fundamental para sua eleição ainda no primeiro turno.Bom, quem Rosalba vai acrescentar para substituir a grande perda do vice-governador? Zé Agripino já estava.Garibaldi Filho também já estava. Henrique? Esse nada vai acrescentar nada, é só conferir as urnas e verão que o eleitor dele é de Garibaldi e quem votou em Henrique para Federal votou em Rosalba para governadora. Não subestimem Robinson Faria, quem o fizer não pensa no futuro. E vem bombardeio. Olha aí dona Wilma de Faria criticando a  influência de Carlos Augusto no governo Rosalba. Ao comentar a influência do marido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na administração estadual, a ex-governadora Wilma de Faria disse que o fato é prejudicial à ascensão das mulheres na política. “Como mulher, me senti frustrada. Essa revelação estarreceu a classe política e a classe jurídica. Quem deve governar é a pessoa que foi eleita para o mandato. Quem foi eleita foi a mulher dele e não ele”, criticou a pessebista. Li no Diário de Natal que Rosalba respondeu dizendo que  governadora confirmou que seu marido, Carlos Augusto Rosado, tem influência em sua administração e disse que continuará dividindo com ele todas as "preocupações e alegrias" que passar na gestão do Rio Grande do Norte.Tido como um dos maiores articuladores políticos do Estado, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) é hoje um dos personagens mais polêmicos da política do Rio Grande do Norte. A influência que ele exerce sobre a administração da sua mulher, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), causa curiosidade entre os eleitores e críticas da oposição. O papel de Carlos Augusto, a eminência parda da gestão de Rosalba, ficou evidenciado após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD) com o governo. Ao anunciar o fim da aliança com o DEM, Faria responsabilizou Augusto pelas ações que o levaram a romper.De acordo com o ex-secretário do Gabinete Civil Paulo de Tarso Fernandes, Rosalba despacha em casa para que o marido possa participar de todas as definições. Ele contou que ordens do governo ao secretários são passadas por ele. Inclusive, a governadora, segundo Paulo contou, chegou a mandá-lo despachar com Carlos. "Foram 10 meses em que todas as decisões foram tomadas pelo marido da governadora", definiu Paulo de Tarso.Uma fonte governista, que pediu para não ter o nome revelado, informou que o ex-deputado estadual tem até uma secretária particular, responsável por formular sua agenda e marcar as audiências de deputados, prefeitos e secretários com ele. Sempre requisitado, o marido da governadora, informou a fonte, muitas vezes despacha com os secretários sem a presença da gestora, tomando decisões e dando ordens diretas. "Tem gente que passa meses tentando falar com ele sem ser ter acesso. Ele resolve muitas questões da gestão, principalmente no que diz respeito à liberação de recursos", destacou a fonte.Em Mossoró, cidade administrada por Rosalba Ciarlini em três mandatos, o ex-deputado ganhou o apelido de Ravengar, um bruxo imortalizado na teledramaturgia, devido ao poder que tinha nas gestões de sua mulher. No governo do estado não é diferente. Bastou a primeira crise política do governo para Carlos Augusto, que costuma ficar nos bastidores,aparecer como protagonista. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, confirmou que o ex-deputado, mesmo sem ter nenhum cargo público, é responsável por toda a articulação política do governo. Para ele, que trabalha com o casal desde a prefeitura de Mossoró, isso é natural. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), um dos principais oposicionistas à gestão do DEM, apelidou o marido de Rosalba de primeiro ministro, em referência ao mais alto cargo administrativo dos países monárquicos. Questionado sobre o poder de Carlos Augusto na gestão da mulher, o deputado disse que esse não é o fator de maior preocupação. "O que mais me preocupa na administração do DEM é porque juntaram um grupo de várias forças para ganhar a eleição sem ter um projeto de desenvolvimento para o estado", criticou.Não subestimem  Robinson Faria. Lá na frente ele vai fazer falta numa reeleição, e, quem for vivo verá.  

Estudantes natalenses participam do Campeonato Brasileiro de Karatê em Fortaleza

Estudantes de Natal vão representar o Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro de Karatê. Os alunos do Colégio Extensivo Colégio e Curso, Luiz Henrique S. Miranda, é aluno da KSA do professor Stenio Almeida. Luiz é um grande campeão com muitas taças e  medalhas de ouro e prata.Participou do campeonato Mundial 2010 em São Paulo. Luiz Henrique vai disputar o Katá(demonstração de golpes) e o Cumitê na faixa 13 e 14 anos. Luiz Henrique é faixa marron. Outra aluna do Colégio Extensivo é a Campeã Estadual 2011 Luiza Helena S. Miranda, faixa amarela tem grandes chances de voltar com medalha de ouro,ela disputa o Katá e o Cumitê, na faixa de 6 e 7 anos. A Bia e Leticia Siqueira e outros campeões. A competição será realizada entre os dias 03 e 06 de novembro. 

domingo, outubro 16, 2011

WILMA SOZINHA JÁ É FORTE E JUNTO COM ROBINSON FARIA, É PARADA DURA


Entrevista Wilma Maria de Faria

Juliska Azevedo, Juliskaazevedo.rn@dabr.com.br // Edilson Braga, Edilsonbraga.rn@dabr.com.br // Allan Darlyson, Allandarlyson.rn@dabr.com.br 









"Rosalba Ciarlini se esconde"

Pré-candidata à prefeitura de Natal, a ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, disse, em entrevista aO Poti/Diário de Natal, que está aberta para conversar com o PSD, do vice-governador Robinson Faria, com vistas ao pleito do próximo ano. A pessebista comentou as articulações do governo para enfraquecer o partido de Robinson. "Ficou claro que houve uma ordem geral do governo para impedir o fortalecimento do partido do vice-governador", afirmou. A ex-governadora comentou também a falta de posição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) diante dos problemas do governo. "Nos momentos de dificuldade, você não pode ser dissimulado. Você não pode se esconder. Tem que encarar a realidade e enfrentar o povo, de forma transparente, explicando o porquê de todas as decisões. Esse posicionamento não está acontecendo por parte da governadora", avaliou. Ela ainda disse que está disposta a receber o apoio da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), nas eleições do próximo ano, apesar de julgá-la incompetente. Confira a entrevista:

Como a sra. avalia o tratamento que o vice-governador Robinson Faria (PSD) vem recebendo do governo?
Eu vejo que hoje o governo está contando com muitos partidos que o apoiaram e permanecem na gestão, mas estranhei bastante essa divergência entre o vice-governador Robinson Faria e o ex-deputado Carlos Augusto, marido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Robinson Faria disse reiteradas vezes que tudo que estava sendo feito para a criação do novo partido fora combinado com o casal Carlos Augusto e Rosalba. Foi estranho, de repente, que as coisas mudassem. Ficou claro que houve uma ordem geral do governo para impedir o fortalecimento do partido do vice-governador.

Na sua avaliação, ainda há condições de Robinson permanecer na base do governo?

Essa será uma decisão dele. Só quem pode fazer essa avaliação é ele.

Robinson Faria seria bem recebido na oposição?

A população o receberia bem na oposição.

Essa articulação para impedir a ida de quatro deputados estaduais para o PSD é uma chave de roda do governo?
Na verdade, dá a entender isso, que foi uma decisão do governo para evitar o fortalecimento do partido de Robinson. Dessa forma, os deputados, na visão do governo, não deveriam migrar para o PSD.

A articulação do governo contra o PSD foi vista como uma forma de impedir que o vice-governador tivesse, na atual gestão, o poder que teve durante o seu mandato. Como era a influência dele no seu governo?

O Legislativo tem grande poder. Isso foi dado na Constituição. Robinson Faria debatia com o Executivo e usava sua influência muitas vezes contra o que nós defendíamos. Então, tínhamos que defender nossa posição.

Então foi isso que motivou a interferência de Carlos Augusto?
Robinson Faria e Carlos Augusto são muito parecidos. Por isso, se atritaram.

A sua candidatura a prefeita de Natal já está definida?
Não. O partido é que vai definir. Será uma decisão coletiva, que sairá no próximo ano. Eu tenho conversado com vários partidos e visitado entidades, bairros, converso com o povo. Eu voltei a ocupar um espaço que estava distante por causa das minhas atividades como governadora.

O que falta para a sra. definir se disputará ou não a prefeitura?
Falta convidar a todos para uma discussão em torno dessa questão. A maior parte da população dá a entender que deseja minha volta à prefeitura. Há um desejo da população para que eu esteja na vida política e administrativa da capital e do estado. Isso me deixa muito feliz, porque não é fácil perder uma eleição como eu perdi, no ano passado. Hoje, em todo evento que eu vou, sou abraçada, tanto na capital quanto em todas as regiões do estado. A resposta do povo tem sido pró-candidatura, mas a gente precisa ver também os interesses do partido. Não podemos tomar uma decisão monocrática. A decisão tem que ser do partido.

O prefeito Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, está afinado com o governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB.Eles anunciaram que pretendem formar alianças entre os dois partidos principalmente nas disputas por capitais. Em Natal, será possível uma dobradinha do PSB com o PSD?
É possível. Vamos abrir as portas para as discussões. Estamos abertos para debater e somar.

Dois secretários da prefeita Micarla de Sousa (PV) são ligados à sra, inclusive foram secretários no seu governo: Vagner Araújo e Cláudio Porpino. Existe possibilidade de uma aliança sua com a prefeita?
Nossa posição é muito clara. As posições de Cláudio e Vagner são pessoais. Pediram licença do partido para assumirem os cargos. O PSB não apoiou Micarla de Sousa e faz oposição à prefeita. Fazemos uma oposição responsável, que beneficia Natal. Estamos vigilantes. Toda oposição bem feita também ajuda a administração. Esse é o nosso papel.

A sra. aceitaria o apoio da prefeita, caso ela desistisse de disputar a reeleição para apoiá-la?
É claro. Quando você é candidato todos os apoios são bem vindos. Se eu for candidata e Micarla vier me apoiar, claro que eu aceito. 

Não sendo candidata, poderá apoiar o nome de Micarla de Sousa para reeleição?
É uma decisão do partido. A tendência é fazermos uma aliança com os partidos mais próximos do nosso campo ideológico. Não é o caso do partido da prefeita Micarla de Sousa.

A senhora fala em decisão do partido, mas como encara intimamente a sua candidatura a prefeita de Natal?

Essa candidatura mexe comigo. Comecei minha trajetória política sendo candidata a prefeita de Natal. Comecei minha vida pública na cidade. Tem tudo a ver com a minha história. Mexe até com minha emoção. Mas, é preciso deixar a emoção de lado na hora de escolher o melhor para o partido e pela população. Tenho que ir pelo racional. No entanto, não acredito em nada que não tenha paixão, emoção. Quando penso na prefeitura, relembro do apoio que o povo de Natal me deu tanto para ser prefeita quanto para ser governadora.

Que prazo a sra. se deu para a definição da candidatura?
Eu havia estabelecido o prazo de janeiro. Mas essa data pode mudar, tanto para antes como para depois. Vamos conversar com o partido.

A que a atribui a situação administrativa da prefeitura atualmente?
É uma questão de incompetência. Não vou nem dizer a falta de experiência, porque, quando não se tem, é preciso chamar alguém que tem para ajudar. Falta competência, bom senso e responsabilidade.

O governo tem sido criticado pela falta de diálogo com servidores, Assembleia e até órgãos como Ministério Público e Tribunal de Justiça. Nesse período de greves, a sra. acha essencial a palavra da governadora?

Rosalba quer repetir a mesma imagem que ela conseguiu fazer na prefeitura de Mossoró. Ela só fala o que for positivo. As coisas que são difíceis ou contrárias à população são ditas pelos seus assessores.

É possível fazer isso no governo?
Fica muito, vamos dizer assim, pouco transparente. É como se ela tivesse enganando a população, querendo dissimular em relação aos problemas existentes no dia a dia do estado. Num momento desses, você não pode ser dissimulado, você não pode se esconder. Tem que encarar a realidade e enfrentar o povo, de forma transparente, explicando o porquê de todas as decisões. Esse posicionamento não está acontecendo por parte da governadora.

Hoje, fora do poder, a sra. acredita na realização da Copa em Natal?
Eu coloquei minha cabeça, quando fizemos um trabalho, um projeto muito difícil na ocasião, quando ninguém acreditava que o Rio Grande do Norte pudesse sediar a Copa de 2014. Eu mais do que ninguém sabia que era fácil viabilizar a Copa. A gente reduziu em 50% o endividamento do estado, abrindo margem para a aquisição de créditos para realizar as obras necessárias. O município espero que também faça suas obras. Tenho certeza que a Copa virá. Fizemos a nossa parte. Colocamos a cidade menor das 12 sedes na Copa de 2014. O que me preocupo agora é com as obras de mobilidade e a imagem da cidade, que está caindo. Torço muito para que a Copa seja realizada e deixe um grande legado para Natal e o estado. 


sexta-feira, outubro 14, 2011

QUEM FALA A VERDADE?GOVERNO OU SERVIDORES. ASSIM FICA DIFÍCIL GOVERNAR

Assim fica muito difícil a governadora Rosalba Ciarline Rosado governar. É greve em cima de greve, parece até o Lula quando era sindicalistas e a favor dos grevistas. O governo Rosalba está em baixa junto a opinião pública. Acho que ela não deve e nem pode descartar o jovem vice-governador Robinson Faria, ele tem liberdade e se fosse o governador estaria melhor do que a titular. Vamos esperar que o governo olhe pra frente e não fique só no retrovisor. O povo não é burro ele sabe dar o troco. Acho até que politicamente o vice-governador Robinson Faria está em queda livre. Mas, não está morto. Como historiador com seis livros publicados e sempre tendo como foco a política do Rio Grande do Norte, lembro a quem não tem conhecimento do fato do então vice-governador Geraldo Melo, que rompeu com o governador Lavoisier Maia e terminou sendo eleito governador do Estado derrotando todos os maias. Isso é história. Não substimen o vice-governador Robinson Faria, ele pode ser um outro Geraldo Melo e derrotar Maia, Alves e Rosado Ciarline. Quem for vivo verá.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) acatou o pedido liminar, feito pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), e decretou a ilegalidade da greve dos agentes penitenciários, determinando que retornem imediatamente ao trabalho sob pena de uma multa diária no valor de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão e corte do ponto dos grevistas. Com a decisão desfavorável do TJ, os agentes resolveram voltar ontem ao trabalho, mas prometem recorrer, porque entendem que as alegações da PGE não são verdadeiras e não têm embasamento legal. Como foi uma decisão em tutela antecipada, vamos apresentar o contraditório e ampla defesa, pois o Governo MENTE quando diz que os agentes não cumpriram os 30% da Lei de Greve e que não podem fazer greve por ser de segurança pública. Além disso, os agentes tiveram presentes em escala de revezamento e o grupo de intervenção participou de ações de contenção de rebelião", disse a vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp/RN), Vilma Batista. Segundo a advogada do Sindasp, Kátia Nunes, o direito de greve da categoria está inserido na PEC 308/04, em tramitação no Congresso Nacional. Outro argumento rebatido é o de que a greve é somente por salários. "Isso não é verdade, o sindicato há muito tempo vem denunciando a situação do sistema prisional e pedindo melhorias nas condições do trabalho", disse Vilma. 

segunda-feira, outubro 10, 2011

Câmeras registram sequestro de mulher que pediu ajuda por bilhete


A estudante foi levada pelo braço até o carro da quadrilha e colocada no banco de trás. Dali, ela foi direto para o cativeiro. Quem viu o sequestro se desesperou.
Câmeras de segurança registraram o sequestro de uma estudante de 30 anos, na Zona Norte de São Paulo. Ela foi libertada do cativeiro pela polícia na noite deste domingo (9), depois de a refém ter feito um pedido de socorro por meio de um bilhete em um pedaço de papel higiênico, como mostra reportagem do Jornal Nacional.

A vítima chegava em casa perto da hora do almoço e tudo parecia tranquilo na rua onde ela mora. Ela não percebeu, mas era seguida por uma quadrilha. O primeiro carro, preto, passou por ela e bloqueou a rua. Um outro parou logo atrás. Em seguida, dois sequestradores armados desceram do primeiro carro.
Um deles usava no pescoço algo que parecia um distintivo da polícia. Um terceiro homem também desceu e se aproximou da mulher que andava com uma criança no colo, do outro lado da rua. Ela não parou. Na sequência, os sequestradores pegaram a motorista e a bolsa dela.
Foram nove dias sem notícias, até a descoberta do cativeiro, na noite de domingo. O cárcere ficava nos fundos de uma casa na Zona Leste da cidade. A polícia só chegou ao local porque a vítima pediu socorro, sem que os sequestradores percebessem.
Um dia antes, ela conseguiu jogar pela janela um bilhete escrito num pedaço de papel higiênico que dizia: “Estou sequestrada faz oito dias. Pelo amor de Deus chame a polícia. Faça uma denúncia anônima. Salva a minha vida, por favor. Sou mulher, tenho filho e estou com muito medo. Não sei onde estou”.
A casa usada como cativeiro tinha sido alugada pelos sequestradores havia dois meses. Um casal deveria estar morando ali. Era um cenário preparado pela quadrilha. A vítima tinha sido orientada a dizer que o vigia do cativeiro era o marido dela, caso a polícia descobrisse o lugar.
A mulher cumpriu as ordens até mesmo na frente dos policiais, custando a acreditar que o sequestro tinha chegado ao fim. “Me apresentei como delegado, como policial, procurei apresentar os demais companheiros ali e a mulher mesmo assim repetia que aquele homem era o seu marido. Quando ela viu esse papel (o bilhete) a reação foi absolutamente diferente da inicial. Ela veio, me abraçou, pediu socorro e começou a chorar”, contou o delegado Marcelo Augusto Monteiro.
Até agora um único suspeito, que tomava conta do cativeiro, foi preso.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger