terça-feira, abril 29, 2014

Senado Federal: Impeachment de Joaquim Barbosa.

Por que isto é importante

A OAB aprovou documento assinado por todos os seus conselheiros federais cobrando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma investigação sobre a conduta do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de uma medida inédita da entidade. Algo que demonstra o quanto o atual presidente do Supremo extrapolou todos os limites do jogo democrático. Um dos maiores e mais renomados juristas do Brasil, Celso Bandeira de Mello, professor de direito da PUC-SP, criticou as decisões tomadas por Joaquim Barbosa sobre a prisão dos condenados do chamado “mensalão”. “Cabem providências jurídicas contra ele, entre elas o impeachment". Enquanto isso cresce o movimento pelo impeachment do presidente do STF. O ex-governador de São Paulo, e um dos juristas mais respeitados do país, o conservador Claudio Lembo, concedeu uma entrevista ao programa “É Notícia”, da RedeTV!, que promete incendiar o debate sobre os abusos cometidos por Barbosa.“Nunca houve impeachment de um presidente do STF. Mas pode haver, está na Constituição. Bases legais, há. Foi constrangedor, um linchamento. O poder judiciário não pode ser instrumento de vendetta”, diz o ex-governador paulista. Já foi lançado um manifesto de repúdio ao que chamam de prisões ilegais de parte dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, assinado por juristas, intelectuais da sociedade civil. Joaquim Barbosa mentiu ao defender o sigilo do Inquérito 2474 pois está atuando claramente a favor dos interesses dos magnatas da mídia brasileira, onde inclusive seu filho trabalha. Para quem não sabe, este inquérito tem as provas de que todo o mensalão foi uma imensa farsa sustentada pela mídia e pela oposição, para derrubar o Partido dos Trabalhadores e criar as bases de um golpe de estado através do impeachment de Lula. Não conseguiram derrubar Lula, mas conseguiram iludir, desinformar e colocar boa parte dos brasileiros contra o PT. A Rede Globo, a Revista Veja, e o Jornal Folha de SP ajudaram durante anos a sustentar a mentira, pois o PT planejava democratizar a mídia, que no Brasil é dominada por 7 famílias de 

Fernando Collor critica Joaquim Barbosa e ataca MP ao comemorar absolvição


No plenário do Senado, Collor disse ter sido o homem mais investigado do País. Foto: Divulgação
No plenário do Senado, Collor disse ter sido o homem mais investigado do País. Foto: Divulgação
O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) criticou nesta segunda-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e atacou o Ministério Público ao comemorar sua absolvição no último processo contra ele da época em que exerceu a Presidência da República. No plenário do Senado, Collor disse ter sido o homem mais investigado do País e questionou: “quem poderá me devolver tudo aquilo que perdi? A começar pelo meu mandato presidencial”.
“Em que pese ter sido o homem público mais investigado da história política deste País, estou absolvido de todas, absolutamente todas as acusações. Estou inocentado de todas as delações. Repito: estou inocentado de todas as delações. A ninguém é mais dado o direito, salvo por reiterada má-fé, de dizer o contrário ou sequer fazer meras ilações”, disse o senador.
“Depois de mais de duas décadas, cabe agora perguntar: quem poderá me devolver tudo aquilo que perdi? A começar pelo meu mandato presidencial e o compromisso público que assumi. A tranquilidade perdida por anos a fio, assim como toda a retratação proporcional que todo o ser humano merece ao ser prejulgado sem julgamento, injustiçado sem culpa, vitimado sem dolo e responsabilizado por fatos inventados e versões forjadas”, acrescentou o ex-presidente.
Collor acusa o Ministério Público de alterar provas testemunhais na tentativa de condená-lo pelas acusações de falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva, referentes à época em que ele era presidente da República, entre 1990 e 1992, pelas quais foi julgado na semana passada. Ele foi denunciado por envolvimento em um suposto esquema de fraude em licitações e pagamento de propina.
Segundo a denúncia, empresários do setor de publicidade pagavam propina a auxiliares diretos do então presidente. Em contrapartida, as empresas ganhariam contratos em concorrências direcionadas. Contas pessoais de Collor, como pagamento de mesada para um filho só depois reconhecido pelo presidente, eram quitadas com a arrecadação ilícita, segundo o Ministério Público Federal.
Para Collor, a acusação retirou expressões utilizadas por depoentes para favorecer a acusação. “Um elemento foi sumariamente excluído da peça principal dos autos. Isso é ou não é má-fé, senhoras e senhores? Isso chega a caracterizar um crime, crime de falsidade ideológica praticado pelo Ministério Público”, disse.
O senador também criticou comentários feitos por Joaquim Barbosa ao fim do julgamento, mesmo tendo votado pela sua absolvição. O ministro disse que havia mais que indícios contra o parlamentar e reclamou da demora no julgamento.
“Se no Brasil a Justiça como um todo padece de letargia, como ele próprio reconheceu, o presidente da mais alta corte judicial carece de liturgia. O senhor presidente da Suprema Corte tem uma carência de liturgia para o exercício do seu cargo”, disse. “De que provas fala ele? Que ordens ou determinações esperava encontrar o senhor Joaquim Barbosa? Sinceramente, não é esta a conduta, a razoabilidade e o estoicismo que se espera do presidente do Supremo”, disse.
Fonte: Terra

quinta-feira, abril 24, 2014

Impeachment de Collor faz 20 anos; relembre fatos que levaram à queda

Supremo absolve Collor de peculato, corrupção e falsidade ideológica

Mariana OliveiraDo G1, em Brasília
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta quinta-feira (24) o ex-presidente da República e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) das acusações de peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica.
O senador e ex-presidente da República, Fernando Collor (PTB-AL) (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)O senador e ex-presidente da
República, Fernando Collor
(PTB-AL) (Foto: Geraldo Magela /
Agência Senado)
Segundo a denúncia do Ministério Público, Collor teria recebido propina de empresários do setor de publicidade em troca de benefícios em contratos. Conforme a acusação, o dinheiro era usado para pagar contas pessoais do ex-presidente, como a pensão de um filho fora do casamento.
As acusações de falsidade ideológica e de corrupção já estavam prescritas e, de qualquer forma, não poderia mais haver punição em razão do tempo decorrido dos fatos.
Dos oito ministros que votaram, três consideraram que os crimes que prescreveram nem deveriam ser julgados (Teori Zavascki, Rosa Weber e Joaquim Barbosa). Os outros cinco votaram pela absolvição (Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Robero Barroso, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski).
Os ministros Marco Aurélio Mello, que é primo de Collor, Gilmar Mendes e Celso de Mello não participaram do julgamento.
A denúncia foi recebida pela Justiça comum, e o caso chegou ao Supremo em 2007, quando Collor assumiu o mandato de senador. O processo estava sob a relatoria do ministro Menezes Direito, que morreu em 2009.
Punir alguém em 2014 por fatos ocorridos em 1991, na minha visão, seria quase como punir outra pessoa, passado tanto tempo"
Luís Roberto Barroso, ministro do STF
Em 2009, a relatora passou a ser a ministra Cármen Lúcia. O processo ficou quatro anos no gabinete de Cármen Lúcia e, em novembro de 2013, ela enviou para Dias Toffoli, que é revisor da ação penal. O processo foi liberado no fim do ano passado para julgamento.
A vice-procuradora da República Ela Wiecko pediu que Collor fosse condenado pelos desvios por conta da "teoria do domínio do fato". Para ela, não havia possibilidade de o acusado não ter conhecimento das irregularidades.
A relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, destacou que não ficou provado que o ex-presidente tinha conhecimento de desvios. "Só tem o domínio do fato quem tem conhecimento do fato. O MP tem que ter prova disso para que não se tenha leitura equivocada. Não se cuida de uma denúncia que pode ser tratada como primor de peça."
Demora
O presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, disse que, embora a mãe da criança tenha confirmado que recebeu dinheiro de envolvidos, não há prova de "relação direta" do ex-presidente.
"A mãe confirmou que recebeu recursos por intermédio desses fatos. Há pelo menos mais do que indícios. O que falta? É a relação direta dele, do ex-presidente, com aquela prova que o ligaria diretamente. Há uma ligação indireta. [...] O que realmente falta é a prova definitiva da ordem, da determinação dele."
O ministro Luís Roberto Barroso criticou a demora para o julgamento.
"Uma das áreas que eu acho que nós ainda não estamos conseguindo funcionar bem é a do sistema punitivo. No Brasil, entre truculência e impunidade, o grande traço constante tem sido a demora, a absoluta morosidade em que os processos tramitam. Punir alguém em 2014 por fatos ocorridos em 1991, na minha visão, seria quase como punir outra pessoa, passado tanto tempo."
Ao final do julgamento, Joaquim Barbosa foi perguntado sobre a demora do julgamento e respondeu: "Eu acho que isso é um retrato de como funciona a Justiça criminal brasileira."

PT desiste de ir ao STF contra CPI restrita à Petrobras

Priscilla MendesDo G1, em Brasília

Humberto Costa (PT-PE), relator do processo no Conselho de Ética, afirmou que Demóstenes mentiu aos parlamentares ao negar sua relação com o contraventor (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE)
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), anunciou nesta quinta-feira (24) que seu partido desistiu de recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a liminar (decisão provisória) concedida pela ministra Rosa Weber que determinou a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito exclusiva para investigar supostas irregularidades na Petrobras.
Segundo Humberto Costa, em vez de apresentar recurso na Suprema Corte, sua bancada vai contribuir para a instalação da CPI proposta pelos oposicionistas.
“Nós, do PT, resolvemos acatá-la [a decisão provisória do STF] integralmente e abrimos mão de recorrer para fazer andar mais rápido o processo de instalação da CPI”, disse o líder do PT em pronunciamento na tribuna do Senado.
Na noite desta quarta-feira (23), após vir à tona que a ministra do Supremo havia exigido que a comissão parlamentar investigasse apenas a estatal do petróleo, Humberto Costa afirmou que seu partido iria recorrer ao plenário do STF.
Nós, do PT, resolvemos acatá-la [a decisão provisória do STF] integralmente e abrimos mão de recorrer para fazer andar mais rápido o processo de instalação da CPI"
Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado
O PT, entretanto, mudou de ideia durante reunião na manhã desta quinta com o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no Palácio do Planalto.
No encontro, o ministro discutiu com líderes da base aliada como os parlamentares deveriam atuar diante da decisão da Suprema Corte de impedir uma CPI ampla no Congresso. Os governistas decidiram evitar discursos que pudessem passar a ideia de que o Executivo federal estava tentando abafar as investigações contra a Petrobras.
"Estávamos o tempo inteiro nos colocando frontalmente contra essa ideia [criação de CPI exclusiva] porque sabíamos que seria usada pela oposição como espaço de debate político-eleitoral na tentativa de desgastar nosso governo. Mas, na medida em que o Supremo definiu, vamos para a CPI e vamos tentar evitar que ela vire um embate político", disse Costa.
Apesar do recuo do PT, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta quinta, por meio de nota oficial, que a Casa irá recorrer ao plenário do Supremo contra a decisão de Rosa Weber. No comunicado, Renan defendeu que o "poder investigatório do Congresso" pode se estender por todos os temas de interesse nacional.
CPI Alstom
Após anunciarem que não irão mais apresentar recurso junto ao Supremo sobre a CPI da Petrobras, parlamentares petistas disseram que vão cobrar a oposição a assinar pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar o caso Alstom, suposta prática de cartel em licitações do metrô de São Paulo durante governos do PSDB. A coleta das assinaturas para a CPMI foi anunciada nesta quinta pelo líder do PT no Senado.

Senadores do PT ressaltaram que, em meio às discussões para instalar a comissão de inquérito da Petrobras, os oposicionistas haviam se comprometido a apoiar a apuração das denúncias envolvendo o governo paulista.
“Esperamos contar com o apoio integral do PSDB, que governa aquele estado [São Paulo] há duas décadas e deve ter informações preciosas para contribuir com as investigações”, observou Costa.
“Espero, de fato, que a oposição possa assinar também. Nós propúnhamos [CPI ampla] por uma questão de economia processual”, justificou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Nesta quinta, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que vinha acusando o governo de tentar “sufocar” a CPI da Petrobras, disse que assinará o requerimento de abertura da CPMI da Alstom.

segunda-feira, abril 21, 2014

O que é Infarto? Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco


Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio.
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio.
Infarto: saiba como acontece um ataque cardíaco

Causas

A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão.
ADAMA maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias
Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coronárias. Essa placa é constituída de colesterol e outras células. O ataque cardíaco pode ocorrer devido ao acúmulo de placa.
  • A placa pode desenvolver fendas ou lacerações. As plaquetas sanguíneas grudam nessas lacerações e formam um coágulo sanguíneo. Um ataque cardíaco poderá ocorrer se esse coágulo sanguíneo bloquear completamente o fluxo de sangue rico em oxigênio para o coração. Essa é a causa mais comum de ataques cardíacos.
  • A formação lenta da placa pode praticamente bloquear uma das artérias coronárias. Poderá ocorrer um ataque cardíaco se o sangue que fluir através do bloqueio não contiver oxigênio suficiente. É mais provável que isso ocorra quando seu corpo estiver sob estresse (por exemplo, devido a uma doença grave).
A causa de ataques cardíacos nem sempre é conhecida. Os ataques cardíacos podem ocorrer:
  • Quando você está descansando ou dormindo
  • Após um aumento súbito na atividade física
  • Quando você está praticando uma atividade externa em um clima frio
  • Após um estresse físico ou emocional súbito, incluindo doenças
Consulte: Doença das artérias coronárias para conhecer os fatores de risco
O choque cardiogênico é um estado no qual o coração sofreu tantos danos que não consegue fornecer sangue suficiente para os órgãos do corpo. Essa doença é uma emergência médica.

Exames

Um médico ou uma enfermeira realizará um exame físico e auscultará seu tórax com um estetoscópio.
  • O médico poderá auscultar sons anormais em seus pulmões (chamados de estalidos), umsopro cardíaco ou outros sons anormais.
  • Você poderá ter uma pulsação rápida.
  • Sua pressão arterial poderá estar normal, alta ou baixa.
Um exame de sangue com troponina pode mostrar se você tem lesões no tecido cardíaco. Esse exame pode confirmar se você está tendo um ataque cardíaco.
A angiografia coronária geralmente é realizada imediatamente ou quando o paciente está mais estável. Também podem ser realizados exames como o eletrocardiograma (ECG).
  • O exame usa um contraste especial e radiografias para verificar o fluxo de sangue pelo coração.
  • Isso pode ajudar o médico a decidir qual será o próximo tratamento necessário.
Outros exames para observar o seu coração que podem ser realizados enquanto você estiver no hospital:
  • Ecocardiografia
  • Teste de esforço físico
  • Teste de esforço nuclear

Sintomas de Infarto

O ataque cardíaco é uma emergência médica. Se você apresentar sintomas de ataque cardíaco, ligue para 192 ou um número de emergência local imediatamente.
ADAMDor no peito é um dos principais sintomas do infarto
  • NÃO tente ir ao hospital dirigindo.
  • NÃO DEMORE. Há um risco maior de morte súbita nas primeiras horas após um ataque cardíaco.
A dor no peito é o sintoma mais comum de um ataque cardíaco. Você pode sentir dor em apenas uma parte do seu corpo ou ela pode se mover do tórax para os braços, ombros, pescoço, dentes, mandíbula, área do abdome ou costas.
A dor pode ser forte ou branda. Ela é descrita como:
  • Uma cinta apertada ao redor do peito
  • Má digestão
  • Algo pesado colocado sobre o peito
  • Aperto ou pressão pesada
A dor geralmente dura mais que 20 minutos. Repouso e um medicamento chamado nitroglicerina podem não aliviar completamente a dor de um ataque cardíaco. Os sintomas também podem passar e voltar.
Outros sintomas de um ataque cardíaco incluem:
  • Ansiedade
  • Tosse
  • Desmaio
  • Tontura, vertigem
  • Náusea ou vômito
  • Palpitações (sensação de que o coração está batendo rápido demais ou irregularmente)
  • Falta de ar
  • Sudorese, que pode ser muito excessiva
Algumas pessoas (idosos, diabéticos e mulheres) podem sentir pouca ou nenhuma dor no peito. Podem ainda ter sintomas pouco comuns (falta de ar, cansaço, fraqueza). Uma "doença cardíaca silenciosa" é uma doença cardíaca sem sintomas.

Buscando ajuda médica

Ligue imediatamente para o número de emergência local (como 192) se tiver sintomas de um ataque cardíaco.
 que é
Não à toa, o brasileiro se aflige pela saúde do seu coração. Afinal, os males cardiovasculares lideram o ranking da mortalidade no Brasil (e no mundo), representando quase um terço dos óbitos no país. A cada dois segundos, morre uma pessoa por causa dessas doenças. Para piorar, a maior parte das vítimas está em plena idade produtiva: 65% delas ocorrem na faixa dos 30 aos 69 anos. Nesse triste cenário, o principal vilão é o temido ataque cardíaco ou, simplesmente, infarto. Mas, para entender como tudo acontece, é preciso saber...

Como o coração trabalha?
O coração é um órgão incrível. Sem parar, ele bomba oxigênio e nutrientes pelo seu corpo para manter a vida. Do tamanho de um punho, essa máquina pulsa 100.000 por dia, bombeando cerca de cinco litros de sangue por minuto ou 7.500 litros por dia.

Como o sangue viaja pelo coração? Conforme o coração bate, ele bombeia sangue por um conjunto de vasos sanguíneos, chamado sistema circulatório. São tubos elásticos e musculares que carregam o sangue para todas as partes do corpo. O sangue é essencial. Além de carregar oxigênio novo dos pulmões e nutrientes para os tecidos do corpo, ele também recolhe os refugos do corpo, como o dióxido de carbono.

São três os principais de vasos sanguíneos: 
Artérias: elas começam com a aorta, a grande artéria que sai do coração. As artérias carregam o sangue rico em oxigênio para fora do coração, indo para todos os tecidos do corpo. Elas se ramificam diversas vezes, tornando-se menores e menores conforme carregam o sangue para pontos mais distantes do coração.
Capilares: são pequenos e finos vasos de sangue que se conectam com as artérias e com as veias. Suas finas paredes permitem que o oxigênio, os nutrientes, o gás carbônico e outras substâncias nocivas entrem e saiam das células dos órgãos.
Veias: são vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração. Esse sangue tem baixo teor de oxigênio e é rico em substâncias nocivas, que serão eliminadas pelo corpo. As veias tornam-se mais e mais largas conforme elas ficam próximas do coração. A veia superior cava é a veia larga que traz sangue da cabeça e dos braços para o coração, e a veia inferior cava é aquela que carrega o sangue do abdômen e das pernas para o coração.

Esse vasto sistema de veias sanguíneas artérias, veias e capilares tem quase 100 mil quilômetros. É comprido o suficiente para dar a volta ao mundo mais de duas vezes!

O sangue circula de forma contínua pelas veias sanguíneas do seu corpo. A bomba que torna isso possível é o coração.

Onde está coração? Como ele é?

O coração fica debaixo das costelas, à esquerda do osso do peito (esterno) e entre os pulmões. Ele é um músculo. As fortes paredes musculares se contraem, bombeando sangue por todo o corpo. Na superfície do coração, existem as artérias coronárias, que suprem o músculo do coração com sangue rico em oxigênio. Os maiores vasos que entram no coração são a veia superior cava, a veia inferior cava e a veia pulmonar. A artéria pulmonar e a aorta saem do coração e carregam sangue oxigenado para o resto do corpo. Do lado interno, o coração é um órgão dividido em quatro partes ocas. Os lados da direita e da esquerda são divididos por uma parede muscular chamada septo. Os dois lados do coração ainda são divididos em outras duas câmaras superiores chamadas átrios, que recebem sangue das veias, e duas câmaras inferiores, chamadas ventrículos, que bombeiam o sangue para as artérias. Os átrios e os ventrículos trabalham juntos, se contraindo e relaxando para bombear o sangue para fora do coração. Conforme o sangue deixa cada câmara do coração, ele passa por uma válvula. Existem quatro válvulas dentro do coração:

Válvula Mitral
Válvula Tricúspide
Válvula Aórtica
Válvula Pulmonar

As válvulas tricúspide e mitral ficam entre os átrios e os ventrículos. Já as válvulas aórtica e pulmonar estão entre os ventrículos e os principais vasos sanguíneos que partem do coração. As válvulas do coração trabalham da mesma forma que as válvulas do encanamento de uma casa. Elas impedem que o sangue flua na direção errada.

Como o sangue flui pelo coração?
Os lados direito e esquerdo do coração trabalham juntos. O modelo descrito abaixo se repete seguidamente, levando o sangue a fluir constantemente para coração, pulmões e corpo.

Lado DireitoO sangue entra no coração por meio de duas veias largas, as veias cavas inferior e superior, eliminando o sangue pobre em oxigênio do corpo no átrio direito. Conforme o átrio se contrái, o sangue flui do átrio direito para o ventrículo direito através da válvula tricúspide aberta. Quando o ventrículo está cheio, a válvula tricúspide se fecha. Isso evita que o sangue volte para o átrio enquanto o ventrículo se contrái. Quando o ventrículo se contrái, o sangue deixa o coração através da válvula pulmonar, para a artéria pulmonar e para os pulmões, onde ele é oxigenado.

Lado esquerdo A veia pulmonar esvazia o sangue oxigenado dos pulmões no átrio esquerdo. Conforme o átrio se contrái, o sangue flui do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo por meio da válvula mitral aberta. Quando o ventrículo está cheio, a válvula mitral se fecha. Isso evita que o sangue volte para o átrio quando o ventrículo se contrái. Ao se contrair, o sangue deixa o coração através da válvula aórtica e vai para a aorta e para o corpo.

Como o sangue flui pelos pulmões?Da válvula pulmonar, o sangue entra no pulmão. Isso se chama circulação pulmonar. Por meio da válvula pulmonar, o sangue viaja da artéria pulmonar para os pequenos vasos capilares do pulmão. Lá, o oxigênio é transportado em finos sacos de ar por meio das paredes dos capilares em direção ao sangue. Ao mesmo tempo, o gás carbônico, um refugo do metabolismo, passa do sangue para sacos de ar. O gás carbônico deixa o corpo quando você expira. Uma vez que o sangue esteja purificado e oxigenado, ele viaja de volta para o átrio esquerdo por meio das veias pulmonares.

O que são artérias coronárias?Como todos os órgãos, o coração é feito de um tecido que requer o suprimento de oxigênio e nutrientes. Embora suas câmaras estejam cheias de sangue, o coração não recebe nenhuma nutrição desse sangue. O suprimento de sangue para o coração vem através de uma rede de artérias, chamadas artérias coronárias. Duas principais artérias se ramificam da aorta próximo ao ponto onde a aorta e o ventrículo esquerdo se encontram:

A artéria coronária direita abastece o átrio direito e o ventrículo direito com sangue. Ela se ramifica na artéria posterior descendente, que supre a parte baixa do ventrículo esquerdo e as costas do septo com sangue.

A principal artéria coronária esquerda se ramifica na artéria circunflexa e na artéria anterior descendente esquerda. A artéria circunflexa abastece de sangue o átrio esquerdo, o lado e a parte de trás do ventrículo esquerdo. Já a artéria anterior descendente esquerda suprime a frente e a parte baixa do ventrículo esquerdo e a frente do septo com sangue.

Essas artérias e suas ramificações abastecem todas as parte do músculo coronariano com sangue.

Como o coração bate?Os átrios e os ventrículos trabalham juntos, alternadamente se contraindo e relaxando para bombear sangue pelo coração. É o sistema elétrico do coração que torna isso possível. A batida do seu coração é movida por impulsos elétricos. O impulso começa em um feixe de células especializadas chamadas nó SA (nó sinoatrial), localizado no átrio direito. A atividade elétrica se espelha pelas paredes dos átrios, fazendo com que eles se contráiam.

Um grupo de células que fica no centro do coração, entre os átrios e os ventrículos, o nó AV (nó atrioventricular) funciona como um portão que desacelera o impulso elétrico antes que ele entre nos ventrículos. Esse atraso dá aos átrios tempo para que eles se contráiam antes que os ventrículos façam isso. A rede His-Purkinje é uma trilha de fibras que enviam o impulso para as paredes musculares dos ventrículos, levando-os a se contrair. Em repouso, o coração bate de 50 a 99 vezes por minuto. Exercícios físicos, emoções, febre e alguns medicamentos podem levar o seu coração a bater mais rápido, até acima de 100 batimentos por minuto.
Infarto
O infarto do miocárdio nada mais é do que a morte do músculo cardíaco por falta de irrigação. Isso acontece quando alguma coronária o nome das artérias da nossa bomba fica entupida, num processo chamado aterosclerose, obstruindo a passagem de sangue que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos. Se isso durar mais que 20 minutos, o dano é irreversível e as células são destruídas. Nem sempre os sintomas são tão evidentes: além da clássica dor ou aperto no peito e da falta de ar, a pessoa pode sentir enjôos, dores nos braços, no pescoço, nos ombros e nas costas, e até desmaiar. Mas às vezes a vítima nem chega a sentir nada.
No tratamento, podem ser usados desde remédios para revascularizar a área atingida até procedimentos como a angioplastia, que devolve a irrigação através de um cateter que viaja pelos vasos até o coração. Lá, infla-se uma espécie de balão que alarga as artérias estreitadas, liberando a passagem do sangue. Muitas vezes coloca-se também um stent, espécie de molinha que mantém a abertura por onde circula o líquido.

A taxa de sucesso dessas técnicas chega a 90%. Nos casos mais graves, quando há vários bloqueios em grandes artérias, a saída é a cirurgia de ponte de safena. Nela, o médico constrói uma espécie de desvio no local da obstrução usando um pedaço da veia safena, por onde o sangue passa a circular normalmente.
Segundo o cardiologista do Instituto do Coração (Incor) Bruno Caramelli, o acidente vascular cerebral (AVC) é a causa mais comum de mortalidade em quase todas as regiões do país, exceto São Paulo. "Em países desenvolvidos, o infarto é a primeira causa de morte e o AVC ocupa o terceiro lugar. Na capital paulista, talvez haja preocupações, cuidados e comportamento similares aos europeus. Aqui, o infarto mata mais", explica. Entenda a diferença entre os dois acidentes vasculares:

Um ataque cardíaco (também chamado de infarto do miocárdio) é quando parte do músculo cardíaco é danificado ou morre, porque não está recebendo oxigênio suficiente. Normalmente, o oxigênio é transportado para o coração através do sangue que flui pelas artérias coronárias e que nutrem o músculo cardíaco. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um bloqueio dessas artérias, comumente causado pela aterosclerose: uma acumulação de depósitos de gordura (chamadas de placas) no interior da artéria e o endurecimento de suas paredes. A formação é como o lamaçal que se acumula em uma tubulação e faz com que a água flua cada vez mais lentamente. 
Infarto e AVC: os acidentes vasculares mais comuns da vida moderna
Ataques cardíacos também ocorrem muitas vezes porque se forma um coágulo de sangue dentro de uma artéria coronária, bloqueando totalmente o fluxo sanguíneo. Eles costumam se formar especialmente onde há placa que tenha rachado ou danificado de alguma maneira. Os sintomas de um ataque cardíaco incluem: aperto, pressão ou dor no peito, falta de ar, desconforto na parte superior do corpo (braços, ombros, pescoço, costas), náuseas, vômitos, tontura, vertigem e sudorese.

A dor de um infarto pode ser sentida como uma acidez estomacal forte. Se você se sente fraco, um pouco tonto ou desmaia, ou se tem uma fadiga repentina e esmagadora, não ignore esta dor ou mal-estar. Se você acha que está tendo problemas de coração ou um ataque cardíaco, busque ajuda imediatamente. Quanto mais cedo você começar o tratamento maior será a probabilidade de que os médicos possam evitar que novos danos ocorram no músculo cardíaco. 
Infarto e AVC: os acidentes vasculares mais comuns da vida moderna
Os fatores de risco para um ataque cardíaco são: cigarro, diabetes, colesterol alto, histórico familiar, pressão arterial alta, arteriosclerose, sedentarismo, estresse, obesidade e sexo (gênero). "Mais homens têm ataques cardíacos, embora a doença cardíaca seja a principal causa de morte em mulheres", afirma o especialista. Outro fator determinante é a idade. O risco aumenta em homens com mais de 45 anos de idade e mulheres acima dos 55 ou após a menopausa. Aproximadamente 83% das pessoas que morrem de doença cardíaca têm mais de 65 anos.

Acidente vascular cerebral 
O AVC é causado por uma obstrução em uma artéria que leva sangue ao cérebro. Ao parar o fluxo de sangue em uma parte de seu cérebro, esta região é danificada. Você pode perder a capacidade de executar atividades que são controladas por essa área do cérebro, tais como falar ou mover um braço ou uma perna.

O AVC é mais comum em homens que em mulheres. Na maioria das faixas etárias, mais homens do que mulheres terão um acidente vascular cerebral. No entanto, mais da metade do total de mortes ocorre em mulheres. Em todas as idades, mais mulheres que homens morrem de derrame. O uso de pílulas anticoncepcionais, ingestão de doses hormonais, e a gravidez representam riscos especiais às mulheres. 
Infarto e AVC: os acidentes vasculares mais comuns da vida moderna
Veja que fatores de risco para AVC podem ser mudados, tratados ou controlados:

Hipertensão 
A pressão arterial alta é a principal causa de acidente vascular cerebral e o risco mais fácil de ser controlável. O tratamento eficaz da hipertensão é uma das principais razões para o declínio acelerado das taxas de morte por acidente vascular cerebral.

Tabagismo 
Substâncias como a nicotina e o monóxido de carbono do cigarro danificam o sistema cardiovascular de muitas maneiras. O uso de contraceptivos orais combinados com o tabagismo aumenta o risco de AVC.

Diabetes 
Muitas pessoas com diabetes também têm pressão arterial elevada, colesterol alto e estão com sobrepeso. Embora a diabetes seja tratável, a presença da doença ainda aumenta o risco de acidente vascular cerebral.
Doenças do coração 
Pessoas com doença coronária ou insuficiência cardíaca têm maior risco de acidente vascular cerebral do que aqueles com corações que funcionam normalmente. A cardiomiopatia dilatada (dilatação do coração), doença da válvula do coração e alguns tipos de cardiopatias congênitas também aumentam o risco de AVC.

Colesterol alto 
Pessoas com colesterol alto têm um risco maior de sofrer arteriosclerose, a formação de placas nas artérias, que obstrui o fluxo sanguíneo.

Má alimentação 
Dietas ricas em gordura saturada, gordura trans e colesterol podem aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. As ricas em sódio (sal) podem contribuir para o aumento da pressão arterial e, se há excesso de calorias, pode levar à obesidade.

Sedentarismo e obesidade 
Obesos e sedentários podem aumentar o risco de pressão alta, colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e derrames. 


Sintomas de infarto: dor no peito não é único sinal

POR ESPECIALISTA
As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre estas, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a causa principal. De acordo com o Datasus, agência de controle de dados do governo, foram registrados 2028 óbitos por doenças cardiovasculares no estado de São Paulo apenas no mês de agosto de 2013. A mortalidade hospitalar por infarto agudo na internação é alta, e maior quanto mais demorado o tempo entre o início dos sintomas e o atendimento final. Os fatores de risco para o infarto são obesidadehipertensão, colesterol alto, estresse, diabetes ou infartos anteriores. Homens na meia idade e mulheres após a menopausa são os mais afetados pelo problema.

terça-feira, abril 15, 2014

Vasco vai à Justiça comum para tentar anulação da final do Carioca

Presidente do Vasco, Roberto Dinamite. Foto: Divulgação

Presidente do Vasco, Roberto Dinamite. Foto: Divulgação
O título do Campeonato Carioca conquistado pelo Flamengo, através de um gol irregular marcado pelo volante Márcio Araújo, nos acréscimos do segundo tempo, não foi digerido pela diretoria do Vasco. Nesta segunda-feira, o clube anunciou a entrada na Justiça comum para tentar anular o resultado da decisão.
O time de São Januário irá formalizar uma ação reparatória contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e também consolidará uma representação nos órgãos CBF e Fifa, pedindo a exclusão dos árbitros envolvidos da partida. As ações vascaínas ainda englobam uma denúncia formal contra o goleiro rubro-negro Felipe, por sua irônica declaração após o confronto: “Roubado é mais gostoso”.
Estavam presentes na coletiva de imprensa o presidente Roberto Dinamite, o diretor geral Cristiano Koehler, o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, o advogado Marcello Macedo, o vice-presidente geral Antônio Peralta, o presidente da Assembleia Geral Olavo Monteiro de Carvalho, bem como os representantes do departamento de marketing.
“A primeira providência que tomaremos será nesta terça-feira: uma notificação contra os árbitros que participaram da partida. O erro cometido é gravíssimo e tem um agravante pela prática do erro cometido na confecção da súmula. Isso nos deixou preocupados. Todos sabiam que o Márcio Araújo havia feito o gol. Disso ninguém tinha dúvidas, e a súmula equivocadamente e propositadamente aponta o Nixon já tentando desmontar a busca do Vasco pela anulação. Ou seja, estão tentando transformar um erro de direito em erro de fato. É um problema ainda maior. Vamos dar entrada ainda em uma ação reparatória contra a Ferj na Justiça Comum e pedir também a anulação da partida. Se for necessário, vamos às veias criminais”, disse Marcello Macedo, advogado do clube.
Por sua vez, o presidente Roberto Dinamite foi enfático ao analisar as providências tomadas pelo clube: “O Vasco se preparou para essa competição e isso não foi suficiente. Foi tudo jogado por água abaixo. Fomos nitidamente prejudicados nos resultados, nas finanças, nos nossos compromissos. Todos têm o direito de errar, mas coincidentemente isso só ocorre contra o Vasco, com praticamente as mesmas pessoas. É difícil de engolir. Estamos buscando, acima de tudo, o respeito. Não queremos ser beneficiados, mas não podemos mais ser prejudicados. Principalmente no confronto direto contra o Flamengo”, finalizou.

segunda-feira, abril 14, 2014

Ferj aponta Nixon como autor do gol; Rabello fala de ‘posição irregular’


Para a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o gol de empate do Flamengo contra o Vasco, no 1 a 1 que deu o título ao Rubro-Negro, foi de Nixon. As câmeras mostram que o volante Márcio Araújo foi quem tocou na bola no lance. O volante estava em posição irregular, diferentemente do atacante. Em nota, o presidente da Comissão de Arbitragem, Jorge Rabello, comentou o desfecho da partida no Maracanã, que consagrou o Fla campeão carioca pela 33ª vez, e sobre a autoria do gol. A irregularidade do lance foi confirmada.

- Face ao exposto a Comissão não tem como discordar que, apesar do grau de dificuldade do lance, o real autor do gol estava em posição irregular, elucidada com os recursos da tecnologia - diz Rabello na nota.
Apesar de o árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalar o gol para Nixon, Márcio Araújo, logo após o jogo, já avisara que tinha sido ele o autor do lance decisivo. 

- É muito rápido, difícil de o árbitro acompanhar. Mas acho que não estava impedido. O gol foi meu, o Nixon nem na jogada estava.

A imagem comprova que o assistente Luiz Antonio Muniz de Oliveira estava bem posicionado, mas não marcou o impedimento. Após cobrança de escanteio, Wallace cabeceou, a bola bateu na trave e, na sobra, Márcio Araújo completou em posição irregular. Dirigentes e torcedores do Vasco se revoltaram com a não marcação do auxiliar. 

Confira a nota da federação:

Em relação ao gol do CR Flamengo, a Comissão de Arbitragem, vendo e revendo o lance através do replay, uma vez mais se depara com os limites da capacidade de percepção do ser humano em determinados, difíceis e duvidosos lances, cuja demonstração, à luz da tecnologia, são insuficientes para decisões induvidosas e geradores de equívocos irreparáveis que poderiam ser evitados se para a modalidade futebol fossem desenvolvidos, permitidos e implantados métodos de diagnóstico mais precisos e capazes de auxiliar os árbitros em suas decisões. No caso em questão somente após a revisão do lance por vários ângulos com o auxilio de diversas câmeras permitiu distinguir a autoria do gol, equivocadamente atribuída ao atleta Nixon (em posição regular). Face ao exposto a Comissão não tem como discordar que, apesar do grau de dificuldade do lance, o real autor do gol estava em posição irregular, elucidada com os recursos da tecnologia. 
não foi cera... (André Durão)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger