segunda-feira, abril 21, 2014

O que é Infarto? Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco


Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio.
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio.
Infarto: saiba como acontece um ataque cardíaco

Causas

A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão.
ADAMA maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias
Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coronárias. Essa placa é constituída de colesterol e outras células. O ataque cardíaco pode ocorrer devido ao acúmulo de placa.
  • A placa pode desenvolver fendas ou lacerações. As plaquetas sanguíneas grudam nessas lacerações e formam um coágulo sanguíneo. Um ataque cardíaco poderá ocorrer se esse coágulo sanguíneo bloquear completamente o fluxo de sangue rico em oxigênio para o coração. Essa é a causa mais comum de ataques cardíacos.
  • A formação lenta da placa pode praticamente bloquear uma das artérias coronárias. Poderá ocorrer um ataque cardíaco se o sangue que fluir através do bloqueio não contiver oxigênio suficiente. É mais provável que isso ocorra quando seu corpo estiver sob estresse (por exemplo, devido a uma doença grave).
A causa de ataques cardíacos nem sempre é conhecida. Os ataques cardíacos podem ocorrer:
  • Quando você está descansando ou dormindo
  • Após um aumento súbito na atividade física
  • Quando você está praticando uma atividade externa em um clima frio
  • Após um estresse físico ou emocional súbito, incluindo doenças
Consulte: Doença das artérias coronárias para conhecer os fatores de risco
O choque cardiogênico é um estado no qual o coração sofreu tantos danos que não consegue fornecer sangue suficiente para os órgãos do corpo. Essa doença é uma emergência médica.

Exames

Um médico ou uma enfermeira realizará um exame físico e auscultará seu tórax com um estetoscópio.
  • O médico poderá auscultar sons anormais em seus pulmões (chamados de estalidos), umsopro cardíaco ou outros sons anormais.
  • Você poderá ter uma pulsação rápida.
  • Sua pressão arterial poderá estar normal, alta ou baixa.
Um exame de sangue com troponina pode mostrar se você tem lesões no tecido cardíaco. Esse exame pode confirmar se você está tendo um ataque cardíaco.
A angiografia coronária geralmente é realizada imediatamente ou quando o paciente está mais estável. Também podem ser realizados exames como o eletrocardiograma (ECG).
  • O exame usa um contraste especial e radiografias para verificar o fluxo de sangue pelo coração.
  • Isso pode ajudar o médico a decidir qual será o próximo tratamento necessário.
Outros exames para observar o seu coração que podem ser realizados enquanto você estiver no hospital:
  • Ecocardiografia
  • Teste de esforço físico
  • Teste de esforço nuclear

Sintomas de Infarto

O ataque cardíaco é uma emergência médica. Se você apresentar sintomas de ataque cardíaco, ligue para 192 ou um número de emergência local imediatamente.
ADAMDor no peito é um dos principais sintomas do infarto
  • NÃO tente ir ao hospital dirigindo.
  • NÃO DEMORE. Há um risco maior de morte súbita nas primeiras horas após um ataque cardíaco.
A dor no peito é o sintoma mais comum de um ataque cardíaco. Você pode sentir dor em apenas uma parte do seu corpo ou ela pode se mover do tórax para os braços, ombros, pescoço, dentes, mandíbula, área do abdome ou costas.
A dor pode ser forte ou branda. Ela é descrita como:
  • Uma cinta apertada ao redor do peito
  • Má digestão
  • Algo pesado colocado sobre o peito
  • Aperto ou pressão pesada
A dor geralmente dura mais que 20 minutos. Repouso e um medicamento chamado nitroglicerina podem não aliviar completamente a dor de um ataque cardíaco. Os sintomas também podem passar e voltar.
Outros sintomas de um ataque cardíaco incluem:
  • Ansiedade
  • Tosse
  • Desmaio
  • Tontura, vertigem
  • Náusea ou vômito
  • Palpitações (sensação de que o coração está batendo rápido demais ou irregularmente)
  • Falta de ar
  • Sudorese, que pode ser muito excessiva
Algumas pessoas (idosos, diabéticos e mulheres) podem sentir pouca ou nenhuma dor no peito. Podem ainda ter sintomas pouco comuns (falta de ar, cansaço, fraqueza). Uma "doença cardíaca silenciosa" é uma doença cardíaca sem sintomas.

Buscando ajuda médica

Ligue imediatamente para o número de emergência local (como 192) se tiver sintomas de um ataque cardíaco.
 que é
Não à toa, o brasileiro se aflige pela saúde do seu coração. Afinal, os males cardiovasculares lideram o ranking da mortalidade no Brasil (e no mundo), representando quase um terço dos óbitos no país. A cada dois segundos, morre uma pessoa por causa dessas doenças. Para piorar, a maior parte das vítimas está em plena idade produtiva: 65% delas ocorrem na faixa dos 30 aos 69 anos. Nesse triste cenário, o principal vilão é o temido ataque cardíaco ou, simplesmente, infarto. Mas, para entender como tudo acontece, é preciso saber...

Como o coração trabalha?
O coração é um órgão incrível. Sem parar, ele bomba oxigênio e nutrientes pelo seu corpo para manter a vida. Do tamanho de um punho, essa máquina pulsa 100.000 por dia, bombeando cerca de cinco litros de sangue por minuto ou 7.500 litros por dia.

Como o sangue viaja pelo coração? Conforme o coração bate, ele bombeia sangue por um conjunto de vasos sanguíneos, chamado sistema circulatório. São tubos elásticos e musculares que carregam o sangue para todas as partes do corpo. O sangue é essencial. Além de carregar oxigênio novo dos pulmões e nutrientes para os tecidos do corpo, ele também recolhe os refugos do corpo, como o dióxido de carbono.

São três os principais de vasos sanguíneos: 
Artérias: elas começam com a aorta, a grande artéria que sai do coração. As artérias carregam o sangue rico em oxigênio para fora do coração, indo para todos os tecidos do corpo. Elas se ramificam diversas vezes, tornando-se menores e menores conforme carregam o sangue para pontos mais distantes do coração.
Capilares: são pequenos e finos vasos de sangue que se conectam com as artérias e com as veias. Suas finas paredes permitem que o oxigênio, os nutrientes, o gás carbônico e outras substâncias nocivas entrem e saiam das células dos órgãos.
Veias: são vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração. Esse sangue tem baixo teor de oxigênio e é rico em substâncias nocivas, que serão eliminadas pelo corpo. As veias tornam-se mais e mais largas conforme elas ficam próximas do coração. A veia superior cava é a veia larga que traz sangue da cabeça e dos braços para o coração, e a veia inferior cava é aquela que carrega o sangue do abdômen e das pernas para o coração.

Esse vasto sistema de veias sanguíneas artérias, veias e capilares tem quase 100 mil quilômetros. É comprido o suficiente para dar a volta ao mundo mais de duas vezes!

O sangue circula de forma contínua pelas veias sanguíneas do seu corpo. A bomba que torna isso possível é o coração.

Onde está coração? Como ele é?

O coração fica debaixo das costelas, à esquerda do osso do peito (esterno) e entre os pulmões. Ele é um músculo. As fortes paredes musculares se contraem, bombeando sangue por todo o corpo. Na superfície do coração, existem as artérias coronárias, que suprem o músculo do coração com sangue rico em oxigênio. Os maiores vasos que entram no coração são a veia superior cava, a veia inferior cava e a veia pulmonar. A artéria pulmonar e a aorta saem do coração e carregam sangue oxigenado para o resto do corpo. Do lado interno, o coração é um órgão dividido em quatro partes ocas. Os lados da direita e da esquerda são divididos por uma parede muscular chamada septo. Os dois lados do coração ainda são divididos em outras duas câmaras superiores chamadas átrios, que recebem sangue das veias, e duas câmaras inferiores, chamadas ventrículos, que bombeiam o sangue para as artérias. Os átrios e os ventrículos trabalham juntos, se contraindo e relaxando para bombear o sangue para fora do coração. Conforme o sangue deixa cada câmara do coração, ele passa por uma válvula. Existem quatro válvulas dentro do coração:

Válvula Mitral
Válvula Tricúspide
Válvula Aórtica
Válvula Pulmonar

As válvulas tricúspide e mitral ficam entre os átrios e os ventrículos. Já as válvulas aórtica e pulmonar estão entre os ventrículos e os principais vasos sanguíneos que partem do coração. As válvulas do coração trabalham da mesma forma que as válvulas do encanamento de uma casa. Elas impedem que o sangue flua na direção errada.

Como o sangue flui pelo coração?
Os lados direito e esquerdo do coração trabalham juntos. O modelo descrito abaixo se repete seguidamente, levando o sangue a fluir constantemente para coração, pulmões e corpo.

Lado DireitoO sangue entra no coração por meio de duas veias largas, as veias cavas inferior e superior, eliminando o sangue pobre em oxigênio do corpo no átrio direito. Conforme o átrio se contrái, o sangue flui do átrio direito para o ventrículo direito através da válvula tricúspide aberta. Quando o ventrículo está cheio, a válvula tricúspide se fecha. Isso evita que o sangue volte para o átrio enquanto o ventrículo se contrái. Quando o ventrículo se contrái, o sangue deixa o coração através da válvula pulmonar, para a artéria pulmonar e para os pulmões, onde ele é oxigenado.

Lado esquerdo A veia pulmonar esvazia o sangue oxigenado dos pulmões no átrio esquerdo. Conforme o átrio se contrái, o sangue flui do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo por meio da válvula mitral aberta. Quando o ventrículo está cheio, a válvula mitral se fecha. Isso evita que o sangue volte para o átrio quando o ventrículo se contrái. Ao se contrair, o sangue deixa o coração através da válvula aórtica e vai para a aorta e para o corpo.

Como o sangue flui pelos pulmões?Da válvula pulmonar, o sangue entra no pulmão. Isso se chama circulação pulmonar. Por meio da válvula pulmonar, o sangue viaja da artéria pulmonar para os pequenos vasos capilares do pulmão. Lá, o oxigênio é transportado em finos sacos de ar por meio das paredes dos capilares em direção ao sangue. Ao mesmo tempo, o gás carbônico, um refugo do metabolismo, passa do sangue para sacos de ar. O gás carbônico deixa o corpo quando você expira. Uma vez que o sangue esteja purificado e oxigenado, ele viaja de volta para o átrio esquerdo por meio das veias pulmonares.

O que são artérias coronárias?Como todos os órgãos, o coração é feito de um tecido que requer o suprimento de oxigênio e nutrientes. Embora suas câmaras estejam cheias de sangue, o coração não recebe nenhuma nutrição desse sangue. O suprimento de sangue para o coração vem através de uma rede de artérias, chamadas artérias coronárias. Duas principais artérias se ramificam da aorta próximo ao ponto onde a aorta e o ventrículo esquerdo se encontram:

A artéria coronária direita abastece o átrio direito e o ventrículo direito com sangue. Ela se ramifica na artéria posterior descendente, que supre a parte baixa do ventrículo esquerdo e as costas do septo com sangue.

A principal artéria coronária esquerda se ramifica na artéria circunflexa e na artéria anterior descendente esquerda. A artéria circunflexa abastece de sangue o átrio esquerdo, o lado e a parte de trás do ventrículo esquerdo. Já a artéria anterior descendente esquerda suprime a frente e a parte baixa do ventrículo esquerdo e a frente do septo com sangue.

Essas artérias e suas ramificações abastecem todas as parte do músculo coronariano com sangue.

Como o coração bate?Os átrios e os ventrículos trabalham juntos, alternadamente se contraindo e relaxando para bombear sangue pelo coração. É o sistema elétrico do coração que torna isso possível. A batida do seu coração é movida por impulsos elétricos. O impulso começa em um feixe de células especializadas chamadas nó SA (nó sinoatrial), localizado no átrio direito. A atividade elétrica se espelha pelas paredes dos átrios, fazendo com que eles se contráiam.

Um grupo de células que fica no centro do coração, entre os átrios e os ventrículos, o nó AV (nó atrioventricular) funciona como um portão que desacelera o impulso elétrico antes que ele entre nos ventrículos. Esse atraso dá aos átrios tempo para que eles se contráiam antes que os ventrículos façam isso. A rede His-Purkinje é uma trilha de fibras que enviam o impulso para as paredes musculares dos ventrículos, levando-os a se contrair. Em repouso, o coração bate de 50 a 99 vezes por minuto. Exercícios físicos, emoções, febre e alguns medicamentos podem levar o seu coração a bater mais rápido, até acima de 100 batimentos por minuto.
Infarto
O infarto do miocárdio nada mais é do que a morte do músculo cardíaco por falta de irrigação. Isso acontece quando alguma coronária o nome das artérias da nossa bomba fica entupida, num processo chamado aterosclerose, obstruindo a passagem de sangue que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos. Se isso durar mais que 20 minutos, o dano é irreversível e as células são destruídas. Nem sempre os sintomas são tão evidentes: além da clássica dor ou aperto no peito e da falta de ar, a pessoa pode sentir enjôos, dores nos braços, no pescoço, nos ombros e nas costas, e até desmaiar. Mas às vezes a vítima nem chega a sentir nada.
No tratamento, podem ser usados desde remédios para revascularizar a área atingida até procedimentos como a angioplastia, que devolve a irrigação através de um cateter que viaja pelos vasos até o coração. Lá, infla-se uma espécie de balão que alarga as artérias estreitadas, liberando a passagem do sangue. Muitas vezes coloca-se também um stent, espécie de molinha que mantém a abertura por onde circula o líquido.

A taxa de sucesso dessas técnicas chega a 90%. Nos casos mais graves, quando há vários bloqueios em grandes artérias, a saída é a cirurgia de ponte de safena. Nela, o médico constrói uma espécie de desvio no local da obstrução usando um pedaço da veia safena, por onde o sangue passa a circular normalmente.
Segundo o cardiologista do Instituto do Coração (Incor) Bruno Caramelli, o acidente vascular cerebral (AVC) é a causa mais comum de mortalidade em quase todas as regiões do país, exceto São Paulo. "Em países desenvolvidos, o infarto é a primeira causa de morte e o AVC ocupa o terceiro lugar. Na capital paulista, talvez haja preocupações, cuidados e comportamento similares aos europeus. Aqui, o infarto mata mais", explica. Entenda a diferença entre os dois acidentes vasculares:

Um ataque cardíaco (também chamado de infarto do miocárdio) é quando parte do músculo cardíaco é danificado ou morre, porque não está recebendo oxigênio suficiente. Normalmente, o oxigênio é transportado para o coração através do sangue que flui pelas artérias coronárias e que nutrem o músculo cardíaco. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um bloqueio dessas artérias, comumente causado pela aterosclerose: uma acumulação de depósitos de gordura (chamadas de placas) no interior da artéria e o endurecimento de suas paredes. A formação é como o lamaçal que se acumula em uma tubulação e faz com que a água flua cada vez mais lentamente. 
Infarto e AVC: os acidentes vasculares mais comuns da vida moderna
Ataques cardíacos também ocorrem muitas vezes porque se forma um coágulo de sangue dentro de uma artéria coronária, bloqueando totalmente o fluxo sanguíneo. Eles costumam se formar especialmente onde há placa que tenha rachado ou danificado de alguma maneira. Os sintomas de um ataque cardíaco incluem: aperto, pressão ou dor no peito, falta de ar, desconforto na parte superior do corpo (braços, ombros, pescoço, costas), náuseas, vômitos, tontura, vertigem e sudorese.

A dor de um infarto pode ser sentida como uma acidez estomacal forte. Se você se sente fraco, um pouco tonto ou desmaia, ou se tem uma fadiga repentina e esmagadora, não ignore esta dor ou mal-estar. Se você acha que está tendo problemas de coração ou um ataque cardíaco, busque ajuda imediatamente. Quanto mais cedo você começar o tratamento maior será a probabilidade de que os médicos possam evitar que novos danos ocorram no músculo cardíaco. 
Infarto e AVC: os acidentes vasculares mais comuns da vida moderna
Os fatores de risco para um ataque cardíaco são: cigarro, diabetes, colesterol alto, histórico familiar, pressão arterial alta, arteriosclerose, sedentarismo, estresse, obesidade e sexo (gênero). "Mais homens têm ataques cardíacos, embora a doença cardíaca seja a principal causa de morte em mulheres", afirma o especialista. Outro fator determinante é a idade. O risco aumenta em homens com mais de 45 anos de idade e mulheres acima dos 55 ou após a menopausa. Aproximadamente 83% das pessoas que morrem de doença cardíaca têm mais de 65 anos.

Acidente vascular cerebral 
O AVC é causado por uma obstrução em uma artéria que leva sangue ao cérebro. Ao parar o fluxo de sangue em uma parte de seu cérebro, esta região é danificada. Você pode perder a capacidade de executar atividades que são controladas por essa área do cérebro, tais como falar ou mover um braço ou uma perna.

O AVC é mais comum em homens que em mulheres. Na maioria das faixas etárias, mais homens do que mulheres terão um acidente vascular cerebral. No entanto, mais da metade do total de mortes ocorre em mulheres. Em todas as idades, mais mulheres que homens morrem de derrame. O uso de pílulas anticoncepcionais, ingestão de doses hormonais, e a gravidez representam riscos especiais às mulheres. 
Infarto e AVC: os acidentes vasculares mais comuns da vida moderna
Veja que fatores de risco para AVC podem ser mudados, tratados ou controlados:

Hipertensão 
A pressão arterial alta é a principal causa de acidente vascular cerebral e o risco mais fácil de ser controlável. O tratamento eficaz da hipertensão é uma das principais razões para o declínio acelerado das taxas de morte por acidente vascular cerebral.

Tabagismo 
Substâncias como a nicotina e o monóxido de carbono do cigarro danificam o sistema cardiovascular de muitas maneiras. O uso de contraceptivos orais combinados com o tabagismo aumenta o risco de AVC.

Diabetes 
Muitas pessoas com diabetes também têm pressão arterial elevada, colesterol alto e estão com sobrepeso. Embora a diabetes seja tratável, a presença da doença ainda aumenta o risco de acidente vascular cerebral.
Doenças do coração 
Pessoas com doença coronária ou insuficiência cardíaca têm maior risco de acidente vascular cerebral do que aqueles com corações que funcionam normalmente. A cardiomiopatia dilatada (dilatação do coração), doença da válvula do coração e alguns tipos de cardiopatias congênitas também aumentam o risco de AVC.

Colesterol alto 
Pessoas com colesterol alto têm um risco maior de sofrer arteriosclerose, a formação de placas nas artérias, que obstrui o fluxo sanguíneo.

Má alimentação 
Dietas ricas em gordura saturada, gordura trans e colesterol podem aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. As ricas em sódio (sal) podem contribuir para o aumento da pressão arterial e, se há excesso de calorias, pode levar à obesidade.

Sedentarismo e obesidade 
Obesos e sedentários podem aumentar o risco de pressão alta, colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e derrames. 


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger