Guia DantasDa Tribuna do Norte
Considerada uma importante ferramenta para a alavancagem de votos no decorrer da campanha eleitoral, a propaganda gratuita de rádio e televisão no âmbito do Rio Grande do Norte deve ter uma hegemonia praticamente similar de duas das principais coligações formalizadas - "A Força da União", encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM), e "Vitória do Povo", por Iberê Ferreira de Souza (PSB). De acordo com simulação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que contemplou a participação no pleito dos 27 partidos registrados e, levando-se em consideração as parcerias oficializadas no Estado durante as convenções partidárias, o grupo encabeçado pelo DEM deve dispor de leve vantagem sob a candidatura do PSB, no que concerne à propaganda dos candidatos ao Governo - uma diferença minúscula de aproximadamente 25 segundos. Enquanto Rosalba terá cerca de quatro minutos e 15 segundos para mostrar-se ao eleitor, a fatia de Iberê deve rendê-lo três minutos e 50 segundos.O candidato da coligação "Coragem para Mudar", do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, deve ter um tempo de propaganda de um minuto e 18 segundos. Com cinco legendas a apoiá-lo formalmente (PSB, PT, PPS, PTB e PTN) a proximidade do tempo de televisão do governador Iberê Ferreira de Souza com o de Rosalba Ciarlini se deve, substancialmente, ao PT, responsável por mais de 50% do tempo de propaganda da coligação governista por deter da segunda maior bancada na Câmara Federal. A depender de seu próprio partido e das demais três agremiações coligadas, o candidato à reeleição disporia de uma inserção de propaganda, ao pé da letra, pífia. O tempo dos demais candidatos ao Governo tem por base cerca de 13 segundos para o candidato ao Governo pelo PSTU e 17 segundos para o nome do PSOL.Ainda na esfera majoritária, o tempo de propaganda definido inicialmente pelo TSE também dá à coligação "A Força da União" a maior inserção - cerca de três minutos e 25 segundos. A chapa que terá como candidatos a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e o ex-vereador Hugo Manso (PT) tem o tempo previsto de três minutos e 16 segundos. Pela aliança "Por um RN Melhor", o candidato à reeleição Garibaldi Alves Filho (PMDB) deve dispor de aproximados dois minutos e 21 segundos; Joanilson de Paula Rêgo, da coligação "Mudança e Renovação" terá aproximadamente um minuto e dez segundos; e Sávio Hackradt (PC do B) pode dispor de um minuto e cinco segundos.A única vantagem da propaganda eleitoral encabeçada pelo PSB é no tempo de propaganda de deputado federal. De acordo com a simulação inicial, a coligação "Vitória do Povo" terá seis minutos e 34 segundos, contra seis minutos e oito segundos da aliança do DEM. O PMDB, PV e PR terão cinco minutos e três segundos de inserção.O TSE ainda deve divulgar a relação de tempos de televisão atualizada ainda nesta semana, mas os números não devem divergir sobremaneira dos acima elencados, uma vez que a contagem obedeceu aos critérios de distribuição de um terço do tempo de maneira igualitária a todos os partidos e de dois terços proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados.
Coligação pode passar por alteração Ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acene no sentido de rever a decisão que impede a maioria dos candidatos a governador e senador de utilizarem em suas propagandas as imagens dos candidatos à presidência e do próprio Lula, o comando da coligação "Vitória do Povo", do governador Iberê Ferreira de Souza, já estuda a possibilidade de solucionar o impasse a ser instaurado, caso a medida vigore.É que o PPS, partido sob o comando do deputado estadual e candidato a deputado federal Wober Júnior, e o PTB, legendas inseridas na coligação majoritária do governador, estão coligados nacionalmente com a candidatura de José Serra (PSDB) à presidência da República, o que impedirá, caso o entendimento permaneça como está, a veiculação da imagem do presidente Lula (PT) e da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) durante a propaganda eleitoral gratuita de qualquer aliança em que haja divergência entre os âmbitos nacional e regional.Caso o grupo sob o comando de Iberê Ferreira tenha que optar entre a manutenção da aliança com PPS e PTB e a possibilidade de usar à exaustão a imagem de Lula da Silva, a coligação "Vitória do Povo" poderá ver o recuo de mais um entre os partidos que esperava contar em aliança formal. É que após a impossibilidade de o PR compor a chapa majoritária da coligação, outros dois partidos já se desvincularam da aliança encabeçada por Iberê.O PHS e o PRB, por exemplo, chegaram a ser anunciados durante a convenção do PSB como membros da aliança majoritária. Embora apoiem formalmente o governador, ambas as legendas optaram por uma aliança de partidos com menor expressão, porém com consideráveis chances de eleger um candidatos com uma facilidade do que se estivessem com a congestionada chapa pessebista.
A propaganda eleitoral obrigatória será realizada no período de 17 de agosto a 30 de setembro, no rádio e na televisão. Será veiculada em dois períodos diários de 50 minutos cada, exceto aos domingos, da seguinte maneira:
• Às terças, quintas e sábados, 25 minutos para a eleição de presidente e vice e 25 minutos para a eleição de deputado federal;
• Às segundas, quartas e sextas, 18 minutos para a eleição de governador e vice, 17 minutos para a eleição de deputado estadual/distrital e 15 minutos para a eleição de senador.
• Os partidos e coligações têm direito ainda a 30 minutos diários, inclusive aos domingos, sendo 6 minutos para cada eleição (presidente, governador, senador, deputado federal e estadual/distrital), a serem usados em inserções de 30 segundos, e a serem distribuídos ao longo da programação das emissoras entre às 8h e às 24h e quatro horas.
Considerada uma importante ferramenta para a alavancagem de votos no decorrer da campanha eleitoral, a propaganda gratuita de rádio e televisão no âmbito do Rio Grande do Norte deve ter uma hegemonia praticamente similar de duas das principais coligações formalizadas - "A Força da União", encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM), e "Vitória do Povo", por Iberê Ferreira de Souza (PSB). De acordo com simulação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que contemplou a participação no pleito dos 27 partidos registrados e, levando-se em consideração as parcerias oficializadas no Estado durante as convenções partidárias, o grupo encabeçado pelo DEM deve dispor de leve vantagem sob a candidatura do PSB, no que concerne à propaganda dos candidatos ao Governo - uma diferença minúscula de aproximadamente 25 segundos. Enquanto Rosalba terá cerca de quatro minutos e 15 segundos para mostrar-se ao eleitor, a fatia de Iberê deve rendê-lo três minutos e 50 segundos.O candidato da coligação "Coragem para Mudar", do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, deve ter um tempo de propaganda de um minuto e 18 segundos. Com cinco legendas a apoiá-lo formalmente (PSB, PT, PPS, PTB e PTN) a proximidade do tempo de televisão do governador Iberê Ferreira de Souza com o de Rosalba Ciarlini se deve, substancialmente, ao PT, responsável por mais de 50% do tempo de propaganda da coligação governista por deter da segunda maior bancada na Câmara Federal. A depender de seu próprio partido e das demais três agremiações coligadas, o candidato à reeleição disporia de uma inserção de propaganda, ao pé da letra, pífia. O tempo dos demais candidatos ao Governo tem por base cerca de 13 segundos para o candidato ao Governo pelo PSTU e 17 segundos para o nome do PSOL.Ainda na esfera majoritária, o tempo de propaganda definido inicialmente pelo TSE também dá à coligação "A Força da União" a maior inserção - cerca de três minutos e 25 segundos. A chapa que terá como candidatos a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e o ex-vereador Hugo Manso (PT) tem o tempo previsto de três minutos e 16 segundos. Pela aliança "Por um RN Melhor", o candidato à reeleição Garibaldi Alves Filho (PMDB) deve dispor de aproximados dois minutos e 21 segundos; Joanilson de Paula Rêgo, da coligação "Mudança e Renovação" terá aproximadamente um minuto e dez segundos; e Sávio Hackradt (PC do B) pode dispor de um minuto e cinco segundos.A única vantagem da propaganda eleitoral encabeçada pelo PSB é no tempo de propaganda de deputado federal. De acordo com a simulação inicial, a coligação "Vitória do Povo" terá seis minutos e 34 segundos, contra seis minutos e oito segundos da aliança do DEM. O PMDB, PV e PR terão cinco minutos e três segundos de inserção.O TSE ainda deve divulgar a relação de tempos de televisão atualizada ainda nesta semana, mas os números não devem divergir sobremaneira dos acima elencados, uma vez que a contagem obedeceu aos critérios de distribuição de um terço do tempo de maneira igualitária a todos os partidos e de dois terços proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados.
Coligação pode passar por alteração Ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acene no sentido de rever a decisão que impede a maioria dos candidatos a governador e senador de utilizarem em suas propagandas as imagens dos candidatos à presidência e do próprio Lula, o comando da coligação "Vitória do Povo", do governador Iberê Ferreira de Souza, já estuda a possibilidade de solucionar o impasse a ser instaurado, caso a medida vigore.É que o PPS, partido sob o comando do deputado estadual e candidato a deputado federal Wober Júnior, e o PTB, legendas inseridas na coligação majoritária do governador, estão coligados nacionalmente com a candidatura de José Serra (PSDB) à presidência da República, o que impedirá, caso o entendimento permaneça como está, a veiculação da imagem do presidente Lula (PT) e da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) durante a propaganda eleitoral gratuita de qualquer aliança em que haja divergência entre os âmbitos nacional e regional.Caso o grupo sob o comando de Iberê Ferreira tenha que optar entre a manutenção da aliança com PPS e PTB e a possibilidade de usar à exaustão a imagem de Lula da Silva, a coligação "Vitória do Povo" poderá ver o recuo de mais um entre os partidos que esperava contar em aliança formal. É que após a impossibilidade de o PR compor a chapa majoritária da coligação, outros dois partidos já se desvincularam da aliança encabeçada por Iberê.O PHS e o PRB, por exemplo, chegaram a ser anunciados durante a convenção do PSB como membros da aliança majoritária. Embora apoiem formalmente o governador, ambas as legendas optaram por uma aliança de partidos com menor expressão, porém com consideráveis chances de eleger um candidatos com uma facilidade do que se estivessem com a congestionada chapa pessebista.
A propaganda eleitoral obrigatória será realizada no período de 17 de agosto a 30 de setembro, no rádio e na televisão. Será veiculada em dois períodos diários de 50 minutos cada, exceto aos domingos, da seguinte maneira:
• Às terças, quintas e sábados, 25 minutos para a eleição de presidente e vice e 25 minutos para a eleição de deputado federal;
• Às segundas, quartas e sextas, 18 minutos para a eleição de governador e vice, 17 minutos para a eleição de deputado estadual/distrital e 15 minutos para a eleição de senador.
• Os partidos e coligações têm direito ainda a 30 minutos diários, inclusive aos domingos, sendo 6 minutos para cada eleição (presidente, governador, senador, deputado federal e estadual/distrital), a serem usados em inserções de 30 segundos, e a serem distribuídos ao longo da programação das emissoras entre às 8h e às 24h e quatro horas.
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