sexta-feira, julho 30, 2010

Rosalba lidera, Iberê chega ao 2º lugar,Wilma é a terceira

A pesquisa Vox Populi/Band/Diário de Natal aponta a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) como a líder em intenções de voto para o governo do estado com 53%, seguida pelo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que ultrapassou o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), e aparece com 18%. O candidato do PDT tem 13%. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 20 de julho de 2010, e ouviu 700 pessoas na capital e em municípios de todas as regiões do estado. Na primeira rodada da Vox Populi, divulgada no dia 18 de maio, o ex-prefeito figurava em segundo lugar, com 16%, seguido por Iberê Ferreira, com 15%.Os demais candidatos ao governo do estado, Bartô Moreira (PRTB), Camarada Leto (PCB), Roberto Ronconi (PTC), Simone Dutra (PSTU) e Sandro Pimentel (PSOL) não pontuaram. As intenções de votos brancos ou nulos chegaram a 6% e os que não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa somam 10%.Na pesquisa espontânea, em que o nome dos candidatos não é citado na pergunta ao eleitor, a colocação dos três primeiros candidatos é a mesma. Rosalba teve 37% das intenções de voto, Iberê 15% e Carlos Eduardo 8%. O candidato Bartô Moreira não pontuou; outros, brancos ou nulos somaram 7%. Os que disseram ainda não saber em quem votar somaram 33%.
A candidata do DEM lidera a disputa eleitoral em todas as regiões do estado. Na capital potiguar ela alcança 41% das intenções de voto e na região metropolitana 46%. Carlos Eduardo é o segundo colocado nas áreas citadas, com 22% na capital e 23% na região metropolitana. A maioria dos que votam em Rosalba é do sexo masculino, ou seja, 55%. Apesar de ser o segundo candidato mais votado em Natal, Carlos Eduardo foi o que alcançou o maior índice de rejeição na capital potiguar: 22%. No estado, o governador Iberê de Souza aparece com 17%. Carlos Eduardo é rejeitado por 16% dos eleitores e a senadora Rosalba Ciarlini tem 5% de rejeição. A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais, eo intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, com o protocolo nº 18.492/10, e no TSE, com o protocolo no. 19.926/10, no dia 17 de julho de 2010. A primeira pesquisa, divulgada em maio, foi registrada no TRE/RN sob o nº 10.515/10 e no TSE, 11.310/10.
governo do estado
Se a eleição para governador do Rio Grande do Norte fosse hoje, em qual destes candidatos você votaria?
Rosalba Ciarlini 53%
Iberê Ferreira 18%
Carlos Eduardo 13%
Branco/nulo 6%
Não sabem/não responderam 10%
Observação: os demais candidatos a governador não pontuaram.
A pesquisa Vox Populi/Band/Diário de Natal também aferiu a intenção de voto dos potiguares para o Senado. Na pesquisa estimulada, quando são apresentados ao eleitor o nome dos candidatos a senador, o senador Garibaldi Filho (PMDB) lidera com 35% dos votos, o senador José Agripino (DEM) aparece em segundo lugar com 28% e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) figura em terceiro com 22%. O ex-vereador Hugo Manso (PT) ficou com 2% e o advogado Joanilson de Paula Rego (PSDC) ficou com 1%. Os demais postulantes ao cargo não pontuaram. Os que afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo somam 5%, mesmo percentual dos que afirmaram não saber ou preferiram não responder.Quando perguntados para qual candidato pretendem dar o segundo voto ao Senado, o senador José Agripino aparece com 29%, Garibaldi Filho teve 24%, Wilma de Faria tem 17%, Hugo Manso chegou a 5% e Joanilson de Paula Rego aparece como o segundo candidato preferencial de 2% dos eleitores. Os candidatos Dário Barbosa (PSTU) e Clóvis Costa (PTC) aparecemcom 1%. Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o segundo voto somam 3%. Já o quesito não sabem/não responderam alcançou 7%.Na soma da pesquisa estimulada dos dois votos para o Senado, Garibaldi Filho chega a 59% das intenções de voto, José Agripino ficou com a segunda colocação atingindo 57% e Wilma de Faria teve 39% dos votos. Hugo Manso tem 7% das intenções de voto e Joanilson de Paula Rego alcançou 3%. Dário Barbosa e Clóvis Costa tiveram apenas 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.
O quesito branco ou nulo somou 8% e o total de 12% dos eleitores questionados não sabem ou não responderam.A pesquisa analisou e cruzou ainda os dados para o Senado em Natal e na Região Metropolitana. José Agripino teve 25% dos votos em Natal e 33% das intenções da Região Metropolitana. Garibaldi Filho pontuou 19% na capital potiguar e 25% na Região Metropolitana. Já Wilma de Faria alcançou 22% dos votos de Natal e 24% na Região Metropolitana. Os eleitores de Natal que afirmaram votar em branco ou nulo somaram 5% e apenas 2% na Região Metropolitana. Os entrevistados que optaram pelo quesito não sabem ou não responderam somam 5% em Natal.
Se a eleição para senador do Rio Grande do Norte fosse hoje, em quem seria o seu primeiro voto?
Garibaldi Filho 35%
José Agripino 28%
Wilma de Faria 22%
Hugo Manso 2%
Joanilson de Paula Rego 1%
Branco/nulo 5%
Não sabem/não responderam 5%

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger