terça-feira, setembro 21, 2010

ROSALBA PODE VENCER NO PRIMEIRO TURNO

A senadora Rosalba Ciarline poderá vencer as eleições para o governo do Rio Grande do Norte ainda no primeiro turno, ela, ampliou a vantagem sobre todos os concorrentes, ela tem 13,4% de van­ta­gem sobre todos os outros can­di­da­tos com rela­ção aos votos váli­dos. É o que apon­ta a quin­ta roda­da de pes­qui­sas COR­REIO DA TARDE/Fiern/Start, rea­li­za­da entre os dias 11 e 13 deste mês, em 37 muni­cí­pios poti­gua­res. A mar­gem de erro é de 2,52% e a con­fia­bi­li­da­de é de 95%. A pes­qui­sa aponta Ro­sal­ba com 56,7% dos votos vá­li­dos, con­tra 34,1% de Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB) e 8% de Car­los Eduar­do Alves (PDT). Todos os de­mais can­di­da­tos jun­tos somam 1,2%. Para se afe­rir os votos vá­li­dos é ne­ces­sá­rio re­ti­rar do quan­ti­ta­ti­vo total os votos bran­cos, nulos e os in­de­ci­sos. O ins­ti­tu­to Start re­sol­veu não uti­li­zar a me­to­do­lo­gia de ou­tras em­pre­sas que dis­tri­buem quan­ti­ta­ti­va­men­te os votos dos in­de­ci­sos para todos os can­di­da­tos. Este re­sul­ta­do da quin­ta ro­da­da de pes­qui­sas Correio da Tarde/Fiern/Start é o me­lhor de Ro­sal­ba até aqui. O pri­mei­ro le­van­ta­men­to, que foi tambem publicado no Correio da Tarde em 26 de julho, até aqui, ela ainda não havia con­se­gui­do ul­tra­pas­sar a bar­rei­ra dos 56%, nú­me­ro ul­tra­pas­sa­do e ba­ti­do agora. Em julho, Ro­sal­ba tinha 54,27%, foi para 55,53% em agos­to e al­can­çou 53,67% em 6 de se­tem­bro. No dia 13 de se­tem­bro, o menor ín­di­ce, de 52,9% e agora o maior: 56,7%. Somado aos de­mais can­di­da­tos che­gou a in­co­mo­dar a can­di­da­ta, mas a su­bi­da de Ro­sal­ba agora dá a ela uma di­fe­ren­ça con­for­tá­vel que am­plia o seu fa­vo­ri­tis­mo para ven­cer no pri­mei­ro turno. Em 26 de julho, todos os de­mais can­di­da­tos so­ma­vam 45,73% dos votos vá­li­dos, em 23 de agos­to o per­cen­tual caiu para 44,47%. Em 6 de se­tem­bro, subiu para 46,33% e no úl­ti­mo dia 13 era de 47,1%. Agora, caiu para 43,3%. A pes­qui­sa CT/Fiern/Start visitou os se­guin­tes mu­ni­cí­pios, dis­tri­buí­dos pro­por­cio­nal­men­te nas qua­tro me­sor­re­giões do Rio Gran­de do Norte: Apodi, Areia Bran­ca, Açu, Ba­raú­na, Caicó, Can­gua­re­ta­ma, Ca­raú­bas, Car­nau­bais, Ceará Mirim, Cur­rais Novos, Ex­tre­moz, Goia­ni­nha, João Câ­ma­ra, Ju­cu­ru­tu, Lagoa Nova, Ma­caí­ba, Macau, Mar­ce­li­no Viei­ra, Monte Ale­gre, Mos­so­ró, Natal, Nísia Flo­res­ta, Nova Cruz, Pa­re­lhas, Par­na­mi­rim, Pau dos Fer­ros, Santa Cruz, San­ta­na do Matos, Santo An­tô­nio, São Gon­ça­lo do Ama­ran­te, São José de Mi­pi­bú, São Mi­guel, São Paulo do Po­ten­gi, Tan­ga­rá, Te­nen­te Ana­nias, Tou­ros e Uma­ri­zal.
Fonte: Pesquisa direta Start Pesquisa e Consultoria Técnica, setembro/2010. Obs.; Foram desconsiderados para efeito de cálculo percentual os valores das intenções de voto Nenhum/Branco/Nulo e NS/NR, com um total de 199.
Os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) caminham a passos largos para as suas reeleições. É o que aponta a quinta rodada de pesquisas CORREIO DA TARDE/Fiern/Start, publicada nesta edição. Garibaldi e Agripino seguem na frente da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), terceira colocada no levantamento feito entre os dias 11 e 13 deste mês.Na soma dos dois votos, o senador Garibaldi Filho é o que tem o melhor desempenho: 51,3%. Logo atrás dele, o senador José Agripino (DEM), com 50,3%. A ex-governadora Wilma de Faria, que havia reagido na pesquisa passada, desta feita não conseguiu manter o resultado e agora aparece com 37,4%. O eleitor vai votar em dois candidadato a senador. No primeiro voto, o quadro mostra-se muito acirrado e trás um empate técnico entre os três maiores candidatos. O mais votado na primeira opção é o senador José Agripino, com 28,8% das intenções. Em segundo lugar, aparece a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), com 26,5%, enquanto o senador Garibaldi Filho foi citado por 24,8% dos eleitores.A preocupação de Wilma, a exemplo das outras pesquisas, continua sendo o segundo voto. Neste quesito, Garibaldi Filho lidera com folgas: 26,5% dos eleitores disseram que darão o segundo voto do Senado para ele. Já 21,5% preferiram o senador José Agripino (DEM) e apenas 10,9% escolhem a ex-governadora. O desempenho de Wilma pode ser explicado pela falta de um companheiro de peso na disputa pelo voto do Senado. Sem ter alguém com quem "dividir" o segundo voto, Wilma ver a maioria dos eleitores buscarem seus adversários para a segunda opção ao Senado.Este quadro é fácil de ser visto a partir do cruzamento dos dados relativos ao primeiro e o segundo votos. De acordo com a pesquisa Start, dos 405 eleitores que disseram dar o primeiro voto a Wilma, 121 vão votar em Garibaldi como segunda opção e 109 em José Agripino. Apenas 50 optarão pelo candidato Hugo Manso (PT), o companheiro de chapa da ex-governadora.
Trocando em miúdos: o eleitor de Wilma é quem mais está contribuindo para a sua derrota, ao dar o segundo voto para os seus principais adversários.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger