sexta-feira, setembro 24, 2010

A SABATINA DE IBERÊ NA TRIBUNA DO NORTE

A participação do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato à reeleição, encerrou ontem a série de sabatinas da TRIBUNA DO NORTE com os principais concorrentes ao governo do Estado. Depois de Rosalba Ciarlini (DEM) e Carlos Eduardo Alves (PDT), desta vez foi o representante da coligação “Vitória do Povo” que falou das propostas e respondeu às perguntas de internautas, enviadas pelo twitter, e dos editores do jornal.
Iberê de Souza acusou a Assembleia Legislativa de “engessar” seu governo, criticou deputados de oposição e disse não se sentir responsável por alguns desempenhos negativos da gestão, quando era vice. Ele garantiu não ter “rixa” com a prefeita Micarla de Sousa e defendeu parcerias com a prefeitura da capital. O governador afirmou ainda que não faltam recursos para a saúde e declarou que está a apenas 1% de chegar ao segundo turno das eleições.
Executivo X Legislativo
Questionado pela apresentadora da Sabatina, jornalista Anna Ruth Dantas, se o Legislativo vem comprometendo o desempenho de sua gestão, Iberê foi claro: “Sem a menor dúvida, isso digo com absoluta tranquilidade. O que fizeram foi engessar o meu governo de toda forma. É porque nós reagimos, estamos lutando.” A falta de uma maior margem de remanejamento do orçamento teria provocado até mesmo a falta de recursos para o pagamento do Programa do Leite, só resolvida após a pressão dos produtores sobre os deputados estaduais. “Não podemos comprometer o bem estar da população, nem áreas como a saúde pública”, reclamou.
Chances
Editor de Política, Aldemar Freire questionou se o desempenho de Wilma de Faria, terceira colocada nas pesquisas para o Senado, vem impondo limites à candidatura do governador à reeleição, ou vice-versa. Iberê discordou das duas hipóteses e declarou: “Não contesto pesquisas, mas às vezes estranho as diferenças que aparecem.” Ele afirmou que tem convicção de que vai ao segundo turno e revelou que pesquisas internas o colocam a apenas um ponto percentual para alcançar a meta.
Vice
Em resposta a uma pergunta feita via twitter, por uma internauta, sobre o porquê de prometer melhorias que não foram obtidas nos últimos oito anos de governo, Iberê declarou: “Eu era vice-governador e vice é vice. Vice significa uma expectativa de poder, eu não era governador. Fui secretário de meio ambiente e recursos hídricos, o que pude fazer (nessa área) nós fizemos, porque era de minha competência. Não estou querendo me eximir, agora quero que fique bem claro que hoje sou governador e nesses cinco meses já tenho um resultado positivo.” Ele apontou avanços em áreas como segurança e educação e lembrou: “Minha intenção é fazer uma verdadeira revolução na área da educação, quero premiar a competência na educação e vou dar foco no ensino profissionalizante.”
infraestrutura
O editor de Economia da TN, Vinícius Albuquerque, perguntou ao governador sobre os incentivos à atração de empresas. “Estamos muito preocupados e decididos a melhorar os nossos incentivos”, garantiu o candidato, afirmando que enviará projeto ao Legislativo com uma nova tabela do Proadi. Um dos objetivos é interiorizar o desenvolvimento. “Vamos estabelecer notas para o local onde a empresa vai se instalar. (…) Através da nota, ela vai ter um incentivo maior, ou menor.” Ele lembrou que atualmente não adianta ter matéria-prima, é fundamental oferecer mão-de-obra qualificada. Já sobre infraestrutura, observou: “Não temos como competir com o Ceará na atualidade, mas isso não significa dizer que vamos jogar a toalha. Nós vamos lutar.”
Saúde
A editora de Natal, Yara Okubo, levantou questionamentos sobre a situação da saúde pública estadual e o representante da “Vitória do Povo” garantiu que já vem trabalhando para superar as dificuldades, admitindo que os hospitais estão desabastecidos. “Temos o dinheiro, mas não temos o orçamento, que foi totalmente desfigurado pela Assembleia Legislativa”, criticou. O governo pediu à AL para remanejar recursos destinados aos hospitais e ingressou na Justiça exigindo esse direito. “Alguns parlamentares estão dificultando a situação da saúde no estado.” Iberê reconheceu que a tabela do SUS precisa ser atualizada e avaliou que o maior problema do Walfredo Gurgel é a imensa demanda, provocada por omissão de parte das prefeituras com as ações básicas de saúde. “As prefeituras na grande maioria não estão cumprindo seu papel e a de Natal, então, essa não tem cumprido realmente.” O aluguel do antigo Itorn, para desafogar o WG, foi uma das soluções emergenciais apontadas pelo gestor, que lembrou ter investido 17% do orçamento no setor, acima dos 12% exigidos.
Além da Copa
Como será o incentivo ao esporte no Rio Grande do Norte, independente da Copa de 2014, foi a preocupação do editor de Esportes, Itamar Ciríaco. O governador afirmou que as ações vão muito além da construção da Arena das Dunas, incluindo obras de mobilidade e de infraestrutura urbana. “Os projetos já estão prontos e sendo licitados”, revelou. Na área esportiva, ele garante que a prioridade de seu governo independe do mundial e que serão feitas melhorias em estádios como o Juvenal Lamartine e no interior, para os campeonatos locais.
Micarla de Sousa
Iberê negou ter qualquer rixa com a prefeita do Natal, Micarla de Sousa. “Não tenho rixa com ninguém”, assegurou. O candidato garantiu que parcerias precisam ser feitas, independente de desavenças partidárias, e que jamais deixará de fazer um convênio com a capital pelo fato de a prefeita ser contra sua candidatura.
Teatro de Natal
O candidato à reeleição preferiu não garantir a construção do Teatro de Natal, que seria erguido em um terreno do DER em Lagoa Nova. “Não gosto de prometer para depois ser cobrado, o teatro é uma coisa que tem um valor expressivo”, lembrou. Ele irá analisar o projeto e prometeu reestruturar a Fundação José Augusto, ampliando os recursos e criando um fundo de cultura.
Índices negativos
“Não me sinto culpado, era de outra área completamente diferente (Recursos Hídricos), mas enxergo que é necessário que haja um trabalho mais efetivo na melhoria da nossa educação.”
Contas
Perguntado sobre como irá “equalizar” os gastos de campanha, pois até este mês arrecadou R$ 788 mil e registrou despesas de R$ 3,2 milhões, Iberê disse não estar preocupado, pois a equipe que vem cuidando das finanças tem trabalhado para equilibrar as contas e ele acredita que boa parte do aparente déficit pode se dar em razão de doações parceladas que ainda não entraram por completo na lista de receitas. “Todos empresários sabem da prioridade que dou ao desenvolvimento econômico, por isso se dispõem a ajudar.”
Escândalos
O representante da “Vitória do Povo” disse não acreditar que escândalos como o do Foliaduto, Operação Hígia, ou Ouro Negro atrapalhem sua campanha. “Pelo que saiba nunca fui nem citado nesses problemas que ocorreram”, lembrou.
Deputados reagem e destacam falta de planejamento
As críticas feitas pelo governador Iberê Ferreira (PSB) à Assembleia Legislativa repercutiu entre os deputados. Na sabatina da TRIBUNA DO NORTE, ocorrida ontem, o candidato à reeleição acusou o Legislativo de tentar engessar a sua administração. Ele lembrou, inclusive, que entrou com uma ação judicial para tentar liberar uma nova verba de crédito suplementar. Incisivo nas críticas, Iberê acusou a Assembleia de “promover uma deformação no orçamento devido ao ano eleitoral”.
O candidato à reeleição também creditou a Assembleia parte da responsabilidade pela problemática da saúde no Hospital Walfredo Gurgel. Ele disse que esse problema não era culpa exclusiva do Legislativo, mas esse também tem responsabilidade, já que ainda não aprovou o novo pedido de crédito suplementar.
O deputado estadual Getúlio Rego, líder do DEM na Assembleia, disse que o engessamento da qual o governador se queixa vem da própria administração. “O engessamento do Governo é incompetência do planejamento governamental. A Assembleia colabora nos momentos de emergência do Governo. O que falta é clareza e se abrir para a realidade da população”, frisou o deputado do DEM.
Ele destacou ainda que a frustração “é do povo pelo Governo não cumprir as promessas assumidas em 2006″. “Quem está engessado é o povo, aprisionado nas residências, com medo de ir as ruas a noite por causa da insegurança”, disse Getúlio Rego. Ele acrescentou ainda que o Governo culpar a Assembleia é “fugir da responsabilidade pelas falências”.
Já o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) observou que a Assembleia Legislativa vive uma disputa política eleitoral. “O orçamento (a discussão sobre a verba de remanejamento) foi um exemplo dessa questão eleitoral. O que há são dificuldades recorrentes, própria da disputa eleitoral”, comentou o parlamentar do PT.
Na sabatina da TRIBUNA DO NORTE, o governador Iberê Ferreira criticou a Assembleia Legislativa por estar sendo motivada eleitoralmente, mas fez a ponderação de que “é apenas um grupo de deputados”.
Educadores divergem sobre propostas
Para falar sobre a proposta do governador Iberê Ferreira de Souza de criar um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estadual e também de premiar os professores que trabalharem em escolas que obtiverem índices satisfatórios com um 14º ou até mesmo 15º salário mínimo, a TRIBUNA DO NORTE ouviu a opinião de duas personalidades que atuam na área. Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Fátima Cardoso, tais propostas não representam os interesses da categoria. “O que temos afirmado é que precisamos receber salários dignos. Piso salarial na íntegra para jornada de 30 horas. Esses recursos devem ser voltados para esses interesses que convergem com os interesses da categoria e não é o caso”, afirmou Fátima, que chamou de desprezível “o tipo de meritocracia apontada pelo governador”. “Isso é um engodo e nós não temos motivos para alimentar esse tipo de coisa, pelo contrário, nós queremos ter condições de trabalho diferentes das que estão postas”, completou.
A diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Eleika Bezerra, afirmou que ambos os pontos destacados no programa de governo de Iberê Ferreira foram assinalados entre as 7 propostas para a educação que o IDE encaminhou para todos os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. Para ela, embora o profissional tenha a obrigação de, naturalmente, manter-se ético e competente no exercício de sua função, um a soma de “estímulo”, como o que propõe fazer o governador, não deixa de ser salutar.
Eleika externou também como ponto importante na carta enviada pelo IDE aos candidatos a questão da criação de um sistema de avaliação permanente e criterioso e lógico que redunde em um aproveitamento cada vez melhor do aluno. “Os pontos que encaminhamos para os candidatos certamente podem alterar a situação da educação básica que não está bem”, reforçou a diretora do IDE.
Detalhes minimalistas
Bom humor e tranquilidade. Foram esses os principais acessórios com os quais Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato a reeleição, chegou à sabatina da TN. Quatro décadas de atividades políticas garantem, para qualquer um, pelo menos uma coisa: “não há nada de novo sob o sol” (nem nas disputas eleitorais, apesar da participação do eleitor via twitter). Atencioso, anotou nomes e numeros relativos às perguntas dos editores e internautas. Gracejador, desviou-se de assuntos incômodos e compensou lapsos, como ao inverter a promessa de trocar “impostos por empregos” ou pronunciar termos tais quais “ressocialização” (dos detentos) e “politraumatizados” (a especialidade do HWG).
Transitando com naturalidade entre os discursos de campanha e de governo, Iberê mostrou-se à vontade dentro de uma camisa púrpura e riscas brancas. Não é a cor dos peessebistas, mas é a preferida por nobres, bispos e cardeais. E condizente com o relógio… Um Bulgari Aluminium (R$ 4.500,00).
Série de entrevistas mobiliza 20 profissionais
Durante os três dias de realização das sabatinas com os principais candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, o site da TRIBUNAL DO NORTE na Internet registrou a média de 24 mil visitas no intervalo das 14h às 15h (horário das entrevistas).A série de sabatinas começou na terça-feira (22), com a senadora Rosalba Ciarlini, candidata pelo DEM. Na quarta-feira (23), foi a vez do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, candidato pelo PDT. O encerramento, ontem, foi com o governador Iberê Ferreira de Sousa, candidato a reeleição pelo PSB. Todos tiveram o mesmo tempo de entrevista, respondendo perguntas dos editores do jornal e de internautas via twitter. Para a realização do projeto, com transmissão das sabatinas em tempo real, a TRIBUNA DO NORTE montou um cenário próprio nos estúdios da Radio Globo/Natal e mobilizou uma equipe de 20 profissionais, entre pessoal de apoio, técnicos
em informática e jornalistas.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger