terça-feira, junho 24, 2014

Com Neymar decisivo, Brasil bate Camarões e reencontra Chile

Com dois de Neymar e o fim do jejum de Fred, o Brasilconfirmou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo nesta segunda-feira. No Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a Seleção Brasileira chegou a sofrer contra o já eliminado Camarões, mas contou com grande desempenho de seu camisa 10 para fazer 4 a 1 e confirmar a liderança do Grupo A e o reencontro com o antigo rival Chile.
Os chilenos serão os adversários porque, no Grupo B, perderam por 2 a 0 para a Holanda mais cedo, na Arena Corinthians, e ficaram com a segunda posição. Trata-se de um antigo rival e um bom freguês. Em Copas recentes, por exemplo, perdeu para o Brasil também nas oitavas da Copa de 2010, na África do Sul, e de 1998, na França. Em 1962, os chilenos foram adversários na semifinal e foram derrotados.
O confronto será realizado no sábado, às 13h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. A outra oitavas de final já decidida será disputada entre a líder do Grupo B, Holanda, e o México, que fez 3 a 1 na Croácia, na Arena Pernambuco, e ficou com a segunda vaga do Grupo A. O jogo será disputado no domingo, às 13h, no Castelão, em Fortaleza (CE).
1 / 42

A Seleção Brasileira começou o jogo em Brasília atendendo às cobranças de Felipão durante a semana: apertou a marcação e pressionou Camarões sempre que estava sem a bola. Os laterais Daniel Alves e Marcelo se mantiveram na frente, e na primeira etapa inteira a equipe apostou na ligação direta com o ataque. Atrás, no entanto, foi constantemente ameaçada pelos camaroneses, que jogavam sem obrigação por já estarem eliminados.
O Brasil quase abriu o placar aos 3min, quando Daniel Alves recebeu passe pela direita e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Paulinho apareceu livre para tocar para o gol, mas acabou travado no último momento. Aos 16min, a pressão funcionou: Luiz Gustavo roubou bola pela esquerda, carregou no ataque e cruzou rasteiro para Neymar pegar de primeira e mandar a bola no canto direito, marcando o primeiro gol brasileiro.
O gol fez os camaroneses saírem mais ao ataque, e aí começaram as dificuldades. A marcação deu espaço e, com passes curtos, o time africano ameaçou. Aos 25min, Moukandjo cobrou escanteio, e Matip mandou a bola no travessão cabecear. Após sequência de escanteios, aconteceu o empate. Aos 26min, Nyom passou por Daniel Alves na esquerda e cruzou para Matip, na cara do gol, mandar a bola para dentro.
As dificuldades brasileiras só acabaram aliviadas em duas válvulas de escape muito usadas no primeiro tempo: a bola longa e Neymar. Aos 34min, o jogador recebeu longo passe de Marcelo pela esquerda, avançou levando a marcação, cortou para o meio e bateu no contrapé do goleiro para retomar a frente no marcador. A equipe ainda quase fez o terceiro aos 45min, em grande troca de passes que terminou Hulk travado dentro da área.
Fred desencanta 
Para o segundo tempo, Luiz Felipe Scolari trocou: tirou Paulinho, apagado pela terceira partida, deu lugar a Fernandinho. O time voltou pressionando Camarões, e logo criou boas chances com Hulk, que mais uma vez foi travado dentro da área aos 2min, e em cobrança de falta de Neymar, aos 4min. No lance seguinte, David Luiz recebeu passe de Fernandinho na ponta esquerda e cruzou para Fred, de cabeça, completar para as redes e marcar seu primeiro gol na Copa do Mundo.
Hulk irritou o torcedor ao receber bom passe no ataque, aos 13min, e não enxergar Neymar livre correndo paralelamente. A jogada terminou com finalização bloqueada já dentro da área. Aos 18min, Felipão tirou o atacante para reforçar o meio-campo com Ramires. A partida passou a ter ritmo mais lento, e a Seleção Brasileira segurou mais a bola, contando com distribuição de chapéus e dribles de Neymar.
Pendurado com cartão amarelo e alvo das faltas dos camaroneses, o camisa 10 brasileiro deixou o gramado aos 25min para dar lugar a Willian – a alteração original seria a saída de Oscar, mas Felipão mudou de ideia ao ver Neymar ser acertado por trás em arrancada, em jogada que o árbitro sequer deu falta. O Brasil manteve o ritmo de jogo, deixando para atacar mais em contra-ataques, e os Camarões aos poucos passou a abusar da truculência.
O último gol brasileiro serviu para confirmar a liderança, já que, simultaneamente, o México abria vantagem contra a Croácia e ameaçava ficar com a liderança pelo saldo de gols. Aos 38min, Fernandinho aproveitou sobra na entrada da área, pela esquerda, para tabelar com Fred e chutar cruzado, transformando a vitória em goleada, para festa do torcedor que lotou o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger