sexta-feira, maio 15, 2009

Artigo de Areia Branca e noticias

AS ORIGENS DE AREIA BRANCA


Segundo alguns historiadores, a primeira penetração no território que formava o município de Areia Branca, ocorreu entre os anos de 1604 e 1630. Entretanto, outros afirmaram que a região era conhecida desde o começo do século XVII, acrescentam ainda que, em 1630, Adriano Werdouche já se referia a um território rico em extensas salinas. Os anos se passando e Areia Branca continuava desabitada. Foi então que o holandês Gedeon Morris Jonge que era comandante da guarnição holandesa do Ceará referia-se ás salinas do rio Iwipanim, que banhava Areia Branca ou Areias Brancas, como consta em vários documentos existentes, continuava até o ano de 1863 desabitada e coberta de matas e mangues. No ano de 1867 durante a guerra do Paraguai, nossas terras serviram de abrigo dos fugitivos do recrutamento que se processava nas províncias do Império, grande parte oriundos do Ceará. A fuga proporcionou os primeiros habitantes mesmo que flutuantes. Os pescadores construíram ranchos, comandados por Francisco Gomes da Silva e seus filhos, não existe oficialmente nenhum registro destes fatos. Em 1869, dois anos depois, surgiram as primeiras edificações. Os primeiros a habitar nossas terras, João Francisco de Borja, “Joca Soares” e João Menino. Joca Soares o fundador da cidade, pois ali se estabeleceu, era um mossoroense ilustre e muito conhecido na cidade aonde nasceu. Era conhecido em Mossoró pelo apelido de “Joca Soares” e comumente passou a ser chamado em Areia Branca. Joca Soares intensificou o povoamento do território em 1870, estabelecendo uma casa de gêneros alimentícios, tecidos e outros produtos que eram consumidos pelas famílias que habitavam o município, seus convidados e outras famílias que vieram de livre e espontânea vontade na esperança da terra nova. Joca Soares, senhor das terras, tratou logo juntamente com seu cunhado Joaquim Nogueira da Costa, homem de larga visão implantou a primeira salina de Areia Branca, localizada na Serra Vermelha.
(O próximo artigo será a continuação)


Aristides Siqueira Neto
Escritor, historiador e cientista político




NOTICIAS

Socorooooooooooooo

Que absurdo, como é que um diretor do principal hospital do estado tem o atrevimento de ligar para o médico e deputado Paulo Dawim. Esse dr.Guzzo tem que pedir demissão e a governadora Vilma deve aceitar. Agora, governadora, se a senhora está pensando em voltar a disputar algum mandato cuide urgente da Saúde, pois cada pessoa que entra naquele hospital a senhora perde os votos da familia. Tem gente morrendo nos corredores do Walfredo Gurgel. Tenha cuidado dona Vilma, se não o cachimbo cai. É mole ou quer mais?


FOI PARA BRASILIA

O gente boa vice governador Iberê Ferreira de Souza foi a Brasilia tentar arrancar os 7 milhões que Lula mandou o seu ministro bahiano prometer. Na cheia de 2008 Lula prometeu 90 milhões e mandou 9 milhões, este ano precisamos de 120 milhões eles prometeram inicialmente 7 milhões. Esse Lula tá brincando com o povo afetados pela cheia.


REGINA

A vereadora sargento Regina é contra a filiação de Carlos Eduardo no PDT. Alvaro Dias, presidente do partido de Brizola, nega e diz que tudo já esta ok. Vamos ver o que acontece.

SEGURANÇA PÚBLICA
Socorrooooooooooooooo

A segurança pública no Rio Grande do Norte está um caos e na UTI. Natal é uma cidade que não tem policiamento nas ruas, as familias estão entregues a propria sorte. Não podemos e nem devemos andar armados, na minha casa já foram assaltados minha filha o marido e os dois filhos em plena boca da noite. Como é que pode? Dois bandidos os renderam com armas em punho entraram com eles na casa dos amigos e fizeram um verdadeiro rapa e ainda por cima levaram o carro e ficamos sabendo que fizeram varios assaltos utilizando o automóvel. Quer mais? dia 13 de maio na praia de Barra de Tabatinga, assaltaram mais de 10 casas, levaram tudo, geladeiras, fogões, tv, e muitas outras coisas, equipamnentos de etc.. Sabe onde estavam os PMS? Não estavam na delegacia da praia, esta estava fechada e os guardas vieram dormir nas suas casas em Natal. Governadora cada casa assaltada são votos que a senhora perde das familias. É mole ou quer mais?

FERNANDINHO GOIS

Esse cara é gente boa até demais, pois ele está aniversariando hoje dia 16 de maio, quero lhe desejar muita saúde e paz, que tenha sempre sucesso. Um grande beijo de todos da familia. Goastaria muito de estar ai em Brasilia pra gente comemorar naquele estilo com violão e tudo mais. Um beijo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger