segunda-feira, maio 25, 2009

RECRUTAS DA GUERRA DO PARAGUAI

As pesquisas feitas para melhor informar,na Guerra do Paraguai, nossa Areia Branca serviu de abrigo para refugiados que fugiram do recrutamento processados nas provincias do Império, a grande maioria oriundos do Ceará.
A fuga da guerra fez surgir os primeiros habitantes. Pescadores, passaram em 1867 a construir rachos e explorar a caça e a pesca para sobrevivência.
Francisco Gomes da Silva era o cabeça da familia que, com seus filhos, passaram a desbravar nossa terra. Primeiramente construiram seus rancho na praia de Upanema. Oficialmente não temos nenhum registro.

JOÃO FRANCISCO DE BORJA - JOCA SOARES

Surgiram então as primeiras casas em 1869. A chegada de Joca Soares e João Menino. Joca Soares que natural de Mossoró. Existe registro que na sua terra era conhecido como Joca Soares e, comumente, passou a ser chamado pelo apelido e não pelo seu nome verdadeiro.
Joca Soares intensificou o povoamento do território em 1870, estabelecendo uma casa de gêneros alimenticios, tecidos e outras nescesidades do povoado. Passou a ser conhecido como o senhor das terras, o descobridor o desbravador. Joaquim Nogueira da Costa era cunhado de Joca Soares e juntos deram início a construção da primeira salina de Areia Branca, localizada na Serra Vermelha.
As origens da familia tem inicio em 1771, quando do casamento da sua filha Maria Praxedes Soares do Couto que se casou com Manoel Lúcio de Góis, passando assinar Maria Praxedes de Gois. Da união nasceram: Antonio Lucio de Gois, que se casou com Francisca Brasil, e desta união nasceram 23 filhos, dentre eles meu pai José Lucio de Gois. Em artigos futuros descreverei parte da árvore genealogica da minha familia.
Acho importante o registro, por se tratar da história real de Areia Branca. A permanência de Joca Soares em Areia Branca, teve um significado muito grande para nosso progresso. Evitou que invasores, bandidos, assaltantes, piratas e refugiados de guerra, tivessem sido os primeiros habitantes, isto ensejaria que fossemos uma familia de descendência duvidosa.
Aristides Siqueira Neto
Historiador, escritor e cientista político.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger