quinta-feira, junho 16, 2011

Prefeito vai a Brasília em busca de solução para vala que acumula lixo e sujeira

Uma excelente matéria feita no Jornal de Laire Rosado; O Mossoroensse. Uma vala que constitui um verdadeiro esgoto a céu aberto e que há anos passa por diversos bairros do perímetro urbano da cidade, causando incômodo e transtornos aos moradores da área, volta a ser foco de discussão.Desta feita na esfera do governo federal, onde o assunto foi tratado nessa quarta-feira, 15, pelo prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), que se encontra em Brasília (DF) desde o último dia 14.Nessa viagem à capital federal, o prefeito "Souza" reforçou o pleito já formulado em oportunidades anteriores no âmbito do Ministério das Cidades, visando a captação de recursos para executar um projeto de saneamento da vala.Segundo o gestor, o problema da vala não é de fácil solução como imagina muita gente. O maior entrave para a realização de uma obra no local é a questão ambiental, já que devido às condições de precariedade em que a área se encontra, em razão do acúmulo de lixo e restos de objetos ali jogados pelas pessoas que residem nas proximidades, será necessário a realização de um estudo técnico, para posteriormente ser elaborado um projeto de saneamento e urbanização da área.O primeiro passo, em Brasília, será o prefeito contatar técnicos do Ministério das Cidades para discutir todas as viabilidades de um projeto capaz de resolver o problema, sem causar nenhum impacto às famílias que convivem com o incômodo. "Souza" também vai ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pleitear a duplicação da entrada da cidade. Também denominada de "levada", a vala em questão passa pelos bairros Parabólica, Aparecida, Baixa da Maré, Mestre Carlos Nascimento, Moranguinho, Metrô, Cohab, Navegantes, Salinópolis, IPE e Algarobas.Em todo esse percurso, de um lado margeia residências e do outro um conjunto de baldes de salinas que pertencem à empresa Norte Salineira (Norsal).A situação na área só não está pior, devido às ações contínuas que a Prefeitura de Areia Branca realiza, muitas vezes em parceria com a Norsal.Grupos de voluntários também contribuem para a retirada da sujeira da vala. Mas a velocidade com que o lixo acumula no local é maior que as ações implementadas para manter a vala "apresentável". Um dos agravantes é a falta de conscientização dos moradores, pois muitos continuam jogando lixo, objetos inservíveis, fezes e até animais mortos. No geral, a vala é um imenso esgoto a céu aberto.
COMENTÁRIO
Como filho de Areia Branca, me preocupo com tudo que prejudica meus irmãos conterrâneos. Nada tenho contra a pessoa do prefeito Souza, acho que a administração dele está melhor do que a de Bruno. Estive em Areia Branca ontem, fui procurar o prefeito para falar exatamente do lixo que mata crianças e idosos e ameaça a vida dos jovens. A saída, meu amigo Souza é fazer urgente o aterro sanitário da cidade. Eu, modestia parte tenho a solução e sou do ramo. Faço o projeto e coloco os recursos na conta da prefeitura e daremos solução ao problemão do lixão.  Fui á prefeitura e lá me disseram que tinha ido a Brasila em busca de solução. Vou retornar na proxima semana e faremos uma reunião para solucionar de vez com este problema. Faço isso meu caro Souza, com o maior prazer, assim como agí quando levamos o Campus avançado da UERN para Areia Branca no governo de Fernando Freire de quem fui Secretário de Estado e chefe do gabinete. Pode me aguardar prefeito que estarei retornando a Areia Branca na próxima semana.



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger