quarta-feira, outubro 10, 2012

Povo de Mossoró diz: É Cláudia prefeita!

Pedro Carlos

Cedida
Cláudia Regina acompanhou o resultado com a família, em casa: vitória assegurada

O dia 7 de outubro de 2012 vai ficar marcado na história política de Mossoró como a maior virada até então. Desde 1988 e 1992 não tínhamos uma eleição tão acirrada e quem começou a campanha na frente não perdia uma eleição. A vereadora Cláudia Regina Freire de Azevedo (DEM) repetiu o feito dos dois anos e superou a sua adversária no momento mais importante: na abertura das urnas.



Claúdia Regina venceu a disputa com 50,9% dos votos (68.604), contra 46,97% (63.309) da candidata Larissa Rosado (PSB). O professor Josué Moreira, do PSDC, obteve 1,43% (1.932 votos). Cinquentinha, do PSOL, obteve 0,7% dos votos (948). O professor Edinaldo Calixto não teve os votos divulgados porque está com o registro subjúdice. 21.112 eleitores não foram às urnas ou justificaram. 2.323 votaram em branco e 6.737 anularam o voto para prefeito.



A vitória de Cláudia Regina foi construída nos últimos momentos, depois de passar toda a campanha com os institutos de pesquisa apontando que ela iria perder a disputa. Em conversa com o CORREIO DA TARDE, antes da votação, ela disse claramente que a campanha deste ano estava com "cara de 1988". Foi nesta disputa que Rosalba Ciarlini, fazendo uma campanha pobre de pé no chão, venceu o "poderoso" Laíre Rosado, que tinha trio elétrico e banda da Bahia para atrair o povão. Laíre liderou todas as pesquisas, inclusive a publicada dias antes pelo seu jornal. E assim como aconteceu naquele momento, a história se repetiu agora: campanha que estava ganha mostrou resultado totalmente diferente nas urnas.



Vitória



A vitória de Cláudia Regina se desenhou nas primeiras urnas totalizadas. No Colégio Diocesano, das dez primeiras publicadas por rádios, TVs e blogs, Cláudia venceu em nove e todas com diferença maiúscula. O mesmo aconteceu com as urnas da Escola Estadual 30 de Setembro. Duas urnas para a candidata Larissa Rosado e todas as outras dez para Cláudia Regina.



Na Ufersa, o resultado pró-Cláudia também foi esmagador. Só perdeu em duas urnas e por pequena diferença de votos.
A população que acompanhava a totalização rapidamente entendeu que estava expresso ali um desejo de continuidade do projeto político iniciado por Rosalba Ciarlini (DEM) em 1997, seguindo até 2004, continuado de 2005 até hoje pela prefeita Fafá Rosado.



Em nenhuma das parciais Larissa tomou a diante, permanecendo apenas no segundo lugar e vendo a diferença aumentar cada vez mais dela para a sua adversária.



No dia



Na noite anterior ao pleito, a coligação Força do Povo recebeu pesquisa interna mostrando empate numérico com 43% a 43% e cerca de 7% de indecisos. A cidade, no dia seguinte, amanheceu laranja, com o eleitorado de Cláudia Regina mostrando ser mais aguerrida e confiar mais na vitória. O verde praticamente se perdeu nas proximidades dos locais de votação.



Essa diferença era sentida em cada lugar por onde a reportagem do CORREIO DA TARDE andou. Era o prenúncio de que a abertura das urnas seria positiva para a candidata situacionista no final. E assim o foi no resultado final, divulgado por volta das 20h pelo Tribunal Regional Eleitoral.



Mais de 50 mil vão à Presidente Dutra comemorar vitória histórica


Após confirmado o resultado, mais de 50 mil pessoas foram à Avenida Presidente Dutra ver a descida do Alto de São Manoel com a presença da prefeita eleita, da governadora Rosalba Ciarlini, da prefeita Fafá Rosado e do deputado estadual Dr. Leonardo Nogueira. A vitória nas urnas consagrou o grupo que venceu a quinta eleição seguida.



O eleitor de Cláudia Regina fez uma festa ordeira e com muita criatividade. Teve até um rolo-compressor descendo a avenida, numa alusão à figura de linguagem utilizada por muitos analistas políticos de que quando Rosalba e Fafá entrassem na campanha seria um rolo-compressor sobre os adversários. E assim foi.



A festa também teve muita animação por parte da militância dos vereadores eleitos. As coligações governistas elegeram 12 situacionistas (veja matéria na página 4) contra 9 oposicionistas.



As comemorações se arrastaram até as primeiras horas de hoje e foram marcadas pelos discursos emocionados de Cláudia, Rosalba e Fafá, lembrando que a vontade soberana do povo mais uma vez fez a diferença. Elas destacaram, principalmente, o trabalho da militância, de cada um que trabalhou pela multiplicação do voto e que sempre acreditou que o melhor para Mossoró era continuar o projeto administrativo que ora se desenhava.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger