quarta-feira, agosto 14, 2013

Dilma autoriza estudo sobre fim do fator previdenciário

A presidenta Dilma Rousseff autorizou o aprofundamento de estudos que viabilizem a extinção do fator previdenciário. Uma proposta já foi desenhada e está sendo debatida no âmbito do GovernoFederal. A informação foi transmitida pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em reunião com as centrais sindicais, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. 

Nicolas Gomes
Garibaldi Filho reúne ministros e sindicalistas para discutir mudanças na PrevidênicaGaribaldi Filho reúne ministros e sindicalistas para discutir mudanças na Previdênica

“A proposta está madura, bem adiantada e um acordo está próximo. Não temos ainda como bater o martelo porque essa não é uma discussão tranquila nem dentro do próprio governo. A presidenta Dilma dará a palavra final”, afirmou o ministro Gilberto Carvalho.

segundo ponto discutido na reunião, realizada no edifício-sede do Ministério da Previdência Social, foi a criação de uma estrutura de governo com a missão de centralizar as políticas públicas direcionadas aos idosos. Na reunião anterior (realizada no início de julho) foi sugerida a possibilidade de estruturar a Coordenação Geral dos Direitos do Idoso, ligada à Secretaria de Direitos Humanos, para receber a tarefa. A ministra Maria do Rosário não se opôs à ideia, mas os representantes das centrais preferiram pleitear a criação de uma estrutura independente. 

Ficou acertado que as centrais se reunirão e definirão uma proposta conjunta para a criação dessa nova estrutura. Ela será apresentada na próxima reunião com o governo, convocada pelo ministro da Previdência Social para o dia 12 de setembro, às 15 horas. “Nesse próximo encontro também deveremos discutir a criação de um índice nacional de preços para os idosos e alterações no Conselho de Seguridade Social”, antecipou Garibaldi Alves Filho. 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger