segunda-feira, julho 25, 2011

NOTÍCIAS DOS JORNAIS BRASILEIROS

O MOSSOROENSE
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) rebateu as críticas da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) em entrevista à Rádio Caicó, afirmando que ela está sendo alvo de ataques por estar mostrando a realidade do Rio Grande do Norte. "A oposição está incomodada porque nós estamos mostrando, com sinceridade e fidelidade, o quadro real do Estado. Ninguém pode jogar pra debaixo do tapete, todas as dificuldades e erros que aconteceram no governo passado. Nós governamos com o dinheiro do povo e temos que prestar contas", argumentou.Em seguida, ela enumerou os problemas que encontrou ao assumir a administração estadual. "Encontrei um Estado com uma desorganização administrativa imensa, com um desequilíbrio financeiro, com mais de 800 milhões de reais em dívidas. Imagina você ser surpreendida com uma manchete de jornal dizendo que os carros que estavam alocados na polícia vão ser levados porque há um débito de mais de um ano, que o governo não estava honrando. Recentemente tivemos um problema muito sério na saúde. O oxigênio que atende a todos os hospitais estaduais fazia um ano que não era pago. A empresa queria parar as atividades e tivemos que negociar o passado e pagar em dia este ano. Com os professores que trabalharam todo o ano de 2010, como professores substitutos e não tinham recebido um único mês, e eu quitei com eles e estou pagando em dia. O teto de férias de todos os funcionários no ano passado não tinha recebido e começaram a receber. Encontrei 8 milhões de débitos no Programa do Leite, então começamos a pagar este ano e fizemos uma negociação do débito passado. Eu não posso esconder isso do povo, se incomoda a população não posso esconder", frisou.Ela disse ainda que em agosto as obras inacabadas do governo anterior serão retomadas. "Temos o lançamento de sete centros de profissionalização de escola de 2º grau, temos que corrigir algumas estruturas que estão necessitando urgentemente de uma ação, como é o caso do Centro Cultural Adjuto Dias. Estamos recuperando toda a malha viária, inclusive o contorno de Caicó, vamos lançar o mão-amiga, com escritório em Caicó para atender todo o Seridó. O Samu, que vai chegar também neste segundo semestre no Seridó. Já estamos estruturando e começamos pelo Vale do Açu e vamos levar ao Alto Oeste. O do Seridó vai ser o último porque vai ter uma central própria", declarou.
----------
GLOBO.COM
Um homem de 32 anos tentou invadir o Palácio do Planalto nesta sexta-feira (22) ao subir a rampa principal do prédio com uma moto. Segundo a assessoria do Planalto, Jandilson Pereira Galdênio jogou a moto e capacete dentro do espelho d'água do Palácio do Planalto ao chegar no meio da rampa. Em seguida, foi recolhido pelos seguranças do Planalto.Segundo a assessoria, o homem, natural de Campina Grande, estava "visivelmente alterado".Durante depoimento aos seguranças do Planalto, ele alegou estar desempregado, ser ex-presidiário e regresso do complexo penitenciário da Papuda, em Brasília. Galdênio afirmou, ainda, ser morador do Paranoá.Dois bombeiros, com a ajuda dos seguranças do Planalto, retiraram a moto de dentro do espelho d'água e levaram para a garagem do prédio. O homem foi transferido para a Polícia Federal.
---------
BRASÍLIA - Um dia antes de conceder entrevista para repórteres, a presidente Dilma Rousseff recebeu com exclusividade o colunista Jorge Bastos Moreno para um jantar, no Palácio do Planalto. Estiveram presentes além de Dilma, as ministras da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Questionada até onde vai a 'faxina' no Ministério dos Transportes, Dilma foi enfática:
- A 'faxina' não tem essa coisa de limite. O limite é mudar o Ministério dos Transportes. É transformar o Ministério dos Transportes naquilo que é o seu próprio papel: a base da infraestrutura do país. Mas também é bom que todos saibam que não estamos agindo politicamente contra um partido. A ação é sobre pessoas que agiram de forma errada, e nem todas essas pessoas são de um mesmo partido. Isso precisa ser esclarecido.
-----------
DIARIO DE NATAL
Um avião Bairon prefixo PT-JEP com três ocupantes, sendo dois irmãos de um médico potiguar, caiu na última sexta numa fazenda em Eldorado dos Carajás, no Pará, região Norte do país. A aeranove caiu após uma decolagem mal sucedida. Apesar do susto, todos os ocupantes foram resgatados com vida. Na aeronave estavam os irmãos do médico seridoense Sant´Clair Torres. JOão Cléber, de 50 anos, e Francisco Torres, de 45 anos, são fazendeiros na região de São Félix do Xingu e visitavam a região onde o avião caiu a negócios. A aeronave tinha como destino o município de São Felix do Xingu, tendo no comando o piloto Dário Ferreira, 72 anos, da reserva da aeronáutica, e com grande experiência de voo. Na operação de salvamento inicial, aviões locais voaram da Fazenda Serra Grande, em Parauapebas, até a Fazenda Primavera, em Curionópolis, onde as vítimas foram resgatadas e trazidas para Parauapebas. Os feridos sofreram queimaduras nas mãos, tórax e faces e foram encaminhados ao Hospital das Clinicas, onde receberam os primeiros socorros. Em seguida, foram removidos para Goiânia, onde serão reavaliados.A autoridade aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os motivos da queda.
----------------
JORNAL DE FATO
Rosados contra quem...?
Nas eleições municipais de 2004, numa linha alternativa, o ex-deputado Francisco José se apresentou como o “novo” para a Prefeitura de Mossoró. E levou às ruas o discurso do “dê férias aos Rosados”, apostando na ideia de que o eleitor estaria cansado da tradicional família da política mossoroense. O slogan, que certamente foi criado sem qualquer sustentação confiável, acabou passando a ideia de agressão. Os Rosados terminaram a campanha em primeiro e segundo lugar, com as primas prefeita Fafá Rosado (DEM) e deputada Larissa Rosado (PSB), enquanto Francisco José só não ficou na lanterninha devido ao punhadinho de votos que recebeu o candidato do PT, jornalista e poeta Crispiniano Neto. Por ironia, ou não, o ex-deputado acabou ficando com as “férias” dos Rosados ou antecipando a aposentadoria, não conseguindo se eleger a mais nada. O relato se faz necessário diante do sentimento – menor – de que na política de Mossoró não existe espaço para outros sobrenomes fora da família Rosado. Não é verdade. O espaço existe, falta quem realmente tenha capacidade para ocupá-lo. Em meados dos anos 80, surgiu um grupo forte na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na época FURRN, capaz de quebrar a hegemonia dos Rosados. Mas, não teve vida longa porque seus personagens tinham interesses individuais, que não eram compatíveis com a ansiedade dos mossoroenses, e acabaram aderindo aos Rosados. Mais recentemente, em 2004, surgiu o Fórum Avança Mossoró, com uma proposta para repensar a cidade, envolvendo mais de uma dezena de siglas políticas. Chegou até a disputar a Prefeitura, com Francisco José, mas se desfez diante de questões pessoais. É possível citar muitos outros exemplos, lampejos de momentos, sem consistência ou sem projeto sério para Mossoró. Isso explica um pouco da hegemonia dos Rosados, que pela falta de adversários reais, competentes e comprometidos com a sociedade, vão continuar com a aprovação popular.
------------
CORREIO BRAZILIENSE
O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu transformar em cargos efetivos os postos de oito funcionários comissionados do órgão que não se submeteram a concurso e abriu precedente para uma modalidade tardia no serviço público, conhecida popularmente como “trem da alegria”. Com a medida administrativa, os servidores serão integrados ao quadro da União e terão benefícios iguais aos dos concursados, inclusive a aposentadoria calculada pela remuneração de um técnico judiciário, que pode chegar a R$ 9,4 mil. Como trabalharam sob o regime de previdência geral, os funcionários beneficiados com a efetivação dos cargos contribuíram com valor inferior à aposentadoria que alcançarão.Em questão administrativa publicada no boletim interno de 1º de julho, documento obtido pelo Correio, o ministro do STM William de Oliveira Barros registra que o tribunal deferiu “por maioria” o pedido para transformar as funções comissionadas em cargos efetivos. A decisão cita o artigo 243 da Lei nº 8.112 de 1990 para sustentar a mudança do status dos funcionários. O advogado trabalhista André Viz, especialista em serviço público, explica que o artigo 243 rege a transformação de “empregos públicos em cargos públicos” — para adequar a situação dos contratados antes da promulgação da Constituição de 1988 que criou regras mais rígidas para a seleção de servidores — mas estranha que a efetivação dos funcionários comissionados tenha ocorrido tanto tempo depois e aponta que a decisão forma jurisprudência no assunto. “Até a Constituição de 1988, haviam alguns decretos que previam a contratação sem concurso público. Não era cargo público, era emprego público. Na Constituição de 1988, foi prevista a igualação dos cargos. Essa é uma situação particular para um grupo de servidores. Óbvio que outros casos similares podem passar a ter direito. É de causar espanto depois de tantos anos uma situação assim vir a ser reconhecida. É inusitado.”A assessoria do STM informa que os comissionados efetivados exercem funções administrativas “em diversas unidades” do tribunal e que a decisão foi tomada depois de manifestação do Tribunal de Contas da União (TCU) que aceitou a alegação de que as atividades desempenhadas pelos funcionários eram funções de confiança, e, como tal, enquadravam-se no conceito de emprego público. Em 2010, o Superior Tribunal Militar registrou R$ 295,8 milhões em gastos com pessoal.A decisão do STM ocorre no mesmo momento em que o Congresso pressiona pela votação em plenário da PEC nº 54/99, que estende aos comissionados e terceirizados do serviço público que estão na máquina desde o período anterior à promulgação da Constituição, a possibilidade da efetivação. O deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), autor do requerimento de votação da PEC, afirma que já reuniu 400 assinaturas dos colegas. Sindicatos estimam que a medida pode incluir formalmente 600 mil funcionários na folha de pagamento federal.“A PEC beneficia os que foram contratados antes de 1988, o projeto ampara essas pessoas, para que depois de uma vida de trabalho não tenham que se aposentar pelo regime geral. Só na Paraíba são 60 mil funcionários da União, estado e municípios nessa condição. Mas a lei não pode trazer nenhum escândalo de criar novo trem da alegria. É preciso criar parâmetros, como contar o tempo de serviço de forma ininterrupta”, afirma o deputado.O diretor do Sindicato dos Servidores Federais do Distrito Federal, Carlos Henrique Bessa Ferreira, critica as efetivações dos comissionados e resume que a PEC é um risco para o serviço público por gerar despesas para a União. “Somos contra, no nosso entendimento é uma espécie de trem da alegria.”
--------------
Reportagem da revista Época aponta o envolvimento de dirigentes da Agência Nacional do Petróleo, ligados ao PCdoB, com esquema de propina para resolução de pendências de empresas distribuidoras de combustível, postos e empresários do setor de petróleo e gás com a agência. A revista obteve gravações sigilosas em que dois assessores da ANP exigem o pagamento de R$ 40 mil de propina em troca da renovação do registro de uma empresa, com o aval de Edson Silva, dirigente do PCdoB, ex-deputado federal e então superintendente da agência.
------------
A cor da pele ou a raça é determinante no cotidiano das pessoas, principalmente quando o assunto é trabalho. Essa é a percepção dos brasileiros apontada por pesquisada divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ambiente do trabalho, o reconhecimento que existe discriminação é bem maior. Foi o que admitiram 71% dos entrevistados, total maior do que aqueles que consideram que a cor da pele faz diferença no convívio social (65%) e na relação com a polícia e o sistema judiciário (68,3%). O Distrito Federal foi destaque na pesquisa, ao apresentar os maiores percentuais entre as pessoas que reconheceram a existência de racismo em todas as esferas abordadas, exceto relações matrimoniais."Já aprendi a levar esse tipo de ocorrência, desde que não seja muito grave. Se formos combater todas as ocasiões, não vamos fazer mais nada da vida", Esmeralda Reis, artesã O DF apresentou o segundo menor percentual de pessoas que se declaram brancas (29%), frente à média geral de 49% e atrás do Amazonas, com apenas 16,2%. No DF, 41,1% consideram-se negros, pardos ou pretos, conforme a classificação apresentada pelo IBGE na entrevista — percentual maior do que a média geral do levantamento, de 22,7% e dos 24,7% verificados em São Paulo. Segundo o IBGE, 9,14% das pessoas das seis unidades pesquisadas disseram ser negras ou pretas — no DF, foram 11,6%. As demais disseram ser morenas (21,7%, no total geral, e 21,1%, no DF).A técnica do IBGE Bárbara Cobo Soares afirmou que não é possível dizer que a maioria da população do DF tem preconceito racial, pois a pesquisa não abordou diretamente a questão. O antropólogo e professor da Universidade Brasília (UnB) José Jorge de Carvalho discorda: “Se a maioria dos entrevistados do DF percebe que a cor da pele faz diferença no dia a dia, é sinal de que a discriminação racial é na mesma proporção”.A artesã Esmeralda Reis conhece bem o que é o preconceito racial. Apesar da pouca idade, sua neta de 9 anos, também negra, já sofreu discriminação na escola onde estuda. “Ela fez uma trança linda, toda colorida, no cabeleireiro. No primeiro dia em que apareceu com ela, um menino de sua turma disse a ela que não tinha cabelos suficientes para usar esse penteado e arrancou sua trança”, lamenta. “Já aprendi a levar esse tipo de ocorrência, desde que não seja muito grave. Se formos combater todas as ocasiões, não vamos fazer mais nada da vida”, afirma.De acordo com o levantamento, as mulheres foram as que mais reconheceram a existência da discriminação racial: 66,8% delas frente a 60,2% dos homens. Ao se verificar as faixas de idade, constata-se que a cor da pele conta mais entre as pessoas de 15 a 39 anos, na média geral. No Distrito Federal, o destaque é do grupo de pessoas entre 40 e 59 anos, com 79,5% admitindo a influência da cor da pele no cotidiano.
-----------------
CORREIO DA TARDE
Nos dias 25 a 27 de agosto será realizado, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, o 1º Congresso Internacional de Direito Contemporâneo, intitulado As novas Tendências do Direito. As palestras destinadas ao público presente apresentam temáticas diversificadas tais como: A vitimologia - um elemento de redução para a dosimetria da pena, ministrada por Dr. Rafael Garcia Lagos, Constituição Social: sistema de garantias públicas e privadas que terá como palestrante Dr. Francisco Marques Lima, o novo processo Civil e sua compatibilização com a ampla defesa, palestra ministrada por Dr. Marcos Araújo, o código de processo constitucional cujo palestrante será Dr. Arthur Bonifácio. O evento contará também com as seguintes palestras: a função judicante no modelo de processo penal assecuratório, ministrada por Dr. Pedro Rodrigues Neto, o novo processo penal, debatido por Dr. Paulo Quezado, a insignificância do princípio da insignificância para o direito, ministrada por Dr. Adriano Saraiva. Finalizando o ciclo de palestras, serão apresentadas as temáticas: discurso sobre o sistema penal:uma visão crítica e o direito de concorrência na união européia como proteção aos direitos dos consumidores e ao mercado comum. As inscrições começaram no dia 04 deste mês e se estenderão até o dia 25 de agosto. Os interessados em participar do congresso poderão se inscrever por meio do preenchimento de uma ficha de inscrição que deverá ser entregue na Faculdade Mater Christi, instituição organizadora do evento, bem como via internet através do endereço eletrônico: www.matherchristi.edu.br. A taxa de inscrição para estudantes até o dia 07 do próximo mês corresponde a R$ 120,00, já para profissionais da área jurídica o valor equivale a R$150,00 em igual período. A partir do dia 08 de agosto até o dia 25 do mesmo mês, a taxa de inscrição destinada a estudantes sobe para R$ 150,00, já para profissionais o valor será de R$ 200,00, em idêntico período.Nos casos de inscrição de estudante, será necessária a apresentação da carteira estudantil no momento do credenciamento juntamente com o comprovante de depósito. A carteira de estudante também será exigida para o acesso ao congresso. O evento certifica 25h aula para fins de extensão universitária ou atividade complementar. Os certificados serão entregues aos participantes no último dia de realização do evento (27 de agosto), sendo necessária a comprovação de freqüência mínima equivalente a 60%. Aqueles que se inscreverem de vem ficar atentos ao fato de que não haverá restituição em caso de cancelamento. Os que não comparecerem ao evento perdem o direito ao reembolso da taxa de inscrição.
--------------
ZERO HORA
Não restam dúvidas de que as mulheres conquistaram, definitivamente, um papel importante nas empresas, como executivas, diretoras e presidentes. A tendência, indiscutível, é o seu crescimento profissional. Porém, nem tudo são flores: jornadas de trabalho excessivamente longas, exigências e cobrança de metas pesam ainda mais quando aliadas a compromissos sociais, maternidade e cuidados com a beleza e a saúde. E a Tensão Pré-Menstrual (TPM), nesse contexto, é a gota d'água para crises de estresse.Um estudo da Universidade Estadual e do Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva de Campinas mostrou que a TPM é cada vez mais comum entre as brasileiras. Das 860 entrevistadas, com idade entre 18 e 35 anos.
-----------------
Saiba como afastar o diabetes da sua vidaDoença é intimamente ligada à obesidade e vida sedentáriaA frase "Stop Diabetes", estampada em um cartaz gigante na frente do Centro de Convenções de San Diego, sede do 71º Encontro Anual da Associação Americana de Diabetes (ADA), realizado em San Diego (EUA), no final de junho, representava o clamor dos endocrinologistas contra essa epidemia mundial. Descontrolada, a incidência de diabetes dobrou em 20 anos, segundo um estudo da revista científica The Lancet. Hoje são 347 milhões de pessoas com a doença no mundo, um número tão alto que superou projeções anteriores, segundo as quais o planeta teria 285 milhões em 2010. O diabetes mais comum, do tipo 2, é fortemente associado a outra epidemia do século 21, a obesidade combinada à vida sedentária.A doença pode provocar complicações como distúrbios cardíacos, derrames, danos aos rins e ao fígado e cegueira. Do total de portadores do mal, 138 milhões vivem na China e na Índia e outros 36 milhões, nos Estados Unidos e na Rússia. Entre os 199 países analisados, o Brasil ocupa a 119ª colocação, com 20 milhões de diabéticos. Todos com predisposição para apresentar distúrbios secundários, como, por exemplo, a retinopatia diabética.Em todo o mundo, a prevalência de diabetes em homens de mais de 25 anos cresceu de 8,3% para 9,8% entre 1980 e 2008. Para mulheres com mais de 25 anos, saltou de 7,5% para 9,2% no mesmo período. – Essa é uma das características definidoras da saúde mundial nas próximas décadas – diz Majid Ezzati, epidemiologista do Imperial College London, que chefiou o estudo apresentado na reunião americana. Segundo ela, trata-se de uma epidemia em grandes proporções. E diferentemente dos casos de hipertensão e colesterol alto, não há um bom tratamento para o diabetes. A terapia atual consiste no uso de insulina ou de medicamentos para controle de glicose, alimentação pobre em carboidratos e gorduras e atividades físicas por toda a vida. O prognóstico é sombrio para quem não segue essa regra. Ainda segundo a pesquisa divulgada pela The Lancet, o diabetes mata 3 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.Na raiz do problema está o excesso de peso. Porém, para manter o peso em dia, não basta eliminar açúcar e doces da dieta. O endocrinologista Saulo Cavalcanti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, participou da reunião de San Diego e voltou convicto das suas teses: o diabetes exige mudanças do estilo de vida. – Precisamos deixar de ser sedentários, ter uma alimentação mais saudável e preferir alimentos não industrializados. Hoje as pessoas vivem mais e o diabetes é uma consequência natural do envelhecimento – alerta Cavalcanti. :: Dieta especial: quer você tenha diabetes tipo 1 ou tipo 2, você se beneficiará bastante se seguir uma alimentação saudável, que irá ajudar a melhorar seus níveis de glicose, pressão e colesterol no sangue, além de ajudar a manter o seu peso sob controle. Mesmo que você tome remédios para a diabetes, controlar a sua alimentação é essencial para tomar as rédeas da doença e evitar as complicações. Lembre-se de obter auxílio adicional para o seu caso específico com o seu médico, com um profissional especializado na educação sobre a diabetes e/ou com um nutricionista.:: Abandone o excesso de bagagem: estima-se que 90% das pessoas com diabetes tipo 2 estejam acima do peso quando são diagnosticadas com o problema. E mais: problemas de excesso de peso podem acelerar o processo da doença e precipitar o desenvolvimento de complicações, especialmente doenças cardiovasculares e derrames. Ao comer melhor, seu corpo melhorará o uso da insulina disponível para diminuir os níveis elevados de glicose sanguínea, o que pode ajudar a retardar, reduzir ou eliminar a necessidade de medicamentos para a diabetes. :: Conheça seus carboidratos: a receita tradicional para pessoas com diabetes era o seguinte: evite carboidratos simples ou açúcares simples (como açúcar de mesa) porque eles aumentam o nível de açúcar no sangue rapidamente, e prefira os carboidratos complexos (como o amido e fibras encontrados em grãos, batatas, feijões e ervilhas), pois eles aumentam o açúcar sanguíneo de maneira mais lenta. Porém, o que realmente importa é como a comida é preparada e o acompanhamento desses carboidratos. A gordura, por exemplo, deixa a digestão de carboidratos mais lenta e diminui a velocidade com que a glicose é liberada no sangue. Carboidratos complexos que ainda não foram refinados ou processados continuam a ser as melhores opções devido aos nutrientes valiosos que fornecem, pois o refino e processamento costumam tirar os nutrientes e as fibras. :: Acostume-se com as fibras: uma das razões pelas quais os carboidratos complexos não refinados, como pães e grãos integrais, são tão benéficos é que eles são ricos em fibras, que diminuem os picos de glicose sanguínea após uma refeição.:: Coma aos poucos: muitos especialistas acreditam que os portadores da diabetes tipo 2 conseguem atingir níveis de açúcar normais evitando uma sobrecarga de alimentos de uma só vez. Tente comer três refeições menores e dois lanches durante o dia, mas sem aumentar a ingestão total de calorias.
------------
JORNAL DE BRASILIA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contra a realização de prévias no PT para a escolha de candidatos às prefeituras, em 2012, e já trabalha para evitar a prática. Lula avalia que o modelo com voto dos filiados, tradicional no partido, deixa sequelas na disputa e mais atrapalha do que ajuda na atual temporada de costumes políticos pragmáticos. Em viagens pelo País, Lula já está articulando candidaturas e alianças. Ele combinou com a presidente Dilma Rousseff que cuidaria da montagem dos palanques nas principais capitais e enquadraria o PT. Aliancista, Lula avalia que o PT só deve apresentar candidato onde tiver reais chances de ganhar. Caso contrário, recomenda ceder a cabeça da chapa para uma outra legenda. "Em determinadas situações, precisamos juntar todos os diferentes para enfrentar os antagônicos", diz o ex-presidente. Em São Paulo, Lula está disposto a bancar a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à revelia do PT. Pouco afeito a gestões políticas, Haddad enfrenta resistências na seara petista. O ex-presidente avalia que é preciso um nome novo na praça para enfrentar a "máquina" da prefeitura, comandada por Gilberto Kassab (fundador do PSD), e também do governo, dirigido por Geraldo Alckmin (PSDB). Além disso, há o fator Gabriel Chalita, deputado que migrou do PSB para o PMDB e assusta os petistas.A senadora Marta Suplicy (PT-SP) está na frente nas pesquisas, postula a indicação do partido para concorrer à Prefeitura de São Paulo - que já administrou de 2001 a 2004 - e acha que é a única em condições de derrotar José Serra (PSDB), apesar de enfrentar alto índice de rejeição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.























0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger