sábado, janeiro 28, 2012

EQUIPES AINDA BUSCAM 5 CORPOS DE DESABAMENTO,DIZ DEFESA CIVIL


O secretário estadual de Defesa Civil do estado do Rio, coronel Sérgio Simões, afirmou, em entrevista ao RJTV deste sábado (28), que ainda há cinco pessoas desaparecidas no desabamento dos três prédios da Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio. Ele não acredita que alguém ainda possa ser encontrado com vida no local dos escombros.
“Esse número [de desaparecidos] inicialmente era da ordem de 20 pessoas, cresceu para 27, ontem nós fizemos uma reunião com a Assistência Social,da prefeitura, para checar essa relação e hoje trabalhamos com uma expectativa de 22 pessoas, sendo 17 encontrados e mais cinco que estariam ainda desaparecidas, num total de 22.”
As buscas continuaram durante toda a manhã. Os corpos encontrados  já somam 17. Desde sexta-feira (27), já foram sepultadas quatro vítimas.


Interdições
O Centro de Operações da Prefeitura alertou que, para permitir o trabalho das equipes da prefeitura e dos bombeiros no local, permanece interditada neste sábado a Avenida Treze de Maio e a Avenida Almirante Barroso entre a Rio Branco e a Rua Senador Dantas. A Treze de Maio está interditada inclusive para pedestres, informa o Centro de Operações. A Senador Dantas está funcionando com mão invertida entre a Almirante Barroso e a Rua Evaristo da Veiga.

Agentes de trânsito trabalham nos bloqueios para informar pedestres e motoristas sobre as interdições. Por conta do trabalho das equipes de resgate, continua proibido o acesso aos prédios da Avenida Treze de Maio.  
Identificados
Segundo a Polícia Civil, doze vítimas haviam sido identificadas até as 12h deste sábado: Elenice Maria Consani Quedas, de 64 anos, Alessandra Alves Lima, de 29 anos, Celso Renato Braga Cabral, de 46 anos, Margarida Vieira de Carvalho, de 65, Nilson de Assunção Ferreira, de 50 anos, Cornélio Ribeiro Lopes, de 73, Kelly da Costa Meneses, de 24 anos, Flavio Porrozzi Soares, de 34 anos, Amaro Tavares da Silva, de 40 anos, Gustavo da Costa Cunha, Luiz Leandro de Vasconcellos e Margarida de Carvalho. (Segundo a polícia, não tem relação com a mulher do zelador do edifício Liberdade que também morreu no desabamento e tem o mesmo nome). Veja a lista

O acidente deixou seis feridos. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o quadro mais grave é o da única pessoa que segue internada. Ela é uma mulher que teve lesão no couro cabeludo, passou por cirurgia e foi transferida para um hospital particular.
Delegado
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades do desabamento. Na tarde de sexta (27), o titular da 5ª DP (Mem de Sá), delegado Alcides Alves Pereira, disse que onze pessoas já foram ouvidas até agora e que ainda pretende ouvir mais pessoas na investigação.

Ele explicou que aguarda o resultado da perícia que está sendo feita no local para fazer uma avaliação sobre um eventual responsável.
Segundo o delegado, se houver um responsável pelas quedas dos três prédios, o crime envolvido será de desabamento qualificado e a pena será de 2 a 4 anos de detenção.
Após o depoimento de Alexandro, o síndico do prédio de 20 andares que desabou, Paulo Renha, chegou para depor.
Mapa detalhado dos prédios do desabamento no Rio (Foto: Arte G1)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger