sexta-feira, janeiro 13, 2012

NOTÍCIAS DOS JORNAIS DO BRASIL

DIÁRIO DE NATAL
O caos visto de perto Comissão faz visita-surpresa ao maior pronto-socorro do RN para verificar superlotação e qualidade do atendimento
Paulo Nascimento // Especial para o Diário de Natal

paulonascimento.rn@dabr.com.br

P rocurando conhecer de perto a realidade do maior pronto-socorro do Rio Grande do Norte, uma comissão de órgãos ligados à saúde visitou durante à manhã de ontem o Clóvis Sarinho e encontrou uma situação conhecida por todos, mas que ainda choca o mais experimentado dos profissionais da área. Dezenas de macas e até cadeiras espalhadas por, literalmente, todos os cantos do setor de observação e de politrauma do maior hospital do Estado. Desde a já conhecida prática de "internação" nos corredores até a colocação de pacientes no hall do elevador, como foi visto pela reportagem e pelos integrantes do Conselho Regional de Medicina (Cremern), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RN) e da seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), através da Comissão de Direitos da Saúde. 


Comissão de entidades ligadas à Saúde está visitando principais unidades do estado e poderá ingressar com ação na Justiça. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press A visita de ontem faz parte de uma programação firmada pelos órgãos, que também já passou pelo Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e deverá passar ainda por outras unidades de saúde do estado, a fim de confeccionar um relatório sobre a situação da saúde pública potiguar. Dependendo do que for constatado, é possível que seja impetrada, em conjunto, uma ação civil pública em vista de melhorias na saúde.

A visita foi uma surpresa para a direção do hospital e para o secretário estadual de saúde Domício Arruda, que acompanharam os representantes dos conselhos e da OAB por todo o pronto-socorro. A comissão conheceu áreas de observação médica, de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e o centro cirúrgico espalhados pelos três andares do Clóvis Sarinho. Passando por estes lugares, as classificações dos profissionais para a situação do pronto-socorro foram desde "porta do inferno" até "cenário de guerra".

Os exemplos tanto de falta de profissionais como de superlotação, que há anos tiram o sono de quem trabalha e também de quem gere o Walfredo Gurgel, saltavam aos olhos. Pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) sentados em cadeiras aolongo do corredor, outros postos em cima de macas das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - apenas em um corredor foram contadas seis macas - que se somam às mais de 100 macas do próprio hospital. Chamar de caos a situação ainda era pouco para o que se via pelo Clóvis Sarinho. Até mesmo no Centro de Recuperação Pós-Operatório (CRO) os pacientes estavam alocados nos corredores.

Sem acompanhmento

Espalhados pelos quatro corredores da área de observação médica estavam, na manhã de ontem, 74 pacientes, acompanhados por apenas quatro técnicos de enfermagem. A demanda de atendimentos tornou-se tão alta que os profissionais agora limitam-se a acompanhar os sinais vitais e aplicar os medicamentos. "Muitos aqui ficam sem a visita de um médico e terminam não recebendo a medicação. Só que os acompanhantes não entendem que só podemos passar medicamentos com prescrição média e nos acusam de negligência", afirmou a enfermeira Gracinalda Barbosa, gerente do pronto-socorro. O médico plantonista dosetor de reanimação chegou a ironizar a situação do hospital. "O plantão hoje ainda está de parabéns, tem até um tensiômetro para nós usarmos", contou o médico. O tensiômetro é o aparelho usado para medir a pressão arterial. "Aqui o céu é o limite. Onde tiver ponto de oxigênio estão sendo entubados pacientes. Hoje tem um na observação médica que está com ventilação mecânica, mas não tem acompanhamento", confessou Gracinalda.

Soluções paliativas para um problema crônico

A situação de caos no Hospital Walfredo Gurgel, ao que parece, irá suscitar medidas emergenciais para abrandar a situação de superlotação, já conhecida de todo o RN. A inclusão do hospital no programa federal SOS Emergência, que deverá proporcionar a contratação de 100 leitos fora do hospital como meio de desafogar o HWG, é vista como uma esperança de melhorias. "Espero uma boa resposta em breve. Mas, esta é apenas a solução do momento. É uma medida paliativa para um problema crônico, de deficiência de todo o estado", comentou o diretor geral do hospital Mozar Dias de Almeida.

Segundo o diretor, a situação financeira do hospital também vem acarretando problemas. "Tivemos o estoque de anestésicos zerado esta semana por falta de material, devido a falta de pagamento a alguns fornecedores. O hospital tem um orçamento de R$ 1 milhão mensal, mas que muitas vezes é extrapolado por conta da superlotação", afirmou ele. De acordo com o secretário estadual de saúde Domício Arruda, a busca pela resolução das dívidas está em curso. "Estamos fazendo o possível com os recursos disponíveis. Deverá ser feito um pagamento emergencial, já que a dívida com os fornecedores do Walfredo é de R$ 380 mil", explicou Domício. Ainda não há data para que o pagamento seja efetuado. 

Constatada a situação extrema em que se encontra o pronto-socorro do maior hospital público potiguar, o próximo passo, segundo os integrantes da comissão de visita, é buscar as soluções. "A superlotação é um problema crônico de todo o RN. Mas, como aqui ainda tem condições de atender, mesmo sendo no corredor, mas atende, temos que cobrar pelo menos o mínimo de dignidade no atendimento", disse a presidente da comissão de direitos da saúde da OAB-RN Elisângela Fernandes. Ainda de acordo com ela, a solução mais complexa também será cobrada.

"O papel da OAB será de pressionar os gestores para uma solução a longo prazo. O Walfredo não é o vilão, a saúde é um problema geral. A quantidade de municípios que mandam paciente para cá, a 'ambulancioterapia', também atrapalha. Os gestores municipais pegam o dinheiro infelizmente para comprar ambulância, porquê dá voto", lamentou Elisângela. Ainda sem data certa, deverão ocorrer visitas em outros hospitais do RN e por essa razão o relatório da comissão ainda não tem data para ser confeccionado.
----------------------------
TRIBUNA DO NORTE
governadora Rosalba Ciarlini (DEM) faz a sétima mudança no primeiro escalão da administração estadual ao anunciar ontem o nome do jurista Fábio Hollanda como novo secretário de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Ele substitui o também advogado Thiago Cortez, que deixa a gestão democrata alegando motivos particulares e a necessidade de retomar as atividades em seu escritório de advocacia. Com o ingresso do ex-juiz eleitoral a governadora contempla o Partido da República, cuja principal liderança, o deputado federal João Maia (PR), passa a integrar o arco de aliança do DEM no Rio Grande do Norte. O novo titular da Sejuc é também presidente municipal do PR.
Adriano Abreu
Rosalba Ciarlini consolida a mudança na base aliada, ao nomear um filiado do PR para o secretariado

A parceria entre democratas e republicanos se solidifica após conversas entre o deputado João Maia, o senador José Agripino - presidente nacional do DEM - e o esposo da governadora, Carlos Augusto Rosado. "Já tivemos conversas sobre as eleições municipais. Tentaremos nos aliar no maior número de municípios possíveis", destacou o presidente do DEM. Agripino, questionado sobre o ingresso do PR na base da governadora Rosalba Ciarlini, afirmava já na ocasião que esse fato seria conseqüência: "As conversas estão sendo sobre eleição municipal. Claro que sinaliza para participação no Governo, mas isso é conseqüência". Só não adiantou que seria tão rápido.

Fábio Hollanda tem um histórico ligado aos democratas potiguares. Ele foi assessor parlamentar da liderança do DEM no Senado quando José Agripino exercia a função de líder do partido. Ao falar sobre a aproximação com o PR, o senador disse que há uma decisão de ambas as legendas para tentarem um alinhamento, inclusive nos dois principais colégios eleitorais do Estado, as cidades de Natal e Mossoró. José Agripino evitou falar em nomes, mas afirmou que o "esforço" é para que a base de partidos que apóiam a governadora Rosalba Ciarlini possam lançar candidato único.

Os atos de exoneração e nomeação de Thiago Cortez e Fábio Hollanda estavam previstos para serem publicados na edição do Diário Oficial de hoje. Thiago Cortez fará a transmissão do cargo para o novo titular da Sejuc, que tomará posse segunda-feira (16), em horário a ser definido. O secretário adjunto da Sejuc, Edmilson Andrade, responderá interinamente pela Secretaria até que ocorra a posse do advogado Fábio Hollanda.

Rosalba Ciarlini já fez modificações também no Gabinete Civil, Consultoria Geral e nas Secretarias de Administração, Recursos Hídricos e Reforma Agrária.

Thiago alega motivos profissionais

O ex-secretário Thiago Cortez afirmou que deixa a Sejuc por sentir a necessidade de retomar as atividades como advogado. Ele observou que permanece na assessoria jurídica da governadora Rosalba Ciarlini. Thiago Cortez faz parte do escritório de advocacia comandado por seu pai, o jurista Ezequias Pegado Cortez. "Continuo aliado dela [da governadora], confiando nela e no Governo", enfatizou. O ex-secretário afirmou que pelo que é do seu conhecimento a alteração na estrutura do Governo não se deu por motivação política.

"É questão de ter um ideal de vida, o que você quer. Eu não tenho outra fonte de renda que não seja meu escritório, então foi válido esse período, mas eu preciso me dedicar no meu trabalho de advogado", disse. Thiago Cortez pontuou que considera o mais importante de sua administração a frente da Sejuc o resgate da credibilidade da instituição perante todos os órgãos públicos dentro e fora do Estado. Ele assinalou que o resgate da relação com a Secretaria de Defesa Social e com as Polícias Militar e Civil foram igualmente importantes.

Ele destaca que sai satisfeito. "Foi um ano sensacional, um ano em que a governadora nos deixou bem a vontade e o que pôde ser feito nós fizemos. É claro que tivemos dificuldades, mas eu continuo acreditando no Governo. As pessoas não subestimem a governadora. Ela é uma pessoa de fibra e de coragem", elogiou.

Hollanda assegura prioridade para Central do Cidadão 

O novo secretário estadual de Interior, Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, disse que priorizará a retomada dos trabalhos nas Centrais do Cidadão e a ressocialização dos presos. "Queremos oferecer à população um serviço de excelência nas Centrais do Cidadão. Também vamos ampliar a quantidade de centrais e interiorizar ainda mais os serviços prestados. Há vários pontos que pretendemos melhorar com resultados para o Governo do Estado", afirmou. Ainda de acordo com Fábio, uma outra ideia é repensar a questão dos presídios públicos, inclusive tentando pensar em possibilidades de ressocialização para as pessoas que estão afastadas do convívio da sociedade.

"Precisamos repensar o que estamos a fazer com os apenados e fazer com que a pena alcance o seu objetivo, trazendo de volta o cidadão para o convívio social", frisou. Fábio Hollanda defende que a pena precisa ter uma função social e não retirar o preso do convívio da sociedade. Ele assinalou que procurará o corregedor-geral do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, os juízes de Execuções Penais, assim como as entidades da sociedade civil, como a OAB, para discutir a melhor forma de atender aos anseios da sociedade. "Hoje temos um alto índice de reincidência de apenados", observou.

Fábio Hollanda admitiu também que o seu ingresso no Governo representa a continuação da parceria do PR com o Estado do Rio Grande do Norte. "O PR, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, trabalha em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A aliança do DEM e PR é para o bem do Rio Grande do Norte", assinalou. Ao integrar uma das cadeiras do Tribunal Regional Eleitoral, o ex-juiz Fábio Hollanda chegou a julgar muitos processos onde figuravam como partes os políticos do DEM. Ele chegou inclusive a julgar ações contrárias à governadora Rosalba Ciarlini, então candidata em 2010. Fábio Hollanda já tinha relação próxima com o DEM desde 2005, quando prestou assessoria parlamentar na liderança do partido no Senado Federal até 2007. Atualmente, no entanto, o advogado é o presidente do diretório municipal do Partido da República, comandado no Rio Grande do Norte pelo deputado federal João Maia. Ele destacou que atuará na pasta deixada por Thiago Cortez dando continuidade ao trabalho iniciado no início da gestão Rosalba Ciarlini. Em 2011, o ex-secretário enfrentou dificuldades sobretudo com a falta de recursos para gerir a pasta.
----------------------------------
O MOSSOROENSE
Brasília – Pelo menos 14 cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo. A conclusão é do estudo feito pela organização não governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgado hoje (13). Especialistas da entidade listaram as 50 cidades mais violentas em todo mundo. O topo da lista é ocupado pela cidade de San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 158.87 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes. Em segundo lugar, está Juárez, no México, com uma taxa de 147.77.

No Brasil, Maceió, capital alagoana, aparece como a mais violenta ocupando o terceiro lugar no ranking – com uma taxa de 135.26 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Depois da capital alagoana estão Belém (PA) – em 10o lugar no ranking, com uma taxa de 78.08 homicídios para cada 100 mil habitantes; Vitória (ES), em 17o lugar, com taxa de 67.82; Salvador (BA), em 22o na lista, com 56.98 e Manaus (AM), em 26o, com 51.21.

Também são definidas como violentas as cidades de São Luís (MA), em 27o lugar no estudo, com taxa de 50.85 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, João Pessoa (PB), em 29o, com 48.64; Cuiabá (MT), em 31o na lista, com taxa de 48.32; Recife (PE), em 32o lugar, com taxa de 48.23, Macapá (AP), em 36o, com 45.08; Fortaleza (CE), em 37o, com 42.90; Curitiba (PR), em 39o na lista, com 38.09; Goiânia (GO), 40o, com 37.17 e Belo Horizonte (MG), em 45o no ranking das cidades mais violentas, com taxa de 34.40 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Das 50 cidades apontadas como as mais violentas do mundo, além das 14 brasileiras, 12 estão no México e cinco na Colômbia.

O estudo também informa que das 50 cidades, 40 estão na América Latina. Além disso, a organização alerta para o fato de que no México, as autoridades estão falsificando dados e escondendo o verdadeiro número de homicídios. A ONG diz que elas “não inspiram confiança em seus dados oficiais”, pois “há evidências de falsificação” para fazer com que a violência pareça menor do que ela realmente é.

Como exemplo, o estudo cita o caso da cidade mexicana de Juárez, que, segundo as autoridades, registrou 1.974 homicídios em 2011. Porém, o relatório da organização indica que o governo oculta pelo menos 150 homicídios. A entidade informa ainda que nesta cidade houve uma redução da violência, mas os números ainda são elevados.

Fonte: Agência Brasil
---------------------------------
JORNAL DA TARDE BA
Larissa Fontes | AG. A TARDE

Wagner empossou membros do Conselho
O governador Jaques Wagner deu posse na terça, 10, aos 27 membro do Conselho de Comunicação da Bahia (CCS), em solenidade no auditório do Ministério Público Estadual. Primeiro colegiado do tipo instalado no Brasil, ele será deliberativo e terá como principal objetivo a elaboração de políticas públicas para a área, com a construção de um Plano Estadual de Comunicação.
A proposta de criação do órgão data de 2008, quando foi realizada a Conferência Estadual de Comunicação em que entidades da sociedade civil reivindicaram a criação do colegiado. A formalização, contudo, só aconteceu em maio de 2011, com a aprovação da Lei nº 12.212, que mudou a estrutura organizacional do governo.
Presidente do conselho, o secretário estadual de Comunicação Robinson Almeida enfatizou que a criação do órgão cumpre o Artigo 277 da Constituição do Estado da Bahia, que afirma que cabe ao conselho formular a política de comunicação social do Estado. "É preciso enxergar o setor como um segmento que demanda políticas públicas, assim como acontece com a educação e a cultura", destacou.
Na espinha dorsal do texto de regulamentação, destacam-se as funções de estimular a implantação de veículos comunitários, de fomentar a produção de conteúdos que representem as diversidades artísticas, culturais, regionais e sociais, além do fomento à inclusão digital.
Debate - A instalação de CCSs nos níveis estadual e federal enfrenta a resistência da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), que se opôs à criação do conselho nacional e em outros estados que propuseram iniciativas semelhantes, como o Ceará.
Diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira espera que o CCS se restrinja a temas estaduais. “Somos contrários por entendermos que há neles uma intenção de controle social da mídia. Agora que temos um exemplo prático na Bahia, vamos acompanhar o trabalho e ver como o conselho vai ser portar”, pontuou.
Wagner, por sua vez, reiterou que o CCS tem como objetivo debater políticas de comunicação concernentes ao governo da Bahia, afastando a possibilidade de interferência na atuação dos veículos. “A liberdade de imprensa é um direito garantido no texto constitucional. Longe de mim fazer qualquer tipo de controle”, assegurou. Na avaliação do governador, qualquer ingerência sobre os meios de comunicação seria inócua. “A sociedade brasileira já mostrou que é madura e que não aceita barreiras à sua livre expressão”, argumentou.
Em seu discurso para o auditório lotado, o governador Jaques Wagner foi aplaudido ao afirmar : “Lutamos a vida inteira contra isto. Não queremos controlar, nem ser controlados”.
Apesar de não poder deliberar diretamente sobre o conteúdo dos meios de comunicação, o conselho poderá receber denúncias sobre o que possa ser considerado abuso e violação de direitos humanos na mídia. Os casos serão avaliados e encaminhados ao Ministério Público.
----------------------------------------------------------
JORNAL DO BRASIL
A mulher de Chico Anysio, Malga di Paula, disse que está com esperança de uma melhora do humorista. "Minha fé não foi abalada e minha esperança continua. Hoje foi apenas um dia ruim, como tantos outros... Amanhã será melhor #VivaChico", escreveu no Twitter na tarde de sexta-feira.
Internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, Chico teve uma piora em seu quadro clínico, segundo informações divulgadas pelo hospital pela manhã.
Ele foi hospitalizado no dia 22 de dezembro após uma infecção no aparelho digestivo e, posteriormente, diagnosticado com pneumonia.
"Hoje foi apenas um dia ruim, como tantos outros... Amanhã será melhor", disse a mulher de Chico Anysio pelo Twitter.
--------------------------

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger