segunda-feira, janeiro 16, 2012

NOTÍCIAS DOS JORNAIS DO RIO GRANDE DO NORTE

Jornal Metropolitano

Agripino tenta desarticular alianças do DEM com PSD em Canguaretama e Baía Formosa

noticia

José Agripinio: “O DEM está proibido de se aliar ao PSD”

A política em alguns municípios da região do Litoral Sul está em ebulição. Tudo por conta de que os partidos DEM e PSD têm ligações afins e se projetavam para possíveis alianças visando as eleições de outubro próximo.

Porém, não será fácil a concretização dos projetos dos pré-candidatos, uma vez que o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM e presidente regional da legenda, não engoliu o anúncio da aliança do seu partido com a legenda do vice-governador Robinson Faria nos municípios de Canguaretama e Baía Formosa.

De acordo com informações provenientes das duas cidades, José Agripino tem ligado rotineiramente para as lideranças do DEM nos dois municípios, tentando desarticular as alianças, que foram anunciadas depois de o senador declarar que os democratas não apoiariam candidatos do PSD nas eleições de 2012.

 


Fátima (Canguaretama)  

 

Tanto em Canguaretama quanto em Baía Formosa, o PSD terá cabeça de chapa. Em Canguaretama, a pré-candidata é Fátima Marinho (PSD), mãe da deputada estadual Gesane Marinho (PSD). Em Baía Formosa, o pré-candidato é Adeílson da Farmácia (PSD), também ligado à parlamentar.

Por enquanto, as lideranças do DEM nos dois municípios não sinalizam mudança de posição. Entre a orientação do senador e as conveniências locais, está prevalecendo a realidade de cada município.

Mostrando claramente mágoa e ressentimento em relação à criação do PSD, que tirou vários parlamentares do DEM, o senador José Agripino avisa: o DEM está proibido de fazer aliança com o PSD nas eleições municipais de 2012 no RNorte e no país inteiro.

O PSD arrancou 17 deputados do Democratas. "O que está decidido, e a executiva já homologou, é a definição de que no Brasil inteiro o Democratas não fará coligação com o PSD. Eu, como presidente da executiva nacional, não poderia jamais descumprir uma decisão nacional do partido”, afirmou  


Adeilson (Baia Formosa)

PT trabalha nome de Eraldo Paiva para vice de Jaime Calado

noticias13 de Janeiro de 2012

Vereador Eraldo Paiva

Com alguns nomes correndo na disputa para ser escolhido como candidato a vice na chapa liderada pelo prefeito Jaime Calado que buscará a reeleição - entre eles, os vereadores Geraldo Veríssimo (PR), Ivanildo Fernandes (PR) e Raimundo Mendes (PSB) - mais um vereador entra no páreo: Eraldo Paiva (PT). Neste sentido, o partido usa todas as suas forças e aposta no nome de Eraldo Paiva.

Eraldo é irmão do padre Antônio Murilo de Paiva, vigário da Paróquia de Parnamirim e um dos nomes mais ligados ao PT, especialmente à deputada Fátima Bezerra.

Apesar de todo esforço em torno do nome de Eraldo Paiva, a direção estadual do PT tem trabalhado no sentido de não criar problemas com os demais partidos da chama base aliada.

Entretanto, a deputada federal Fátima Bezerra informou que  trabalha esta possibilidade nos bastidores, pois na sua visão o PT não pode ser avaliado apenas pelos votos obtidos no último pleito, mas em uma conjuntura nacional. "É o partido de Lula, é o partido de Dilma, e que governa o país  já no terceiro mandato com aprovação popular".

A deputada ainda acrescentou: “O PT de São Gonçalo do Amarante tem grandes e fortes argumentos para garantir a vaga de vice”.  

Wilma desiste da disputa e deve indicar Marcia Maia como vice de Carlos Eduardo

noticias13 de Janeiro de 2012

Ex-governador Wilma de Faria (PSB)

Em decorrência dos números apresentados pela pesquisa Sinduscon/Consult surge uma reviravolta na sucessão natalense: a união das oposições em torno de uma candidatura consistente e capaz de poder até ganhar as eleições já no primeiro turno.  Nas últimas horas a ex-governadora Wilma de Faria convocou seus amigos mais próximos e anunciou a sua disposição de não mais ser candidata e o desejo de  fazer uma aliança com o pré-candidato a prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). 

 


Ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT)  

 

Com esta decisão, Wilma seria retribuída com a indicação de sua filha e deputada estadual Márcia Maia como vice. Em caso de vitória da chapa oposicionista que, inegavelmente, se tornaria muito forte, possibilitaria o ingresso do filho da ex-governadora e suplente de deputado estadual Lauro Maia na Assembléia Legislativa do Estado. Assumindo a AL, Lauro Maia ganharia foro privilegiado para responder processos judiciais onde é indiciado.

Nesse aspecto, também se cogita que até junho deste ano, com a necessidade da pré-candidata à Prefeitura de Mossoró, deputada estadual Larissa Rosado (PSB) de intensificar sua articulação política na capital do Oeste, que esta se licenciar e, com isso, o advogado Lauro Maia assuma sua cadeira como primeiro suplente da coligação.

Também, nas hostes do PSB, está acontecendo um movimento no sentido de que a ex-governadora Wilma de Faria possa disputar uma vaga na Câmara Municipal de Natal, o que favoreceria a legenda para eleição de uma forte bancada.

 


 Deputada estadual Márcia Maia

 

COMPOSIÇÃO 

Iniciado o ano de 2012, o ex-prefeito Carlos Eduardo vem intensificando suas conversas para firmar composições políticas. Ele vem trabalhando no sentido de tentar unir os partidos da base da presidente Dilma Rousseff (PT) que fazem oposição ao governo Rosalba Ciarlini e à gestão da prefeita Micarla de Sousa.

Antes, Carlos Eduardo havia alertado que, caso a união não fosse possível, abriria diálogo com outras legendas que não fazem parte desse grupo. Entre elas, o DEM. 

Carlos Eduardo porém ressalta que o propósito do PDT é unir as oposições à gestão municipal e ao Governo do Estado em torno de um único projeto. “Temos mais afinidades com PT, PSB e PCdoB, que fazem parte do Governo Federal e são oposição no estado. Mas, não sendo possível a união desses partidos, não descarto uma aliança com o PMDB, que também faz parte da base da presidente Dilma, nem com outros partidos. O PDT não é obrigado a ficar isolado. Nossa única restrição é ao PV", afirmara Carlos Eduardo.

Segundo uma fonte bem informada, com a decisão da ex-governadora Wilma de Faria de se retirar da disputa e se aliar a Carlos Eduardo, o trabalho da oposição a partir de agora é no sentido de tentar convencer o PT a retirar a candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro e se aliar a um único nome de oposição. Também, o trabalho se volta para a conquista do apoio do PSD, partido liderado pelo vice-governador Robinson Faria. 
------------------------------------------
Diário de Natal
"A tolerância com a greve vai ser zero"
Ela saiu de uma estrutura consistente como a UFRN, considerada uma das melhores universidades do país, com a missão de gerenciar o sistema gigantesco e inoperante da Secretaria de Educação do Estado, cujo ensino é considerado um dos piores do país. Ao final do primeiro ano de gestão, a secretária de Educação, Betânia Ramalho, fala à reportagem do Diário de Natal como está administrando essa contradição tentando reverter um quadro tão desfavorável. Ao fazer um balanço e desenhar projetos para este ano, ela olha para trás e lembra que, ao pisar no prédio da Secretaria, foi recebida com uma greve de professores que terminou sendo a maior da história e trouxe incalculáveis prejuízos para a população. Mas afirma: "Daqui pra frente, a tolerância com greve vai ser zero. Os professores e sindicato vão pensar duas vezes na hora de implementar o movimento porque se os trabalhadores têm garantidos seus direitos como piso nacional não há razão que justifique isso. Mas, se por algum motivo vier a greve, a governadora deverá assumir a linha de frente porque será uma greve sem salários", avisa a secretária. Para 2012, ela cita a inserção de projetos no Banco Mundial da ordem de U$ 92 milhões, que deverão servir para impactar e modernizar a educação no estado. Betânia anuncia reformas de cinco Caics, continuação da construção de dez 10 Centros Profissionalizantes, ampliação e reforma das 57 escolas para o desenvolvimento do projeto Brasil Profissionalizado, construção de seis escolas em centros de alta densidade demográfica e comunidades de poder aquisitivo baixo, além de uma completa reforma nas Escolas Estaduais do Atheneu Norte Riograndense, Churchill e Anísio Teixeira. Entre suas metas para 2012, ela também cita o início da implantação do Ensino Médio Inovador, utilizando o contraturno escolar. Mas um projeto terá sua marca: o SIGA Educar, uma tecnologia adquirida da UFRN, em parceria com o governo federal que deverá modernizar todo o sistema de informatização da educação no estado que ela compara a uma cidade pelos números:310 mil alunos, 700 escolas, 28 mil professores ativos e não ativos.
-----------------------------------------------------------------

Tribuna do Norte

Com líderes políticos do DEM, PR, PV e PMN, Rosalba Ciarlini empossa novos secretários

A posse dos novos auxiliares de primeiro escalão do Governo Rosalba Ciarlini se transformou em um grande evento político. Líderes políticos do PV, do DEM, PR e PMN participaram da solenidade que empossou Fábio Hollanda na Secretaira de Justiça e Cidadania e Alber Nóbrega na Secretaria de Administração.
O tom do discurso da governadora Rosalba Ciarlini foi de empenho aos novos auxiliares. “Vamos dar nova vida às Centrais levando para as unidades o atendimento do Procon, que é uma importante ferramenta de defesa do consumidor”, reforçou Rosalba. Ela pediu a cooperação de todos no sentido de reduzir as despesas desnecessárias para atender com mais prestezas as áreas mais necessitadas.
AS FOTOS DA SOLENIDADE SÃO DE ADRIANO ABREU, DA TRIBUNA DO NORTE:
Tribuna do Norte------------------

Corpo de Manoel Torres será velado no Salão Nobre da Prefeitura de Caicó



Marcos Dantas noticia em seu Blog que Familiares do ex-prefeito Manoel Torres já estão tomando as providências, para que seu corpo seja conduzido de Natal para Caicó.
Arquivo TN/Alex RégisManoel Torres de Araújo morreu aos 93 anos.Manoel Torres de Araújo morreu aos 93 anos.

O cortejo deixará a capital por volta das 13 horas e ao chegar a Caicó, irá direto para o Salão Nobre da Prefeitura, onde será velado.

De acordo com informações de familiares, o sepultamento acontece às 16 horas desta segunda-feira, 16 de janeiro, no Cemitério Campo Jorge, após missa de corpo-presente. Manoel Torres será sepultado no mesmo túmulo de sua esposa, Oscarina Torres.

Morte

A política do Rio Grande do Norte amanheceu de luto. Morreu Manoel Torres de Araújo. Com 93 anos de idade, ele já vinha lutando contra uma pneumonia há vários anos, e ultimamente estava internado na UTI do Hospital São Lucas em Natal.

História

Manoel Torres nasceu no dia 15 de fevereiro de 1918 em Caicó. Um dos nove filhos do casal Paulino Batista e Maria Marcolina, casou-se com Oscarina de Oliveira Torres em 1942, com quem teve os filhos:  Ozelita (médica residente em São Paulo), Lígia (médica residente em Natal), Carlos Torres (Galileu) (assessor político), Manoel Torres Filho (agropecuarista), Jussara (enfermeira) e Marco Torres (Carrossel) (falecido). A ex-primeira-dama faleceu em novembro de 2008.

Manoel Torres de Araújo fundou em 1945 ao lado dos irmãos, do monsenhor Walfredo Gurgel, do coronel Joel Dantas, de Plínio Saldanha e outros políticos da época o PSD (Partido Social Democrático), liderado no estado pelo senador George Avelino e por João Câmara. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1954 e reeleito nas duas legislaturas seguintes. Em 1968 disputou a prefeitura de Caicó e perdeu por 72 votos para o advogado Francisco de Assis Medeiros (Doutor Chiquinho). Quatro anos depois voltou a disputar a prefeitura de Caicó e ganhou de Vivaldo Costa com uma maioria de 75 votos. Em 1988 aproveitando que o seu sistema adversário estava dividido com duas candidaturas, lançou-se candidato e ganhou a prefeitura novamente. A chefia do Executivo na época era disputada por Sílvio Santos (apoiado por Vivaldo Costa) e Francisco Pereira (apoiado por Irami Araújo).

Em 1994 foi indicado como suplente numa chapa que elegeu Geraldo Melo como senador, mas não foi prestigiado, não chegando a assumir em nenhum período o senado da República. Em 1996 perdeu a disputa pela prefeitura para Vivaldo Costa. Quatro anos depois foi candidato a vice-prefeito de Roberto Germano e ajudou a derrotar Vivaldo Costa. Cabe destacar Manoel Torres de Araújo foi quatro vezes deputado estadual, duas vezes prefeito de Caicó (1973-1975 e 1989-1992), primeiro suplente de senador da República e ainda vice-prefeito de Roberto Germano. Na atuação parlamentar o destaque fica, dentre outras matérias, para os projetos que instituíram as emancipações políticas de São Fernando e Timbaúba dos Batistas.
---------------------------
O MOSSOROENSE

Governistas iniciam processo de escolha de candidato sem descartar renúncia de Fafá

E-mailImprimirPDF
fafa_rosadoA semana política em Mossoró foi marcada pelo primeiro encontro oficial entre os grupos da prefeita Fafá Rosado (DEM) e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para discutir planos para as eleições de outubro.
Para o público, foi dada a informação de que se discutiu projetos para Mossoró. De fato as questões administrativas foram tratadas, mas todas passaram pela política. Ficou acertado que governo e prefeitura faria parcerias, fato que não ocorreu ao longo de 2011.
A decisão mostra uma mudança de estratégia da parte da governadora na luta para convencer a prefeita Fafá Rosado a renunciar em favor da vice-prefeita Ruth Ciarlini.
Em vez do tratamento a pão e água que vinha sendo aplicado, a governadora passará agora a afagar a prefeita com obras em parceria e elogios públicos outrora escassos em eventos. A primeira mudança foi detectada na última quinta-feira, durante a inauguração do Residencial Monsenhor Américo Simonetti.
A governadora também passou a dizer que nunca tratou do tema renúncia com a chefe do Executivo municipal. Antes, ela evitava conversar sobre o assunto. Mesmo assim ela segue evitando rechaçar a ideia da renúncia.
A possibilidade de renúncia tende a ser tratada mais à frente. Segundo uma fonte do jornal O Mossoroense, a governadora não desistiu de querer a renúncia. Ela vai fazer investimentos em parceria com a Prefeitura para depois disso a prefeita renunciar com a popularidade em alta.
O assunto será sempre tratado de forma sigilosa, como forma de evitar o desgaste que uma eventual renúncia gerará.
No entanto, as compensações para o desgaste são vantajosas para o grupo de Fafá. A prefeita seria nomeada conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) seria indicado para uma secretaria, que poderia ser a de saúde. Falta apenas uma acomodação para o chefe de gabinete Gustavo Rosado. Existe a promessa de que com Ruth no poder ele continuaria dando as cartas no Palácio da Resistência, mas faltam elementos para essa garantia.

* Fonte: Blog de Sidney Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger