quinta-feira, maio 17, 2012

Donna Summer morre aos 63 anos

A cantora Donna Summer morreu nesta madrugada, aos 63 anos, após batalha contra o câncer. A notícia foi dada pelo site TMZ por volta das 12h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (17), e, por volta das 13h30, a morte foi confirmada por familiares à agência Associated Press. De acordo com o TMZ, ela tinha câncer de pulmão. Fontes confirmaram ao site que a cantora acreditava ter ficado doente após os atentados de 11 de setembro, ao inalar partículas tóxicas.Nascida em Boston no dia 31 de dezembro de 1948, LaDonna Adrian Gaines (nome real da cantora) começou sua carreira como vocalista de apoio do trio Three Dog Night. Segundo o jornal "The New York Times", ela aprendeu a cantar na igreja em um coral gospel. Ainda adolescente, integrou um grupo de rock psicodélico chamado The Crow.Summer ganhou cinco prêmios Grammy e fez sucesso, principalmente nos anos 70, com músicas como "Last Dance," "Hot Stuff", "She Works Hard for the Money" e "Bad Girls". Ela já vendeu aproximadamente 130 milhões de discos em todo o mundo.
A estreia solo em disco foi lançada em 1974, "Lady of the Night". Seu primeiro grande hit foi "Love to Love You Baby", que chegou ao segundo lugar na parada da revista americana "Billboard", em 1976. Com o sucesso, passou a lançar pelo menos um LP por ano até 1984. Summer lançou 17 álbuns de estúdio. Entre os trabalhos mais importantes estão "Bad Girls" e "On the Radio, Volume I & II".
Ela já liderou a principal parada nos EUA com canções como "Hot Stuff" e "MacArthur Park". O disco mais recente é "Crayons", de 2008, com músicas como "I'm a fire", "Stamp your feet", "It's only love" e "Fame (the game)". O álbum ficou na 17ª posição do ranking de mais vendidos nos EUA. Ela veio ao Brasil em 2009 para divulgar o CD, lançado após hiato de 17 anos.
Ao trocar de gravadora, assinando com a Geffen Records em 1983, Donna passou a ter menos destaque nas paradas. Nos anos 80, não conseguiu repetir o sucesso da década anterior. Ela chegou até a deixar de cantar seus principais hits da disco music.
Durante a era disco, ela foi a única artista a ter três discos-duplo consecutivos em primeiro lugar na lista de mais vendidos. Ela também foi a primeira cantora com quatro singles número 1 em um período de 13 meses, de acordo com o Rock Hall of Fame, onde foi homenageada neste ano. Apesar do sucesso, nunca se mostrou confortável com o rótulo "rainha da disco".
A cantora deixa seu marido Bruce Sudano, dois filhos e quatro netos. "Esta manhã, perdemos Donna Summer Sudano, uma mulher cheia de talento, sendo que o maior deles era a sua fé", disse a família em um comunicado. "Enquanto lamentamos a sua morte, estamos em paz celebrando a sua extraordinária vida e seu legado permanente. Palavras realmente não podem expressar o quanto nós apreciamos suas orações e seu amor para a nossa família neste momento difícil." Ela morava em Nashville, no estado americano do Tennessee.
A cantora Dionne Warwick disse em comunicado que estava triste em perder uma grande intérprete e "querida amiga". "Meu coração vai para seu marido e seus filhos", disse Warwick. "Orações serão rezadas para mantê-los fortes."

quarta-feira, maio 16, 2012

Governo assina aditivo para projeto

Roberto Lucena - Repórter

Representantes do Governo do Estado assinam hoje, no Ministério dos Esportes, em Brasília, um documento que deve assegurar os recursos para a construção da obra de reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire. A documentação faz parte da nova Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 e era um pleito solicitado pelo Governo do Estado desde setembro de 2011. Com a assinatura, o Estado pode receber aditivos para os projetos executivos de obras públicas.
Rodrigo SenaNovo projeto da avenida Roberto Freire necessita de estudo e relatório de impacto ambiental
Novo projeto da avenida Roberto Freire necessita de estudo e relatório de impacto ambiental

A titular da secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), Kátia Pinto, e o titular do secretaria Extraordinário Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres, estarão na solenidade em Brasília. O documento também deverá ser assinado pelo Ministro Aldo Rebelo e, posteriormente, pela governadora Rosalba Ciarlini. "Com esse documento, ficaremos, enfim, habilitados para contratar empréstimo que garantirá os recursos necessários para as obras de reestruturação da Roberto Freire bem como a obra de acesso ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante", explicou Kátia Pinto.

A nova Engenheiro Roberto Freire será uma via expressa de 4 km, com doze pistas - o dobro das existentes no traçado atual. A obra vai custar R$ 220 milhões. Esse valor, definido no Projeto Executivo, é quase quatro vezes maior que o previsto no projeto básico (R$ 57 milhões). As novas pistas serão construídas em túneis. Com a construção dos túneis, a secretária acredita que não haverá desapropriação de nenhum comércio.

Para tocar o projeto da reestruturação da Roberto Freire, a SIN teve que se adequar a algumas exigências do Ministério das Cidades. Foram incluídos ciclovias e o corredor exclusivo para ônibus. O que acabou aumentando o número de pistas - antes estava previsto 10 faixas - e, por consequência, o aumento do custo. O calçadão e o canteiro central serão mantidos. Kátia informou que alguns documentos já foram entregues à Caixa Econômica Federal. "A assinatura da documentação amanhã [hoje] não é um reinício. Já adiantamos algumas etapas", pontuou.

No entanto, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), nenhuma solicitação de licenciamento ambiental, por exemplo, foi solicitada. Outros entraves podem atrasar o início das obras. De acordo com Márcio Luiz Diógenes, promotor da 12ª Promotoria de Justiça e membro do Grupo Especial de Acompanhamento das Obras e Atividades da Copa 2014, a SIN se comprometeu em elaborar um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para esclarecer se as intervenções vão afetar o Parque das Dunas. "Isso deve ser feito para termos informações  concretas sobre os impactos ambientais", disse.

terça-feira, maio 15, 2012

Carlos denuncia complô 'politiqueiro e arbitrário'

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) fez severas críticas, ontem, ao que chamou de complô "politiqueiro e arbitrário", que segundo ele visa subverter a vontade popular e torná-lo inelegível. De acordo com o pedetista, a cinco meses da eleição - e mesmo liderando as últimas 22 pesquisas de intenção de votos realizadas na capital - o líder da prefeita na Câmara Municipal de Natal (CMN), Enildo Alves (DEM), demonstra que tem intenção de contrariar o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aprovou as contas da gestão do ex-prefeito no período de 2008, em um claro intuito de vê-lo  barrado da disputa municipal. Carlos aponta a tramitação do processo na CMN,  atualmente em análise na Comissão de Finanças e Fiscalização, como viciada. Isso porque se diz inimigo pessoal de Enildo Alves, o relator da matéria no legislativo. "Qual a isenção?", pergunta ele, para completar: "Há uns dez dias ele [Enildo] declarou a uma rádio local que já tinha de 14 a 15 votos de vereadores para reprovar minhas contas. Mas como se eu nem havia enviado as respostas aos questionamentos da própria Comissão? Com base em quê?", contestou 
Rodrigo SenaCarlos Eduardo avisa que vai recorrer à Justiça se as contas forem rejeitadas na Câmara Municipal
Carlos Eduardo avisa que vai recorrer à Justiça se as contas forem rejeitadas na Câmara Municipal

Para piorar, enfatiza o ex-prefeito,  o pré-candidato pelo PSDB à prefeitura de Natal, Rogério Marinho, teria externado sem reservas, durante a solenidade que concedeu o título de cidadão natalense ao deputado petista Marco Maia, na última quinta-feira (10), na própria CMN, que "trabalharia com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para demover o vereador Ney Júnior (DEM) da ideia de se abster em votações sobre processos de desaprovação de contas".  Desde que responde a uma ação no Tribunal Regional Eleitoral por ter a prestação de contas da campanha de 2008 indeferida, o parlamentar democrata se declarou suspeito e externou que não participaria de julgamento com teor similar. 

"Essas pessoas não têm medidas. Eles estão pensando que estão onde para tratar a Câmara dessa forma?", criticou Carlos Eduardo. Ele acusou ainda a prefeita Micarla de Sousa (PV) de incumbir a auxiliares - no caso os secretários de Educação, Walter Fonseca, e de Planejamento, Antônio Luna - de convencer vereadores a votarem contra o ex-prefeito no processo de prestação de contas do exercício de 2008. Carlos Eduardo pede uma reação por parte dos parlamentares para que apreciem a matéria da maneira mais isenta possível. Ele destaca que tem uma vida pública "ilibada", não responde a processos de improbidade e de irregularidade enquanto foi gestor público e que não responde por ilegalidade administrativa a nenhum órgão de controle. "Isso só engana a incautos. Eles queriam me eliminar de toda forma. Já que não conseguiram nas pesquisas querem no tapetão", criticou o ex-prefeito de Natal.

Justiça revogou decisão em Pendências

Um caso similar ao do ex-prefeito Carlos Eduardo foi vivenciado pelo prefeito de Pendências, na região do Vale do Açu, Ivan Padilha. Ao ter as contas julgadas procedentes pelo TCE, a Câmara Municipal local derrubou o relatório dos conselheiros do Tribunal de Contas e rejeitou as considerações do chefe do Executivo, o que o tornaria inelegível. Padilha recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) e uma decisão do desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro suspendeu os efeitos dos decretos legislativos de n.º 02/2012 e 003/2012. "Defiro o pedido de suspensividade para sustar temporariamente os efeitos dos decretos legislativos", disse o magistrado.

Carlos Eduardo já avisou que caso suas contas tenham o mesmo destino na Câmara Municipal procederá da mesma forma.   "Vindo a prevalecer essa injustiça de me deixar inelegível por oito anos a democracia brasileira permite que esse cidadão brasileiro tenha toda a confiança na justiça de reparar esse dano", enfatizou o ex-prefeito. Ele observou que o processo no qual está sendo julgado na CMN é inédito  e sem precedentes na história da capital e lembrou que não há registro de algo semelhante na Assembleia e no Congresso Nacional.

De acordo com Carlos Eduardo Alves, a reprovação de contas de prefeitos no Rio Grande do Norte não  é um ato corriqueiro e que de qualquer maneira não há qualquer jurisprudência no Brasil que tenha deixado um chefe de Executivo inelegível. "O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] estuda tirar essa prerrogativa das Câmaras justamente porque muitas delas têm usado para politicagem e isso não é correto", enfatizou o ex-prefeito. Ele destaca que o impasse gerado pela CMN não tem dificultado as conversas para parcerias para o pleito municipal. Mesmo que tenha as contas rejeitadas no legislativo, ele salienta que pode participar de convenção, se candidatar e até tomar posse.

Parecer do TCE não sustenta rejeição 

Há diferenças substanciais entre o que apontou o Tribunal de Contas do Estado e o que vem atestando a Câmara Municipal de Natal (CMN), através do vereador Enildo Alves, no que concerne às contas de 2008 do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves no Executivo da capital. O TCE aprovou a descrição orçamentária do pedetista, embora tenha externado duas ressalvas, uma delas em virtude de não haver datas especificadas na rubrica 'restos a pagar' (passivo remanescente do exercício financeiro anterior) e a outra por supostamente não ter havido empenho por parte da administração na cobrança da dívida ativa municipal. 

Mas ao chegar à CMN, este mesmo relatório originário do órgão fiscalizador de contas, foi posto em mesa para análise dos parlamentares com um outro enfoque e que diferentemente do apreciado pelos conselheiros do TCE, pode este sim tornar o ex-prefeito, líder nas pesquisas de intenção de votos, inelegível. Enildo Alves questiona o fato de Carlos Eduardo Alves ter assinado 3 mil atos administrativos, realizados nos últimos 180 dias do último ano de gestão, que oneraram a folha de pessoal. Ele diz ser ilegal, também, a venda da conta única do município ao Banco do Brasil, no final de 2008.

A resposta do ex-prefeito para as investidas do vereador democrata é que os atos administrativos concedendo gratificações e benefícios a servidores foram todos feitos com base na lei, inclusive muitos deles em cumprimento a decisões judiciais. Ainda de acordo com Carlos Eduardo, a venda da conta única do município à instituição bancária foi avalizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que gerou o arquivamento do processo que tramitava em primeira instância. Sobre o saque da conta da previdência ele enfatiza: "foi uma transferência e uma inspeção do Ministério da Previdência atestou a legalidade de tudo que eu fiz neste setor durante todo o meu mandato". Em seguida alfinetou a prefeita atual: "Mas não é o que estamos vendo agora".

Ele observa que a Prefeitura de Natal está inadimplente com os repasses constitucionais da Previdência, não consegue investir e tem uma administração pífia. "É uma injustiça muito grande. Mas a luta continua. Quem quiser vai ter que ganhar na urna porque podem ficar certos que lutarei até o fim", ressaltou o ex-prefeito.

segunda-feira, maio 14, 2012

Polícia encontra hackers que roubaram fotos de Carolina Dieckmann



Com exclusividade, o Fantástico mostra como foram roubadas as fotos do arquivo pessoal da atriz Carolina Dieckmann, que foram parar na internet. Os repórteres Tyndaro Menezes e Paulo Renato Soares trazem os bastidores da investigação policial que desmontou uma quadrilha de hackers, especialistas em invadir computadores. 

As pistas sobre o furto das fotos levaram a polícia do Rio ao interior de São Paulo. Foram quase 800 quilômetros até o pequeno município de Macatuba. E na casa de um dos suspeitos os agentes nem precisaram fazer perguntas. 

Com um mandado de busca e apreensão, os policias entraram no quarto de Diego Fernando Cruz, de 25 anos. O lugar parecia uma central de informática: CDs, softwares, cinco computadores. Um lap top - repare - estava aberto numa página só com fotos da atriz. E uma das pastas foi registrada como "Carola". 

Mas a maioria dos arquivos tinha sido completamente apagada. Ou na linguagem técnica, alguns computadores foram formatados. 

Polícia: Quando é que você formatou sua máquina, Diego? 
Diego: Eu formatei ontem. 
Polícia: Ontem? Então estava esperando a chegada da polícia? 

A polícia já sabia que Diego não estava sozinho na ação. 

Carolina Dieckmann procurou a polícia no último dia 7, uma segunda-feira: 36 fotos pessoais da atriz tinham sido publicadas na internet na sexta anterior. Carolina vinha recebendo ameaças de extorsão desde o fim de março, mas disse que não tinha registrado queixa até então para evitar ainda mais exposição. 

Na delegacia, ela contou que estava tendo problemas nas suas contas em sites de relacionamentos desde o ano passado. Disse que foi a empregada que atendeu o telefonema de um homem que dizia ter fotos dela. Em seguida, o homem mandou duas imagens para o empresário de Carolina e pediu R$ 10 mil para não divulgar. 

A primeira suspeita da atriz foi de que as fotos pudessem ter sido copiadas - há dois meses - quando o equipamento foi levado para conserto. Técnicos e responsáveis pela loja chegaram a ser ouvidos. Os advogados dela tentaram impedir na Justiça que sites continuassem divulgando as fotos. 

“Esses crimes deixam rastro. Esses crimes deixam uma série de rastros, que provavelmente nós conseguiremos chegar mais cedo do que se pensa a esse autor”, disse o advogado de Carolina, Antônio Carlos de Almeida Castro, em 07 de maio. 

No mesmo dia que a atriz prestou queixa, a Delegacia de Repressão Contra Crimes de Internet, sob o comando do delegado Gilson Perdigão, começou uma investigação. 

Um grupo especializado de policiais civis usou programas de contra-espionagem para chegar ao grupo responsável pelo vazamento das fotos. Foi então que os agentes descobriram que Carolina Dieckmann tinha sido, na verdade, vítima de hackers - que invadiram a caixa de e-mails da atriz. 

No grupo, quatro rapazes, um deles menor de idade. O principal suspeito de ter furtado as fotos da atriz é Leonam Santos, de 20 anos. 

Fomos até a casa dele na tarde deste domingo na cidade de Córrego Danta, em Minas Gerais. 

“A Polícia Civil do Rio de Janeiro tem informação de que você é que teria conseguido invadir o computador da Carolina Dieckmann e espalhado as fotos na internet”, diz o repórter. 

“Não, não fiz isso não. Conforme as investigações vão comprovar quem fez isso”, defende-se. 

Leonam vive numa casa simples. Ele convidou a equipe para entrar. Mostrou um computador que está com a tela quebrada. Disse que já é investigado numa outra ação de hackers que teriam desviado dinheiro, mas disse que é inocente. 

“As investigações vão provar que não sou o culpado. Teve uma denúncia que eu estava desviando dinheiro de contas bancárias. Meu computador tá na Polícia Civil, deve ter uns dois meses que está lá. Denúncia falsa, né?”, diz Leonam. 

Os outros acusados de espionagem virtual começaram a ser descobertos. O menor de idade - que não pode ter o nome revelado - é suspeito de ter feito as ligações para chantagear Carolina Dieckmann. 

Diego, encontrado em Macatuba, no interior paulista, que você viu no início da reportagem, foi o primeiro a divulgar as fotos da atriz para um site pornográfico, segundo a polícia. O site seria de Pedro Henrique Mathias. O outro envolvido não teve a identificação revelada pela polícia. 

A varredura feita no computador da atriz detectou que o invasor furtou, ao todo, 60 arquivos. 

Os investigadores interceptaram uma troca de mensagens frenética pela internet entre o grupo. 
Diego admite que passou as fotos adiante. 

Diego: “Eu passei pro cara na quinta à noite. Ele pôs no site dele sexta de tarde. Na mesma hora estava em todos os jornais”. 

Numa outra conversa, os suspeitos contam como teriam conseguido as fotos. 

Diego: Foi apenas invasão de email, não de PC. Acho que ele pegou nos enviados dela”, diz Diego. 

Como esse rapaz conseguiu furtar as fotos no computador da Carolina Dieckmann? 

“Foi por uso de um software mal intencionado enviado pra conta de email dela, que a gente chama de spam, e a vítima fatalmente clicou nesse spam, ela abriu esse spam no computador ou no portátil dela ou no próprio PC e provavelmente ela tenha deixado esse arquivo ser reenviado, respondido pro autor”, explica Rodrigo Valle, inspetor do Grupo de Operações de Portais. 

Mas os hackers estavam preocupados com a repercussão do caso. E começaram a temer as consequências da extorsão. 

Diego escreve: “A pena grave aí é essa extorsão. isso aí eu nunca fiz. Só se foi o outro”. 

O homem apontado como o dono do site que divulgou as fotos também dá a entender que não sabia da extorsão. Na conversa com Diego, Pedro Henrique diz: “Prevejo problemas”. E pergunta: “Viu o noticiário? Ela alega ter sido chantageada. Aí a coisa muda de figura e em uma das fotos, sem ver, publiquei um print, onde apareceu seu MSN”. 

E foram as informações deixadas pelos próprios hackers nos acessos aos emails de Carolina Dieckmann que os investigadores encontraram uma espécie de impressão digital eletrônica dos suspeitos. 

Cada computador tem um número de identificação, o chamado IP, e foi através dele que Leonam e Diego foram descobertos. 

“Não podem se esconder tanto como acham que estão escondidos, estão protegidos. Acham que conseguem mascarar o endereço de IP e acham que com isso a polícia não vai chegar. A polícia chega sim. Pode levar um pouco mais de tempo, um pouco menos de tempo, mas a polícia chega”, afirma Valle. 

O Brasil não tem lei específica para crimes de informática. Mas isso não significa que quem comete crime virtual fique sem punição. A Justiça se baseia no Código Penal, e no caso da atriz os envolvidos serão indiciados por furto, extorsão qualificada e difamação. 

O grupo de hackers sabia que era investigado, mas eles duvidavam que seriam pegos. 

Diego: “Boa noite. Qualquer coisa vai na cadeia fazer uma visitinha lá pra mim. Hauhauhau”. 

“E eles acreditavam que a polícia não teria recursos de detectar a ação deles. Nós chegamos e batemos na porta da casa de um deles e já identificamos os outros três”, conta Valle. “Deixaram rastro. Todo crime sempre tem um vestígio. Na internet não é diferente. Crime na internet também deixa vestígio”. 

Nós tentamos entrar em contato com Pedro Henrique Matias, acusado de ter divulgado as fotos de Carolina Dieckmann num site pornográfico. Nossa produção recebeu uma resposta sem assinatura, por e-mail. O autor da mensagem diz que o site não foi o primeiro a divulgar as fotos. Que repudia qualquer tipo de chantagem e que está disposto a colaborar com as investigações. 

A polícia ainda não conclui o inquérito. Os investigadores agora esperam os laudos da perícia tanto do computador da atriz quanto dos apreendidos com os hackers. Os suspeitos vão ser intimados a depor nas cidades onde vivem. Se forem condenados pelos crimes de difamação, furto e extorsão, eles podem pegar até 15 anos de cadeia.

sexta-feira, maio 11, 2012

A SELEÇÃO SUB - 23 DE MANO MENEZES VAI A LONDRES



Com 17 jogadores com idade sub-23 (incluindo Neymar, Ganso, Oscar, Lucas e a volta de Alexandre Pato), o técnico Mano Menezes divulgou nesta sexta-feira os jogadores da Seleção Brasileira para os amistosos contra Dinamarca (26 de maio), Estados Unidos (30 de maio), México (3 de junho) e Argentina (9 de junho). Presente na pré-lista de 52 nomes dos Jogos de Londres, Ronaldinho Gaúcho ficou fora. Após ter afirmado várias vezes que veria a relação 48 horas antes do anúncio oficial, o presidente da CBF, José Maria Marin, compareceu ao Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, para acompanhar a convocação e conversou durante alguns minutos com o treinador. O dirigente disse que viu a lista, mas que não pediu nenhuma mudança a Mano ou ao diretor de Seleções, Andrés Sanches.
Mano vai aproveitar o longo período que terá com seus comandados para mesclar atletas sub-23 e nomes com idade superior aos 23 anos. Todos os convocados nesta sexta estão na pré-lista de Londres. Os seis mais velhos são: os zagueiros David Luiz (Chelsea) e Thiago Silva (Milan), o goleiro Jefferson (Botafogo), os laterais Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid) e o atacante Hulk (Porto). Assim, o volante Ramires, destaque do Chelsea na campanha da Liga dos Campeões, segue fora da Seleção.- Não conversei com nenhum dos dois antes da elaboração, não sugeri nada, não insinuei nada e tive um grande motivo para não conversar nada a esse respeito com o Mano e com o Andrés. Tudo para terem liberdade na escolha de quem julgam ser os melhores para servir à Seleção. A lista que me foi apresentada permaneceu intacta - disse o substituto de Teixeira, que garantiu confiança total no trabalho de Mano.
jogadores brasil convocação (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
A expecativa de Mano é montar a provável equipe que disputará o torneio dos Jogos de Londres a partir de julho. A equipe vai estrear no dia 26, contra o Egito, em Cardiff, no País de Gales. Nesta série de amistosos, o time canarinho vai encarar a Dinamarca em Hamburgo (na Alemanha), os Estados Unidos, em Washington, o México, em Dallas, e a Argentina, em Nova Jersey (as três cidades nos EUA).
- Quero esclarecer que a Seleção vai contar com uma base bem maior, conforme sempre deixamos claro, de jogadores abaixo de 23 anos para esses amistosos. Um número além dos atletas acima de 23. Esse foi o planejamento que fizemos. Não conseguimos desenvolver de forma isolada no Brasil um projeto olímpico separado da Seleção principal. Ao longo desse um ano e nove meses, convocamos sempre jogadores jovens para que isso chegasse em um momento de reta final e mais objetivamente convocar os jogadores que vão chegar às Olimpíadas.

Essa foi a primeira convocação de Mano Menezes desde a chegada do presidente José Maria Marin, que assumiu a CBF no dia 12 de março. Desde então, o dirigente tem comentado mais sobre o time canarinho e o desempenho da equipe sob o comando do treinador. O anúncio da lista teve mudanças em relação à gestão de Ricardo Teixeira, que raramente aparecia nas convocações. Além da presença do presidente, a relação não foi apenas entregue em uma folha de papel aos jornalistas, mas sim lida por Mano no microfone. Andrés afirmou não se importar em entregar a lista a Marin com antecedência.
- Não esperava outra posição do presidente a não ser essa. Por questão de hierarquia, ele quer saber antes. Mas alguns já insinuam que ele vai escalar. Isso não é a verdade, mas é justo que ele saiba quem serão os convocados.
Segundo a CBF, a convocação não atrapalhará os planos de Vasco, Santos e Fluminense para as quartas de final da Libertadores, assim como o São Paulo na Copa do Brasil. A apresentação dos jogadores está marcada para os dias 23 e 24 de maio. Depois, todos serão liberados em 10 de junho.
- É ótimo para os jogadores jovens enfrentarem jogadores de experiência mundial. Você eleva os seus parâmetros. É um momento que nos propiciou fazer isso com jogadores mais jovens porque direcionamos para os Jogos Olímpicos que vêm a seguir. Pela proximidade dos jogos, nós vamos jogar quatro partidas em um espaço curto. Temos o Wellington Nem que só vinha atuando no Figueirense. Pensamos no ano passado com o Ney Franco para trazê-lo para a Seleção, mas o Figueirense estava disputando uma vaga na Libertadores. Além de vê-lo atuar, quero vê-lo treinar pela Seleção. É uma intenção ter uma base para que a Seleção não sinta um prejuízo com mudança de um jogo para o outro - concluiu o técnico

.

quinta-feira, maio 10, 2012

Veja a lista de citados em grampos de Cachoeira com 82 nomes

ANDREZA MATAIS
RUBENS VALENTE
DE BRASÍLIA

Em depoimento sigiloso à CPI do Cachoeira, o delegado Matheus Mela Rodrigues, que coordenou a Operação Monte Carlo, citou uma lista com 82 nomes que tiveram relações ou foram apenas citados em conversas de Carlos Augusto Ramos, O Carlinhos Cachoeira.
A lista inclui os nomes de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), de governadores, senadores, deputados federais, prefeitos e até mesmo da presidente Dilma Rousseff.
O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), fez um apelo aos parlamentares para que não comentassem com a imprensa os nomes da lista, uma vez que o fato de estarem citados em conversas do grupo não significa que tenham envolvimento com o esquema de Cachoeira. Os nomes podem ter sido usados pelo grupo do contraventor sem conhecimento dos citados.

A Folha teve acesso a lista dos nomes citados pelo delegado e alguns dos nomes foram citados em gravações telefônicas que já são conhecidas. O nome da presidente Dilma Rousseff, por exemplo, é citado em conversas do grupo de Cachoeira ao comentar a crise no Ministério dos Transportes.
Outro a aparecer na lista, o senador José Sarney (PMDB-AP) teve por acaso conversas gravadas pela operação da PF, conforme revelou a coluna de "Mônica Bergamo" no mês passado. Nelas, Raimundo Costa Ferreira, o Ferreirinha, funcionário da Infraero, faz relatos sobre nomeações na estatal, que administra aeroportos do país. O servidor da estatal foi monitorado por supostamente atuar pelo grupo de Cachoeira no aeroporto de Brasília.
O caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG) também é conhecido. Interceptações telefônicas revelaram que o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) intercedeu diretamente junto ao tucano para empregar uma prima de Cachoeira no governo de Minas. Aécio afirmou que, na época em que Demóstenes fez o pedido, não sabia do envolvimento do senador com Cachoeira e diz ter se sentido "traído".
Na lista, porém, faltam nomes de pessoas que já foram citadas em gravações que vazaram, como do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por exemplo, citado em áudios da operação Monte Carlo.
O delegado cuidou da Operação Monte Carlo, deflagrada em novembro de 2010 e que resultou na prisão de Carlinhos Cachoeira e membros de seu grupo em fevereiro deste ano. Os 82 nomes citados se referem a esta operação, e não à Vegas, ação policial semelhante encerrada em 2009.
Constam três ministros do STF, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Dias Toffoli; dos governadores Antonio Anastasia (PSDB-MG), Marconi Perillo (PSDB-GO), Beto Richa (PSDB-PR) e Agnelo Queiroz (PT-DF).
A CPI mista no Congresso investiga as relações do grupo de Cachoeira com agentes públicos e privados.
Veja lista que a Folha conseguiu identificar de deputados federais, senadores, ministros e governadores citados na lista por odem alfabética:
Senador Aécio Neves (PSDB-MG)
Deputado distrital do DF Agaciel Maia (PTC-DF)
Governador Agnelo Queiroz (PT-DF)
Presidente DEM-DF Alberto Fraga
Secretário de Indústria e Comércio de Goiás Alexandre Baldy
Governador de Minas Gerais Antonio Anastasia
Suplente de senador Ataides de Oliveira
Procurador-geral da Justica de Goiás Benedito Torres
Governador do Paraná Beto Richa (PSDB)
Senador Blairo Maggi (PR-MT)
Senador Demostenes Torres (sem partito-DF)
Diretor da Delta Carlos Pacheco
Diretor Regional da Delta no Centro-Oeste Claudio Abreu
Jornalista Claudio Humberto
Ex-chefe de gabinete de Agnelo Queiroz Claudio Monteiro
Ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Toffoli
Presidente Dilma Rousseff
Ex-presidente do Detran de Goiás Edivaldo Cardoso
Ex-senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB)
Ex-chefe de gabinete do governo de Goiás Eliane Pinheiro
Vereador de Goiânia Elias Vaz (PSOL)
Secretário Estadual de Comunicação de Santa Catarina Ênio Branco
Dono da construtora Delta Fernando Cavendish
Vereador de Anápolis Fernando Cunha
Presidente da Caesb Fernando Leite
Prefeito de Águas Lindas (GO) Geraldo Messias (PP)
Prefeito de Nerópolis (GO) Gil Tavares (PTB)
Deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR)
Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes
Diretor da Delta na região Sul e em São Paulo Heraldo Puccini
Policial Militar, assessor do senador Demóstenes, Hrillner Ananias
Presidente da Agetop Jayme Rincon
Ex-sub-secretário de Esportes do DF João Carlos Feitosa, o Zunga
Secretário de Segurança de Goiás João Furtado
Jornalista João Unes
Diretor do Serviço de Limpeza Urbana do DF João Monteiro Neto
Jornalista Jorge Cajuru
Prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela (PMDB)
Deputado federal Sandes Junior (PP-GO)
Senador Jose Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado
Vice-governador de Goiás José Eliton (DEM)
Desembargador do TRT de Goiás Julio Cesar Brito
Deputado federal Jovair Arantes (PP-GO)
Deputado federal Leonardo Vilela (PMDB-GO)
Presidente do PRTB Levy Fidelis
Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux
Governador Marconi Perillo (PSDB-GO)
Deputado federal Marcos Monti (DEM-MG)
Jornalista Mino Pedrosa
Diretor da Anvisa Norberto Rech
Jornalista Policarpo Jr, da revista Veja
Deputado federal Protogenes Queiroz (PC do B-SP)
Deputado distrital do DF Raad Massouh (PPL)
Secretário de Segurança do Paraná Reinaldo Sobrinho
Deputado federal Stephan Necessian (PPS-RJ)
Jornalista Renato Alves
Ex-procurador-geral do Estado de Goiás Ronald Bicca
Vereador em Goiânia Santana Gomes
Vice-governador do DF Tadeu Fillipeli (PMDB-DF)
Vereador em Anápolis Wesley Silva
Secretário de infra-estrutura de Goiás Wilder Morais
Ex-comandante da PM de Goiás Carlos Antonio Elias
Ex-governador de Tocantis Marcelo Miranda (PMDB)
Prefeito de Anápolis Antonio Gomide (PT)
Ex-vereador de Goiania e apontado como braço político do grupo de Cachoeira, Wladimir Garcêz

Delegado que investiga acidente afasta hipóteses de erro humano e sabotagem



Destroços do helicóptero, antes de serem recolhidos (Benedito Braga/O Hoje)
Destroços do helicóptero, antes de serem recolhidos
A Polícia Civil de Goiás aposta em falha mecânica como a principal causa da queda do helicóptero da corporação, na última terça-feira, em Piranhas, no interior do estado. O acidente matou oito pessoas, entre delegados, peritos e pilotos da corporação, além do suspeito de ter cometido sete assassinatos em uma fazenda da cidade vizinha, Doverlândia, em 28 de abril. Segundo o delegado Alexandre Pinto Lourenço, responsável pela investigação da queda do helicóptero, as hipóteses de sabotagem ou falha humana também são consideradas, mas estão praticamente descartadas.

De acordo com o delegado, cabe ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontar o conjunto de fatores que levou à queda. No entanto, devido à experiência do piloto Osvalmir Carrasco Melati Júnior e à forma como o suspeito Aparecido de Souza Alves estava preso, a tese de defeito mecânico ganhou força. Ontem, foram resgatados os corpos das outras sete vítimas que não haviam sido localizadas na terça-feira. Chegaram no fim da tarde ao Instituto Médico Legal de Goiânia os corpos do suspeito, Aparecido de Souza Alves; do copiloto, Bruno Rosa Carneiro; do piloto, Osvalmir Carrasco; dos peritos Fabiano de Paula Silva e Marcel de Paula Oliveira; e dos delegados Antonio Gonçalves Pereira dos Santos e Jorge Moreira. O corpo do delegado Vinícius Batista da Silva, o primeiro a ser encontrado, foi enterrado ontem, na capital goiana.

Vídeo mostra helicóptero momentos após queda em fazenda de Goiás


 TV Anhanguera 
Imagens gravadas por um cinegrafista amador, e adquiridas pela TV Anhanguera, mostram o momento em que fazendeiros ajudam a apagar o fogo do helicóptero da Polícia Civil que caiu na tarde de terça-feira (8), na zona rural de Piranhas, no sudoeste de Goiás. O acidente aconteceu quando a aeronave retornava para Goiânia, após o segundo dia de reconstituição da chacina, ocorrida no dia 28 de abril, na cidade deDoverlândia. Com a queda, morreram sete policiais e o principal suspeito dos crimes.
Segundo o que foi registrado, os fazendeiros tinham medo de novas explosões. De acordo com o cinegrafista, cerca de 20 pequenas explosões ainda foram ouvidas. Provavelmente, de munições que estouraram com o calor das chamas (veja vídeo acima).
saiba mais
Destroços do helicóptero que caiu em fazenda de Piranhas, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Destroços do helicóptero que caiu na Fazenda do Boi, em Piranhas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Vítimas
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, as vítimas são: o superintendente da Polícia Judiciária de Goiás, o delegado Antônio Gonçalves Pereira dos Santos; o delegado titular da Delegacia de Repressão a Roubo de Cargas, Jorge Moreira; o titular da Delegacia de Iporáx, Vinícius Batista da Silva; o chefe do Grupo Aeroespacial e piloto do helicóptero, Osvalmir Carrasco Júnior; o chefe-adjunto do Grupo Aeroespacial e copiloto da aeronave, Bruno Rosa Carneiro; os peritos criminais Marcel de Paula Oliveira e Fabiano de Paula Silva; além do principal suspeito da chacina de Doverlândia, Aparecido de Souza Alves, 22 anos.
Mapa Doverlândia Piranhas, em Goiás (Foto: Editoria de Arte/G1)
Chacina
A Secretaria de Segurança Pública de Goiás informou que as investigações da chacina continuarão, pois há outros suspeitos além de Aparecido de Souza Alves. Segundo a polícia, ele confessou ter matado e degolado as sete vítimas na fazenda e garantiu ter agido sozinho. No entanto, os investigadores acham que ele teve ajuda para cometer os crimes.
Luto
O governador Marconi Perillo decretou luto oficial de três dias, devido à tragédia. O chefe da comunicação da Polícia Civil, Norton Ferreira, explica que, do ponto de vista do atendimento ao público, esta quarta-feira será um dia de trabalho como outro para a corporação. No entanto, ele admite que não há como encarar este dia com normalidade.
As primeiras pessoas que chegaram ao local perceberam que algumas vítimas estavam presas às ferragens. Mas, como quase tudo estava destruído, não era possível identificar os corpos.
Ainda sem identificação, os corpos das vítimas terminaram de ser resgatados no final da manhã desta quarta-feira (9) e chegaram a Goiânia por volta das 19h. O primeiro corpo a chegar à capital, ainda na madrugada desta quarta, foi do delegado Vinícius Batista, que foi sepultado no Cemitério Jardim das Palmeiras, nesta tarde.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger