segunda-feira, janeiro 28, 2013

Médicos explicam o que fazer e como reagir em caso de incêndio



Do G1, em São Paulo

Um incêndio em uma boate na madrugada deste domingo (27) resultou na morte de mais de 230 pessoas em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. O fogo teria começado por volta das 2h30 na boate Kiss, quando o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador.
As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam. Mais de 90% das vítimas morreram por intoxicação respiratória e pelo menos 123 jovens ficaram feridos - eles seguem internados, alguns em estado grave.
No Bem Estar desta segunda-feira (28), o infectologista Caio Rosenthal alertou para a importância de observar o local e saber onde fica a saída de emergência como medida de proteção; o uso de pano molhado no rosto pode ajudar em algo, mas não é um jeito determinante de se salvar.
entenda_tragedia_boate_rs_620 (Foto: Editoria de Arte / G1)
No caso do incêndio em Santa Maria, o fato de a boate estar lotada e com pouca luz dificultou ainda mais a circulação do ar e a visibilidade das pessoas, que entraram em pânico e não conseguiram manter a calma para sair.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Rodrigo de Lima Dib, o controle emocional é importante na hora da emergência para se proteger e proteger os outros que estão por perto.
Em caso de fumaça, os bombeiros recomendam que as pessoas se abaixem o máximo que puderem para evitar o contato com a substância. Como a visibilidade é baixa, é importante usar as mãos como maneira de encontrar a saída de emergência. Quem sai desse ambiente do incêndio, deve usar máscaras de oxigênio.
Arte - asfixia (Foto:  )
A fumaça tóxica inalada percorre o mesmo caminho do oxigênio no corpo e demora o mesmo tempo para chegar aos pulmões, como explicou o pneumologista Carlos Carvalho.
Como primeira reação, o corpo tenta combater essas substâncias prejudiciais e as células de defesa começam a liberar enzimas. Porém, essas enzimas atacam as próprias células do pulmão e prejudicam a oxigenação dos alvéolos. Com isso, a pessoa pode morrer. 
O pulmão pode demorar semanas para sair desse quadro respiratório - as primeiras 3 semanas caracterizam a fase aguda do problema e, nesse período, o organismo precisa ser ventilado muitas vezes de forma artificial. O alerta do pneumologista Carlos Carvalho é para as pessoas que foram expostas ao fogo e à fumaça, que devem prestar atenção a sintomas nas vias respiratórias, como tosse e falta de ar. Aos primeiros sinais, é importante procurar um médico.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger