quinta-feira, junho 18, 2009

AREIA BRANCA - A CHEGADA DE JOCA SOARES



Segundo Luiz Fausto de Medeiros, foi exatamente no decorrer deste quatriênio, no ano de 1870, que Joca Soares, suplente de vereador da Câmara Municipal de Mossoró, rico comerciante e proprietário naquele município, da tradicional família Guilherme de Melo, toma a firme decisão de fundar a povoação de Areia Branca, transferindo-se com seus familiares para a nova residência que havia construído em 1869. Foi a primeira casa construída de tijolo e coberta de telha de argila. Em sua companhia, a esposa Felismina Cândida Gamelo de Oliveira e seus filhos: Coriolano Soares Borja, que faleceu ainda jovem e solteiro; Maria Cândida Soares do Couto, que se casou em primeiras nupcias com o natalense Pedro Celestino Barbosa Tinôco e em segundas núpcias com Francisco Fausto de Sousa; Maria Praxedes Soares do Couto, se casou com Manoel Lúcio de Góis(meu bisavô), e a ainda as sobrinhas sua e da esposa, Maria Soares do Couto, que se casou com António Bento de Sousa e Ana Soares do Couto que se casou com André Corsino de Medeiros. As três últimas filhas com bastante descendência.
Ainda no ano de 1870, Mossoró é elevada ao predicamento de cidade pela Lei nº 620, de 9 de novembro. Foi um projeto do padre Antônio Joaquim Rodrigues.
A chegada de Joca Soares deu um impulso muito grande a Areia Branca. No dia 18 de junho de 1872, era instalada a Agência dos Correios e Telegráfos, fato importante, vez que poucas cidades na época tiveram tal privilégio, apesar da agência ser de terceira classe, mais estava plantando um importante instrumento de progresso na povoação. Seu primeiro telegrafista foi João Pereira de Siqueira (meu bisavô). A data foi história e seis meses depois no dia 5 de dezembro de 1872, Areia Branca passa a ser Distrito de Paz pela Lei nº 656. Em 5 de março de 1873, foi criada a Lei nº 692 que instituiu a cadeira de instrução primária somente para os homens. A educação estava chegando ao nosso povo. O fato lamentável foi não ter sido dado a oportunidade para as mulheres, neste tempo era o que se tinha direito. No mesmo ano de 1873, em 16 de fevereiro, foi criada a Mesa de Rendas Gerais, era o órgão arrecadador que ia impulsionar nosso município, que passava a ter uma receita própria. Sua instalação aconteceu em 1º de Junho do mesmo ano, seu primeiro administrador foi Francisco Leitão de Almeida.
Na cidade de Mossoró, Jeremias da Rocha Nogueira, foi pioneiro na imprensa e fundou em Mossoró o Jornal O Mossoroense, que completa este ano 135 anos de existência. O jornal hoje é comando pelo ex-deputado Laire Rosado. Pelo Mossoroense passou, Lauro da Escossia, Dorian Jorge Freire e Jaime Hipólito Dantas, entre outros.
A força politica de Joca Soares junto ao Governo Imperial, criando a agência dos correios, a cadeira de instrução primária e a mesa de rendas, foram os primeiros sinais do crescente progresso de Areia Branca cuja povoação fora fundada há apenas tres anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger