terça-feira, junho 23, 2009

NOTÍCIA,NOTÍCIAS,NOTÍCIAS

Desembargadores do TJ negam pedido de habeas corpus para detentos de Mossoró

Sexta-feira, dia 19/6, desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) negaram o pedido de habeas corpus impetrado pelo presidente da l (OAB), de Mossoró, Dr: Olavo Hamilton. O advogado pediu a liberdade para os presos da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur).O presidente não teve acesso ao acórdão , informações obtidas por quem acompanhou a sentença, os juízes do TJ entenderam que a superlotação na Defur não fere a dignidade da pessoa humana, princípio basilar da Constituição Federal. Olavo Hamilton disse. "Vamos tentar o habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Caso seja necessário iremos ao STF". Atualmente na Defur existem 25 detentos em uma cela de 10 m², projetada para abrigar no máximo seis presos.



Cliente de banco ganha indenização.

O banco Real foi condenado a pagar indenização por danos morais ao cliente que teve o nome utilizado por terceiros, para firmar um contrato de financiamento. A sentença inicial foi dada pela 3ª Vara Cível da Comarca de Mossoró e mantida em segunda instância pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.Os desembargadores ressaltaram, que, ficou provado que o autor da ação teve o nome lançado em cadastros de devedores, em razão de inadimplência de financiamento feito perante o banco. Seu nome foi utilizado por terceiros para a aquisição de crédito junto à instituição financeira, sendo assim o autor foi vítima de uma fraude, já que foi firmado contrato de empréstimo", destaca o relator TJRN, juiz Convocado Ibanez Monteiro.O débito no valor de R$ 11.057,68. O banco ABN Amro Real terá assim que declarar o débito inexistente, bem como realizar o pagamento de indenização no valor de 3 mil reais.

Senador do Amazonas ameaça retirar projeto que unifica fuso horário no Brasil

Autor do projeto de lei que visa unificar os horários no país, o líder tucano no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM), afirmou na sexta-feira que pode desistir da proposta para atender reivindicações de eleitores e para protestar contra alterações feitas no texto original.Na terça-feira, a proposta de Virgílio foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, e agora aguarda votação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Casa altere seu texto. O projeto prevê que os horários de Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Fernando de Noronha serão os mesmos do resto do Brasil. Hoje o país tem três fusos diferentes.Virgílio reagiu mal a uma emenda apresentada pelo senador Tião Viana (PT-AC), que propõe que todo o Brasil siga o horário do Acre, hoje com uma hora a menos que Brasília



Ivipanim Clube é reconhecido como de utilidade pública

AREIA BRANCA - Por unanimidade os vereadores aprovaram em primeira e única votação o projeto de lei de autoria do vereador José Sandro de Góis Nunes (PV), reconhecendo de utilidade pública da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Ivipanim Clube. Na justificativa do projeto, o vereador Sandro Góis disse que o popularmente conhecido Ivipanim Clube foi fundado em 1955 e ao longo do tempo tem servido à sociedade areia-branquense disponibilizando seus salões onde são realizados eventos festivos, solenes e culturais por iniciativa de sua diretoria ou mediante solicitação de outras entidades locais, inclusive a Câmara Municipal de Areia Branca, a prefeitura, igrejas, escolas, entidades de classe, entre outros segmentos. Agora reconhecida como de utilidade pública, a associação tem por finalidade: instruir seus associados através de meios disponíveis nas áreas afins do conhecimento humano; realizar reuniões de caráter cultural, esportivo, social, cívico e festivo, filantropicamente, campanhas de caráter sócio-educativo em prol da comunidade; contribuir para o engrandecimento dos associados como pessoa humana por meio de iniciativas apropriadas; promover sempre que possível a confraternização entre os mesmos; firmar parcerias com entidades ou órgãos públicos ou, ainda, com empresas privadas nas áreas de desenvolvimento humano, com a finalidade de promover cursos, palestras, conferências em benefício tanto da associação como da comunidade, além da cessão das suas instalações, quando necessário e solicitado, para eventos diversos.
CONCURSOS - Após acabar com a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão, o Supremo Tribunal Federal decidirá nas próximas semanas se irá exigir diploma do curso de jornalismo para a contratação de 14 profissionais da área. CONCURSOS 2 - O edital seria divulgado no final deste mês, mas a decisão foi adiada. As 14 vagas são para área de comunicação social do Supremo, para o cargo de analista, função que exige nível superior. O que não se sabe ainda é se o STF aceitará somente jornalistas para o cargo ou profissionais de outras áreas.
DE CARONA - Por receber mais de 20 pontos por multas de trânsito causadas por excesso de velocidade e dirigir falando ao telefone, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, teve sua carteira de motorista suspensa pelo DETRAN do Paraná. Segundo o jornal Gazeta do Povo, o ministro disse aos assessores que andará de ônibus ou pedirá carona para se locomover no Paraná, já que em Brasília,ele tem motorista. È um piadista militante do PT.
COPÃO - A visita do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e dos deputados Sandra Rosado (PSB), Fernando Mineiro (PT), Wober Júnior (PPS) e Larissa Rosado (PSB) à Turma do Copão na última sexta-feira continua repercutindo muito bem entre os jornalistas e blogueiros presentes.
SIMPATIA - Para os freqüentadores da confraria que se reúne todas às sextas-feiras no Carlos Bar, no bairro Boa Vista, a visita foi bastante interessante para quebrar tabus e desmistificar imagens. Entre eles,a grata surpresa, foi a simplicidade e simpatia de Iberê.
SUCESSO - O talento da cantora e compositora Khrystal a cada dia conquista mais espaços. Nos dias 6 e 7 de julho, Khrystal, acompanhada de sua maravilhosa banda participará de gravação do programa "Som Brasil", da Rede Globo de Televisão, que abordará a obra e terá a presença de Alceu Valença.

CASSADOS
Que os prefeitos e prefeitas que têm pendências com a Justiça botem as suas barbas orelhas de molho. Dos 167 chefes de executivos municipais eleitos no ano passado no RN pelo menos cinco deles já receberam o boné da Justiça Eleitoral. E não vai ficar só nisso, não.Particularmente acho um desrespeito ao povo que elegeu os seus prefeitos. Se está errado não é cassando que se corrige.Não temos mais militares como antigamente, pois, com esta onda do Senado da Republica e a cassação de prefeitos e governadores, só outra revolução vai baixar o fogo de muita gente.
PARNAMIRIM
Dizem que o próximo a ser defenestrado seria o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques. Embora haja observadores que entendem que essa pendenga vai longe e que o Maurício não sairá assim tão fácil.
Cristovam

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) confirmou ontem que tem sofrido intimidações nos últimos dias após ter assumido o comando do grupo que cobra mudanças administrativas no Senado. O grupo também pede a demissão dos ex-diretores Agaciel Maia, João Carlos Zoghbi e do atual diretor-geral, Alexandre Gazineo. O senador não descarta que a intimidação tenha partido de Agaciel Maia. "Há um movimento para me intimidar. Achei estranho esse material surgir desta forma e ainda mais assinado pelo Agaciel Maia. Não duvido que tenha partido dele [ Agaciel Maia] esse e-mail", disse Cristovam se referindo a e-mail apócrifo que questiona a nomeação da sua mulher, Gladys Pessoa de Vasconcelos Buarque, para a liderança do PDT no Senado. Cristovam afirma que sua mulher é funcionária da Câmara há mais de 26 anos e que foi nomeada por ato público. Segundo ele, o e-mail apócrifo diz que Gladys foi nomeada para a liderança do PDT no Senado por ato secreto assinado por Agaciel.
Ele afirma que sua mulher foi requisitada pelo ex-líder do partido Jefferson Peres (AM), morto em 2008. "Foi uma passagem breve, sem nenhuma irregularidade, sem nenhum gasto a mais para a Casa, até porque ela não recebeu nenhum centavo a mais do que ganhava na Câmara", afirmou.
.

Presidente Lula atua para reconstruir PT pré-mensalão

O extinto Campo Majoritário do PT, que comandou o partido com mão-de-ferro no início da gestão Lula e esteve no epicentro do escândalo do mensalão, está próximo de ser recomposto para a disputa das eleições internas da sigla. O renascimento ocasional teria como principal objetivo fortalecer a pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Palácio do Planalto. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus assessores diretos, em conversas reservadas, têm demonstrado seu apoio à união da antiga força em prol deDilma na corrida pela sucessão dele em 2010. Para que isso aconteça, será preciso convencer a corrente Mensagem ao Partido, dissidência do antigo Campo Majoritário, a apoiar José Eduardo Dutra, o nome de Lula e de Dilma, a presidente do PT nas eleições de dezembro.
A inscrição das chapas termina em meados de julho, e a Mensagem está dividida entre lançar novamente o deputado federal José Eduardo Cardozo (SP) ou apoiar Dutra, como defende a ala mais afinada com o governo federal. Lula, em conversa com o ministro Tarso Genro (Justiça), líder da Mensagem, ressaltou a importância da união do partido já neste ano e sugeriu que ele trabalhasse por ela. Dutra, ex-senador por SE e presidente da BR Distribuidora, um braço da Petrobras, faz parte da CNB (Construindo Um Novo Brasil), a corrente hegemônica do PT e que venceu a eleição anterior, em 2007.
Diáspora petista - Em 2005, por conta do escândalo do mensalão, Tarso liderou uma ruidosa ruptura no Campo Majoritário petista e chegou a defender a "refundação" do partido.
Faziam parte do grupo o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o deputado federal José Genoino (SP), todos abrigados hoje na CNB e envolvidos no mensalão.
Mais um passo em direção à reconstrução da antiga hegemonia foi dado anteontem pela corrente Novo Rumo, outra dissidência do Campo Majoritário e que oficializou seu apoio a José Eduardo Dutra. Lutas e Massas, que teve apoio da Novo Rumo.

Bancos

O sistema bancário no Rio Grande do Norte não acompanhou a onda de demissão registrada no primeiro trimestre deste ano no país, diante da crise financeira mundial. Enquanto o Brasil apresentou uma média de 1.354 postos de trabalho fechados nesse período no setor bancário, no Rio Grande do Norte houve saldo positivo. Foi efetivada a contratação de 47 pessoas, enquanto o total de desligamento chegou a 23 casos. Um saldo pequeno, mas positivo, de 24 empregos. Mas, a rotatividade no cenário nacional contribuiu com a redução média de salários de 53,25% entre os grupos de demitidos e de contratados no Estado.

Aumento de vereadores nas câmaras é assunto que vai chegar aos tribunais

Um tema que pode chegar à discussão na Justiça Eleitoral é o provável aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais. Presidente do TRE-RJ, Alberto Motta Moraes se diz contrário. "Pessoalmente, acho que (o número anterior) atendia perfeitamente." Ele afirma que tudo vai depender da decisão do Congresso, mas não crê que a medida possa valer antes da eleição de 2012. "Se for aprovada, acho que não pode ser adotada logo agora, mas depende do que for aprovado. Mas, penso que para as cidades não melhora em nada. O custo benefício não é na razão direta", aponta. Já, o procurador Fábio Venzon defende um ponto de vista semelhante. Contudo, o mesmo não é válido para todos os assuntos e a cassação de mandatos é um dos temas, cujas decisões muitas vezes variam conforme o julgador. O assunto é recorrente. Só no Rio de Janeiro, há 18 processos envolvendo possíveis cassações de registros em um Estado com 92 municípios.No Rio Grande do Norte, os julgamentos também se multiplicam, e o último, que resultou na cassação do prefeito de Angicos, é usado como exemplo pelo juiz Fernando Pimenta, jurista do TRE potiguar. "Divergências existem entre um tribunal e outro e até mesmo entre magistrados.
Tivemos aqui a cassação do prefeito (de Angicos) por quatro votos a três. A complexidade da aplicação da lei realmente existe e mexe com a consciência de todos os aplicadores do direito. Esse encontro visa, inclusive, a tratar da uniformização da jurisprudência", afirma.O procurador regional eleitoral, Fábio Venzon, tem outra opinião. Ele acredita que já há proximidade entre as decisões tomadas em todo o Brasil a respeito de casos semelhantes. "Acho que essa padronização mais ou menos existe, afinal de contas as cortes se baseiam nas decisões do TSE", lembra.Acho que é algo que depende do Legislativo. No momento em que o Legislativo aprovar regularmente o aumento do número de cadeiras de vereadores, esse aumento deve ser aplicado.


Senado
Uma comissão de sindicância para investigar denúncias de que atos da Casa eram ou não publicados conforme orientação dos então diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi, um portal na internet para divulgar medidas administrativas do Senado e uma auditoria externa na folha de pagamento da Casa, para assegurar ao público amplo conhecimento sobre a gestão da instituição. Essas três providências foram anunciadas ontem pelo presidente do Senado, José Sarney, em entrevista coletiva. Ele sublinhou que, desde que assumiu o cargo há quatro meses, vem conduzindo iniciativas para modernizar e dar maior visibilidade sobre a Casa.
Sarney começou a entrevista referindo-se a matérias publicadas pela imprensa, com informações prestadas por Franklin Albuquerque Paes Landim, servidor da Secretaria Especial de Recursos Humanos do Senado responsável pela publicação do Boletim Administrativo do Senado. De acordo com o servidor, durante a gestão de Maia como diretor-geral do Senado e de Zoghbi como diretor da Secretaria de Recursos Humanos, a divulgação oficial de atos administrativos, exigida pela Constituição, ocorria conforme a orientação pessoal dos diretores, os quais especificavam os atos que não deveriam ser publicados."Tomei a decisão de mandar abrir uma comissão de sindicância, de acordo com a lei, acompanhada por um procurador-geral da República e por um auditor do Tribunal de Contas da União, para apurar as responsabilidades desse caso. Em seguida, de acordo com o resultado dessa sindicância, nós teremos a abertura de inquérito administrativo para punir os culpados", afirmou Sarney.
Em seguida, o presidente do Senado anunciou a criação do que ele definiu como "portal de transparência", destinado a divulgar o que acontece na Casa, "sem negar nenhuma informação ao público".Ao anunciar a auditoria externa na folha de pagamento do Senado, ele afirmou que esta poderá ser feita pela Fundação Getúlio Vargas, que já vem trabalhando na reforma administrativa do Senado. Sarney também explicou que, se confirmadas as suspeitas de irregularidades, há vários responsáveis, visto que providências administrativas nunca são de uma única pessoa.

Ensino
De dez estudantes entre 18 e 24 anos que concluem o ensino médio no Brasil, apenas um consegue entrar na faculdade. Esses dados são de uma pesquisa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), divulgada em 2006, sobre o drástico quadro da educação nacional que em pleno século 21 ainda se encontra entre os piores do mundo.Nos últimos anos, os investimentos para ampliação e expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) e incentivo às universidades e faculdades particulares começam a mudar essa realidade. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou uma sinopse sobre a estatística do censo da educação superior do ano de 2007, que mostra a existência de 2.281 instituições de educação superior, 23.488 cursos e 4.880.381 estudantes, sendo que destes 1.481.955 são ingressantes. A coleta de informações se deu em 2008, tendo como referência a situação observada em 2007.O Censo da Educação Superior de 2007 registra aumento no número total de vagas ofertadas: 2.823.942. Foram 194.344 vagas a mais que no ano anterior - apesar de as instituições públicas estaduais e as instituições públicas municipais terem diminuído o número de vagas oferecidas. As instituições privadas foram responsáveis pelo maior aumento: 196.189 novas vagas. Dados de pesquisas anteriores do Inep apontam ainda que a participação das instituições privadas de ensino superior cresceu significativamente, passando de cerca de 75% para quase 87% do total de instituições no Brasil em pouco mais de uma década (de 1990 a 2001). Os mesmos dados revelaram ainda que a quantidade de instituições públicas permaneceu praticamente estável (variando de 210 a 220 entre 1990 a 1998) e nos três anos seguintes caiu significativamente até atingir o número de 183 no ano de 2001. No Rio Grande do Norte, as universidades já não são mais monopólio da região metropolitana e das grandes cidades. A expansão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal, Rural do Semi-Árido (UFERSA) e agora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através de Campi, Núcleos Avançados e Educação à Distância, está transformando definitivamente a história desse Estado a partir da mudança de comportamento, dos aspectos culturais e profissionais.Todas as regiões potiguares já foram beneficiadas com os cursos e outras partes do território começam a receber os benefícios do ensino superior a partir das novas tecnologias. Outra forma de acesso ao terceiro grau são as faculdades particulares, nas modalidades presenciais e à distância, que garantem acesso à informação e oportunidade do saber científico.


Distância
A interiorização dos ensinos superior e técnico é essencial para garantir a igualdade de todas as regiões a partir do acesso aos conhecimentos científicos, distribuídos para todos os cidadãos através das Instituições de Ensino Superior. Um grande exemplo é a Escola Agrícola de Jundiaí, unidade avançada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada no município de Macaíba, região metropolitana de Natal, que funciona há 60 anos desde 1949. A instituição atende a pessoas de todo o Estado com formação que vai desde o ensino médio até a pós-graduação.Hoje são 262 alunos internos, vivendo e trabalhando no campus, sendo que destes, 69 são mulheres. Esse público, que representa 97 municípios potiguares, se divide nos cursos médio de agropecuária, técnico em informática, Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), na modalidade agroindustrial, graduação em zootecnia e engenharia florestal e no mestrado em produção animal, em parceria com a Universidade Federal, Rural do Semi-Árido (UFERSA).Segundo o diretor Júlio César, a qualidade da qualificação é reconhecida em todo o território, tanto que muitos alunos têm dificuldade de concluir os cursos devido à oferta de emprego. "Eu diria que 70% ou 80% dos técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) passaram pela Escola de Jundiaí", disse Júlio.
Mas não é apenas o mercado de trabalho que é considerado nessa questão. Para o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros, a permanência das pessoas em seus municípios é um fator importante para a equalização da qualidade de mão-de-obra qualificada e desenvolvimento cultural das cidades.
A informação do reitor é confirmada através de uma experiência vivida por um grupo de pessoas do município de Assu. Há quatro anos quase todos os contadores locais eram técnicos em contabilidade e temiam a concorrência daqueles que tiveram acesso à graduação. Foi então que chegou a Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias, instituição privada ligada à Igreja Católica, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Hoje, a maioria dos empresários e contadores que buscaram se atualizar comemoram os resultados.
Fundada pelas irmãs da Congregação das Filhas do Amor Divino, a faculdade possui três núcleos: Assu, Natal e Caicó. A freira Maricélia Almeida, que coordena o núcleo de Assu, disse que uma avaliação institucional realizada ano passado mostrou que 64% de seus alunos são de cidades que não detêm órgãos de ensino superior. "A maioria é formada por empresários", completou.A educação à distância é outra modalidade que ajuda na formação de profissionais dentro de seus próprios municípios. São vários os núcleos privados que dão oportunidade àqueles que não têm tempo ou oportunidade de frequentar um curso presencial.Em Martins, na região serrana do Estado, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) muda a vida de dezenas de pessoas de pelo menos 30 municípios do alto e médio Oeste. O município foi o primeiro no Brasil a receber essa modalidade através de uma parceria entre UFRN e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e hoje funciona com cinco cursos de nível superior.Para a estudante s. "A UAB facilita em tudo pela flexibilidade. Como a maioria trabalha, os alunos podem escolher os dias que podem frequentar as aulas", explica.A Uern, que já tem 11 Núcleos Avançados, também já se prepara para implantar o projeto de educação à distância a partir do ano que vem. A intenção do reitor é atender a mais gente, uma vez que hoje pelo menos 25 mil pessoas disputam as 2.200 vagas oferecidas anualmente.

UFRN
A Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) foi criada em junho de 2003, com o objetivo de fomentar a Educação na sua modalidade à distância e estimular o uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino e aprendizagem.A Secretaria de Educação à Distância dá suporte a cinco cursos de graduação: quatro cursos de licenciatura e um bacharelado, ofertados para professores da rede pública e demanda social. Esses cursos chegam a quatro estados: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e integram um universo de aproximadamente 3 mil alunos. Para o ano de 2008, está previsto o início de mais uma licenciatura (Ciências Biológicas) e um bacharelado (Administração). Para 2009, há a previsão da oferta da Licenciatura em Filosofia.Hoje aproximadamente três mil alunos de 17 polos de educação, sendo 10 no Rio Grande do Norte, 1 na Paraíba, 5 em Pernambuco e 1 em Alagoas.

UFERSA
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) não informou sobre a modalidade de ensino à distância, mas o RN conhece o seu processo de expansão que começou com a federalização da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM).
Através do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI), a Ufersa ampliou os cursos em Mossoró e agora está chegando em Angicos e Caraúbas e pode chegar também em Pau dos Ferros e em alguma cidade da Paraíba.
ENSINO

Para consolidar a interiorização do ensino superior,são imprescindíveis: estudo técnico bem realizado na região e a união da classe política. O reitor do e (IFRN), Belchior Rocha, é o que está acontecendo no RN no processo de interiorização das universidades, e dos cursos de nível técnico.Para aumentar a oferta de cursos superior e c os cursos técnicos na região da Tromba do Elefante, um grande estudo científico na região, determinando o número de habitantes, fatores econômicos e culturais, proximidade das cidades, e o interesse da classe política de cada município.A Uern em Pau dos Ferros tinha 52 professores e cerca de 500 alunos. Hoje, são 147 professores e 1.500 alunos. A Ufersa, principal bandeira de luta hoje da classe política da região para o município de Pau dos Ferros, oferece cursos nas áreas de engenharia e desenvolvimento rural, que não são oferecidos pela Uern e muito menos pelo IFRN. "Temos municípios como Venha Ver, onde 72% da população vive da agricultura e precisa, com urgência, de conhecimento para avançar".Já, a Uern dispõe de estrutura nas áreas de licenciatura e humanas. Atualmente, já tem 11 sendo oferecidos. Estuda, para o futuro bem próximo, a possibilidade de oferecer também cursos nas áreas de economia, saúde e artes e ampliar a oferta em línguas. "A região é carente, no quesito pedagógico. Precisamos formar professores e capacitar quem já está no mercado", destaca.Já, o IFRN de Pau dos Ferros tem perfil urbano. Vai oferecer cursos técnicos nas áreas de alimentos e tecnologias para o nível médio. "Para o nível superior, oferece um curso de licenciatura em Química (poderá oferecer também Física, Ciências Naturais, Matemática), que vem a ser mais do que necessário, tamanha é a demanda da região.

IFRN
Das instituições de ensino que estão se expandindo para o interior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) se apresenta com o principal transformador social, pelas características dos cursos ofertados nos campi.
O IFRN, dentro de sua política de expansão iniciada de forma experimental em 2006, nos municípios de Ipanguaçu, Currais Novos e na zona norte de Natal, procura oferecer cursos técnicos conforme a demanda da região onde está localizado o campus da instituição.
Em Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, o IFRN oferece cursos técnicos nas áreas de informática e agroecologia, tendo em vista que a região é muito rica no setor de fruticultura irrigada. Agroecologia é a produção agrícola sem o uso de agrotóxico.
Já, em Currais Novos, o campus experimental do IFRN oferece capacitação na área de beneficiamento de leite para atender a demanda de produção da região. Também tem oferta no setor de informática. Já, na região da zona norte de Natal, a oferta principal é na área de comércio. Melhor, foi um sucesso, pois contribui para a fixação do homem e seus filhos em seu habitat natural, o campo, o que evita o crescimento urbano desordenado nas cidades maiores, como Mossoró e Natal.Ao um custo médio de R$ 5 milhões (cada), o IFRN está concluindo os campi de Apodi, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Macau, João Câmara e Caicó, todos nos mesmos moldes dos projetos pilotos erguidos em Ipanguaçu, Currais Novos e na zona norte de Natal.E cada unidade é projetada para funcionar conforme as características de cada região. No caso de Pau dos Ferros, o estudo técnico constatou que a cidade, assim como os municípios vizinhos, precisava melhorar os serviços urbanos, especificamente nas áreas de alimentos e informática.Outra urgência na região é referente à capacitação profissional para pessoas que estudaram somente até a oitava série do ensino fundamental e desistiram. Também para os egressos das turmas de Educação Para Jovens e Adultos (EJA). Nesse caso, somente em Pau dos Ferros foram oferecidas 160 vagas, das quais 80 no horário matutino e outras 80 para o noturno. A inscrição ainda está aberta.Na região de Apodi, onde a cidade tem mais de 65% da população vivendo, o IFRN projetou a oferta de cursos para o desenvolvimento rural. Já, na região de Caicó, o reitor Belchior Rocha disse que foi verificada a necessidade de capacitar nas áreas de tecelagem e eletrotécnica. Porém, na região de Macau, o principal foco é a pesca.
Como existe uma grande demanda em todas as regiões na área pedagógica (o déficit de professores de Física hoje no país é de 100 mil; em Química, o numero é parecido) e o IFRN tem a estrutura para formar na área de licenciatura, estão sendo oferecidos cursos de nível superior em todas as unidades.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger