quinta-feira, junho 04, 2009

SAL FONTE DE RIQUEZA



A principal fonte de riqueza de Areia Branca, é o sal marinho extraido das vastas salinas que atrai para o municipio capitalistas do Brasil e de outros países, como por exemplo a Inglaterra. A Wilson Sons - W. S'ons & Co. Ltd, era uma empresa que pertencia ao grupo Fiat Lux. Um grupo muito poderoso com atuação no Rio de Janeiro e Areia Branca. A empresa era dirigida em nosso municipio pelo meu avô paterno Antonio Lucio de Gois. Centenas de areiabranquenses trabalhavam na empresa, o que de forma direta contribuiu e muito para progresso de Areia Branca.
A Companhia Comércio e Navegação, chegou a Areia Branca em 1925, com a denominação de Companhia Açu Macau Comércio Ltda. As terras marinhas do municipio de Touros até Areia Branca pertenceram a Antônio Ferraz que era o pai de Paulo Ferraz, diretor presidente da referida empresa.
Com o advento do comércio do sal e navegação em Areia Branca e Macau na década de 20, foram sendo substituidos os agentes da companhia. O primeiro foi João do Vale, areiabranquese de familia tradicional na política, sociedade e comércio de nossa cidade e ainda nomes como os de José do Vale, Manoel do Vale e Joca do Vale. Outro areiabranquese que contribuiu para nosso progresso foi Lula Trajano. Senhor Tavares era um português de Cabo Verde, provincia portuguesa do sul da Africa. Raul Caldas, areiabranquense com descendentes que ainda hoje estão contribuido para nosso progresso. Vamos citar os nomes de Francisco Caldas de Freitas (Kiko); Alfredo Rebouças, nasceu nas praias do Ceará Grande, conhecidos como beijus; Aristides Pereira de Siqueira, meu avô materno, nasceu em Natal e foi para Areia Branca ainda criança. Foi gerente da Companhia Comércio e Navegação. Durante muito tempo dirigiu a empresa com competência e prestigiava sempre os filhos de Areia Branca. Seu pai era João Pereira de Siqueira, foi o primeiro telegrafista de nossa cidade. Ao se aposentar transferiu o comando da empresa para Luis Segundo Duarte, que foi seu último gerente. Segundo, como é conhecido, é filho de Amaro Duarte de tradicional familia que muito contribuem com o progresso de Areia Branca. No ano de 1968 a Companhia Comércio e Navegação encerrou suas atividades em nosso municipio. Foram 44 anos ininterrupitos, deu oportunidades a centenas de areiabranqueses.

F. SOUTO
Outro grupo que tem destacada atuação em nossa cidade é F. Souto. Ainda hoje mantêm uma destacada atuação na exploração do sal marinho. Por ela passaram areiabranqueses ilustres, como Georgino Queiroz e ainda hoje sua tradicional familia continua trabalhando para o desenvolvimento de Areia Branca. Soutinho como é conhecido continua suas atividades, outros familiares estão em atividades diferentes como o advogado e empresário Elder Belem.

NORSAL e J. MEDEIROS

A Norsal foi outro importante grupo que gerou inúmeros empregos e era administrada por um areiabranquense ilustre, Wiliam Soares Neponumceno e Carlos Soares, que foi prefeito de nossa cidade e hoje é um empresário de sucesso. Aldenor Costa, Lui Fausto de Medeiros, Manoel Bento de Souza, José Couto Dantas (Zeca) outros nomes que destaco. Joaquim Medeiros Neto foi um grande empresário em Areia Branca, empregou centenas de areiabranqueses e encerrou suas atividades no ano de 1968, como muitos, o golpe de 1964 foi responsável pelo fechamento de varias destas empresas.


1 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber como localizar as salinas da Família do Vale. Estou em Niterói e minha tia é filha de José do Vale que foi para Santos/SP com todos os filhos.
Grata
Regina Célia

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger