quarta-feira, junho 10, 2009

A INSTALAÇÃO DA CAMARA MUNICIPAL



No ano de 1853, foi instalada a Câmara Municipal de Mossoró, cuja circunscrição pertencia o território do município de Areia Branca. O Padre António Freire era o presidente e o vice -presidente, era avô materno de Francisco Fausto de Sousa, que anos depois se radicou em Areia Branca, foi chefe político durante muitos anos, exerceu a presidência da Intendência, prefeito e deputado estadual com seis mandatos.
Em 27 de novembro de 1857, o Governo da Província fez um grande investimento na Companhia Pernambucana de Navegação Costeira, tendo como objetivo impor que o porto de Mossoró fosse incluido nas escalas do norte, tal providencia governamental era a concepção da vitalidade economica que o nosso porto haveria de alcançar. Os que faiam Areia Branca naquela época já tinham o espirito de ver nosso progresso.
Nos idos de 1865, aconteceu um fato importante que nos proporcionou no futuro um grande avanço, em 3 de abril de 1865, Germano Gomes da Silva tomou posse no cargo de prático da Barra de Mossoró, era um profundo conhecedor do nosso ancoradouro. Manoel Soares de Medeiros, foi o percursor do inicio da modernização dos serviços da praticagem no Rio Grande do Norte nos municipios de Natal, Macau, Guamaré e Areia Branca, era irmão do historiador Luiz Fausto de Medeiros. Nos tivemos depois Walquirio Edmundo, José Antonio da Silva e Carlito Monte, os práticos de hoje, Jairo Josino de Medeiros, Cleodon Bezerra e Sebastião Leite, que é um grande amigo e defensor das causas de Areia Branca.
A festa comemorativa da nomeação de Germano Gomes, feita pela Associação de Praticagem do Rio Grande do Norte, se deu em virtude da vaga obtida pois esta estava destinada ao Ceará. O fato é que este foi o inicio dos trabalhos portuários de Areia Branca.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger