sexta-feira, junho 26, 2009

JOCA SOARES O 1º JUIZ DE PAZ, A CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ

Retornando o curso da história, voltamos ao ano de 1900,quando a construção da cidade prosseguia e os habitantes colaboravam com amor e disposição em regime de mutirão no trabalho de pedreiro, carpinteiro etc...
Joca Soares colaborou com substanciosa ajuda financeira e fez a doação da imagem de São João e a sua filha Maria Cândida, a da imagem de São Pedro. A da Nossa Senhora da Conceição foi doada pelo povo, que organizaram festas, quermeces e barracas como contribuição para a paroquia. Todas as imagens citadas foram importadas de Portugal.
Segundo o historiador Luiz Fausto, que relata em suas anotações, a D. Francisca de Sousa e seus familiares, na passagem do século, se encontravam na capela ainda em construção, cantando benditos e reando o ofício de Nossa Senhora.
É importante lembrar que existem sobre o ofício datado de 12 de fevereiro de 1874, ocasião em que o Presidente da Provícia, Dr. João Capistrano Bandeira de Melo, ordenou o Presidente da Câmara Municipal de Mossoró, que procedesse no Distrito de Paz de Areia Branca, criado pela Lei 656 de 4 de dezembro de 1872, a eleição dos Juízes de Paz. O primeiro Juiz de Areia Branca foi João Francisco de Borja "o Joca Soares", porém a Lei 797 de 19 de dezembro de 1876, suprimiu o Distrito de Paz e entre as cidades penalizadas esta a nossa Areia Branca. Foi um retrocesso na vida ascensional do povoado, abalou nosso povo e trouxe intranquilidades aos nossos dirigentes. A esperança do areia-branquense estava centrado no prestigio de Joca Soares, o trabalho foi perfeito, resultando na criação da Lei 673 de agosto de 1874 dotando Areia Branca de uma cadeira de instrução primária para meninos.
Sempre com vistas e superiores interesses voltados para o crescente movimento fluvial e marítimo, surgiu a Lei 680, de 6 de janeiro de 1874, que autorizou o Presidente da Província contratar com José Paulino da Costa Medeiros, ou quem melhor apresentar, o tráfego do mercado nos tempos modernos de hoje, chamado de terceirização por 30 anos.
As dificuldades eram lentas e muitas, visando o futuro do seu povo, Joca Soares deu total apoio, porque sabia como era importante para o futuro do povoado.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger