sábado, agosto 09, 2014

Aécio diz que crítica a jornalistas na Wikipédia é ‘autoritarismo’


Camila HenriquesDo G1 AM
Aécio fez campanha na capital do Amazonas neste sábado (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Powered By BRAppAécio em evento de campanha na capital do Amazonas neste sábado (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou neste sábado (9) em evento de campanha em Manaus que considera uma “demonstração de autoritarismo” a denúncia de que a rede de internet do Palácio do Planalto foi usada para alterar o perfil na Wikipédia dos jornalistas Mirian Leitão e Carlos Sardenberg.
O candidato defendeu, ainda, investimentos em pesquisas para fomentar a economia regional. "Vamos criar uma grande plataforma de ciência e tecnologia para avançar o estudo do nosso bioma [Amazônia]. Se vencermos, as portas do palácio estão escancaradas para o Amazonas", afirmou. Ele afirmou ainda ter compromisso com o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus.A Wikipédia é uma enciclopédia virtual e gratuita alimentada por colaborações de usuários da internet. Qualquer pessoa pode alterar o conteúdo desses artigos. O registro de edições é armazenado na Wikipédia a partir do endereço de IP do dispositivo responsável pela mudança, que nada mais é do que um número de identificação atribuído a cada aparelho conectado à internet.
“Essas denúncias mostram que dentro do Palácio do Planalto se buscou alterara a biografia de outros jornalistas e até de outras pessoas. Eu sou grande vítima também dessa ação inescrupulosa dos setores do governo”, completou Aécio, sem mencionar a que ação exatamente se referia. O candidato visitou a Galeria Espírito Santo, local onde se reúnem camelôs em Manaus.
É mais uma demonstração do autoritarismo nesse governo, que acha que tudo pode, que acha que é o dono do país e agora até da história das pessoas"
Aécio Neves
Também neste sábado,  a presidente Dilma Rousseff classificou o episódio de"absolutamente inadmissível”. Ela disse ter ordenado a criação de uma comissão interministerial de sindicância para investigar o caso. Apesar de, inicialmente a Secretaria de Comunicação Social da Presidência ter informado que seria “impossível” identificar o responsável, na avaliação de Dilma, é "possível" identificar o autor das alterações.

Repasse a estados e municípios
Durante o evento em Manaus neste sábado, Aécio também defendeu o aumento do repasse da União aos demais entes da federação do Fundo de Participação Estados e Municípios. "Temos que refundar a Federação. Os municípios não podem continuar sendo patinho feio. Não podemos mais permitir desonerações. É isso que o Brasil precisa: descentralização, mais investimentos em saúde, educação", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger