sábado, julho 11, 2015

Ibope: Aécio venceria Lula se eleição presidencial fosse hoje

País


Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (11) pelo jornal O Estado de S. Paulo  indica que, se as eleições presidenciais fossem realizadas agora, o tucano Aécio Neves venceria o petista Luiz Inácio Lula da Silva por 48% a 33% dos votos em um eventual segundo turno, ou seja, 19% da população brasileira não saberia em quem votar. Em votos válidos, sem contar os indecisos e os que não optariam por nenhum dos dois, o resultado ficaria em 59% a 41%.
“É preciso levar em conta que o número de indecisos, hoje, é muito maior do que seria se, de fato, estivéssemos perto de uma eleição”, alertou a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari, para o jornal. “É fato que a base de Lula diminuiu, mas não se pode dizer que ele esteja morto, em termos políticos”, completou.
“É preciso levar em conta que o número de indecisos, hoje, é muito maior do que seria se, de fato, estivéssemos perto de uma eleição”, alertou a diretora executiva do Ibope
“É preciso levar em conta que o número de indecisos, hoje, é muito maior do que seria se, de fato, estivéssemos perto de uma eleição”, alertou a diretora executiva do Ibope
Se Lula enfrentasse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, haveria empate técnico, 40% para o tucano e 39% para o petista – ou 51% a 49%, em votos válidos.
Luiz Inácio Lula da Silva venceria Aécio apenas no eleitorado de menor renda e escolaridade, e em algumas das áreas geográficas, diz a pesquisa. O petista ganharia na Região Nordeste. Na segmentação do eleitorado por sexo, idade e tamanho do município, Aécio venceria. 
Na divisão por renda e escolaridade, Lula ficaria à frente, de forma isolada, entre os que ganham até um salário mínimo e que têm até quatro anos de estudo. Aécio ganharia de Lula entre os que ganham de um a dois salários mínimos (53% a 47% dos votos válidos), vantagem que aumentaria de acordo com a renda, até chegar a 72% a 28% na faixa dos que ganham mais de cinco salários.
Entre os municípios em que o PT venceu no segundo turno nas três últimas eleições presidenciais, agora, uma candidatura de Lula teria 52% nessas mesmas cidades, ante 48% para Aécio, o que configura empate técnico. Nas cidades onde o PT foi derrotado em uma ou duas das três últimas eleições, Lula perderia para o ex-governador, com 63% a 37%. Nas áreas anti-PT, o tucano teria vantagem de 72% a 28%, segundo a pesquisa.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores no País. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger