domingo, fevereiro 06, 2011

GRANDES NOMES DA POLÍTICA DO RIO GRANDE DO NORTE

WILLY SALDANHA
Antônio Willy Vale Saldanha nasceu em Jardim de Piranhas em 24 de julho de 1938. É uma grande figura e tem um circulo de amizade em todo o Rio Grande do Norte.Como deputado teve uma participação importante para a Região do Seridó. Advogado, foi duas vezes vereador em sua cidade Jardim de Piranhas nos idos de 1962. Em 1974 foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, reeleito em 1978,1982 e 1986. Em 1985 foi eleito Presidente da Assembléia Legislativa, com o apoio da maioria dos seus pares, foi Governador do Rio Grande do Norte interinamente. Mesmo afastado da política o Galego Willy, ainda é muito popular em vários municípios do Estado.

EZEQUIEL FERREIRA

Ezequiel José Ferreira de Souza nasceu em Natal no dia 14 de janeiro de 1937, advogado, foi promotor adjunto de Lajes e Santa Cruz, exerceu vários cargos públicos no estado, presidente da Nortel e Emproturn no Governo Geraldo Melo, deputado estadual durante três legislaturas, Presidente da Assembléia de 1973 a 1975, Governador interino. Foi diretor da Companhia Brasileira de Alimentos. Seu filho Ezequiel Ferreira de Souza foi vice-prefeito da cidade de Currais Novos e é deputado estadual.

DARY DANTAS

Dary de Assis Dantas, natural de Serra Negra do Norte, nasceu no dia 31 de julho de 1922. Formou-se em medicina no Rio de Janeiro. Em 1962, foi eleito deputado estadual e reeleito em 1966,1974 e 1978. Foi presidente da Assembléia Legislativa em 1975.Foi líder dos governos de Tarcísio Maia e Lavoisier Maia. Deixou a vida pública em 1979. Seu filho Renato Dantas foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Natal.

AFONSO BEZERRA

A cidade de Afonso Bezerra está em festa comemorando o centenário de nascimento do seu mais ilustre filho. Afonso Ligório Bezerra nasceu em 1907 em Carapébas que, a partir de 1931 em sua homenagem, passou a se chamar Afonso Bezerra. Afonso Bezerra tinha uma inteligência privilegiada. Estudante de direito, em Recife, escrevia crônicas para os jornais pernambucanos. Faleceu aos 23 anos e não pode legar à literatura potiguar e brasileira uma obra que sua inteligência privilegiada poderia dar. Ensaios, contos e crônica, obra com mais de 500 páginas no qual procura traduzir o espírito do homem sertanejo, está sendo relançada.

MOTA NETO(MOTINHA)

Vicente da Mota Neto, advogado, nasceu em Mossoró no dia 6 de novembro de 1914. Foi 3 vezes deputado estadual de 1946 a 1951, 1951 a 1955 e 1955 a 1960. Foi nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado exercendo a presidência em 1961. Exerceu a presidência da Assembléia Legislativa no período de 11 de novembro de 1960 a 12 de janeiro de 1961. Mossoroense combativo fez oposição a Vingt Rosado, sustentando a bandeira da cruzada da esperança naquele municipio. Nos tempos de Rio de Janeiro nós o denominamos de o embaixador de Mossoró e Areia Branca na cidade maravilhosa.Motinha como carinhosamente era chamado, faleceu no Rio de Janeiro.Era muito querido dos norte-riograndenses.

MOACIR DUARTE

Moacir Torres Duarte, nasceu em Natal no dia 29 de outubro de 1924. Era advogado, exerceu vários e importantes cargos, secretário da agricultura, consultor do estado, procurador, pró-reitor e reitor da UFRN. Intelectual e escritor, foi talvez o norte-rio-grandense que mais vezes se elegeu deputado estadual foram sete mandatos, o primeiro em 1947 na Assembléia Constituinte, foi Presidente da Assembléia legislativa de 1971 a 1973, foi suplente do senador Dinarte Mariz de quem era genro, assumindo o mandato com a morte do sogro. Seu último cargo político foi a secretaria do PPR - Partido Progressista Renovador, em 1993, partido ao qual pertenci como fundador e vice-presidente estadual cuja presidência era exercida pelo então vice-governador Fernando Freire.Faleceu em 1998.

EZEQUIEL FONSECA

Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, nasceu na cidade do Assu, no dia 2 de julho de 1895. Médico, foi nomeado prefeito na revolução de 1930, eleito duas vezes deputado estadual, suplente de deputado federal e vice-governador do estado. Era muito querido por seus conterrâneos, sua morte deixou a cidade do Assu muito sentida por ter perdido um dos seus mais brilhantes filhos. O ex-prefeito Ronaldo da Fonseca Soares pertence á mesma família deste grande assuense.

DR. MALTEZ FERNANDES

Sebastião Maltez Fernandes, natural de Caraúbas nascido no dia 9 de abril de 1904, estudou no colégio militar Pedro II, formou-se em medicina no Rio de Janeiro, retornou a Caraúbas em 1931. Com a ida do medico dr. Gentil Fernandes para Areia Branca, substituiu ao primo, fundou a maternidade Almeida Castro em Mossoró. Em 1935 foi eleito deputado estadual e reeleito duas vezes. Era amigo do Presidente Café Filho. Foi Presidente da Assembléia Legislativa nos anos de 1953,1954 e 1955. Faleceu no dia 12 de março de 1978. Tive a oportunidade de conhecer Dr. Maltez Fernandes, sua casa em Mossoró ficava ao lado da Igreja de São Vicente na rua Francisco Ramalho, neste período eu pertencia com muita honra aos quadros de repórter da Rádio Tapuyo de Mossoró e sempre noticiávamos as ações do Dr. Maltez Fernandes como político e como médico, foi um Grande Norte – riograndense.

PEDRO SOARES DE AMORIM

Pedro Soares de Amorim nasceu em Assu no dia 28 de setembro de 1880. Médico prefeito de Assu em quatro mandatos, deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa Presidindo a Constituinte de 1947 a exemplo do assuense Arnóbio Abreu. Foi Vice-Governador do Estado. Como prefeito do Assu conseguiu realizar obras importantes em parceria com o governo do estado. O ex- prefeito do Assu Ronaldo da Fonseca Soares continua representando na política do Rio Grande do Norte seus parentes, primos e tios que num passado recente se projetaram no contexto politico, legado que passou para seu filho deputado George Soares.

TOMAZ SALUSTINO

Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo, natural de Currais Novos, nascido em 6 de setembro de 1880. Advogado juiz de direito, industrial da sheelita, desembargador. Foi 3 vezes deputado estadual, vice - governador de José Augusto Varela e presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. O atual ex-prefeito de Currais José Lins é neto de Tomaz Salustino. O ex- prefeito José Lins foi deputado estadual, é filho do saudoso prefeito e deputado estadual Gilberto Lins falecido em Natal.

LUIZ DE BARROS

Senador Luís de Barros natural de São Gonçalo do Amarante. Foi juntamente com Alfredo Mesquita o político de maior influencia no Grande Natal. Foi Vereador, deputado Estadual e Senador da República, empresário. Nasceu em 1913 e faleceu em Natal no ano de 1994. Com muitos serviços prestados ao Rio Grande do Norte, Luiz de Barros é lembrado pelo povo de São Gonçalo como um dos maiores políticos.Era muito amigo do senador Jessé Pinto Freire, com que fez parceria para implantar no Rio Grande do Norte a Federação do Comércio.

MARCIO MARINHO

Marcio Djalma Cavalcanti Marinho, nasceu em Natal, no dia 9 de janeiro de 1935 e faleceu em 1985. Foi quatro vezes deputado estadual, Presidente da Assembléia Legislativa,com o apoio da maioria dos deputados.Como deputado estadual, Marcio Marinho prestou relevantes serviços, principalmente na Região Agreste do Estado aonde situava seu potencial eleitoral. Inteligente como seu pai, deputado Djalma Aranha Marinho, era advogado e foi líder do Governo e Presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Marcio Marinho faleceu prematuramente  aos 50 anos de idade. Seu sobrinho Rogério Marinho foi em 2006 Presidente da Câmara Municipal de Natal, e foi eleito deputado federal para substituir a cadeira que durante muitos anos pertenceu ao seu avô Djalma Marinho.


2 comentários:

Anônimo disse...

Igual a Willy Sadanha não nasce mais. Exemplo de ética e do tempo em que a Assembléia era cheia de oradores cultos e natos.

Anônimo disse...

VERDADE. NAQUELE TEMPO AS SESSÕES DAVAM GOSTO DE ASSISTIR.
OS DEPUTADOS ENTENDIAM MUITO DE DIREITO E SÓ ABRIAM A BOCA PARA FALAR COISAS COM ESSÊNCIA, JÁ HOJE... SÃO RAROS OS CASOS..

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger