sexta-feira, maio 09, 2014

Morre aos 75 anos o cantor Jair Rodrigues

O cantor Jair Rodrigues morreu hoje (8) aos 75 anos. O escritório do artista, a JRC Promoções, confirmou o falecimento do músico por meio de uma publicação em rede social. De acordo com a assessoria de imprensa, a causa da morte foi infarto agudo do miocárdio. Jair Rodrigues entrou para a história da televisão brasileira apresentando com a cantora Elis Regina, também falecida, o programa O Fino da Bossa, na  TV Record. Sua interpretação da música Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, acompanhado do conjunto Quarteto Novo, no Festival de Música Popular Brasileira de 1966, é considerada um clássico.

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP) no dia 6 de fevereiro de 1939. Começou a carreira em 1957, em casas noturnas do interior de São Paulo. A partir de 1960, passou a cantar na capital paulista, participando de programas de calouros como o Programa de Cláudio de Luna (Rádio Cultura), no qual obteve a primeira colocação.

Elisa Elsie/Arquivo TN
Jair Rodrigues faleceu em casa, no interior de São PauloJair Rodrigues faleceu em casa, no interior de São Paulo


rquivo TN
O músico gravou seu primeiro disco em 1962, com duas músicas para a Copa do Mundo: Brasil Sensacional e Marechal da Vitória. Lançou, em seguida, um compacto simples contendo as canções Balada do Homem sem Deus e Coincidência.

Em 2006, Jair Rodrigues foi o artista homenageado no 4º Prêmio Tim de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Recebeu, também em 2006, indicação ao Prêmio Grammy Latino, na categoria Álbum de Samba Brasileiro com o álbum Alma Negra. Ele é pai dos cantores e compositores Jair Oliveira - que participou, na década de 1980, como o garoto Jairzinho, do programa infantil da TV Globo Balão Mágico - e Luciana Mello.

Em sua página no Facebook, Luciana falou sobre a morte do pai e agradeceu o carinho que a família está recebendo. "Quero agradecer, de coração, o imenso carinho que estamos recebendo! Em breve falaremos com todos. Só pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento tão difícil e sofrido... Muito obrigada!!", escreveu ela na rede social.

Sua parceria com Elis Regina no programa O Fino da Bossa entrou para a história da músicaSua parceria com Elis Regina no programa O Fino da Bossa entrou para a história da música

Jairzinho também escreveu sobre o assunto, declarando seu amor pelo pai. "Um amor gigantesco!! Tive a honra de conviver e aprender com a alegria de um anjo!!! Estamos todos muito emocionados e tentando entender este momento e agradecemos todo o carinho prestado. E muito obrigado, meu pai, por toda sua luz! Descanse em paz.", escreveu ele no Instagram.

O último show de Jair Rodrigues aconteceu na terça-feira (6) em São Lourenço, Minas Gerais. Na ocasição, ele chegou a homenagear Elis Regina com a música "Romaria", dizendo "Olha 'Pimentinha', manda um abraço para São Pedro porque eu não estou com pressa".

A presidente Dilma Roussef postou no seu Facebook oficial uma imagem em homenagem a Jair Rodrigues, cantor e compositor que morreu nesta quinta-feira, 8, em São Paulo. Na imagem, há uma foto do cantor, junto a uma citação da música "Disparada", de composição de Geraldo Vandré, que Jair interpretou em 1966 no Festival de Música. A citação diz: "por que o gado a gente marca / tange, ferra, engorda e mata, / mas com gente é diferente...". 
Jair Rodrigues tinha 75 anos e foi encontrado sem vida na sauna de sua casa, em Cotia, às 9h30. Ainda não há informações sobre a causa de sua morte. A notícia surpreendeu amigos, artistas e políticos, que lamentaram a perda em seus perfis nas redes sociais. Veja abaixo algumas mensagens publicadas:
Elisa ElsieCantor foi encontrado morto, aos 75 anos, na sua casa em CotiaCantor foi encontrado morto, aos 75 anos, na sua casa em Cotia

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, no Twitter: "Com a morte de Jair Rodrigues, o Brasil perde uma de suas vozes mais alegres. Meus sentimentos à família, amigos e milhões de fãs."

Michel Temer, vice-presidente da República, no Twitter: 
"O Brasil lamenta a morte de Jair Rodrigues, ícone da música e da cultura popular brasileira. Sentimentos à família."

João Marcelo Bôscoli, produtor musical, em entrevista à rádio Estadão: 
"sempre foi um homem que se recusou a ter algum momento de tristeza".

Chitãozinho, cantor, em entrevista à GloboNews:
 "Tivemos uma amizade por mais de 30 anos. Nos conhecemos em uma gravadora, no mesmo momento em que a Roberta Miranda nos trouxe 'A Majestade, O Sabiá'. Em uma outra sala ouvimos essa outra voz, e era o Jair Ele topou e gravou conosco, é um de nossos maiores sucessos. Ele sempre tinha esse sorriso no rosto, uma alegria, aquele jeito gostoso. Foi um momento histórico na nossa carreira, vendemos mais de 1,5 milhão de cópias com o disco com essa música. Estou ainda com o sistema nervoso abalado. Foi um irmão que partiu antes da hora."

Gilberto Gil, cantor, no Twitter: 
"In memoriam"

Lobão, cantor, no Twitter: 
"Tristeza absoluta Morre Jair Rodrigues, um querido amigo, uma pessoa maravilhosa e um dos maiores cantores brasileiros R.I.P."

Tico Santa Cruz, cantor, no Facebook: 
"Esse cara sempre sorridente e alto astral fez um dos primeiros RAPs da Musica Brasileira! Vai deixar além da grande história o seu sorriso contagiante! Luz no seu caminho Jair! Força e toda solidariedade a família!"

Wanderlea, cantora, em entrevista à GloboNews:
 "Fui vizinha do Jair por muitos e muitos anos. Nunca o vi de mau humor, ele tinha essa vitalidade, essa energia boa, ele só deixou alegrias por onde passou. Toda a família musical brasileira está de luto. Ele teve uma passagem muito linda pela vida. Não houve um show em que ele não levantou a plateia."

Fafá de Belém, cantora, no Instagram:
 "Nenhuma palavra eh possível nesta manhã. Silêncio: Jair Rodrigues partiu"

Sandy Leah, cantora, no Twitter: 
"Meu Deus, não acredito! O Brasil perde um dos grandes... Meus mais sinceros sentimentos à família toda de Jair Rodrigues. RIP Jair."

Serginho Groisman, apresentador, no Twitter: 
"A morte de Jair Rodrigues é triste. Além de incrível cantor era ótima pessoa e deixa uma família maravilhosa. Fica em paz, amigo de todos."

Emicida, rapper, no Twitter: 
"Jair Rodrigues. Obrigado demais, impossível agradecer por ter compartilhado seu dom e energia conosco. Descanse em paz eterno professor. Triste demais"

Rappin' Hood, rapper, no Twitter: 
"Meu Querido Mestre Jair se foi, todo carinho do mundo a ele e a família Oliveira! Obrigado Mestre, Eu te amava demais!"

Fernanda Souza, atriz, no Instagram:
 "Seu Jair era a alegria em pessoa... Que nesse momento triste, a gente possa lembrar dele com um sorriso no rosto, e rezar desejando conforto e paz pra ele e toda sua família!"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger