segunda-feira, agosto 24, 2009

Dilma Rousseff estaria em Natal no dia em que Lina Vieira acha que teve o encontro com a ministra em Brasília

O ministro-chefe da Secretaria da Comunicação de Governo, Franklin Martins, afirmou ontem que a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira mente quando diz que foi chamada ao Palácio do Planalto pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que teria pedido para ela abreviar as investigações a respeito da família Sarney. "Ela está mentindo. Não sei a serviço de quem", disse Franklin.A afirmação do ministro chama a atenção porque, embora procure sempre ajudar os repórteres com informações de bastidores, Franklin não costuma dar entrevistas.
Mas ontem, ao acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Rio Branco, no ato de assinatura do lançamento de um programa habitacional que construirá 10 mil casas em todo o Estado do Acre, Franklin foi categórico: "Por que a Lina não diz em que dia foi esse encontro? Qual a hora? Uma pessoa que não se lembra do dia em que teve o encontro com alguém está mentindo. E quem mente acaba sendo descoberto".
A senadores da oposição Lina teria dito que o encontro com Dilma ocorreu no dia 19 de dezembro. Segundo Franklin, já foi feita uma investigação sobre esse dia e nele não houve nada.
"A ministra Dilma estava no dia 19 numa reunião do Conselho de Administração da Petrobrás. À tarde, ela pegou um avião e foi para Natal gozar uns dias de férias. Nesse dia não houve o tal do encontro. Nada bate no que a ex-secretária fala", insistiu Franklin.
Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo – Hoje
*********
Do Blog
Alguém tem conhecimento da presença em Natal da ministra Dilma Rousseff no dia 19 de dezembro? Em qual hotel Dilma se hospedou? Ninguém do PT de Natal soube da presença da ministra na capital? Ela não saiu do hotel? Se foram “alguns dias de férias”, como afirma Franklin Martins, Dilma deve ter passado o Natal em Natal, pois só faltavam quatro dias para a festa do nascimento do Menino Jesus.E Wilma sabia das ferias da Ministra?

Marido de Lina Vieira foi ministro de FHC

DEU NA FOLHA, HOJE:
Marido da ex-secretária da Receita Lina Vieira, Alexandre Firmino de Melo Filho, foi ministro interino da Integração Nacional entre 1999 e 2000 no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).Na época, a pasta era comandada pelo então senador peemedebista Fernando Bezerra (RN).A Procuradoria move desde 2001 ação contra Melo Filho por suposto desvio na Sudam, órgão que era vinculado à pasta.

Ministro Guido Mantega conversou com Lina Vieira

Além da suposta reunião com Dilma Rousseff, Lina Vieira, reuniu-se com outra autoridade para tratar da fiscalização do fisco sobre os negócios dos Sarney.
A ex-secretária da Receita conversou sobre o tema com o ministro Guido Mantega (Fazenda).
Deve-se a informação ao repórter Alexandre Oltramari. Em notícia levada às páginas de Veja, ele informa o seguinte:
1. Mantega chamou Lina ao seu gabinete. Inquiriu-a sobre detalhes da ação do fisco sobre as empresas dos Sarney, comandadas por Fernando Sarney.
2. O ministro justificou o interesse pelo caso de forma singela: a movimentação dos auditores fiscais levara preocupação ao Palácio do Planalto.
3. Lina repassou ao chefe o dados de que dispunha. E, até onde foi possível apurar, Mantega deu o diálogo por encerrado sem fazer nenhum pedido.
4. Procurado pelo repórter, Mantega fez o oposto do que fizera Dilma: confirmou a reunião com a então chefe da Receita.
5. Mantega falou por meio do assessor de imprensa, Ricardo Moraes:
"O ministro quis saber a razão pela qual detalhes da investigação da Receita sobre o filho de Sarney estavam saindo nos jornais...”
“...Ele entende que a apuração, coberta por sigilo fiscal, não poderia estar vazando...”
“...Foi uma conversa normal entre um chefe e um subordinado sobre um assunto diretamente relacionado às atribuições dele".
6. Moraes também informou que o ministro não se recorda da data em que a conversa ocorreu.
7. Curiosamente, ao depor no Senado, na semana passada, Lina negara a existência da conversa que Mantega diz ter existido.
8. O senador Tasso Jereissati perguntara a Lina se havia conversado com Mantega sobre o caso Sarney. E ela: “Não”.
9. Pessoa próxima à ex-secretária diz que ela quis evitar, por questões de lealdade, que o ex-chefe Mantega fosse arrastado para o centro da polêmica.
10. Portou-se de forma diversa quando se referiu à chefe da Casa Civil. Confirmou que Dilma a chamara no Planalto, para pedir agilidade na fiscalização. Pedido que considerou "incabível".
11. O encontro, segundo ela, ocorrera em dezembro do ano passada, em data e horário que disse não lembrar.
12. A reunião com Mantega, na qual o ministro teria mencionado a inquietação do Planalto, injeta mais mistério num caso já por demais nebuloso.
13. Dilma manteve, depois do depoimento de Lina aos senadores, a sua versão. Não nega apenas o pedido de pressa. Sustenta que nem mesmo o encontro ocorreu.
14. A pedido do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), a Câmara solicitou ao Planalto cópia das imagens do circuito interno de vídeo da Casa Civil.
15. Imaginava-se que, por meio da obtenção das imagens, seria possível tirar a prova dos nove. Não vai dar, contudo.
16. Em nota divulgada nesta sexta (21), o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência disse que não dispõe mais das imagens de dezembro passado.
17. Alegou que as fitas são reutilizadas em período médio de 30 dias. Informou também que o Planalto não toma nota do número da placa dos carros oficiais.
18. Assim, descobriu-se que, além de inseguro, o sistema de “segurança” do Planalto é incapaz de dirimir a polêmica. É a palavra de Lina contra a de Dilma. Do Blog -Aqui a gente sabe que Lina Vieira não mente.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger