quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Corpo do cantor Wando é velado em Belo Horizonte


Pedro TriginelliDo G1 MG
Fã coloca calcinha em caixão de Wando durante velório. Acompanhada pela esposa do cantor, a dona de casa Rosana Oliveira fez homenagem ao ídolo.  (Foto: Carlos Roberto/Hoje em Dia/AE)Fã coloca calcinha em caixão de Wando durante velório. Acompanhada pela esposa do cantor, a dona de casa Rosana Oliveira fez homenagem ao ídolo. (Foto: Carlos Roberto/Hoje em Dia/AE)
O corpo do cantor Wando é velado no Cemitério Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, Região Norte de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (8). O velório é aberto ao público. O músico morreu às 8h, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, no Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde estava internado desde o dia 27 de janeiro. O enterro está marcado para as 11h desta quinta-feira (9).
Carro funerário leva corpo de Wando para o velório (Foto: Pedro Triginelli/G1)Cadillac 1974 levou corpo de Wando para o velório
(Foto: Pedro Triginelli/G1)
Coroas de flores assinadas pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, pela mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza, e por um estúdio de gravação estão no velório, dentre outras.
O produtor musical Carlos Alberto de Deus, que trabalha há 20 anos com shows do cantor em Minas Gerais, está no cemitério para prestar homenagem ao músico. Segundo o produtor, Wando parecia cansado nas duas últimas vezes em que se encontraram, e o cantor reclamou de problemas no estômago. Carlos Alberto de Deus falou do sucesso de Wando. "Era fora do comum a relação dele com o público. Principalmente com as mulheres", disse.
A aposentada Ângela Mesquita já está no cemitério, na região Norte de Belo Horizonte, para acompanhar o velório do cantor Wando. Ela afirmou que vai ficar no cemitério até o enterro, que está marcado para esta quinta-feira (9), e levou uma lembrança para  (Foto: Pedro Triginelli/G1)A aposentada Ângela Mesquita no cemitério
(Foto: Pedro Triginelli/G1)
A aposentada Ângela Mesquita já está no cemitério, na região Norte de Belo Horizonte, para acompanhar o velório do cantor Wando. Ela afirmou que vai ficar no cemitério até o enterro, que está marcado para esta quinta-feira (9), e levou uma lembrança para se despedir do ídolo. “Trouxe essa calcinha para dar o último adeus”, disse. Ao cantarolar um dos maiores sucessos de Wando, “Fogo e Paixão” a aposentada se emocionou e chorou. O cantor morreu na manhã desta quarta-feira (8), em um hospital da Grande BH
Morte de Wando
Médicos que atenderam o cantor e familiares informaram em nota que, a partir das 5h40, houve um súbito agravamento do quadro de saúde de Wando. Em coletiva no fim da manhã desta quarta-feira (8), o coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI), Heberth Miotto, explicou que a pressão arterial caiu bruscamente e, às 6h40, o paciente teve uma parada cardíaca. O óbito aconteceu às 8h, na presença da mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza.
Segundo o cardiologista particular do cantor, foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Durante a coletiva, Dionísio disse que havia alertado Wando sobre o excesso de peso e a necessidade de ter uma vida mais saudável. "Infelizmente não deu tempo", disse. De acordo com o boletim médico divulgado na terça-feira (7), ele apresentava quadro estável e melhora progressiva, mas a recuperação ainda era considerada de alto risco.
Wando foi hospitalizado com quadro de angina de peito, e exames apontaram que as três artérias coronárias do coração estavam entupidas por placas de gordura. Ele estava com 110 quilos no momento da internação, 30 a mais do que o recomendado para a altura dele, segundo o cardiologista particular. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital. Segundo os médicos, ele tinha três fatores de risco para doenças do coração, que são sedentarismo, excesso de peso e predisposição genética.
De feirante a ídolo romântico
Vanderley Alves dos Reis nasceu em 2 de outubro de 1945 – “num arraial chamado Bom Jardim [em Minas Gerais]”. Lá, ficava a fazenda que teria pertencido aos seus avós. Seu registro, no entanto, foi feito na cidade de Cajuri, no mesmo estado. Ele conta que, ainda criança, mudou-se para Juiz de Fora (MG), onde concluiu o antigo primário.
Mais tarde, ele foi para Volta Redonda (RJ), “onde eu entreguei leite nas casas, vendi jornal, virei feirante, dirigi caminhão na estrada”. Na mesma época, passou a se interessar por música, tendo inicialmente se dedicado ao estudo do “violão clássico”. “E aí eu descobri que não era legal o violão clássico para o que eu queria: eu queria tocar pras moças, né?”, afirmou em seu site oficial.
Entre álbuns de estúdio e registros ao vivo, o site de Wando contabiliza 28 trabalhos ao todo. O cantor acreditava ter vendido dez milhões de discos.
Homenagens
Familiares, amigos e fãs chegaram ao hospital Biocor Instituto na manhã assim que souberam da morte do cantor. “Hoje é ele é luz e virou uma estrela com certeza”, disse a fisioterapeuta Michelle Neves, de 31 anos, fazendo referência à música “Fogo e paixão”.
O padre Jeferson Lima, que se apresentou como amigo pessoal de Wando, chegou ao hospital por volta das 10h15 para prestar solidariedade. Ele pediu a todos que façam orações pela família do cantor. “Fica a imagem do pai, do amigo, do irmão e do companheiro. Há poucos dias, eu vi uma reportagem em que ele disse que estava na oficina de Deus e que voltaria, mas ele partiu e está com Deus”, disse o padre. A declaração a que se refere foi dada por meio de bilhete escrito para os fãs neste domingo (5). "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”, escreveu o cantor.
Artistas que também trabalharam com o ator falaram sobre a importância do músico aoG1"Acho que ele tem um peso na música brasileira. Foi um artista que fez ótimas músicas, além de também ser um bom músico e intérprete", lamentou o cantor Odair José.
No Rio, o bloco de rua Fogo e Paixão, inspirado no artista, promete homenagear o cantor no domingo (12). O primeiro desfile, no ano passado, contou com mais de mil pessoas fantasiadas de brega. Na hora que a música-tema "Fogo e paixão" foi tocada, mulheres homenageram Wando jogando calcinhas para o alto.
veja também

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger