domingo, dezembro 30, 2012

Dirceu: mensalão foi 'farsa jurídica' e STF 'sucumbiu' à pressão



Portal Terra
O ex-ministro José Dirceu criticou o STF e chamou de "farsa" o julgamento do mensalão, em que foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa. Segundo a Folha de S. Paulo, em artigo publicado no blog do jornalista Ricardo Noblat, o petista diz que a "farsa político-jurídica e midiática" do julgamento da ação penal 470 teria o objetivo de "atingir o projeto de desenvolvimento do país iniciado com a chegada do companheiro Lula à Presidência". 
Dirceu ainda opina que o Supremo Tribunal Federal "não resistiu e sucumbiu" à pressão dos meios de comunicação, que "avocaram para si a pretensa prerrogativa de ser voz da opinião pública nacional". O único resultado possível, de acordo com o ex-ministro, era mesmo sua "condenação como mentor de um inexistente esquema de compra de votos no Congresso Nacional".
O julgamento, na opinião do petista, foi "eminentemente político", e no processo "forjou-se um herói nacional, não pelas massas e movimentos sociais, mas das letras e imagens midiáticas" - uma referência ao relator da ação, ministro Joaquim Barbosa. 
Dirceu conclui o artigo afirmando que continuará tentando provar sua inocência. "Que 2013 seja o ano do ressurgimento da verdade", finaliza. A posição não é exatamente compartilhada pelo PT. Rui Falcão, presidente nacional da legenda, afirmou ao jornal paulistano que o foco do partido em 2013 não será mais o mensalão - embora a sigla vá continuar a apoiar os condenados -, e sim a "atualização programática" e uma análise da primeira década em que os petistas estão à frente do governo federal. A intenção é preparar o caminho para a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger