quarta-feira, dezembro 26, 2012

Oposição se arma com Robinson, Fátima e o PMDB para derrotar Rosalba em 2014


Com a confirmação de que o PT deverá lançar a deputada federal Fátima Bezerra (PT) para o Senado em 2014, parte do palanque da oposição fica formado. Restando, agora, a definição do candidato a governador e do vice. E os partidos que irão compor este grupo. O vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, percorre o estado afinando o discurso de oposição ao governo da governadora Rosalba Ciarlini. O PSD, seu partido, acaba de formalizar a pretensão de se aliar oficialmente ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT).  No Rio Grande do Norte, PT e PSD andaram juntos na eleição municipal. Os partidos contam ainda com o PSB da ex-governadora e Wilma de Faria e ainda assuntam sobre a possibilidade de o PMDB vir integrar o barco oposicionista.
Em entrevista à imprensa, a deputada Fátima confirmou sua intenção de disputar o Senado federal. Na eleição de 2014, a vaga do senador Garibaldi Alves, pai do ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), estará em aberto. Aos 87 anos, o irmão do falecido ex-governador Aluizio Alves e do deputado estadual Agnelo Alves (PDT) não disputará a reeleição. Os senadores José Agripino (DEM) e Paulo Davim (PV) – este substituto de Garibaldi – estarão apenas na metade do mandato. Além de Fátima, teriam interesse na vaga de Garibaldi pai o deputado federal Henrique Alves (PMDB), que deverá estar na presidência da Câmara dos Deputados, e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que já anunciou pretensão de disputar uma cadeira de deputado federal.
Assim, o cenário surge promissor para Fátima. A deputada afirmou, nesta semana, que pretende disputar a reeleição. Mas não escondeu seu “desejo” de disputar o Senado, o que seria uma orientação o PT nacional.
ALIANÇA
Ainda sobre o tema, Fátima declarou que, caso ocorra o rompimento do PMDB com o DEM da governadora Rosalba Ciarlini, o PT abrirá diálogo com o partido de Garibaldi e Henrique. Em entrevista à imprensa nesta sexta, Garibaldi voltou a dar declarações pró-rompimento com Rosalba. “Eu tive uma conversa com a governadora Rosalba e expliquei alguns pontos, mas temos que esperar e ver o posicionamento que será dado. Em minha opinião se o partido romper com a governadora, ela só terá a perder. O principal termômetro de uma administração é o povo. Não estamos preocupados com o que Rosalba pensa sobre as nossas decisões. Estamos sensibilizados com o povo, que declara em pesquisas a insatisfação da forma como o governo vem sendo administrado. Temos que ter muita cautela. Há um quadro nacional que conspira para que nos afastemos do governo Rosalba, já que o DEM é contra os direcionamentos do PT”, declarou o ministro do governo Dilma.
O ministro descartou a candidatura do deputado estadual Walter Alves (PMDB) para o governo do Estado. “Walter foi escolhido recentemente como o parlamentar do ano, é um deputado muito atuante, mas, falando pelo lado paternal, acho cedo para ele disputar o governo”, declarou o ministro Garibaldi Filho. Entretanto, ele não negou a possibilidade de o parlamentar do ano de 2012 vir a ser indicado candidato a vice numa chapa com Robinson Faria para o governo e Fátima Bezerra para o Senado, contando ainda com o apoio do PSB de Wilma de Faria, que disputaria uma das vagas na Câmara dos Deputados. O PV do senador Paulo Davim também poderá participar desta chapa. Novo presidente desta legenda, Davim afirmou que também está insatisfeito com o governo Rosalba Ciarlini.

Adversário em 2010, João Maia é agora o maior aliado da governadora
O governo desgastado – com mais de 60 % de desaprovação popular – não é motivo suficiente para afastar o recém-aliado João Maia (PR), deputado federal e presidente estadual do PR, dos braços da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Adversário algoz na campanha de 2010, o PR agora é o maior aliado do governo do DEM. E enquanto o PMDB, Mario partido do Estado, se prepara para deixar o barco governista, João Maia se afina cada vez mais. Deverá ser o político mais contemplado com a reforma que a governadora pretende fazer no secretariado em janeiro. Pelos menos duas importantes secretarias devem ser entregues a ele.
Nesta sexta-feira, a governadora Rosalba Ciarlini fez questão de prestigiar um evento promovido pelo PR Mulher. “A governadora Rosalba Ciarlini, cada dia mais próxima do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, marcou presença no encontro-confraternização. Sentou à mesa de autoridades do partido, fez discurso e reafirmou o que já estava definido em Brasília: o deputado João Maia substitui a deputada Sandra Rosado na liderança da bancada federal”, escreveu a blogueira Thaisa Galvão. “Quem vai coordenar todas as reivindicações do governo estadual em Brasília será João Maia. Ele será o líder da bancada federal potiguar e eu confio muito nele”, disse a governadora.
Além do PR, a governadora Rosalba Ciarlini deverá contar com o importante apoio do PTB, do presidente nacional da legenda e ex-secretário de Deesenvolvimento Econônico Benito Gama, que deverá engrossar o palanque governista em 2014. O PMN do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, também é outra legenda que participará da equipe de Rosalba na eleição de 2014. Assim, o palanque da governadora deverá ser Rosalba disputando o governo, João Maia o Senado e Ricardo Motta na condição de candidato a vice-governador.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger