quarta-feira, março 09, 2011

NOTÍCIAS, POLÍTICA ETC & TAL...

Prefeita Micarla começou a acertar. Nomeou bons nomes para seu secretariado. É importante que esses secretários conheçam os caminhos de Brasília e vão em busca de dinheiro para projetos e obras.

SME – Secretaria Municipal de Educação
José Walter Fonseca – Engenheiro Agrônomo com pós graduação pela USP. Foi reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte por três mandatos e presidente da Associação Brasileiro de Reitores das Universidades e Municipais. Foi membro titular por quatro mandatos do Conselho Deliberativo do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Foi membro da Comissão Nacional da Reforma Universitária. Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e Educação do Rio Grande do Norte. É vice-presidente estadual do Partido Verde do Rio Grande do Norte.

SEGELM – Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional –
Francisco Vagner Gutemberg de Araújo – bacharel em ciências contábeis, foi prefeito de Lucrécia em dois mandatos (1997 e 2000); Secretário de Turismo de Natal (2002); Secretário Geral e fundador da FEMURN (2001), Secretário de Estado do Planejamento e Finanças do RN (2003 a 2009); Secretário-Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado do RN (de mai/2009 a Mar/2010).

NATALPREV – Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal –
Silvio Eugênio – Economista, formado pela UNB – Universidade de Brasília. Pós Graduado em Finanças Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEX, tendo atuado como gerente financeiro das hodings de telecomunicações Vivo e Brasil Telecom. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, atuou como gerente do Banco do Brasil nos segmentos Corporate e como gestor de liquidez da mesa internacional do banco. Na Prefeitura do Natal, foi secretário adjunto de Saúde e secretário executivo do Gabinete da prefeita.

Secretaria de Gestão Estratégica e Ouvidoria – SEGEO
Carlos Von Sosten – Administrador, consultor da área de Orientação Empresarial do SEBRAE/RN. Foi assessor do Projeto Pólo Gás-Sal, atuando junto a Secretaria Extraordinária criada pelo Governo do Estado, entre 1999 e 2001; Foi diretor da Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa, durante a gestão do SEBRAE, no período de 1997 a 1999; Diretor Administrativo e Financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE/RN, Natal, de outubro de 1995 a setembro de 1997; Diretor Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Norte – DATANORTE;

SERIG – Secretaria de Relações Institucionais e Governança Solidária
Sergio Pinheiro – Engenheiro Sanitarista com experiência administrativa na iniciativa privada e no setor público. Foi diretor presidente da Urbana e foi diretor presidente da Caern – Companhia de Águas e Esgotos.

Secretaria Executiva do Gabinete Civil –
Rivaldo Fernandes – Foi Secretário Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig) é mestre em Geografia, cursa doutorado em Ciências Sociais, é fundador do Partido Verde no Rio Grande do Norte e foi coordenador do projeto “Novo Teto”, de habitação popular, no governo Geraldo Melo, na década de 80. Rivaldo ocupou, na atual gestão da Prefeitura, o cargo de secretário adjunto da Semurb e da própria Serig.

SEMURB – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo
João Bosco Afonso – Jornalista e executivo empresarial. Foi Assessor da Diretoria da Companhia de Desenvolvimento Mineral do Rio Grande do Norte – CDM/RN, Chefe de Gabinete da Presidência e Superintendente Administrativo da Alcanorte, Assessor Parlamentar do Senado Federal, Diretor de Jornalismo, Comercial e Executivo da Tv Ponta Negra. É presidente da URBANA da atual gestão.

SEMSUR – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
Cláudio Henrique Pessoa Porpino – Empresário, odontólogo por formação, foi diretor presidente da Urbana. Exerceu funções públicas na Prefeitura do Natal e Governo do RN. Foi secretário de Articulação com os Municípios do Estado e diretor-presidente da Emprotur – Empresa Estadual de Promoção Turística. Foi deputado estadual.

SEMOPI– Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura –
Dâmocles Pantaleão Lopes Trinta – Engenheiro Civil com experiência nas áreas pública e privada. Foi sub-secretário para Habitação RN (SETHAS) 2007/2008, presidente da Companhia Estadual de Habitaçao do RN (CEHAB)2008/2009, secretário de Estado da Infraestrutura- 2009/2010 e Diretor do DER de Nov/2009 a dez 2010.

SEMOB– Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana –
Ana Elizabete Thé Bonifácio Freire – Engenheira civil há 26 anos. Já atuou no Banco Nacional de Habitação (BNH), na Companhia de Habitação Popular do RN (Cohab) e na iniciativa privada. Trabalhou como projetista, desenhista e no planejamento e orçamento da Cohab-RN. Foi Engenheira Civil na Divisão de Mobilização de Terras do Banco Nacional de Habitação (BNH). Foi Secretária de Habitação da atual gestão municipal.

SEHARPE – Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes –
Paulo Roberto Menezes Junior – 36 anos, engenheiro Civil formado na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), MBA em gestão empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Experiência na iniciativa privada como empresário da área de construção civil.

URBANA – Companhia de Serviços Urbanos de Natal –
Luiz Almir Filgueira Magalhães – 30 anos de atuação como jornalista e radialista em rádios AM e FM e canais de TV no Rio Grande do Norte, foi vereador em Natal e deputado estadual no Rio Grande do Norte, tendo atuado no último mandato como vice presidente da comissão de constituição e Justiça e terceiro secretário da Assembléia Legislativa. Foi diretor da Alcanorte em Macau.

SEMUL– Secretaria da Mulher –
Rosy de Sousa – Administradora de empresas, empresária, foi presidente do Instituto Pontes da Vida e secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura do Natal.

SEMDES – Secretaria de Municipal de Defesa Social –
Carlos Antônio Paiva – Administrador, Graduando em Direito, funcionário público estadual (Sejuc) há 22 anos. Foi diretor-presidente do Procon Municipal na atual gestão da Prefeitura do Natal por dois anos e está secretário interino da Semdes há 2 meses.

FUNCARTE – Fundação de Cultura Capitania das Artes –
Roberto Lima, Graduado em Direito, mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp e doutor em Filosofia, na Bélgica; já foi vice-diretor do CCHLA, da UFRN; fundador do Departamento de Artes da UFRN; foi diretor administrativo da Emproturn; chefe da Casa Civil do Estado, e um dos consultores para a criação da Central do Cidadão. Foi secretário de Administração da Prefeitura do Natal, tendo sido coordenador da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores municipais. É artista, compositor, músico instrumentista tendo conquistado prêmios.

SECOPA– Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014 –
Rodrigo Cintra (Copa) – Especialista em gestão de instalações eventos e entidades esportivas. Pós graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (RJ- Brasil). Graduado em licenciatura plena em educação física e desportos, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Oficial de arbitragem profissional desde 1999. Atuou como gestor de portifolio de projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 na Cidade sede Salvador, tendo coordenado 130 projetos da Copa e participado de eventos internacionais relacionados à Copa, em países como África do Sul, Alemanha, China e Espanha.

ESPORTES
José Vanildo (Esporte) – Advogado, ocupará a Secretaria Adjunta de Esportes e cuidará diretamente da política esportiva do município de Natal. Foi secretário da antiga STTU e atualmente é presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.Tem ligações políticas com o ex-vice-prefeito Marcílio Carrilho.
_________________________________________________________________________________
O governo estuda mudanças na estrutura administrativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Um dos objetivos, explicitado em minuta de texto que circula no Ministério do Desenvolvimento Agrário, é obter maior controle sobre as superintendências regionais da instituição - cujos chefes são, quase todos, nomeados por indicações de políticos.
________________________________________________________________________________
O Incra tem 30 superintendências pelo País (uma por Estado, com exceção do Pará, que possui três, e Pernambuco, com duas). Cada uma tem ampla autoridade para definir os planos da reforma agrária e a aplicação dos recursos. Uma das reclamações mais frequentes no comando da instituição é o reduzido poder de Brasília sobre as superintendências. Além disso, a eficiência do órgão vem sendo questionada no contexto do programa nacional de combate à miséria, ainda em gestação.
________________________________________________________________________________
Os chefes das superintendências têm sido permanente fonte de dor de cabeça para o governo. Há dez dias o presidente do Incra, Rolf Hackbart, teve de exonerar o superintendente do Maranhão, Benedito Terceiro, que chegou ao posto com o beneplácito do senador maranhense Epitácio Cafeteira (PTB), aliado político da família Sarney.
_________________________________________________________________________________
De acordo com investigações da Operação Donatário, conduzida pela Polícia Federal, Terceiro seria um dos cabeças de uma quadrilha que desviava recursos destinados à construção de casas nos assentamentos rurais. Houve um rombo de R$ 4 milhões no período de cinco anos, segundo a investigação. Pelos cálculos da Controladoria-Geral da União (CGU), porém, os desvios chegam a R$ 150 milhões.
_________________________________________________________________________________
Apelidado de "partido ônibus", onde entra qualquer um, o PDB está sendo idealizado pelo prefeito Gilberto Kassab de modo a fugir da pecha de mero trampolim para o troca-troca partidário. A ideia é consolidar o Partido da Democracia Brasileira nas eleições municipais de 2012 com o lançamento de candidaturas próprias ou com coligações. Um dos principais parceiros deve ser o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
________________________________________________________________________________
Kassab planejou fundar o PDB como atalho para sair do DEM e se filiar ao PSB, com riscos mínimos de ver a manobra contestada por infidelidade partidária. A estratégia inicial era fundir o PDB com o PSB. Diante das reações negativas aos planos de Kassab e de Campos, a proposta é que o PDB se credencie como partido e dispute uma eleição antes de definir seu rumo.
________________________________________________________________________________
Além de evitar eventuais contestações na Justiça, os socialistas estão confiantes de que com essa tática vão conseguir "segurar" quadros importantes. É o caso da deputada Luiza Erundina (SP), que ameaça deixar o partido, caso o PSB se una ao PDB de Kassab. "Vou lutar para ficar no PSB. Mas, se for concretizada essa fusão com o PDB, não tenho condições de permanecer no partido", avisa Erundina.
_________________________________________________________________________________
A um ano e sete meses das eleições municipais, os idealizadores do PDB buscam agora lideranças políticas dispostas a entrar na disputa por prefeituras ou por uma vaga nas Câmaras Municipais. A expectativa é de que uma dezena deputados do DEM acompanhe Kassab no novo partido. Um deles deverá ser Irajá Abreu (DEM-TO), filho da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que sonha disputar a Prefeitura de Palmas.
_________________________________________________________________________________
O Carnaval na região Oeste se caracteriza pela migração de grupos de jovens de uma cidade para outra em vans e carrocerias de caminhonetes durante os quatro dias de folia. O principal destino dos foliões foi  a cidade de Apodi. Nessa cidade não existem grandes movimentações como acontece em Macau, Guamaré e Areia Branca, que tem dias que cada uma recebe mais de 50 mil pessoas, mas não é inferior em termos de alegria e irreverência.
__________________________________________________________________________________
Além de Apodi, neste ano também realiza festa de Carnaval o município de Caraúbas. Dentro da programação de eventos estão incluíram também os festejos ao aniversário da cidade, que completa 143 anos de emancipação política e administrativa.
_______________________________________________________________________________
Além das cidades movimentadas com festas de Carnaval, no Oeste a cidade de Martins se destacou por sua tranquilidade, clima ameno e muita louvor a Deus. A cidade, que tem pouco mais de sete mil habitantes, no  chega  a receber no carnaval em média 6 mil evangelicos.
_________________________________________________________________________________
Em Caicójá na sexta-fgeira começaram a chegar os foliões de outros Estados do Norte-Nordeste. O baixo custo é o que os impulsiona. Os visitantes que optaram por brincar o carnaval em Caicó se organizam em grupos para alugar casas particulares, hotéis, motéis, pousadas, granjas, etc. Um dos exemplos é a turma de Fortaleza (CE), que alugou uma residência no bairro Penedo. O empresário, Roney Leal, 21, que mora em Fortaleza, disse que seus amigos geralmente brincam carnaval em outros Estados. "Nós saímos de Fortaleza porque o carnaval de lá acabou, em decorrência da violência. Então, as pessoas procuram lugares tranquilos que tenham um bom carnaval a oferecer. No ano passado, nós fomos para o carnaval de Luiz Correia, no estado do Maranhão, e ficamos sabendo que aqui tinha um evento bem melhor. Então, decidimos vir para cá", disse.O imóvel alugado por Leal e seus amigos será intitulado "Casa Mexicana", inclusive a promessa é incrementar a diversão com novidades como as vestimentas e adereços usados pela turma. "Nós trouxemos chapéus mexicanos para usar, e ainda teremos banda ao vivo na próxima segunda-feira, dia 7 de março. Para as mulheres será distribuída a tequila, mas nós teremos outros tipos de bebida", lembra. Cada pessoa pagou cerca de R$ 380,00 pelas despesas com alimentação, bebida e aluguel da casa. Outra turma que escolheu Caicó para passar o carnaval veio de Maceió (AL) e também chegou na sexta-feira. De acordo com o organizador do grupo, o empresário Carl Max, a turma decidiu de última hora. "Nós estivemos aqui no carnaval do ano passado, mas não tínhamos decidido se voltaríamos neste ano. Então, nesta semana a gente se reuniu. São 25 pessoas que vieram em quatro carros de Maceió."Indagado sobre os gastos em alugar uma casa para passar o carnaval em Caicó, ele afirma não ser caro. "Esse carnaval aqui é o mais barato do Nordeste, por exemplo, a nossa turma deve gastar em média R$ 700,00 por pessoa nos dias do evento, e veja que nós viemos de Maceió, que é longe", revela.A casa alugada por eles é também localizada no bairro Penedo e foi batizada de "República Tcheca".
________________________________________________________________________________
O carnaval de Pirangi, que foi aberto na sexta-feira com a banda Garota Safada, no domingo a atração foi  o desfile de blocos populares e do Arrasta Todos, que estreiou na avenida, como um bloco nos moldes do que existem no Carnaval, isto é, com os foliões pagando abadás e desfilando protegidos por seguranças. Na segunda-feira  a maior das atrações: foi o bloco"As virgens de Pirangi".
_________________________________________________________________________________
Neste ano, o Carnaval de Pirangi teve algumas novidades, como o bloco "As Poderosas", que saiu na terça-feira, 8, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o bloco objetiva combater a violência contra o sexo feminino.Mas, o Carnaval de Pirangi ainda conta com os tradicionais blocos como Burro Elétrico, Timbu, Bloco da Saúde, Os Lungas, As Virgens e Vassourinhas.
__________________________________________________________________________________
No Carnaval percebe-se a diferença econômica entre os vários municípios potiguares.
Por exemplo, enquanto a Prefeitura de Macau  gastou R$ 2 milhões para contratar atrações, a Prefeitura de Ipanguaçu vai desembolsar R$ 30 mil para garantir alguma atividade no município nesse período. Quase 70 vezes menos.
_________________________________________________________________________________
Outro Carnaval gigante é o de Guamaré, onde a prefeitura local gastou mais de R$ 1,3 milhão com a contratação de bandas.O tamanho da festa depende das riquezas naturais que os municípios possuem.E nesse caso pesa a produção de petróleo e gás natural. Não por acaso, os carnavais mais caros da região estão foram realizados em terras ricas em petróleo, que inclui, além de Macau e Guamaré, a cidade de Areia Branca, onde a prefeitura disse investir R$ 750 mil.
__________________________________________________________________________________
Entre o caro e o barato, tem o Carnaval mediano.Em Governador Dix-sept Rosado, o custo do Carnaval foi de R$ 400 mil. Nos municípios de Upanema e Alexandria, os valores ficaram no mesmo patamar.
_________________________________________________________________________________
Quem tem gasta e não nega seus objetivos.A Prefeitura de Macau tem o desejo de realizar o maior Carnaval do Rio Grande do Norte e acabar de vez com "a história de que Caicó tem o maior Carnaval do estado". "Em Caicó o Carnaval é elitizado. As mesmas atrações que tocam de graça em Macau nas ruas vão para Caicó tocar em clubes", observou o assessor de comunicação da Prefeitura de Macau, Arafran Peter, em tom de disputa. A Prefeitura de Macau se vangloria dos seus feitos. "Somos o único município do RN que vai colocar a banda Aviões do Forró para tocar em cima do trio", destacou, acrescentando que essa banda só faz isso no Carnaval de Salvador/BA.O tamanho do Carnaval se mede pelas atrações. Se as bandas são conhecidas, a festa é grande.Não é a toa que o Carnaval em Macau conta ainda com Banda Grafith, Forró do Muído e Garota Safada, que estará também em Guamaré, juntamente com Ricardo Chaves, Pimenta Nativa e Bonde do Maluco. Todas essas atrações são conhecidas do grande público.
_________________________________________________________________________________
Enquanto isso, a programação em Ipanguaçu tem Almir dos Teclados, Banda Impressão Digital, Banda Deixe Cum Nós Elétrico, entre outras igualmente desconhecidas
________________________________________________________________________________
Após passar o feriado de carnaval descansando com a família no hotel de trânsito da Aeronáutica, que fica na área do Centro de Lançamento Barreira do Inferno em Parnamirim (RN), a presidenta Dilma Rousseff retoma a agenda de trabalho na tarde desta quarta-feira (9). Ao retornar ao trabalho, a presidenta terá na mesa para discussão temas como o reajuste da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O governo defende o percentual de 4,5%, que garante a manutenção de acordo firmado que considera o centro da meta de inflação. Já as centrais sindicais defendem que o reajuste seja de 6,46%, percentual equivalente à inflação do ano passado.
_________________________________________________________________________________
No início do mês, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo terá que elevar tributos ou fazer novos cortes de despesas para compensar o reajuste de 4,5% na tabela do Imposto de Renda. Pelo cálculos do ministro, o governo deixará de arrecadar mais de R$ 1,5 bilhão com a medida.Dilma embarcou para Parnamirim na tarde de sexta-feira (4) e deixou o local ontem (8). Durante a permanência no hotel de trânsito da Aeronáutica a presidenta não recebeu visitas. Na segunda-feira (7), participou da soltura de 100 filhotes de tartarugas, numa ação que faz parte do Projeto Tamar, de proteção da espécie. A presidenta também assistiu a uma apresentação sobre as atividades desempenhadas pelo Centro de Lançamento, órgão de execução do Programa Espacial Brasileiro
__________________________________________________________________________________































0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger