segunda-feira, julho 02, 2012

Candidaturas de Larissa e Cláudia são confirmadas

Larissa_lotou_a_AABB_e_Claudia_nao_conseguiu_encher_ginasio
Ontem foram oficializadas as duas principais candidaturas a prefeito de Mossoró: a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) reuniu a militância na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e a vereadora Cláudia Regina (DEM), no ginásio do Colégio Pequeno Príncipe.

Das duas movimentações, a que reuniu maior público foi a da oposição. Ao ver o volume presente ao evento, Larissa não segurou a emoção. "Vamos governar esta cidade a quatro mãos com Josivan Barbosa. Quero contar com vocês nessa vitória. Sei que vou ser vítima de boatos, de calúnias, de agressões, mas a gente não vai dar resposta a isso. Vamos fazer um pacto pela vitória que será nossa e poderoso nenhum vai tomar não", destacou.
A parlamentar agradeceu aos 14 partidos que firmaram parceria com a candidatura dela. "Os partidos que nos apoiam resistiram bravamente às investidas dos poderosos, mesmo sabendo que eles não gostam de ser contrariados. Diziam que nós não manteríamos esses 14 partidos, mas nós conseguimos", relatou.
A parlamentar afirmou que o caminho para a vitória contará com a ajuda decisiva dos candidatos a vereador. "A nossa caminhada será de casa em casa, e eu quero contar com os nossos candidatos a vereador. Quero uma Câmara forte e quero contribuir com todos esses candidatos", acrescentou.
Outro aspecto abordado no discurso foi a necessidade de se diminuir as desigualdades sociais em Mossoró através da geração de emprego e renda."Mossoró é a segunda cidade do Estado, mas está em sexto lugar no Índice de Desenvolvimento Humano, atrás de cidades com menos de 10 mil habitantes", destacou.
O candidato a vice-prefeito JosivanBarbosa (PT) também falou nesse mesmo tom: "Vamos fazer o que Mossoró precisa nesses quatro anos. Larissa: vamos assumir com cada mossoroense, em cada esquina, o compromisso de melhorar a qualidade dos serviços públicos".
O petista ainda ressaltou a importância de se fazer bons projetos. Ele disse que Mossoró perdeu recursos para construir o Parque da Cidade porque a Prefeitura não fez um projeto. "Não vamos mais perder recursos porque não quiseram gastar 150 mil em um projeto", destacou.
O presidente do PDT, Rútilo Coelho, discursou em nome dos14 partidos aliados. "Esta convenção é histórica. Estou representando o que há de melhor na política de Mossoró e do Brasil", disse.
O vereador Francisco José Júnior, presidente da Câmara Municipal, representou o vice-governador Robinson Faria (PSD), que não pode comparecer à convenção de Mossoró. "O lado de lá pode ter a prefeita e a governadora, mas nós temos a vontade do povo, que é Larissa, Larissa e Larissa. Ela já é a melhor deputada e será a melhor prefeita", avisou.
A deputada federal Sandra Rosado (PSB) disse estar confiante na vitória da oposição: "Estamos em mais um momento de emoção porque estamos antevendo a vitória do povo de Mossoró. Larissa e Josivan vão governar Mossoró de uma forma avançada tornando modelo de administração para o país. Não vai ser mudança por mudança".
Em um intervalo dos pronunciamentos, o presidente municipal do PC do B, Gutemberg Dias, entregou o programa de governo. "Eu tenho certeza de que com esse programa Mossoró será Feliz", garantiu.
Representando a direção nacional do PT, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) disse ter ficado muito feliz em ver PT e PSB unidos em Mossoró. "Trabalhamos muito para que essa aliança estivesse aqui de cabeça erguida. O lugar do Partido dos Trabalhadores é aqui ao lado de Larissa. Vocês (referindo-se a Larissa e Josivan) tiveram muita maturidade para formar essa aliança. Tenho muito orgulho de estar nesse palanque que tem cheiro de povo", frisou.
Ainda houve tempo para que o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, se pronunciasse através de uma gravação em vídeo."Vamos colocar na Prefeitura uma pessoa que traz no DNA a garra, a determinação e a capacidade de decidir. Larissa vai fazer em Mossoró o que é feito nas cidades e estados que o nosso partido governa cuidando das pessoas", declarou.
No final da convenção chegou a ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Ela endossou a necessidade de se fazer em Mossoró uma gestão para cuidar das pessoas. "Quem é o bom administrador não faz só as obras estruturantes, mas deve também cuidar do povo e é isso que Larissa vai fazer. A cidade agora vai ficar melhor e mais humanizada", avaliou.


DEM
A homologação das candidaturas de Cláudia Regina e Wellington Filho a prefeito e vice-prefeito de Mossoró contou com a presença de inúmeros representantes da classe política potiguar, entre eles, o senador José Agripino, presidente nacional do Democratas, a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, deputados federais João Maia e Felipe Maia.
Também participou da convenção o deputado federal Betinho Rosado, que discursou antes da chegada da candidata governista ao Ginásio de Esportes do Colégio Pequeno Príncipe. "É preciso que se dê continuidade ao trabalho de 16 anos que está transformando a vida do povo de Mossoró, e apoiar o conjunto forte de candidatos a vereador que temos", afirmou o parlamentar.
O deputado federal João Maia destacou o apoio do Partido da República, comandado por ele em nível estadual, a campanha de Cláudia Regina. "Falo ao lado de Genivan Vale, que entendeu que o projeto de Mossoró é muito maior do que qualquer projeto que se possa ter", disse.
Postulante pela primeira vez a um cargo político, o candidato a vice-prefeito Wellington Filho argumentou que não é apenas um novo nome no cenário político local. "Não vim só para ser a novidade, coloquei meu nome para caminhar com responsabilidade junto com Cláudia, para fazermos um governo melhor que o de Fafá", defendeu.
Em sua fala, a agora candidata governista, Cláudia Regina, defendeu o discurso da continuidade, reafirmando que sua intenção é colocar nas ruas uma campanha propositiva, priorizando o debate das ideias. "Temos a certeza que estamos no caminho certo, Mossoró não pode parar, e essa festa tem um gosto diferenciado, é a festa da vitória de 16 anos em que Mossoró conhece a competência em desenvolvimentos de setores econômicos, sociais. Não queremos disseminar o ódio. Nós somos do bem", destacou a candidata.
Adotando como slogan "Mossoró para todos", Cláudia Regina destacou que seu projeto de governo objetiva proporcionar espaço para a população como um todo. "Esse lema não foi escolhido por acaso, queremos uma Mossoró com espaço para todas as ideias, todos os sentimentos positivos", declarou.
O discurso da candidata democrata foi antecedido pela fala do senador José Agripino, considerado o mentor político de Cláudia Regina, que voltou a explanar os critérios estabelecidos para a escolha da vereadora como representante do partido na chapa majoritária nas eleições 2012. "Carlos Augusto, Rosalba e Fafá entenderam que Claúdia é o melhor nome para ser prefeita de Mossoró", enfatizou.
A governadora Rosalba Ciarlini também elencou os motivos que a levaram a apoiar o nome de Cláudia à chapa majoritária, e teceu duras críticas aos antecessores de seu segundo mandato como prefeita de Mossoró. A chefe do Poder Executivo estadual relembrou ainda ações dos períodos em que administrou a cidade, sem, no entanto, destacar um número satisfatório de medidas concretas de seu atual governo, citando a instalação do Hospital da Mulher, cuja termo de parceria firmado com a associação Marca está sendo alvo de investigações e denúncias do Ministério Público.

Oposição terá três coligações proporcionais
Os 14 partidos da chapa oposicionista foram divididos em três coligações proporcionais. O primeiro agrupamento reúne PC do B, PT do B e PRP com 42 candiddatos. O segundo é composto por PSB, PT, PDT, PTB e PPL também com 42 nomes, e o terceiro, por PSD, PP, PPS, PHS, PTC e PRB com 38 postulantes. Ao todo serão 122 candidatos a vereador.
Os líderes partidários consideraram a divisão benéfica não só para seus respectivos partidos como para a majoritária. "Na política a gente não pode pensar só em si. Temos que acomodar todos os interesses. Essa divisão ficou de bom tamanho porque beneficia os partidos, mas sobretudo fortalece a chapa majoritária com 122 candidatos", afirmou o presidente municipal do PTB, Pedro Eugênio.
O PT considera que a divisão do jeito que foi feita dá à legenda a chance de fazer um ou dois edis. "Nós temos uma tática voltada para fazer o PT voltar à Câmara com os dois vereadores que nós já tivemos um dia. Para isso diminuímos o número de candidatos, para que os nossos nomes tenham mais votos", acrescentou Rômulo Arnoud, presidente municipal do PT.
Para o vice-presidente do PSD, Júlio César Fernandes, a divisão foi justa por deixar todas as legendas com chances iguais. "Todo mundo tem chance de eleger um vereador. Ficou racional", acrescentou.
As palavras de Júlio foram reforçadas pelo presidente do PT do B, Gonzaga do Santo Antônio. "Para nós, é uma das coligações mais fortes que vimos em Mossoró porque todos os partidos ficaram agregados e a majoritária fortalecida", concluiu.

Governismo tem indefinições para vereador
As coligações para a disputa proporcional da chapa governista, mesmo após as convenções, continuam em processo de negociação.
Durante sua fala, o candidato a vice-prefeito informou que o PMDB estaria unido com o PSC e o PSDB na disputa proporcional, porém o demista Manoel Mário revelou que o DEM formaria coligação também com o PSDB e ainda com o PMN e o PR, este último tendo como único candidato o vereador Genivan Vale.
"O PR apoia nossa coligação na majoritária, e não podemos deixar um aliado nosso fora da chapa. Genivan vai ser integrado à nossa coligação, que deverá ter mais de 30 candidatos, com condições de eleger entre oito e nove candidatos", argumentou o representante do DEM.
A informação de Manoel Mário, no entanto, não foi confirmada por Genivan Vale, que questionado sobre a possível aliança com o DEM na disputa proporcional, respondeu que estava naquele momento indo ao encontro do deputado federal João Maia para definir sua situação. Até o final da convenção, o vereador ainda não tinha emitido um posicionamento oficial sobre o assunto.
A única coligação definida é entre o PV e o PSL (partido que não possui nenhum candidato ao Poder Legislativo municipal). De acordo com o presidente municipal do Partido Verde, professor Francisco Carlos, a aliança está sim confirmada, e a expectativa é de que essa união possa proporcionar a eleição de até três vereadores.
Somados ao PTN, os partidos que fazem parte do grupo governista possuem 114 pleiteantes à Câmara Municipal de Mossoró, distribuídos da seguinte forma: DEM (15), PMDB/PSC (25), PR (1), PTN (26), PV/PSL (27), PSBD (7) e PMN (11).

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger