segunda-feira, julho 02, 2012

Com 95% dos votos apurados, Peña Nieto é o novo presidente do México

Agencias de noticias

O candidato à presidência do PRI (Partido Revolucionário Institucional) do México, Enrique Peña Nieto, é o novo presidente do México. Com 95% das urnas apuradas, o ex-governador do Estado do México chegou a 38,02% dos votos e não pode ser alcançado pelos adversários na disputa.
De acordo com os dados, Peña Nieto, que tem apoio do PVEM (Partido Verde Ecologista do México ), pode ter recebido quase 18,1 milhões de votos, alcançando um primeiro lugar com folga na eleição.
Em segundo lugar vai ficando o candidato da esquerda, Andrés Manuel López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), com 31,73% dos votos (15,1 milhões), seguido pela aspirante do governante PAN (Ação Nacional ), Josefina Vázquez Mota, com 25,45% (12,1 milhões).
Em último lugar está Gabriel Quadri, candidato do Partido Nova Aliança (Panal), com 2,3% (1,1 milhão de votos). Os menos de 2,5% restantes correspondem a votos nulos ou em candidatos não registrados, ou ainda em branco.
Segundo dados oficiais do IFE (Instituto Federal Eleitoral), às 13h15 (15h30 de Brasília) os dados de 136.343 urnas, 95,05% do total, haviam sido recebidos, e a apuração continua com maior lentidão que em eleições anteriores. A previsão é que a contagem seja terminada até às 20h (22h de Brasília).
O índice de participação na eleição ficou em torno de 63,17%, superando os 60% esperados. Os resultados preliminares ainda não têm validade jurídica plena.
Peña Nieto marca a volta do PRI à Presidência do México após 12 anos de ausência, período em que o país foi governado pelos presidentes Vicente Fox (2000-2006) e Felipe Calderón (2006-2012), ambos do PAN.
O PRI controlou o país por 71 anos, de 1929 a 2000, em meio a acusações de corrupção e repressão a minorias partidárias, mas mantendo altas taxas de crescimento e desenvolvimento econômico.
REAÇÕES
Em entrevista para correspondentes estrangeiros, o presidente eleito pediu ao candidato da frente de esquerda, Andrés Manuel López Obrador, "respeito e civilidade" pela decisão das urnas. "Deveria fazer uma atitude de respeito e civilidade reconhecendo a decisão da maioria dos mexicanos".
López Obrador não reconheceu ainda a derrota no pleito. Em 2006, o candidato da esquerda fez manifestações contra a decisão eleitoral após ter perdido as eleições com uma diferença de 30 mil votos para o atual presidente, Felipe Calderón.
Estados Unidos e França já entraram em contato com o novo presidente. De acordo com o Departamento de Estado americano, Barack Obama ligou para Peña Nieto e deu os parabéns pela eleição, além de confirmar o interesse de manter a aliança entre ambos os países.
"Obama reafirmou que está comprometido a colaborar com o México como sócios e que esperamos promover nossas metas comuns, incluindo a democracia, a prosperidade econômica, e a segurança na região e ao redor do mundo", informou o comunicado da representação diplomática.
Em telefonema, o presidente francês, François Hollande, reforçou o desejo de aumentar a relação bilateral entre os dois países.
"Ante os desafios que a comunidade internacional deve enfrentar, o presidente da República está convencido de que França e México encontrarão nos próximos meses numerosas ocasiões de cooperar e se concretar relações", informou comunicado do Palácio do Eliseu.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger