terça-feira, novembro 13, 2012

32,3% dos municípios brasileiros têm coleta seletiva de lixo, diz IBGE


Do G1 em São Paulo
Uma em cada três cidades do Brasil tem programa, projeto ou ação de coleta seletiva de lixo em funcionamento. A conclusão está na pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros 2011, divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento reúne informações dos 5.565 municípios do país (32,3% deles têm coleta seletiva). Para o IBGE, essas ações  representam "um grande avanço no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos sólidos e tem uma importância particular, ao passo que agregam a questão ambiental à do saneamento básico".
Segundo a pesquisa, 42,7% das cidades do Brasil não possuem qualquer atividade de coleta seletiva de lixo. Em 3,3% das prefeituras, há projeto-piloto apenas em uma área restrita da cidade, enquanto 2,5% municípios informam que tiveram ações de coleta seletiva, mas elas foram interrompidas.
O estudo aponta ainda que em 19,2% dos municípios brasileiros projetos desse tipo estão em fase de elaboração.
As cidades com mais de 500 mil habitantes são as que mais possuem programa em atividade: 78,9%. Apenas 30% das cidades com até 5 mil habitantes têm coleta seletiva em andamento.
Regiões
A Região Sul é a que possui o maior percentual de municípios com programas de coleta seletiva de lixo em andamento: 55,8%. No Sudeste, o número também está acima da média nacional – 41,5% das cidades têm esse tipo de serviço.

Por outro lado, Norte e Nordeste são as regiões onde há a maior porcentagem de municípios sem programa de coleta seletiva de lixo: 62,8% e 62,3%, respectivamente.
No Centro-Oeste, 42,1% das cidades não oferecem esse tipo de serviço para a população.
Cooperativas
Segundo o IBGE, a pesquisa também identifica que em 30,7% cidades os gestores dizem ter conhecimento sobre a existência de cooperativas ou de associações de catadores de materiais recicláveis. Porém, em apenas 14,8% das cidades há, de fato, parceria formal entre prefeitura e os catadores para a coleta seletiva
.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger