quarta-feira, novembro 07, 2012

Apoio para Obama entre os hispânicos foi de cerca de 66%, diz pesquisa. Votos dos homens brancos caiu de 41% em 2008 para 36% nesta eleição.















Da Reuters

forte apoio dos eleitores hispânicos, o grupo demográfico que cresce mais rápido nos EUA, ajudou o presidenteBarack Obama a garantir um segundo mandato na Casa Branca.
O apoio para Obama entre os hispânicos foi de cerca de 66%, de acordo com pesquisa 
O voto das mulheres também foi decisivo. Entre elas, Obama venceu Romney com 55% dos votos, contra 43% para o republicano, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos no dia da eleição. A vitória quase alcançou a vantagem de 13 pontos de Obama entre os eleitores do sexo feminino sobre o republicano John McCain, em 2008.Era crucial para Obama reter o cobiçado bloco de eleitores, especialmente porque ele perdeu apoio entre homens brancos, disse o cientista político Matt Barreto, da Universidade de Washington, que rastreou a intenção de voto hispânica por meses.
Já entre os homens brancos, Obama viu seu apoio cair de 41% em 2008 para 36% nestas eleições.
O presidente reeleito fez um grande esforço para cortejar os estimados 24 milhões de potenciais eleitores hispânicos, buscando superar algum descontentamento com suas políticas de imigração.
Reeleito
Obama afirmou em discurso que "o melhor ainda está por vir" e que ele volta à Casa Branca "mais determinado e inspirado" para o segundo mandato.

Ele teve dificuldades para iniciar seu discurso. A plateia gritava para o presidente: "Mais quatro anos! Mais quatro anos".
Romney discura nesta quarta-feira (7) em Boston (Foto: Mike Segar)Romney discura nesta quarta-feira (7) em Boston, após reconhecer derrota (Foto: Mike Segar)
Em setembro, Obama disse que "seu maior fracasso" foi a falta de uma ampla reforma da imigração, apesar de sua administração ter lançado um programa em junho que autoriza jovens imigrantes sem documentos a se candidatarem para trabalhos temporários.
"Nós vimos o entusiasmo com a posição de Obama crescer entre os hispânicos e os eleitores de forma geral após o anúncio de sua candidatura", disse Barreto.
O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, o rival republicano de Obama, assumiu uma linha-dura sobre imigração, dizendo que imigrantes ilegais deveriam deixar o país, ou se "autodeportar", antes de fazer uma tentativa de obter a cidadania.
Os hispânicos são responsáveis por mais da metade do crescimento populacional dos EUA, de acordo com dados do censo de 2010. A população hispânica no sul, uma base republicana, cresceu 57 por cento entre 2000 e 2010 -- quatro vezes o crescimento da população geral da região.
A vitória de Obama, porém, coloca a agenda de imigração em suas mãos. Notavelmente, quando Obama elencou suas maiores prioridades bipartidárias em seu discurso de vitória, no início da manhã de quarta-feira, "arrumar o sistema de imigração" estava entre elas.
Barack Obama acena para o público em Chicago após a confirmação de sua reeleição como presidente dos Estados Unidos. (Foto: Robyn Beck/AFP)
Vitória
Obama havia conseguido, até a última atualização desta reportagem, 303 votos de um total de 538, contra 206 do rival, segundo a AP. Eram necessários 270 votos para garantir a vitória. Apenas os 29 delegados da Flórida ainda não foram contabilizados, devido à margem apertada entre os dois candidatos durante a apuração, que não foi finalizada. O resultado do estado, entretanto, não influenciará o resultado final.

No voto popular, Obama tinha 56.179.869, contra 56.732.246 do rival até o momento.
A festa da vitória aconteceu no McCormick Place, em Chicago, base política de Obama e cidade onde ele acompanhou a apuração.
Congresso dividido
Apesar da reeleição, Obama deve continuar enfrentando problemas para aprovar suas medidas no Congresso, que manteve sua divisão: Câmara controlada pelos republicanos, e Senado, pelos democratas.

Isso dificulta o trabalho do presidente – ele precisa usar sua base nas casas para que elas proponham e aprovem as leis e reformas de seu interesse.
Na eleição de 2008, os democratas também ganharam a maioria no Senado e na Câmara de Representantes. Nas eleições legislativas de 2010, entretanto, os republicanos recuperaram a maioria entre os deputados – atualmente, são 241 republicanos e 194 democratas
.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger