sexta-feira, julho 24, 2009

Doentes devem evitar escola

Marcelo Casal Jr./ABr


José Temporão recomenda que professores fiquem atentos a estudantes com sintomas suspeitos
24/07/2009 - Tribuna do Norte

São Paulo (AE) - Os ministérios da Saúde e da Educação recomendaram ontem, que os estudantes com sintomas de gripe sigam orientações médicas e evitem retornar às atividades escolares até estarem completamente restabelecidos. A orientação tem como objetivo reforçar a prevenção contra a nova gripe, chamada de gripes suína, que até quarta-feira havia causado 29 mortes no País. A nota dos dois ministérios informa que eventuais novas recomendações, como a possibilidade de adiamento do calendário escolar em alguns estados ainda estão em discussão com as secretarias estaduais de saúde.
O governo recomenda que professores e diretores de escolas também devem ficar atentos e orientar estudantes com sintomas a retornar para casa. Já os pais e responsáveis devem levar os filhos aos postos de saúde ou ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais de gripe, como febre, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça.
Os sintomas da gripe comum, a sazonal, e a nova gripe, Influenza A (H1N1), são semelhantes, em sua maioria, a doença manifesta-se de forma leve. A grande maioria dos infectados se recupera rapidamente, sem necessidade do uso de medicamento antiviral (fosfato de oseltamivir).

Ribeirão Preto

Antes mesmo da decisão do governo federal, em Ribeirão Preto (SP), a recomendação já havia sido lançada por iniciativa da prefeitura. Em razão da propagação do vírus Influenza A (H1N1),da gripe suína, os estudantes do ensino municipal que estejam com gripe comum deverão ficar em casa e não ir à escola. Isso vale a partir da próxima semana, quando a rede pública municipal (mais de 44 mil alunos) volta do recesso de meio de ano. “Não só as crianças, mas os funcionários e os professores das escolas, que tenham doenças respiratórias agudas, com febre alta, tosse e dores no corpo, devem ficar em casa se recuperando, durante sete dias a partir do início dos sintomas”, disse a chefe da Divisão Epidemiológica municipal, Ana Alice Castro e Silva. Até ontem, Ribeirão Preto tinha a confirmação de 14 casos de gripe suína, além de sete suspeitos, aguardando resultados de exames laboratoriais. Apesar disso, cerca de 6 mil pessoas por dia procuram o ambulatório do Hospital das Clínicas (HC).

Temporão diz que Brasil não poderá suprir vizinhos

Assunção (AE) - O governo brasileiro afasta, por enquanto, a quebra de patentes como meio de obter acesso à fórmula da vacina contra o vírus influenza A (H1N1) assim que comece a produção nos países desenvolvidos. Segundo o ministro da Saúde José Gomes Temporão, a aposta do Brasil está no acordo de transferência de tecnologia já existente entre o Instituto Butantan e o laboratório francês Sanofi Pasteur, maior produtor mundial de vacinas para uso humano.
Pouco antes da reunião de ministros da Saúde dos países do Mercosul, Chile e Bolívia, na tarde de ontem, Temporão advertiu que o País registrará mais mortes decorrentes do contágio do vírus influenza A (H1N1) e que não terá condições de suprir os países vizinhos com as vacinas que espera produzir a partir de 2010. “Infelizmente, vamos ter mais óbitos”, afirmou Temporão, que se disse mais preocupado com a situação no Rio Grande do Sul.
De acordo com o ministro, esse mesmo caminho dos acordos entre os laboratórios brasileiros e estrangeiros permitiu os acessos do Biomanguinhos à tecnologia de produção das vacinas contra o rotavírus e do Instituto Butantan para a fabricação da vacina contra a gripe sazonal.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger