quarta-feira, julho 01, 2009

NOTÍCIA,NOTÍCIAS,NOTÍCIAS

FÁTIMA E VILMA

As declarações da presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e assessora da governadora Wilma de Faria, Fátima Morais (PSB), esquetou a política de Assu. Fátima fez questão de mostrar que é líder da oposição e disse que apóia para o senado os candidatos Vilma e Zé Agripino.As declarações de Fátima foram através de uma rádio local. Primeiro ela começou atropelando a aproximação da governadora Wilma de Faria (PSB) e do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), com o prefeito Ivan Lopes Júnior (PP), afirmando que continua sendo oposição do prefeito, mesmo ele tendo anunciado que votará em Wilma para o senado.Outro que foi excluído de seus projetos para o próximo ano foi o companheiro de lutas, Zeca Abreu (PMDB). Fátima deixou a entender que neste ano deve acompanhar os filhos de Wilma, Lauro e Márcia Maia,doPSB.

RONALDO
Nem o ex-prefeito Ronaldo Soares (sem partido) escapou dos comentários de Fátima Morais. Ela insinuou que essa briga entre ele e Ivan Júnior é uma coisa combinada e disse que não entendia como Ronaldo pode ter rompido com o atual prefeito, depois de ter colocado toda a máquina administrativa a seu serviço na campanha passada.

PORTO
Areia Branca vai ter o porto do calcário, que vai escoar toda a produção do mineral explorado na região Oeste para o mundo.O porto de embarque do calcário siderúrgico irá receber, inicialmente, o mineral extraído dos municípios de Governador Dix-sept Rosado e Baraúna, que estão encravados na chapada do Apodi, região que detém uma das maiores bacias do calcário do Nordeste.O empreendimento é do setor privado, mas recebe o incentivo do Governo. O empresário Marcelo Quinderé do grupo Carbomil S/A Mineração e Indústria, que possui empreendimentos em Limoeiro do Norte-CE, há muitos anos de perto a viabilidade de construção do porto.A estrutura física será construída ao lado do cais da Companhia das Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) dentro do canteiro da empresa. 50 mil toneladas de calcário siderúrgico serão transportadas ao mês, isso significa a movimentação de 100 carretas diariamente nas estradas da região.Ainda não tem data marcada para iniciar.

Arthur Virgílio
O Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que a revista Isto É quer calá-lo. O tucano, que voltou a cobrar a saída o presidente José Sarney (PMDB-AP) do cargo, questionou os fatos veiculados pela revista no último final de semana. Ele fez duras críticas publicação, que classificou como uma central de chantagens do país.Virgílio afirmou ainda que as denúncias contra ele partem de pessoas ligadas a Agaciel e a Sarney.
HENRIQUE
Projeto de partido não tem acordo. Apesar da expectativa criada a proposta que permite trocar de partido sem a punição de perder o mandato, seja votada nesta semana, o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves, não confirma as negociações. Ele disse que o projeto não tem data para entrar na pauta.Acho pouco provável que seja votado nesta semana. Precisa ser mais trabalhado, construído para evitar tumulto", comentou o líder peemedebista.Caso seja aprovado permitirá a troca de partido de detentores de cargos eletivos com 30 dias de antecedência um ano antes da eleição, muitos políticos potiguares poderão usufruir dessa abertura.A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), pré-candidata ao Governo. O deputado estadual Luiz Almir. Filiado ao PSDB, ele já disse que só ainda não deixou o "ninho tucano" porque teme perder o mandato.Na Câmara de Vereadores, o presidente vereador Dickson Nasser (PSB), e Enildo Alves (PSB) Liderados do deputado federal Rogério Marinho (PSDB).
JUROS
Governo reduz juro para elevar taxa de investimento Brasília, 29 (AE) - Embalado pelo anúncio das isenções fiscais, o governo anunciou a redução dos juros cobrados em financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e medidas que reduziriam os custos de captação para pequenas e medas empresas, como os Fundos Garantidores de Crédito (FGC). PMDB, PT e os caprichos de Lula
O senador Garibaldi (PMDB) é pressionado a aceitar o acordão proposto pelo presidente Lula de se unir ao PSB da governadora Wilma de Faria para minar o espaço eleitoral do senador José Agripino Maia (DEM). O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, tem a tarefa de fazer que Garibaldi integre o projeto. Contudo, pelas declarações feitas pelo senador peemedebista em Mossoró na semana passada, ele não está interessado em se envolver na questão envolvendo Lula e Agripino. Garibaldi teria dito que as eleições do ano passado não lhe saíram da memória, quando amargou derrota em Natal, onde se uniu a Wilma para apoiar a candidatura da deputada federal Fátima Bezerra (PT) à Prefeitura. Garibaldi sabe que é fundamental para sua eleição o apoio de Rosalba e Fafá em Mossoró. Quem for filho de Deus pode acreditar.Se for na onda de Henrique e de Lula poderá amargar mais uma derrota pra Vilma.

IBERÊ EM ALTA
A governadora Wilma de Faria tem provocado a ira do presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN), e do deputado federal João Maia (PR), pré-candidatos ao Governo do Estado. Eles veem que o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) vem tendo destaque nas ações governamentais. É que o Governo do Estado elaborou agenda de inaugurações exclusiva para Iberê. Somente na semana passada foram quatro obras inauguradas. Do Alto Oeste à região Agreste. “Iberê está montado no Governo”, afirmou Robinson. E digo mais não subestimem Iberê, esse eu conheço bem , é fera.

Em baixa
A governadora incentiva que seu vice-governador propagar sua pré-candidatura pod ser explicada em números. Pesquisa mostra que Iberê, dos três governadoráveis do grupo wilmista, está em último lugar perante os eleitores: 3%. Dentro do bloco, Robinson Faria é o que está em posição mais cômoda: 16%. Por conta disso é que o presidente da Assembleia Legislativa reclama que a governadora colocou a estrutura do Governo para Iberê alavancar a pré-candidatura.

Wilma
A governadora Wilma de Faria tem feito questão de frisar que cumprirá agenda em todas as cidades do Rio Grande do Norte. Ela, que se afastará do cargo em abril do próximo ano para disputar uma vaga ao Senado, quer estar mais próxima das lideranças municipais. Wilma sabe que a briga pelas duas vagas no Senado não vai ser pequena e trabalha com a possibilidade de unir o PSB ao PMDB, tendo ainda o PT e demais partidos aliados, para concretizar seu projeto político.Na boca e no papel tudo é fácil, mais na prática a coisa muda.Tem que ter bons assessores. Vou citar os melhores que estão disponíveis. Assis Bezouro, Jurandi Santos e este escriba Aristides Siqueira(modéstia parte).




Ronaldo
O ex-prefeito do município de Assú Ronaldo Soares pode voltar à ativa.
PADRE SÁTIRO
Na inauguração da capela em honra à memória do padre Caminha no último fim de semana, em Pau dos Ferros, o nosso padre Sátiro terminou se transformando na estrela principal. Na ocasião, foi do senador Garibaldi Filho a frase: - "quando padre Sátiro quer...saiam do meio".
Henrique e Carlos Augusto Rosado.
O deputado federal Henrique Eduardo Alves reagiu as insinuações do ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM) de que a família Alves votaria em Rosalba Ciarlini Rosado (DEM) para o governo estadual exatamente porque abriria espaço para que Garibaldi Alves assumisse uma cadeira no Senado Federal, caso a senadora mossoroense fosse eleita no pleito de 2010. "Isso não é argumento que se diga", afirmou Henrique. Acho que Carlos Augusto atirou no pato e acertou na mosca.
CIDADE JUNINA FOI ABSOLUTO SUCESSO
A edição deste ano do Mossoró Cidade Junina foi sim um sucesso absoluto. Muito bem organizado, com boas atrações e segurança funcionando dentro da expectativa, o evento mostrou como foi acertada a decisão da municipalidade em profissionalizá-lo. O Pânico deu o maior fora do ano.

________________________________________
HENRIQUE E A PRIORIDADE DO PMDB
Em sua passagem por Mossoró, no final de semana, o deputado federal Henrique Eduardo Alves voltou a reafirmar que o PMDB, do qual é presidente estadual, vai priorizar a formação de aliança, em 2010, com partidos da base de sustentação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A meta é derrotar Garibaldi, é o povo que está dizendo.
POSIÇÃO DE WILMA "MUDA TUDO"
Ao comentar declarações da governadora Wilma ao jornal GAZETA DO OESTE, dizendo que poderá até mesmo apoiar um nome do PMDB ao Governo do Estado, o senador Garibaldi Filho disse em Mossoró que "Isso muda tudo". E foi mais além, afirmando que a palavra da governadora precisa ser levada em consideração.
SAMBA DO CRIOLO DOIDO
Ninguém entende mais o que está acontecendo na base aliada governista. Enquanto uns falam em pacto entre os pré-candidatos, o curioso é que os próprios postulantes da base wilmista trocam ofensas. É um verdadeiro samba do criolo doido.
Comissão aprova PEC que reduz jornada de trabalho
A redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas foi aprovada, há pouco, pela comissão especial da Câmara que analisou o mérito da proposta de emenda à Constituição (PEC 231/95). De autoria dos ex-deputados e hoje senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS), a PEC foi relatada pelo deputado Vicentinho (PT-SP), que deu parecer favorável à proposta. O parecer foi aprovado por unanimidade na comissão especial.
Além de reduzir a jornada de trabalho, a PEC aumenta de 50% para 75 % o valor a ser acrescido na remuneração das horas extras.

A Pesca
As obras do novo Terminal Pesqueiro de Natal (TPN) vão sair do papel. A governadora Wilma de Faria assinou, ainda há pouco, a ordem de serviço para o início da construção de um novo cais em Natal, que deve se transformar em um pólo pesqueiro para toda a América Latina. A previsão é de que o espaço esteja pronto até o final de 2010. Esperamos que não seja só propagando,


DEM decide pelo afastamento temporário de Sarney

A bancada do Democratas no Senado decidiu há pouco apoiar o afastamento temporário do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Os parlamentares, porém, não discutiram por quanto tempo Sarney deve ficar longe do cargo.
Garibaldi Filho e Sarney


O senador potiguar Garibaldi Filho foi um dos 17 parlamentares da bancada do PMDB (de um total de 19 senadores que o partido possui) que decidiu assinar o manifesto de apoio ao (ainda!) presidente do Senado, José Sarney.Embora manifeste publicamente apoio, o senador potiguar também disse que se estivesse no lugar do atual presidente deixaria o cargo.




O senador potiguar
Garibaldi Filho escapou da denúncia feita pelo PSOL ao Conselho de Ética do Senado. Contra os atos secretos daquela Casa, o partido presidido pela vereadora Heloísa Helena entrou com um pedido de abertura de processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB) e José Sarney (PMDB).

LISBOA
Durante a participação na “Semana de Natal em Lisboa”, o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, não poupou críticas a gestão de Turismo que foi desenvolvida na administração do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo.Ele disse que “nunca” o Governo contou com apoio do município para as ações de desenvolvimento do turismo.
É LULA
E agora, com a saída do ministro-qualquer-coisa Mangabeira Unger, quem vai falar português corretamente no Planalto?


CASSIANO
O jornalista Cassiano Arruda Câmara lança nesta quarta-feira (1º), às 19h, na Livraria Siciliano, do Midway Mall, o seu livro "Hotel de Trânsito", em que conta os episódios envolvendo a sua prisão por parte do regime militar. Sem dúvida um relato-documentário para marcar a história política do nosso Estado. Cassiano promete contar em detalhes a atuação da censura de 40 anos atrás, em que pensar era proibido e criar era para poucos. Sucesso, colega!

O nome definido

Os últimos discursos do senador José Agripino, em peregrinação pelos arraiás do Estado não deixaram dúvidas de que o nome do DEM ao Governo é o de Rosalba. Agripino só faltou mesmo gritar "É Rosalba ou não é? " No mais, fez campanha abertamente.

Porque palanque para Lula?

É interessante observar o noticiário com o discurso da base governista no Estado de que o palanque a ser montado aqui deve unir os partidos em torno de Lula. Qual o mérito que Lula tem no RN para impor a formação de um palanque? Será o mérito de ter tirado a refinaria do Rio Grande do Norte? O mérito de não enviar recursos para atender as vítimas das enchentes por dois anos consecutivos? O mérito de passar oito anos nos engabelando com a história do aeroporto de São Gonçalo? Não há justificativa para esse palanque de Lula no Estado.

VICE
O nome do deputado estadual Robinson Faria é visto pelos dois principais candidatos ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini e Iberê Ferreira de Souza, como excelente para ser vice-governador. Caso Robinson aceite ser vice de Rosalba, vai esperar oito anos, caso seja vice de Iberê irá aguardar apenas quatro anos.

PODE?
Voltou a ser citado o nome do deputado Henrique Alves para compor o Ministério do presidente Lula. Seria para a pasta de Articulação Política, com a saída do ministro José Múcio.Pode?

Copa das Confederações coloca Brasil no topo do ranking da Fifa
O título da Copa das Confederações devolveu ao Brasil a liderança do ranking da Fifa. Na lista divulgada nesta quarta-feira, a seleção aparece com 1.672 pontos, contra 1.590 da Espanha, que ocupava a primeira posição no mês passado e caiu para o segundo lugar.O time de Dunga não liderava a classificação da entidade que controla o futebol mundial desde agosto de 2007. Desde então, oscilava entre a segunda e a sexta colocação. Na última edição do ranking, aparecia em quinto.Em junho, o Brasil venceu as oito partidas que disputou. Além do troféu obtido na África do Sul, firmou-se como líder das eliminatórias sul-americanas.
Confira as dez primeiras posições do ranking da Fifa
1. Brasil - 1.672 pontos
2. Espanha - 1.590
3. Holanda - 1.379
4. Itália - 1.229
5. Alemanha - 1.207
6. Rússia - 1.161
7. Inglaterra - 1.135
8. Argentina - 1.091
9. França - 1.082
10. Croácia - 1.031
O PT e Wilma
PT está tão afinado com a governadora Wilma de Faria (PSB) que ela é apontada entre as prioridades do partido para 2010. Segundo o presidente estadual da legenda, Geraldo Pinto, a disposição do PT é trabalhar pela eleição da ministra Dilma Roussef à presidência da República, de Wilma ao Senado, compor com o PMDB e eleger o sucessor da governadora.


O PSol
Excluiu o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) da representação que protocolou ontem contra os senadores José Sarney (PMDB-AC) e Renan Calheiros (PMDB-AL) por causa dos atos secretos. Na quinta-feira, Garibaldi havia encaminhado ao partido todos os atos por ele assinados.


Balanço

Durante entrevista coletiva à imprensa lisboeta, a prefeita Micarla de Sousa (PV) fez um balanço da Semana Natal em Lisboa, encerrada ontem. Satisfeita com o resultado disse que os investidores portugueses que participaram da rodada de negócios já perceberam que Natal tem, além de belas praias, um clima propício para atrair novos investimentos. "Temos localização estratégica e segurança jurídica garantida", disse.

Sem data

A declaração de existência de justa causa protocolada pelo deputado estadual Luiz Almir (PSDB) no dia 5 de junho não tem prazo para ser apreciada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). A consulta está na Procuradoria Regional Eleitoral aguardando parecer. O relator designado foi o juiz Roberto Guedes. Com isso, Luiz Almir pretende deixar o PSDB sem perder o mandato como prevê a fidelidade partidária.

CASSADO
O prefeito da cidade de Santa Cruz, Péricles Rocha, foi cassado. A decisão é do juiz Flávio Ricardo Pires de Amorim.O presidente da Câmara, Josemar Ferreira, deverá assumir o cargo, enquanto o Tribunal Regional Eleitoral organiza novas eleições na cidade.Péricles Rocha é acusado de "captação ilício de sufrágio", a popular "compra de voto". Inclusive, quem apreendeu o material usado como prova do crime foi o próprio juiz da cidade, Airton Pinheiro. Exatamente por isso, pelo fato do magistrado ser testemunha no processo, é que o caso foi apreciado pelo juiz da cidade de Tangará.



O PMDB
Levou cinco horas para divulgar uma nota de apoio ao presidente da Casa e, ao final, boa parte da bancada considerou o texto fraco. O nome de Sarney só aparece na décima linha. Antes de dizer que aprova as ações de Sarney e que continuará apoiando o presidente, o partido fez questão de destacar que “apoia integralmente a apuração de todos os fatos”.



Lula pede retorno do funcionamento

Diante do aumento das pressões pela saída do presidente do Senado, José Sarney, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem, em Trípoli, na Líbia, o funcionamento normal do Congresso Nacional. Ainda sem saber dos pedidos do PSDB e do DEM pelo afastamento do presidente da Casa, o presidente recomendou a apuração isenta das denúncias, mas pediu aos senadores que continuem produzindo para não prejudicar a administração pública.


PSOL exclui senador do RN do pedido de investigação

O PSOL entrou ontem com representação junto a Mesa Diretora do Senado pedindo a abertura de processo por falta de decoro parlamentar contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e o ex-presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). Na representação, o partido defende a investigação dos 663 atos secretos baixados ao longo dos últimos 14 anos, que beneficiaram correligionários e parentes dos dois senadores. Integrado por 15 senadores titulares e 15 suplentes, o Conselho de Ética do Senado não está funcionando, a espera das indicações do PMDB.


O PSOL
Desistiu de fazer uma representação contra o ex-presidente Garibaldi Alves (PMDB-RN), depois que ele enviou carta à bancada do partido e à Executiva, na qual afirma que se algum ato secreto atingiu o período de sua presidência, foi à revelia de seu conhecimento. “Ele teve um gesto de esclarecimento”, observou Chico Alencar.


Amigo da onça

Para Lula, “faça o que digo, não o que faço”: mandou o PT ficar ao lado de Sarney, mas se picou para longe, a Líbia do ditador Mamuar Kadafi.

Em nome do pai

Recuperada de cirurgia, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, está em Brasília, ao lado do pai. Volta ao cargo na próxima semana.
Tudo bem
Passa bem o senador Pedro Simon (PMDB-RS) após uma cirurgia de emergência, em Brasília, para a retirada do apêndice.

PSDB quer tirar até tucano do poder
O esquema montado pelos senadores tucanos Sérgio Guerra (PE) e Arthur Virgílio (AM) para botar o presidente da Casa, José Sarney (PMDB), para escanteio pressupunha a criação de uma comissão especial para analisar a crise que também deixaria o 1º vice-presidente da Casa, o tucano Marconi Perillo (GO), de fora da direção do Senado. Por isso Perillo defendeu a Mesa e disse ser capaz de “debelar a crise”.

Briga interna

O 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), também se mostrou indignado com a proposta do PSDB: “só por cima do meu cadáver”.

Bem acompanhado...

O ditador aposentado Fidel Castro, que nomeou seu irmão sucessor, sem eleição, reapareceu em artigo condenando o “golpe” em Honduras.Pode?

Vozes do atraso

A CUT e sindicatos pelegos ligados ao PT listam hoje os supostos riscos, para os servidores, da exposição na internet dos gastos do governo do DF (controlado pelo DEM), incluindo salários. A ideia deles é que os contribuintes continuem pagando a dolorosa sem ver a discriminação.


Aprovado

Pesquisa realizada após o “escândalo” sobre suposta compra de votos de vereadores mostra que a aprovação do prefeito de Curitiba (PR), Beto Richa (PSDB), continua nas alturas: 85%.

Voa, Lula, voa

O Air Force 51 vai gastar ainda mais combustível. No fim do mês, Lula vai a Assunção para visitar Fernando “Papa Tudo” Lugo e reiterar que o tratado de Itaipu é inegociável. No dia 10, vai à reunião do G-8 na Itália.


ABUSO

Um procurador da República no Rio, Edson Abdon Filho, investigou por três anos o laboratório Sanofi-Aventis sem ouvir seus dirigentes, segundo os advogados. E fez a Justiça bloquear R$ 100 milhões das contas do laboratório. O procurador seria alvo de denúncias de abuso de poder.

MEC
Em todo o Brasil, 27 mil candidatos foram aprovados na primeira etapa da seleção, deverão apresentar seus documentos na instituição na qual estavam concorrendo até o próximo dia 10. Para não perder o financiamento.De acordo com o site do Ministério da Educação (MEC), só puderam concorrer aquelas pessoas que cursaram o ensino médio em escola pública (ou como bolsista integral em instituições particulares), deficientes e professores permanentes da rede de escolas públicas. Para saber seu desempenho e confirmar sua aprovação, o candidato deve procurar a instituição onde concorreu, através do telefone 0800-616161, ou informar o número do CPF e o número da matrícula do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na página do Pro Uni, disponibilizada no site www.mec.gov.br. A lista de documentos necessária para a validação da inscrição do aluno, que deverão ser levados à universidade onde irá assistir aula.Na edição 2009 do programa, mais de 91 mil bolsas foram disponibilizadas, sendo 57 mil integrais e 33 mil parciais - aquelas em que o governo realiza o pagamento de apenas a metade da mensalidade do curso. Ainda segundo o site do MEC, as inscrições para a segunda etapa de seleção referente ao segundo semestre de 2009, acontecerá entre os dias 20 e 24 de julho. Desta parte, poderão participar tanto os alunos novos, como aqueles que participaram da primeira e não foram aprovados.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger