domingo, março 08, 2015

Lideranças destacam exclusão de Henrique dos inquéritos

A exclusão do nome do ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves, do PMDB, das investigações e inquéritos da Operação Lava Jato repercutiu entre os políticos e representantes de instituições norte-riograndenses, que consideraram a medida da Procuradoria Geral da República como justa. O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou a recomendação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para não incluir o ex-presidente da Câmara Federal, além do senador Aécio Neves, do PSDB-MG, no processo das diligências que deverão ser abertas para investigar outros 47 políticos supostamente envolvidos no escândalo de desvio de recursos na Petrobras. 

Arquivo/TN
Para políticos e representantes de instituições potiguares, PGR foi justa em excluir Henrique dos inquéritosPara políticos e representantes de instituições potiguares, PGR foi justa em excluir Henrique dos inquéritos

O senador José Agripino, do Democratas-RN, considerou a decisão como uma correção de denúncias infundadas contra Henrique Eduardo Alves. “Se corrigiu, ainda que tardiamente, uma injustiça. Uma injustiça inominável, que causou um grande sofrimento. Um sofrimento longo e injusto ao ex-deputado Henrique Eduardo Alves e seus familiares. Ficou comprovado o que ele disse ao longo da sua campanha, que não tinha qualquer envolvimento com o esquema”, frisou o senador. A partir da decisão da PGR, José Agripino ressaltou que Henrique Eduardo Alves deve voltar à cena política.

“Não existe nenhum impeditivo. Ficou comprovada a lisura do trabalho que ele desenvolveu ao longo de décadas e, agora, ele pode repensar a assunção a um dos Ministérios”, ressaltou Agripino. Ficou constatado que não recai sobre Henrique Eduardo Alves qualquer acusação que justificasse a abertura de um procedimento investigatório pelo STF.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, o ex-deputado federal tem uma lista de serviços prestados ao estado potiguar ao longo da sua carreira política que corroboram sua conduta ilibada. “A decisão foi cercada de provas e foi celada a ordem e a democracia”, ressaltou Amaro Sales. Sobre o retorno de Henrique Eduardo Alves ao cenário político, o presidente da Fiern comentou que, apesar de ser uma decisão que recai única e exclusivamente sobre o ex-deputado, é de suma importância que ocorra pois ele tem muito a acrescentar ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do país.

“O arquivamento do processo comprova que Henrique Alves falou a verdade. Afinal de contas, são mais de 40 anos de serviços prestados ao estado do Rio Grande do Norte e, além disso, ninguém pode ser condenado antecipadamente. Ele provou que é verdadeiro”, assegurou o deputado federal pelo Democratas/RN, Felipe Maia. Como grande figura da política nacional, Felipe Maia defendeu que Henrique Eduardo Alves deve sim assumir um dos Ministérios integrantes do Executivo Federal e continuar a contribuir com o desenvolvimento do seu estado e da federação. 

Ressaltando a necessidade de um acompanhamento cuidadoso dos próximos episódios da Operação Lava Jato, o deputado federal Rogério Marinho, do PSDB/RN, se congratulou o ex-deputado Henrique Eduardo Alves e família pela exclusão da investigação. “Estou feliz pelo fato dele não se encontrar nessa relação e, agora, ele poderá assumir um Ministério e isso será bom para o Rio Grande do Norte”, enfatizou Marinho. Além de Henrique Eduardo Alves, o senador Aécio Neves, do PSDB/MG; o senador Delcídio do Amaral, do PT/MS; e o deputado federal Alexandre José dos Santos, do PMDB carioca, também tiveram os nomes excluídos das investigações em torno da Operação Lava Jato.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger