terça-feira, março 17, 2015

Pesquisa diz que 47% foram à Paulista para protestar contra a corrupção

Do G1, em Brasília

Pesquisa Datafolha realizada durante amanifestação do último domingo (15) em São Paulo indica que a maior parte dos participantes do ato (47%) foi à Avenida Paulista para protestar contra a corrupção.
De acordo com o Datafolha, compareceram à manifestação 210 mil pessoas. Segundo estimativa da Polícia Militar, o ato atraiu 1 milhão.
O instituto ouviu 432 pessoas. A margem de erro do levantamento é de cinco pontos, para mais ou para menos.
Para 27%, a principal motivação para ir à rua foi o impeachment da presidente Dilma Rousseff; 20% apontaram a rejeição ao PT; e 14%, aos políticos.
Para 96% dos entrevistados, o governo Dilma Rousseff é ruim ou péssimo, para 3% é regular e menos de 1% disseram que é ótimo ou bom.Segundo a pesquisa, 82% dos manifestantes da avenida Paulista votaram em Aécio Neves (PSDB) para presidente da República; 37% preferem o PSDB entre os partidos políticos; 76% têm nível superior de instrução e 74% foram pela primeira vez a uma manifestação.
Na opinião de 90%, a presidente sabia da corrupção, mas deixou ocorrer; 9% julgam que ela sabia, mas nada podia fazer; e menos de 1% consideram que ela não sabia.
A avaliação do Congresso Nacional também é negativa para os manifestantes da Paulista – 77% consideram o Congresso ruim ou péssimo; 19%, regular; e 3%, ótimo ou bom.
Manifestação da CUT
O Datafolha também traçou o perfil dos manifestantes que participaram do ato da última sexta-feira (13), em São Paulo, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Naquele dia, o instituto estimou o público em 41 mil pessoas; a Polícia Militar, em 12 mil; a CUT, em 100 mil.
A pesquisa ouviu 303 pessoas no evento (margem de erro de seis pontos para mais ou para menos).
Dentre os entrevistados, 25% disseram que foram às ruas contra a perda de direitos trabalhistas; 22% por aumento salarial para os professores; 20% se disseram motivados pela reforma política; e 18% em defesa da Petrobras.
A presidente Dilma Rousseff recebeu os votos de 71% dos manifestantes de sexta-feira; 39% preferem o PT como partido político; 68% têm nível superior; e 48% foram a uma manifestação pela primeira vez, apontou a pesquisa.
No evento da CUT, o governo Dilma recebeu avaliação favorável (ótimo ou bom) de 37%; regular de 35%; e ruim ou péssimo de 26%.
Para 27%, Dilma sabia da corrupção na Petrobras e deixou ocorrer; 36% afirmaram que ela sabia, mas não podia fazer nada; outros 32% disseram que ela não sabia.
O Congresso Nacional foi classificado como ruim ou péssimo por 61% dos manifestantes da sexta-feira; regular por 29%; e ótimo ou bom por 8%.
tópicos:

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger