Obras de mobilidade urbana devem começar este ano
Os projetos executivos que integram a primeira etapa devem ser entregues à Caixa até o fim de setembro
Erta Souza // ertasouza.rn@dabr.com.br
Erta Souza // ertasouza.rn@dabr.com.br
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, anunciou as novidades ontem, durante reunião com secretários municipais Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press |
Acompanhada dos secretários de Mobilidade Urbana, Elizabeth Thé, Obras Públicas, Sérgio Pinheiro, Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, e de Comunicação, Jean Valério, a gestora apresentou o cronograma das 11 obras que serão construídas até a Copa de 2014. Os projetos executivos das cinco obras que integram a primeira etapa das obras de mobilidade urbana devem ser entregues à Caixa até o final deste mês.
Os projetos de mobilidade que integram a primeira das obras da Copa: complexo viário da Urbana, corredor da Zona Oeste, BR-226, reestruturação da avenida capitão mor-gouveia e implantação de plataformas de embarque e desembarque, além de calçadas e sinalização. A previsão de conclusão dessas primeiras obras, de acordo com o cronograma da prefeitura apresentado à Caixa Econômica Federal, é de 30 meses.
O complexo viário da Urbana, na Zona Oeste, será a primeira obra a sair do papel. Nesse caso específico, de acordo com o secretário adjunto de obras públicas e infraestrutura, Walter Neto, a prefeitura está na fase de análise sobre as moradias existentes no entorno da Urbana. "Ainda não sabemos se as famílias serão relocadas ou se os imóveis serão desapropriados, mas tudo será feito da melhor forma", disse.
As outras seis obras que integram os 11 projetos de mobilidade serão nos cruzamentos das seguintes ruas e avenidas: Prudente de Morais com Mor-gouveia, Prudente de Morais com Raimundo Chaves, Prudente de Morais com Lima e Silva, Salgado Filho com Mor-gouveia, Romualdo Galvão com Lima e Silva, além da Salgado Filho com marginal da Salgado Filho. OS projetos executivos dessas obras devem ser entregues à CEF até o final de outubro
O projeto de macro-drenagem das zonas Oeste e Sul de Natal também foi apresentado durante a coletiva. O túnel subterrâneo no valor de R$ 126 milhões vai beneficiar a população de diversos bairros e comunidades que sofrem com as inundações no período de chuvas como: Lagoa Nova, Km 6, Dix-sept Rosado, Cidade da Esperança, Bairro Nordeste e parte de Felipe Camarão. "É importante lembrar que a construção do estádio foi condicionada a construção dessa melhoria na drenagem de Natal", ressaltou o secretário.
---------------------------------------------------
Ao conceder entrevista ao portal TN Online, o vereador Enildo Alves reafirmou que está disposto a acionar judicialmente o promotor de Defesa do Consumidor, José Augusto Peres, por suposto abuso de poder. Enildo é um dos investigados na Operação Hefesto, deflagrada na quarta-feira, em ação conjunta da Polícia Federal, Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e Promotoria de Defesa do Consumidor. Sigilo bancário Durante entrevista à TN Online, Enildo Alves disse que o sigilo bancário dele está à disposição da Justiça. "Minha conta da Unicred, do Banco do Brasil estão à disposição", afirmou.
Renda elevada
Ao ser questionado sobre a compra de um carro da marca Audi, logo depois que a Câmara Municipal rejeitou o projeto de lei que autorizaria a instalação de postos de combustíveis em supermercados, Enildo Alves disse também ter renda suficiente para comprar até mais de um veículo desta marca. "Eu podia ter comprado três, se quisesse. Mas não foi assim. Foi bem antes disso. Eu tinha um Audi q-5, que valia 200 mil reais, como estou mudando de apartamento, precisando de dinheiro, vendi. Peguei um troco, dei entrada em um Audi A-3, com R$ 33 mil e financiei 100 mil em 36 meses. Já tem uns 6 meses mais ou menos", narrou. O vereador afirmou que somando os rendimentos de médico, professor universitário e vereador, ganha até 30 mil por mês. A íntegra do vídeo da entrevista está disponível na página da TN Online (www.tribunadonorte.com.br).
---------------------------------------------
TRIBUNA DO NORTE
notas@correiodatarde.com.br
Notas do Correio
Governo "linha dura" de Rosalba sufoca servidores e controla AL
O governo "linha dura", adotado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem conseguido aos poucos sufocar os movimentos grevistas que tomaram conta da administração estadual desde que Rosalba assumiu o governo. Depois dos funcionários do Detran, professores da rede estadual, agora foi a vez dos professores da Uern. E não duvidem! Em pouco tempo os técnicos da universidade estadual também retomam suas atividades da mesma forma como retornaram os demais setores que optaram pela greve.
Rosalba foi e continuará sendo a grande vencedora da queda de braço com os servidores das categorias grevistas. Movidos, mais pelo sentimento político partidário que envolve alguns dirigentes sindicais do que realmente pela vontade de lutar por melhores condições de trabalho das categorias que representam, alguns desses movimentos grevistas fracassam pela forma desordenada que foram conduzidos, o que acabou facilitando o trabalho do governo. Todos estão voltando ao trabalho, insatisfeitos com o fim do movimento paredista e sem a segurança de que terão asseguradas as suas reivindicações. Os grandes perdedores nessa disputa por evidência política tem sido mesmo a população em geral e no caso especifico da educação, os alunos, que ficaram com a vida estudantil e acadêmica prejudicada.
Usando e abusando do poder autoritário do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado e do chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso, o governo Rosalba continua atropelando com rolo compressor, quem se opõem a seu modelo de gestão. Independente de categoria de servidor, secretariado, Assembleia Legislativa ou quem quer que seja.
Foi assim, quando Rosalba foi prefeita de Mossoró pela primeira vez. Quem tem boa memória, sabe que o Executivo sempre manteve todas as categorias, sob controle e fazendo o mesmo com a Câmara Municipal. Agora a história se repete com ela no governo do Estado. Rosalba mantém os servidores "tocando piano", a exemplo do que acontece com a Assembleia Legislativa, que todos achavam que era controlada pelo vice-governador, Robinson Faria, mas que na verdade não é bem assim. Ou seja, tudo com antes.
0 comentários:
Postar um comentário