terça-feira, setembro 13, 2011

Oposição quer discutir 'perfil' de membros da Comissão da Verdade José Agripino (DEM) diz que quer evitar 'extremismos' na comissão.

Andréia Sadi

Do G1, em Brasília

Senador José Agripino (DEM-RN), preside o DEM desde 2010 (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Não queremos vaga [na comissão], esta não é a questão. Queremos algo equilibrado, sem extremos, para evitar extremismos. Nossa preocupação é com os perfis", afirmou o senador ao G1.Pelo projeto, a presidente da República deve indicar sete integrantes para a comissão. Segundo o ministro, não há impasse em relação à questão com a oposição.Agripino disse que vai se reunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na próxima quarta-feira (14) para chegar a um "equilibro" sobre a questão.O ministro da Justiça afirmou ainda que o governo trabalha para votar o projeto o mais rápido possível. A expectativa é que a Câmara aprove a proposta no dia 21 de setembro. Neste dia, a presidente Dilma Rousseff estará em Nova York, para fazer o discurso inaugural da Assembleia Geral das Nações Unidas.Não vou falar em datas, queremos votar o mais rápido possível. Eu, Celso Amorim (Defesa) e a ministra Maria do Rosario (Direitos Humanos) estamos nos reunindo com as bancadas para que haja um consenso e possamos votar o projeto", disse Cardozo à reportagem.ACM Neto afirmou que a preocupação do partido é a de que a comissão não tenha caráter partidário."Não há impasse. O governo vai discutir os pontos com a oposição, vai ouvir e conversar", disse.Nesta terça (13), o assessor especial da Defesa, José Genoino, se reúne para um almoço com partidos da base aliada na casa do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, para discutir o projeto."Eu vou fazer um apelo político para que o projeto seja votado rapidamente", disse o ex-deputado.
O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), e os líderes do partido na Câmara, ACM Neto (BA), e no Senado, Demóstenes Torres (GO), querem discutir com o governo federal o "perfil" dos membros que comporão a Comissão da Verdade, a ser formada para vai investigar casos de violação aos direitos humanos durante a ditadura militar.
)

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger