domingo, setembro 04, 2011

LIXÃO, CIDADES COMEÇAM A SER MULTADAS


As multas com o lixão estão chegando ao Rio Grande do Norte
Quem conhece o problema sabe que o crime contra a natureza e a mortalidade infantil são os principais problemas causados pelo lixo. A Prefeitura Municipal de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi autuada por suspeita de manter um lixão irregular às margens da MG-060. De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente de Belo Horizonte e a de Betim, que estiveram na área após uma denúncia anônima nesta sexta-feira (2), a prefeitura já havia sido notificada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) há dois meses e não regularizou a situação. Uma multa de R$ 40.002 mil foi determinada por causa da falta de licenciamento. Ora aqui no nosso RN 90% das cidades estão agindo igualmente a cidade de Esmeralda no estado de Minas Gerais. Aqui, cidades importantes ainda estão colocando o lixo as margens de estradas e algumas dentro do perímetro urbano. Cidades como Areia Branca, Açu, Caicó, Currais Novos, Alexandria, Pau dos Ferros, Macau, Canguaretama, Nova Cruz, Santa Cruz, Jucurutu, Ipanguassu, Nizia Floresta, Goaianinha e muitas outras que não temos espaço para enumerar. Apenas Natal, Ceará Mirim, São Gonçalo, Macaíba, Parnamirim e Ielmo Marinho mantem um aterro Sanitário que é comun a todas elas e Mossoró que tem seu próprio Aterro. Isso é um absurdo, os atuais prefeitos estão esperando o governo do estado para resolver seus problemas, quando poderiam fazer seus projetos por empresas do Rio Grande do Norte especializadas no assunto e que encaminharão para o Ministério das Cidades e FUNASA que estão com um volume muito grande de recursos a espera de projetos. Tivemos informações que o Ministério Público vai interferir , para evitar a proliferação de lixões a céu aberto. Quem quiser maiores informações entre em contato conosco que encaminharemos para os escritórios especializados, fazemos isso como um serviço de utilidade pública. Atendemos nos telefones 84-94418050 ou 96464630. Voltando a Minas gerais, temos mais informações só lixão.

Polícia encontrou irregularidades em área que pertence à prefeitura de Esmeraldas (Foto: Divulgação Polícia Militar do Meio Ambiente)Irregularidades como contaminação do solo e de uma lagoa próxima ao local foram encontradas em área que pertence à prefeitura de Esmeraldas (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Meio Ambiente)
Nesta sexta-feira (2), policiais constataram irregularidades como falta de tamponamento do lixo, contaminação do solo e de uma lagoa próxima à área, além da presença de animais e de pessoas que retiram o lixo sem proteção. A regulamentação para a disposição de resíduos sólidos urbanos determina que o lixo deve ser disposto em aterros controlados e tamponados para evitar contaminação por vetores de doenças. O local também deveria ser cercado para evitar a passagem de pessoas e animais.Segundo informações da polícia, o lixão é localizado em uma propriedade rural que pertence à administração municipal de Esmeraldas e tem cerca de sete hectares de área.
Pessoas sem proteção também foram encontradas retirando lixo do local  (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Meio Ambiente)Moradores da região também foram encontrados no local retirando lixo sem proteção ou regulamentação (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Meio Ambiente)
A Prefeitura Municipal de Esmeraldas informou que vai encaminhar a situação para a Procuradoria-Geral do município para que estude o caso e possa tomar as medidas cabíveis.Ainda segundo a polícia, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Esmeraldas, para o Ministério Público e para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger