Meses antes da Cúpula das Américas, uma reunião gerou polêmicas. Em protestos à ausência dos cubanos – exigência dos norte-americanos – , os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador) anunciaram um boicote ao encontro. Mas apenas Correa disse que não irá à cúpula, Morales e Chávez sinalizaram recuo no boicote e devem participar das reuniões.
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, conversou com Chávez, Correa e Morales na tentativa de resolver o impasse. Santos foi até Havana para se reunir com o presidente de Cuba, Raúl Castro, para minimizar o mal-estar. No Brasil, as autoridades brasileiras defenderam a participação de Cuba e reiteraram a necessidade de acabar com o embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos ao país caribenho desde 1962.
A exclusão de Cuba da Cúpula das Américas, segundo negociadores que participaram das reuniões prévias, deve ser tratada de forma reservada pelos presidentes que estarão presentes. O tema deve ser assunto do chamado retiro – momento em que os líderes debatem questões políticas. Há, também, a previsão de Dilma se reunir com Santos., 
As informações são da Agência Brasil
Comentário do blog
Acho que a presidenta Dilma, é bem intencionada. Ela continua fazendo proselitismo politico eleitoral com essas ações assistencialista criadas por Lula. Agora presidenta;; se fizeres uma viagem pelo Brasil, vai encontrar, crimes,tráfico de drogas, assalto a mão armada, furtos e roubos e muitos outros modelos de crimes dos bandidos, cujos elementos a nossa gloriosa polícia não consegue exito porque não tem presidios para receber os marginais. Volte para o Brasil Dilma.