quarta-feira, abril 04, 2012

Pesquisa: 60% dos eleitores não sabem em quem votar


Resultado faz parte da terceira rodada da pesquisa Sinduscon/Consult divulgada ontem
Allan Darlyson
allandarlyson.rn@dabr.com.br


O eleitor natalense continua indeciso sobre em quem votar para prefeito. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
Faltando pouco mais de seis meses para as eleições deste ano, a terceira rodada de pesquisa Sinduscon/Consult para a prefeitura de Natal, divulgada ontem, mostra que a maior parte da população está alheia ao processo eleitoral. Na pergunta espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados, 59,8% dos entrevistados disseram não saber em quem vão votar em outubro próximo. Já 6,4% dos eleitores afirmaram não votar em nenhum. No total, 65,2% dos natalenses mostraram desinteresse pela sucessão da prefeita Micarla de Sousa (PV). O instituto Consult ouviu mil eleitores natalenses, em 44 localidades da cidade, entre os dias 29 e 31 de março.

Desde a primeira pesquisa, realizada no início do ano, o quadro tem se mostrado inalterado. Entre os pré-candidatos, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) aparece em primeiro, com 22,8% das intenções de voto. Em segundo, está a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), com 4,8%. A deputada federal Fátima Bezerra (PT), que nãoé pré-candidata, foi citada por 1,8% dos entrevistados. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) foi o quarto mais lembrado, com 1%. Os demais não chegaram a pontuar na espontânea.

A pesquisa mostrou também a falta de interesse dos eleitores pela vida partidária dos candidatos. Dos entrevistados, 49,7% disseram não simpatizar com nenhum partido. E mais 21,4% disseram que não sabem com qual sigla simpatizam. Dos poucos natalenses que afirmaram simpatizar por alguma agremiação, 11,8% citaram o PT; 8,2%, o PMDB; 2,7%, o PSDB; 2,2%, o PSB; 1,7%, o PDT; 0,8%, o DEM; 0,7%, o PV; 0,4%, o PCdoB; 0,2%, o Psol; e 0,1% PSC e PPB. Os demais partidos não foram citados.

Quando questionados se levarão em consideração o partido dos candidatos na hora de escolher em quem votar nas eleições deste ano, 65,1% dos entrevistados disseram que não. Apenas 18% afirmaram que sim. Isso mostra que o pleito terá característica mais personalista do que partidária, a exemplo dos anteriores. A pesquisa identificou ainda que a maior preocupação dos natalenses é com a Segurança Pública, área de atuação do governo do estado. A segurança foi apontada como o principal problema por 65,2% dos natalenses ouvidos pela pesquisa Sinduscon/Consult. 
A pesquisa estimulada não trouxe novidades. O ex-prefeito Carlos Eduardo permanece na liderança, com 42,5% das intenções de voto. A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) aparece em segundo, com 19,1%. Em terceiro, está o deputado federal Rogério Marinho, citado por 8,1% dos entrevistados. O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) ficou em quarto, com 4,4%. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), em quinto, recebeu 4,1% das citações. Em penúltimo lugar, a prefeita Micarla de Sousa foi escolhida por 1,7% dos eleitores. O vereador Albert Dickson (PP), em último, ficou com 0,4%. 

O percentual de eleitores que não souberam responder chegou a 10,8%. Os natalenses que disseram não votar em nenhum desses pré-candidatos somam 8,9%. A principal novidade da sondagem estimulada desta rodada foi a exclusão do nome do deputado federal Felipe Maia (DEM) da lista de pré-candidatos apresentada aos eleitores. O parlamentar pediu para ter seu nome retirado da pesquisa, alegando que não disputará o pleito, a exemplo do que fezo deputado federal Fábio Faria (PSD) após a primeira rodada.

Dos pré-candidatos sondados, Carlos Eduardo, Rogério Marinho, Hermano Morais e Fernando Mineiro já colocam suas candidaturas como irreversíveis e trabalham para viabilizar seus nomes junto à população e com alianças políticas. Já Wilma de Faria, Micarla de Sousa e Albert Dickson ainda não conformaram se disputarão o pleito. Wilma deverá anunciar sua decisão depois da semana santa. Micarla agendou o anúncio para maio. Albert teve a pré-candidatura lançada pelo diretório estadual do PP e sequer chegou a comentar o assunto.

Estimulada | %

CARLOS EDUARDO (PDT) | 42,50

WILMA DE FARIA (PSB) | 19,10

ROGERIO MARINHO (PSDB) | 8,10

HERMANO MORAIS (PMDB) | 4,40

FERNANDO MINEIRO (PT) | 4,10

MICARLA DE SOUSA (PV) | 1,70

ALBERT DICKSON (PP) | 0,40

NENHUM | 8,90
No quesito rejeição, Micarla de Sousa foi a mais citada pelos entrevistados. Quando perguntados em quais dos pré-candidatos citados não votariam de jeito nenhum, 79,4% apontaram a atual prefeita. A segunda mais rejeitada foi Wilma de Faria (PSB), com 21,8%. Em terceiro, ficou o vereador Albert Dickson, rejeitado por 21,1% dos eleitores. Rogério Marinho, em quarto lugar, foi citado por 13,2%. 

Fernando Mineiro, escolhido por 12,8%, ficou quinto lugar. Hermano Morais, em quinto, apareceu com 12,4%. O pré-candidato com menor índice de rejeição foi Carlos Eduardo, apontado por 7%. Uma parcela do eleitorado correspondente a 7,4% dos entrevistados disse rejeitar todos os pré-candidatos. O percentual que não soube responder ficou em 7,1%.  

NÃO SABE DIZER | 10,80 
Natalense reprova gestões de Micarla e Rosalba
Em mais uma avaliação das gestões da presidenta Dilma Rousseff (PT), da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e da prefeita Micarla de Sousa (PV), as gestoras potiguares tiveram um desempenho negativo, enquanto a petista manteve seu índice de aprovação. O maior índice de reprovação foi de Micarla de Sousa: 88,8% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão verde. Apenas 4,9% afirmaram aprovar a administração da prefeita. Dos eleitores ouvidos, 6,3% disseram não ter opinião formada sobre o assunto.

Em relação ao governo Rosalba Ciarlini, 59,7% disseram desaprovar a administração. Já 17,5% afirmaram aprovar a democrata. Entre os entrevistados, 17,5% afirmaram que ainda não têm opinião formada sobre o assunto. Quando o assunto é a administração de Dilma, o quadro muda: 63,3% disseram aprovar o governo petista, enquanto 21,8 % afirmaram desaprovar e 14,9 alegaram não ter opinião formada. 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger