sábado, julho 06, 2013

Conheça os milagres que podem levar João Paulo 2º a se tornar santo

Dois milagres. Está é a condição primordial que a Congregação para a Causa dos Santos leva em conta quando decide sobre a criação de novos santos pela Igreja Católica.

Papa João Paulo 2º é beatificado no Vaticano53 fotos

14 / 53
Retrato gigante de João Paulo 2º é descoberto na Basílica de São Pedro, no VaticanoLeia mais Alberto Pizzoli/AFP

Nesta sexta-feira, um anúncio do Vaticano divulgou que as intervenções milagrosas que permitirão a canonização do pontífice João Paulo 2º foram confirmadas em um decreto emitido pelo papa Francisco.

Em junho, foi reconhecido o segundo milagre pela intercessão do papa polonês Karol Wojtyla, sumo pontífice entre 1978 e 2005.

Mas quais são os dois casos milagrosos reconhecidos pela Santa Sé? Confira o levantamento feito pela BBC.


A paciente da Costa Rica


O mais recente milagre de João Paulo 2º, segundo as autoridades eclesiásticas, beneficiou uma latino-americana até então sem práticas religiosas. Trata-se deFloribeth Mora, que ingressou em um hospital da Costa Rica com um aneurisma cerebral grave, em maio de 2011.

Segundo seu próprio relato, ela teria feito uma prece a João Paulo 2º, pouco depois de receber seu diagnóstico, pedindo que este a curasse, no mesmo momento em que o falecido papa era beatificado na Praça de São Pedro.

Passados alguns dias depois de sua internação, os médicos confirmaram que o coágulo no cérebro de Floribeth havia se dissolvido, eliminando assim a necessidade de tratamento. Um dos profissionais que lideraram seu caso, Alejandro Vargas, afirmou que nunca encontrou explicação científica para a súbita melhora de sua paciente.

Veja as cidades brasileiras já abençoadas por papas 22 fotos

6 / 22
CUIABÁ: a capital do Mato Grosso recebeu a única benção de um papa em 1991, durante a segunda visita de João Paulo 2º ao Brasil Wikimedia Commons

Para Floribeth Mora, a razão é clara: foi um presente de Deus concedido pela intercessão de João Paulo 2º, a quem ela e sua família dedicaram orações constantes durante sua hospitalização.

Segundo confirmaram os médicos costarriquenhos, o ocorrido chegou ao conhecimento da arquidiocese de San José, que logo levou o caso às autoridades eclesiásticas de Roma. A partir daí, a igreja ordenou um processo para coletar informações, confirmar o relato de Mora e verificar se não havia alguma razão científica que explicasse a recuperação de Floribeth.
 

O caso da freira francesa


O primeiro milagre de Karol Wojtyla confirmado pela Congregação para a Causa dos Santos foi o da irmã francesa Marie Simon-Pierre, com o qual se iniciou o processo de canonização de João Paulo 2º.

O caso da freira Marie foi escolhido dentre mais de 200 supostos milagres atribuídos ao pontífice.

Esta freira de 49 anos teria se curado, de um dia para o outro, do mal de Parkinson, doença degenerativa que já afetava seus movimentos básicos e a impedia de caminhar, dirigir ou escrever.

Ela afirma que o milagre foi resultado de suas orações, bem como a de suas irmãs companheiras na Congregação das Pequenas Irmãs das Maternidades Católicas, feitas ao papa João Paulo 2º.

O pontífice fora acometido, em sua última etapa de vida, da mesma enfermidade degenerativa.

Os sintomas de irmã Marie se deterioraram na mesma fase em que ocorreu a morte de Wojtyla, em junho de 2005, e ela pediu para que pudesse ser afastada de suas tarefas.

Sua superiora, entretanto, ordenou que ela seguisse com sua vida e escrevesse, num pedaço de papel, as palavras "João Paulo 2º". Segundo relato de Marie Simon-Pierre à imprensa, uma manhã ela se levantou "completamente transformada" e convencida de estar "completamente curada".

Seus médicos nunca puderam explicar o caso e houve questionamentos sobre a precisão do primeiro diagnóstico. Mas o caso foi analisado por um comitê de médicos, que confirmou ao Vaticano tanto o diagnóstico quanto a cura.

Conheça os candidatos a santo do Brasil46 fotos

24 / 46
Padre Francisco de Paula Victor nasceu em 1827, em Campanha (MG). Era filho de escrava, mas não foi criado como propriedade, pois sua madrinha, dona da fazenda onde vivia, era abolicionista. Cresceu muito pobre e exerceu desde cedo a humildade. Ordenado padre aos 24 anos, fundou o Colégio Sagrada Família de Três Pontas (MG), onde foi professor e diretor por 30 anos. Morreu em 1905, aos 78 anos. É servo de Deus Leia mais Reprodução/paulavictor.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger