quarta-feira, março 07, 2012

NOTICIAS DOS JORNAIS DO BRASIL

JORNAL METROPOLITANO -RN

Oposição não se entende e deve sair para disputa com Wilma e Carlos Eduardo

noticia

Carlos Eduardo será candidato a prefeito

A oposição em Natal caminha na verdade para se fragilizar nas eleições de outubro vindouro e dificilmente se unirá em torno de uma candidatura única no primeiro turno. Tanto o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que li-dera as pesquisas, quanto a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) parecem ca-minhar para a disputa.

Wilma de Faria chegou a cogitar uma composição com Carlos Eduardo onde indicaria o nome de sua filha, a deputada estadual Márcia Maia (PSB) como companheira de chapa de Carlos, mas vem sendo pressionada por seu partido para disputar a Prefeitura e, nos últimos dias sinaliza que deve aceitar o desafio, embora só pretenda dar a palavra final entre os meses de abril e maio.

Enquanto isso, a ex-governadora segue conversando com outros partidos, inclusive com o vice-governador Robinson Faria (PSD) a quem teria oferecido a vaga de vice na sua chapa. Essa proposta teria sido acatada com simpatia por Robinson.

O PT, que mantém a candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro, também segue sina-lizando não estar disposto a fazer alianças para o primeiro turno com apoio a uma das candidaturas - Carlos ou Wilma.

Com isso, a proposta de necessária unidade do grupo de oposição já nem é mais defendida pelos vários partidos da base da presidente Dilma Rousseff, uma vez que ninguém quer abrir mão de suas candidaturas a prefeitura, o que gera o impasse entre os grupos.

 


Wilma de Faria também não deve abrir mão

 

Esta semana, o ex-prefeito Carlos Eduardo afastou a possibilidade de ser candidato a vice numa chapa encabeçada pela ex-go-vernadora Wilma de Faria, conforme havia proposto a  pré-candidata do PSB. "Não, obrigado. Nós estamos pré-candidatos e em vias de transformar essa pré-candidatura em uma candidatura, baseado em que já foram divulgadas 18 pesquisas, desde novembro de 2010 até agora, e, em todas elas, há um desejo do povo, nos dando um primeiro lugar absoluto, nos convocando para a luta e para a vitória. Então, eu agradeço a lembrança, mas eu sou é candidato a prefeito", disse Carlos Eduardo.

Do lado wilmista a reação é de que se Carlos Eduardo não aceita ser vice de Wilma, a ex-governadora também não aceitar indicar seu vice. Os dois devem partir para disputa. 

Hermano Morais reúne pré-candidatos a vereador e dá o tom da campanha

02 de Março de 2012

O deputado estadual Hermano Morais,  pré-candidato a prefeito de Natal, reuniu na tarde de terça-feira (28) os militantes do PMDB que deverão disputar uma vaga na Câmara Municipal nas eleições deste ano. Na pauta, estratégias para fortalecer a legenda em Natal e o tom da campanha do PMDB.

No encontro, os pré-candidatos a vereador  pelo PMDB ressaltaram a importância da candidatura majoritária do partido, destacando o nome de Hermano Morais como qualificado, preparado e candidato "Ficha Limpa".

As ações discutidas por Hermano e os pré-candidatos, membros da Executiva e dos Diretórios Municipal e Estadual, além de representantes da Fundação Ulysses Guimarães, deverão ser executadas já nos próximos dias.

Hermano disse aos participantes do encontro que o PMDB está colocando o bloco na rua dentro de uma decisão considerada muito importante para o partido depois de, praticamente, 20 anos sem disputar a Prefeitura de Natal.

“A nossa candidatura está sendo construída pelo partido. Estamos dispostos a sair às ruas de Natal com um projeto viável e importante para o município, prontos para disputar e vencer essas eleições”, afirma o parlamentar. 

Ceará Mirim tenta viabilizar terceira via com união das oposições

noticias02 de Março de 2012

O encontro reuniu vários dos pré-candidatos a prefeito

O que parecia impossível pode acontecer na política de Ceará Mirim; a união das oposições em torno de uma terceira via para disputar as eleições de outubro enfrentando o prefeito Antônio Peixoto (PR), que deve tentar a sua reeleição e a família Melo, que lançará um candidato.

Durante encontro realizado pelo PT, presidido pelo servidor público Reginaldo, foi defendido haver um sentimento de mudança entre as pessoas da cidade. Mas, não se pode afirmar que a idéia se transformará em realidade, em razão dos muitos interesses partidários.

Estiveram presentes os seguintes presidentes partidários, afinados com o mesmo propósito: vereador Ronaldo Venâncio (PMN); vereador Júlio César (PSD); ex-vereador Dedé Luz (PSL) e Marcílio Dantas (PP). Todos são pré-candidatos a prefeito.

Segundo Reginaldo, uma pauta com vários itens foi discutida pelos presidentes e alguns dos presentes. Na abertura todos os pré-candidatos falaram das idéias e do quadro político atual, "onde ficou muito claro que a disposição de todos é de caminhar unidos para construírem a terceira via política em Ceará Mirim".

Quanto à definição do nome que deverá encabeçar a chapa da terceira via, ficou aprazado o mês de abril, quando até lá os pré-candidatos trabalharão as suas bases na tentativa de viabilizar o seu nome. Antes, porém, será escolhido o nome para a Frente ou Movimento que será dado a união das forças políticas emergentes do verde vale. 
====================================================
DIÁRIO DE NATAL
MP fiscaliza conservação do Forte
Vistoria serviu para discutir aspectos e necessidades da reforma. Resultado de licitação sai no dia 13
Alex Costa

alexcosta.rn@dabr.com.br


Objetivo é formular um projeto completo que transforme fortaleza num espaço cultural e histórico, diz João Batista. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Um alívio para a história e a cultura do Rio Grande do Norte. A visita agendada pelo promotor de justiça João Batista Machado, do Ministério Público Estadual, ao Forte dos Reis Magos, aconteceu ontem pela manhã. A presença de engenheiros da Fundação José Augusto (FJA), da procuradora do estado Marjorie Madruga, e de representantes da Secretaria Extraordinária da Cultura foram essenciais para que ao longo da inspeção os diagnósticos pudessem ser discutidos e o diálogo sobre a importância da restauração da fortaleza se consolidasse. Uma nova licitação para a reforma do monumento terá os envelopes com as propostas das empresas concorrentes abertos na próxima terça-feira.

Logo ao início, conselhos. O promotor achou insuficiente a proteção do marco de Touros, registro mais antigo da chegada dos portugueses à costa potiguar. A corda que isola o acesso até ao marco é fina e não impede que pessoas que estejam visitando o local desrespeitem e venham a tocar na estrutura. "São esses detalhes que nós viemos diagnosticar. É certo que a restauração é necessária, mas precisamos ser contundentes para que o projeto seja bem elaborado e completo", afirmou João Batista.

Sala por sala, os problemas eram relatados pelo promotor. Salas com mofo, infiltrações e instalações elétricas expostas foram as principais queixas de João Batista. Banheiros com revestimento em cerâmica nas paredes também foi motivo de reclamação, uma vez que não se preservou a autenticidade das salas. "O que queremos é promover soluções para que a fortaleza se torne um espaço cultural cheio de história para contar", acrescentou o promotor.

"Povo sem história não tem presente, nem muito menos futuro. Por isso é importante que esse trabalho de restauração venha junto com a aquisição de materiais culturais nas exposições e até mesmo com atividades com teor cultural. Isso irá tornar o Forte dos Reis Magos muito mais atraente para a visitação, uma vez que haverá uma programação fixa de apoio ao turista", alerta a procuradora Marjorie Madruga.

De acordo com o promotor João Batista, não há riscos para os visitantes e turistas, nem para os funcionários que trabalham no forte, o que não justifica a sua interdição antes da restauração. O Forte dos Reis Magos continuará funcionando normalmente até o dia em que será fechado para a execução das reformas.

Concorrência
A segunda licitação lançada pela Fundação José Augusto (FJA) aguarda empresas concorrentes. No próximo dia 13, serão abertos os envelopes com as propostas. A primeira licitação não foi aceita por ter havido interesse de apenas uma empresa. "Se essa empresa concorrer novamente, mesmo que sozinha, ela será aceita e executará a restauração", afirma Sérgio Paiva, engenheiro da FJA. Após a escolha da empresa que dará seguimento aos trabalhos de restauração, o projeto será homologado num prazo de 30 dias e em até cinco meses o Forte dos Reis Magos ficará interditado para visitação, quando ocorrerá o período de restauração.
-------
TRE // Políticos têm até junho para se defender


A lista divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alusiva aos 92 políticos que tiveram suas respectivas prestações de contas referentes às eleições de 2010 não os torna inelegíveis definitivamente. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovada na semana passada, por quatro votos a três, proíbe o registro de candidatos que tiveram as contas rejeitadas no pleito passado.

No entanto, só serão barrados os registros dos que tiverem as contas rejeitadas em definitivo até junho deste ano, o mês das convenções partidárias. Os pré-candidatos que apresentam pendências com a Justiça Eleitoral têm até as convenções para regularizar a situação e receber o certificado de quitação eleitoral, que é necessário para o registro da candidatura.

Os pré-candidatos que tiveram contas rejeitadas em eleições anteriores a 2010 poderão ter seus registros questionados judicialmente. Cada caso será julgado de forma individual. 

=========================================
GAZETA DO OESTE
Nesta terça-feira, 6, às 10h, no Palácio da Cultura, em Natal, a governadora Rosalba Ciarlini assina convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para a construção do aterro sanitário do Seridó e do Alto-Oeste no valor de R$ 22 milhões. Outro convênio que será assinado nesta solenidade é do Ministério do Meio Ambiente, que tem como órgão financiador a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 3 milhões para contratar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e os planos intermunicipais de resíduos sólidos para as regiões do Alto-Oeste, Seridó e Agreste. Os recursos vão financiar o diagnóstico para atender 108 municípios com uma população de mais de um milhão de habitantes. 
Os planos traçarão um diagnóstico e farão proposições para a questão dos resíduos sólidos nestas regiões. Esta ação é mais um passo no sentido de fortalecer os Consórcios Públicos Regionais, que são a união dos municípios por região para resolver a questão do destino correto do lixo gerado nas cidades. 
Para a construção do Plano de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é necessário o aprofundamento do conhecimento da realidade, o cadastramento das agressões decorrentes da destinação inadequada dos resíduos sólidos urbanos, a capacitação, a montagem de arranjos para compartilhamento do destino final dos municípios com os seus vizinhos e a montagem de um banco de dados com essas informações. 
No sentido de apoiar os municípios potiguares, o Governo vem realizando algumas ações com vistas ao fortalecimento da gestão dos resíduos sólidos urbanos, como por exemplo, a formalização de consórcios públicos regionais proposta no Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do RN (PEGIRS-RN).
O Governo do Estado tem papel importante em acompanhar através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), tanto a formação, como a implementação dos consórcios. Já está formado o Consórcio Público Regional do Seridó e eleita a diretoria do Consórcio Público do Alto-Oeste. Também cabe a convênios do Governo do Estado com o Governo Federal a implantação dos aterros sanitários que irão receber o lixo por região. Os recursos da Funasa, para a construção dos aterros do Seridó e Alto-Oeste, foram obtidos por meio de emenda da bancada federal proposta pelo senador Garibaldi Alves Filho.
No Estado do Rio Grande do Norte, o destino final dos resíduos sólidos urbanos em mais de 92% dos municípios ocorre em lixões a céu aberto, em apenas 4,2% esses resíduos são encaminhados para aterros sanitários. 
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, lembra que é estratégico para o avanço da correta gestão dos resíduos sólidos urbanos, que o Estado participe ativamente das ações voltadas para resolver a questão, mesmo não sendo ele o responsável pela execução dos serviços em nível local. "O Estado deve funcionar como elemento de articulação e indução na montagem de arranjos entre os entes municipais, de forma a permitir a capacitação, o compartilhamento e a formação de consórcios entre os mesmos", ressaltou.

CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGIONAIS - O Consórcio Público Regional do Seridó é formado pelos municípios de: Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro-Corá, Cruzeta, Currais novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas e Triunfo Potiguar.
O Consórcio Público Regional do Alto Oeste é formado pelos municípios de: Pau dos Ferros, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Janduís, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luis Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho D'água do Borges, Paraná, Patu, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Venha-Ver e Viçosa.
Os municípios que compõem a proposta de regionalização Agreste são: Arêz, Baía Formosa, Boa Saúde, Brejinho, Campo Redondo, Canguaretama, Coronel Ezequiel, Espírito Santo, Goianinha, Jaçanã, Japi, Jundiá, Lagoa D'anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Nísia Floresta, Nova Cruz, Passa e Fica, Passagem, Pedro Velho, Serra Caiada, Santa Cruz, Santo Antônio, São Bento do Trairí, São José de Mipibu, São José de Campestre, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo, Tangará, Tibau do Sul, Várzea, Vera Cruz e Vila-Flor.O início do trabalho para construção dos aterros sanitário, começou com o vice-governador Robinson Faria. Eu mesmos acompanhei alguma reuniões, Parabéns Robinson Faria, essa é mais uma ideia sua a ser implantada pela governadora.
.===========================================

 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger