domingo, março 18, 2012

Onofre tem prazo para se apresentar

Marco Carvalho - repórter

Um médico aposentado reagiu a um assalto e atirou oito vezes contra um criminoso, matando-o na hora. São as circunstâncias desse enredo ocorrido na tarde da quinta-feira passada que o delegado Ulisses de Souza, da 5ª Delegacia da Polícia Civil, tem que apurar a partir de agora como titular do inquérito já instaurado para investigar o caso. Os protagonistas são o médico aposentado Onofre Lopes da Silva Júnior, 75 anos, e o criminoso Julianderson Marcelo da Silva Pereira, 30 anos. O cenário foi a avenida São José, no bairro de Lagoa Nova. O delegado informou que o médico tem até a próxima segunda-feira para se apresentar e prestar esclarecimentos, caso contrário será pedida a sua prisão temporária.
Alberto LeandroDelegado Ulisses de Souza instaurou inquérito para apurar crime
Delegado Ulisses de Souza instaurou inquérito para apurar crime

Os advogados de Onofre sustentam a tese de que o cliente agiu em legítima defesa. O delegado é cauteloso: "O laudo do Itep na cena do crime poderá esclarecer as circunstâncias do ocorrido. Por enquanto prefiro não me pronunciar", disse, sem informar o prazo para a entrega do documento por parte do Itep. O delegado reuniu a imprensa durante a tarde de ontem na sede da 5ª DP, em Lagoa Nova. Ulisses de Souza esclareceu o transcorrer da ocorrência. 

Conforme o informado, o objetivo inicial dos criminosos era assaltar uma farmácia - quando Onofre estacionava o carro para entrar. "Ao perceber um senhor de idade em um carro potente na entrada do estabelecimento, mudaram os planos. Eles pensaram que seria como tirar pirulito da boca de criança", disse o delegado. Ao invés de pirulito, bala. Não foram poucas as vezes que Onofre atirou contra o criminoso. 

Julianderson abordou o homem com um revólver calibre 38, com cinco munições. Após a ameaça, o médico deixou o veículo e o assistiu dando ré. Informações da Polícia Militar dão conta que o homem de 75 anos sacou a pistola tipo PT 380 da marca Taurus e desferiu os primeiros tiros. Os dois primeiros atingiram o bandido ainda dentro do veículo. Há relatos de que o Julianderson tentou fugir, mas foi alvejado por outros seis disparos. O revólver do criminoso ficou no banco do passageiro do carro que pretendia roubar - um Ford Fusion de cor preta.

Julianderson possui histórico criminal e já foi preso  em outras oportunidades. O delegado informou que ele chegou à cena do crime em uma motocicleta - já localizada e apreendida pela Polícia Civil. Ulisses de Souza afirmou que possivelmente o criminoso agiria com o auxílio de outro homem, ainda não identificado. Logo após os disparos, o médico e sua esposa deixaram a cena do crime utilizando um táxi - antes mesmo da chegada da Polícia Militar. A partir da próxima segunda-feira três testemunhas começarão a ser ouvidas. "Teve gente que viu tudo, do começo ao fim. Poderá esclarecer muita coisa", informou o delegado. 

Médico é visto como herói por internautas do twitter

"Não gostaria de alongar esse sofrimento". Essas foram as palavras de Onofre Lopes Júnior em uma curta declaração à TRIBUNA DO NORTE durante a manhã de ontem, quando perguntado sobre a possibilidade de uma entrevista. Ele informou que passa por problemas de saúde e que não se encontrava em Natal. O médico tem a intenção de se apresentar à Polícia Civil até a próxima quarta-feira. A informação foi repassada pelo seu advogado Guilherme Carvalho.

O advogado informou que o seu cliente está muito abalado com o ocorrido e está sob medicação. "Assim que houver um parecer médico, iremos à delegacia prestar esclarecimentos. Acredito que isso deva ocorrer até a próxima quarta-feira", disse Guilherme. Segundo o advogado, o homem possui registro da arma tipo pistola pt 380 e também tem porte desde o ano de 1963.

O advogado tratou de esclarecer que o seu cliente não é ligado às Forças Armadas, tendo servido o Exército apenas na década de 1950. Também negou o envolvimento do cliente em outros casos similares, em que teria reagido em caso de assaltos. O delegado Ulisses informou que solicitou uma nova perícia no interior do carro, já que existe dúvida quanto a quantidade de disparos.

O delegado Ulisses de Souza não faz parte do coro que pede justiça com as próprias mãos. Para ele, o caso pode abrir um precedente perigoso para a própria sociedade. "Sou totalmente contra a justiça com as próprias mãos, como é dito. Não gostaria de voltar aos tempos da Lei do Talião, 'olho por olho, dente por dente'". Ele sustenta que o trabalho de investigação e punição legal cabem à polícia, "que é paga para fazer isso". "Sei que a sociedade clama por justiça em vários casos e faço o máximo que posso".

A morte do assaltante foi o assunto predominante nas redes sociais na manhã de ontem, a maioria prestando solidariedade ao médico, dizendo que ele agiu em legítima defesa. "Bandido bom é bandido morto", diziam internautas no microblog twitter. "Duvido que um júri de gente decente não absolva Dr. Onofre por 7x0. Se bem que o processo deve ser arquivado", dizia um. "Parabéns ao Dr. Onofre Júnior, me orgulho muito de ser seu conterrâneo e amigo", postou o ex-suplente de senador José Bezerra Júnior, o "Ximbica. "Um homicídio, em legítima defesa (como parece o caso) é uma necessidade, uma tristeza fruto da insegurança, não algo a ser comemorado", observou Felipe Pinheiro.  "O médico Onofre Lopes Jr. está de parabéns. Menos um canalha no mundo. Se todos fizessem isto acabaria com canalhas iguais", complementou Ana Vedri. "Para quem está achando ruim Dr. Onofre ter mandado para o inferno o marginal,paga o enterro dele e da pensão para família", provocou David Sindiprofa.

No embalo da discussão, houve espaço para críticas ao ato do médico que reagiu ao assalto. Houve estocadas aos defensores dos direitos humanos que repudiaram os que defende a tese de que "bandido bom e bandido morto" e até manifestações em defesa da pena de morte. Pelo menos nas redes sociais, o médico foi absolvido e elevado à condição de herói.
Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger